29 de fevereiro de 2024

Plano de Aula Bíblica Juvenis /Cpad – Lição 09: Vivendo os Valores do Reino de Deus

  

       
PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
O material infantil, Pré adolescentes e outros...
NÃO FOI AUTORIZADO POR NÓS.
👇
    E CONTINUA COPIANDO.
E PEDINDO DINHEIRO, PIX... 
👆
NOSSO TRABALHO É SEM FINS LUCRATIVOS.
ESSES SÃO OS NOSSOS BLOGS
👇
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
- Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

-  Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

  
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
ANTES DA AULA
Professor (a)
👉 Apresentem o título da lição:
👇
Vivendo os Valores do Reino de Deus
 Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
A ALEGRIA ESTÁ NO CORAÇÃO | CD JOVEM | MENOS UM



BUSCAI PRIMEIRO - Vencedores por Cristo - Letra



Jesus Cristo Mudou Meu Viver | CD Sem Limites | Aline Barros


Viverei, viverás - NOVA DIMENSÃO - Legendado



Recebi um Novo Coração do Pai - Não é Aline Barros - Legendado


Hino 33 - Harpa Cristã - Com Tua Mão Segura - Legendado



HARPA CRISTÃ-77-GUARDA O CONTACTO


EM FERVENTE ORAÇÃO - 577 | CARLOS JOSÉ E A HARPA CRISTÃ

Professor(a).
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Edificando sobre a Rocha
Objetivo:
Enfatizar a importância de atitudes sábias para a construção de nossa vida espiritual.

Material:
- Figuras de pedra, tijolo, cimento, areia, ferro e telhas.

- Texto: Construa Sabiamente a casa da sua vida(postado abaixo).

Procedimento:
- Leiam o texto “Construa sabiamente a casa da sua vida”.

Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Contou a seu chefe o plano de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas e viver uma vida mais calma com sua família. O dono da empresa sentiu muito ao saber que perderia um de seus melhores empregados e pediu-lhe que construísse uma última casa, como um favor especial. O carpinteiro concordou. Porém, com o tempo, era fácil perceber que seus pensamentos e seu coração não estavam mais no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e utilizou mão-de-obra e matérias-primas de baixa qualidade. Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.

Quando o carpinteiro terminou o trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e, entregando-lhe as chaves, disse-lhe:

- Esta casa é sua, é meu presente para você como prova de gratidão.

Que choque! Que vergonha! Se o carpinteiro soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relaxado. Agora já era tarde demais, teria que morar numa casa feita de qualquer maneira.

Às vezes construímos nossa vida distraidamente. Pense em você como um carpinteiro. Cada dia você martela um prego novo, coloca uma armação ou levanta uma parede na casa da sua vida. Construa-a sabiamente.
Autoria do texto desconhecido.
- Perguntem:
Como está a construção da sua vida espiritual?

Sobre qual fundamento está sendo construída?

Como você tem se defendido das ameaças externas e internas, que podem causar danos à construção?

– Falem: No livro de Efésios (2. 20 e 21), o apóstolo Paulo faz referência aos salvos em Cristo, comparando-os a edificação de um edifício, cujo fundamento é Jesus. Leiam os versículos citados.

– Depois, coloquem no quadro as figuras, mencionadas no item “material’, uma de cada vez, e perguntem o que elas podem representar na construção da nossa vida espiritual.

Sugiro que as “pedras”, formando o alicerce da casa, representem a Palavra de Deus – a rocha na qual estamos firmados. As outras figuras podem representar: a oração, a fé, a vigilância, obediência, jejum, a leitura bíblica, o fruto do Espírito etc.

– Para concluir, leiam:

"Todo aquele, pois, que ouve estas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína." Mateus 7:24-27.
Por Sulamita Macedo.
Fonte da dinâmica//blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com
Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
- Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.

REFLEXÃO BÍBLICA
"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”.
1 Timóteo 4.16.


LEITURA DIÁRIA
Mt 3.2
O Reino de Deus já chegou entre nós

Sl 119.105
A Palavra que nos conduz nos valores do Reino

Dt 6.7
Valores espirituais dentro de casa

2 Tm 1.5
Uma fé geracional que alcança muitos

At 5.29
Quando obedecer a Deus vale mais que tudo

Hb 12.2
Olhando sempre para Jesus


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
1 Timóteo 4.6-16
6 Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.

7 Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas e exercita-te a ti mesmo em piedade.

8 Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.

9 Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação.

10 Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo. que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis.

11 Manda estas coisas e ensina-as.

12 Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.

13 Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.

14 Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.

15 Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.

16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.


l. O QUE SÃO OS VALORES?
1.1. Valores morais
Os valores morais são importantes e necessários para uma vida pautada na ética e no respeito, seja na individualidade ou na vida em sociedade. Portanto, os valores têm seu respaldo na moral e na ética que é um conjunto de normas e preceitos valorativos, cuja missão é orientar o indivíduo em particular, e a sociedade, como um todo, a trabalhar pelo bem comum.


1.2. Valores do Reino de Deus
Nesse sentido, os valores que precisamos viver e expressar em nossa vida são aqueles ensinados por Jesus, ou seja, os valores do Reino de Deus, Viver esses valores significa viver o governo de Deus em todas as áreas de nossa vida. Jesus disse que o Reino de Deus chegou até nós (Mt 3.2) e que todos que agem na simplicidade de uma criança podem viver as bênçãos desse Reino (Mt 19.14).


1.3. A natureza dos valores cristãos
Quando servimos a Jesus, passamos a ser orientados pelo Espírito Santo e pela Palavra de Deus e a discernir o que é certo e o que é errado. A Bíblia passa a ser nossa regra de conduta, e o GPS que nos conduz na direção de Deus (Sl 119.105). Uma vida de integridade e de fidelidade não é possível por nossos próprios esforços, senão com a ajuda do Espírito Santo que habita em nós (1 Co 3.16), seguindo sempre a orientação bíblica que diz: "Olhando para Jesus" (Hb 12.2) que é o centro de tudo.


2. COMO OS VALORES SE DESENVOLVEM?
2.1. A formação do caráter cristão
O antropólogo e missionário Paul Hiebert afirmou que abaixo dos discursos e comportamentos estão as crenças e os valores. Ou seja, aquilo que falamos e a maneira como nos comportamos refletem as crenças que temos e os valores que adquirimos. O que você fala é um reflexo do que você crê: e a maneira que você se comporta é um eco do que você valoriza, Quando a Bíblia diz que aquele que está em Cristo é nova criatura, que as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo. (2 Co 5.17), significa que, ao conhecermos a Jesus, somos transformados em nossas crenças e valores e, por isso mesmo, mudamos a forma de nos comunicarmos e também a forma de nos comportarmos. Glórias a Deus por essa tão grande salvação.


2.2. O que herdamos de nossos pais

O povo de Deus sempre teve uma preocupação com seus filhos, que eram instruídos ainda em tenra idade. A formação espiritual das crianças era dada dentro de casa, ao levantar, ao redor da mesa e ao deitar (Dt 6.4-9). Alguns de nós tivemos o privilégio de nascerem um lar cristão e receber esta herança espiritual, como foi o caso de Timóteo (2 Tm 1.5). Outros não tiveram o mesmo privilégio, mas mesmo assim também receberam Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas e hoje desfrutam das mesmas bênçãos. Se você tem o privilégio de ter pais que servem ao Senhor, agradeça todos os dias por isso. Se não tem, honre seus pais da mesma forma e saiba que Jesus jamais te desamparará (Ef 6.1-3).


2.3. Deus nos dá oportunidades para desenvolvermos o caráter

Por graça e bondade, Deus nos deu o livre-arbítrio, ou seja, a capacidade para fazermos as escolhas em todas as áreas de nossas vidas. Precisamos aproveitar esta oportunidade para fazer as escolhas certas, a fim de obter os valores espirituais que nos conduzirão a uma vida abundante na presença do Senhor. A Palavra de Deus nos orienta para escolhermos a vida e não a morte (Dt 3019); escolhermos a obediência e não a desobediência (Dt 28.1,2).


3. OS TRÊS TIPOS DE VALORES
3.1. Valores adquiridos na família
A família é um projeto idealizado pelo próprio Deus (Gn 2.24) e é no contexto familiar que os valores do Reino de Deus são passados dos pais para seus filhos. Hoje você é um filho(a) e precisa seguir um princípio básico que é a obediência aos seus pais.


3.2. Valores impostos pela sociedade
A sociedade tenta impor valores que são contrários aos princípios bíblicos. O relacionamento entre pessoas do mesmo sexo, a intimidade entre jovens que ainda não são casados, o incentivo à promiscuidade e a aceitação aos padrões contrários às Escrituras são imposições de uma sociedade sem Deus. É claro que a Bíblia orienta-nos a respeitar e obedecer as autoridades constituídas (Rm 13.1-7; 1 Pe 2.13-17). porém, as ordens impostas a nós não podem ir na contramão do que Deus nos diz em sua Palavra. Quando a verdade de Deus está em jogo, temos que ter a intrepidez de Pedro e afirmar: “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens" (At 5.29).


3.3. Valores espirituais e eternos.
Os valores espirituais e eternos podem e devem ser vividos por cada um de nós. Não vivemos segundo os desejos de nossa carne, nem segundo a influência do mundo, muito menos segundo a vontade do Diabo. Se queremos manter uma vida pautada nos valores do Reino de Deus temos que pensar nas coisas que são de cima (Cl 3.2), ler e praticar a Palavra de Deus.


PARA CONCLUIR
Praticar os valores espirituais do Reino de Deus significa viver uma vida abundante e poderosa em Deus. Por isso mesmo, temos que cuidar de nosso caráter, obedecer aos pais, não nos curvar diante dos valores impostos pela sociedade e exercer nossa influência cristã em um mundo que tanto precisa de Jesus. Esta é a hora de pregarmos às pessoas através de nosso testemunho cristão.


HORA DA REVISÃO
1. De acordo com a lição, quais são os valores do Reino de Deus?
R. Sao aqueles ensinados por Jesus na Palavra de Deus.



2. Como acontece a nossa obediência aos valores cristãos quando servimos a Jesus?
R. Quando servimos a Jesus, passamos a ser orientados pelo Espírito Santo e pela Palavra de Deus e a discernir o que é certo e o que é errado. Então, a Bíblia passa a ser nossa regra de conduta.



3. Segundo o que aprendemos hoje, o que significa a frase: “Abaixo dos discursos e comportamentos estão as crenças e os valores"?
R. Aquilo que falamos e a maneira como nos comportamos reflete as crenças que temos e os valores que adquirimos. O que você fala é um reflexo do que você crê e a maneira que você se comporta é um eco do que você valoriza.



4. O que precisamos fazer para manter uma vida pautada nos valores do Reino de Deus?
R. Temos que pensar nas coisas que de cima(Cl3.2), ler e praticar a Palavra de Deus (Sl 119.9), não se contaminar com os banquetes que o mundo oferece (Dn 1.8) e depender do Espírito Santo para vencermos as tentações (Ef 5.18).


Para concluir, utilizem a: 
Dinâmica: Começo, Meio e Fim
Objetivo: 
Relembrar o momento inicial de ingresso no Reino de Deus, a permanência e a esperança na 2ª. vinda de Jesus.
Material: 
Palavras digitadas: Início, Meio e Fim
01 Bíblia
01 par de sapatos

Procedimento: 
Dividam os alunos em 02 grupos e formem 02 filas, uma de frente para outra.
- Coloquem no início da fila a palavra “Começo” e no final a palavra “Fim”. No meio, coloquem o par de sapatos.
- Se coloquem no “início” e falem: Estudamos hoje sobre o início do reinado de Deus e sua perspectiva futura, pois ele não terá fim.
- Falem, ainda: Nós tivemos um momento especial quando ingressamos no reino de Deus, através do evangelho, aceitando o sacrifício de Jesus. Podemos dizer que este foi o ponto inicial de uma vida em comunhão com Deus(neste momento pequem a Bíblia, simbolizando o ingresso na vida cristã).
- Hoje, vocês estão caminhando nesta jornada (vão até onde está o par de sapatos) na esperança da 2ª vinda de Cristo, o tempo do fim. Agora, apontem para o final da fila.
- Enquanto esperamos a volta de Cristo, estamos lutando com alegria, dificuldades, vitórias, gozando de bênçãos espirituais.
- Agora, peçam para os alunos falarem sobre o início da sua vida cristã, sua experiência atual que representa o “meio” do caminho e como tem se portado esperando o tempo do fim - a 2ª vinda de Cristo.
- Os alunos devem se posicionar no “início”, depois no “meio” para falar de forma objetiva dessa experiência, utilizando os objetos descritos no item material.

APROFUNDANDO-SE
Dá-se o nome de “teologia da substituição” à ideia de que a Igreja é o novo Israel. A fim de advertir-nos acerca do perigo que se verifica na falta de entendimento desse conceito que, inclusive acometeu Israel, foi que o apóstolo Paulo disse: “ Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que te não poupe a ti
também” (Rm 11.21). 
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com


Para concluir, utilizem a: 
Dinâmica: Passaporte
Objetivo: 
Oportunizar estudo sobre a mensagem do Reino de Deus, a forma de ingresso e permanência nele.
Material: 
Bíblia Sagrada.

Procedimento:
- Perguntem: Qual a forma de ingresso para o Reino de Deus?
- Aguardem as respostas.
- Resuma as respostas com a leitura de Jo 3. 3: “Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus”. Então, digam este é o passaporte para a entrada no Reino de Deus.
- Acrescentem que a mensagem do reino proclama o arrependimento (Mc 1.15):
“... O tempo está cumprido e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho”.
- Falem que o visto de permanência no Reino de Deus ocorre com a observância dos princípios deste reino. Leiam com os alunos as bem-aventuranças (Mt 5.3 a 11) de forma compartilhada, para dinamizar a leitura.
- Leiam também Gl 5. 22. Falem também que no Fruto do Espírito, encontramos outros valores para serem exercitados pelos integrantes do reino.
- Leiam ainda:
“Produzi pois frutos dignos de arrependimento” (Mt 3.8).
"Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado (Jo 15. 2,3).
"Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos.
Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora..." (Jo 15:4-6).
- Para concluir, falem da necessidade da divulgação da mensagem do Reino de Deus para que outros sejam resgatados do reino das trevas.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com


Juvenis 15 a 17 anos: Lições Bíblicas, dinâmicas, subsídios, pré - aulas: Arquivos

  
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
  

DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

👇
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário