28 de dezembro de 2023

Plano de Aula Bíblica Adultos/Betel – Lição 14: O Verdadeiro Discípulo e sua saúde emocional

          

PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
O material infantil, Pré adolescentes e outros...
NÃO FOI AUTORIZADO POR NÓS.
    E CONTINUA COPIANDO.
E PEDINDO DINHEIRO, PIX... 
NOSSO TRABALHO É SEM FINS LUCRATIVOS.
ESSES SÃO OS NOSSOS BLOGS
👇
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
👆
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👉 Apresentem o título da lição:
O Verdadeiro Discípulo e sua saúde emocional
👇
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
 
O NOSSO GENERAL É CRISTO ( LETRA ) 


Celebrai com júbilo ao senhor


Aline Barros - Sonda-me e Usa-me (ao vivo) HQ 


Tá Na Mão de Deus | Aurelina Dourado - Clipe Oficial


Midian Lima - Jesus Não Se Esqueceu de Você (Live Session)


Kleber Lucas - Deus Cuida de Mim (Live Session)


Canção e Louvor - Eu Cuido de Ti (Vídeo Oficial)



Nani Azevedo - Os sonhos de Deus (Letra) | Gospel Hits


Hino 61 - Harpa Cristã - Deus Tomará Conta de Ti


Harpa de Ouro - O Bondoso Amigo (Com Letra)


Harpa Cristã 225 - Sê Valente (Com letra)

👇
Reflita sinceramente na seguinte pergunta:
Como você está?
Geralmente, quando alguém nos cumprimenta perguntando algo assim, costumamos responder automaticamente, dizendo “está tudo bem. Porém, nem sempre isso é verdade. Muitas vezes, passamos por lutas, enfrentamos batalhas em nossa mente e temos que lidar com enfermidades. E nada disso é fácil. Sabemos que os dias maus chegam para todas as pessoas e, diversas vezes, isso ocorre de forma inesperada. Entretanto, também sabemos que servimos a um Deus que está presente todos os dias e Ele está pronto para nos fortalecer com sua Graça, em nossos momentos de vulnerabilidade. 
Comunique essa verdade bíblica aos seus alunos enquanto estiver ministrando esta lição.

👇
SUGESTÃO
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Autocuidado
Objetivo:
Refletir sobre ações preventivas e protetoras para a saúde física e emocional.
Material:
Óculos escuro

Protetor de ouvido

01 máscara facial(do tipo que se vende em farmácia)

01 par de luvas(descartáveis)

01 figura de 01 cérebro

Procedimento:
- Apresentem a figura do cérebro.

- Falem, apontado para a figura:

No sentido figurado, cérebro é o centro da inteligência e da razão. É nele que se processam as ideias e as atitudes.

As diversas informações chegam até ele através de nossos sentidos, das mais variadas formas.

- Falem: Somos peregrinos na terra e passamos com situações adversas, pois a Bíblia afirma: “No mundo tereis aflições…(Jo 16.13).

O que vemos, ouvimos e sentimos podem dominar nossa mente. Mas, podemos viver de forma diferente com a mente de Cristo.

- Entreguem para um aluno os óculos escuros, protetor de ouvido, máscara facial e o par de luvas.

- Perguntem:

Para que servem os óculos escuros, protetor de ouvido, máscara facial e o par de luvas?

Aguardem as respostas.

Certamente, as respostas vão fazer referência que estes objetos são utilizados para proteção.
- Agora, peçam para que ele coloque cada objeto.
- Agora, perguntem:

Que ações preventivas e protetoras para a saúde física e emocional podem ser tomadas por meio da visão, da audição, da fala, do que ingerimos e pegamos?
Aguardem as respostas.
Depois, recolham os objetos e iniciem o estudo da lição.
Fonte da dinâmica por Sulamita-
Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com
👇👇
👇 
Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada. 

TEXTO ÁUREO
Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenha saúde, assim como bem vai a tua alma.
3João 2.


LEITURA SUGESTIVA BÍBLICA
Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam. 
  1 Timóteo 4.16.

  1 Tessalonicenses 5.23-24
23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.


VERDADE APLICADA
Cabe ao Cristão observar os princípios bíblicos sobre o cuidado pessoal de todas as áreas da vida, visando uma melhor qualidade de vida.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Ensinar que todos devem cuidar da saúde emocional
- Apontar os cuidados com a saúde emocional
- Mostrar o que a Bíblia diz sobre a saúde emocional


TEXTOS DE REFERÊNCIA
Filipenses 4. 6-9
6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.

7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.


LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA – Sl 23.2-3
O descanso é reparador e deve ser observado

TERÇA – Pv 12.25
Buscar paz e equilíbrio emocional em Deus

QUARTA – Pv 12.25
A Palavra de Deus alegra o coração abatido

QUINTA – Fp 4.6
Apresentar os problemas a Deus em oração

SEXTA – Cl 3.13
O perdão protege a saúde emocional

SÁBADO – 1 Pe 5.7
Confiança no Cuidado de Deus




MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore pela atenção à saúde física, mental e emocional de todos os cristãos.


ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1- O discípulo de Cristo e a síndrome de Burnout.
2- O discípulo de Cristo e a depressão.
3- O discípulo de Cristo e ansiedade.
Conclusão.


INTRODUÇÃO
No mundo de hoje, com suas complexidades e desafios enfrentamos um alto nível de pressão e estresse. Sendo assim, é imprescindível aprender a equilibrar suas responsabilidades com autocuidado e suporte emocional.


1- O DISCÍPULO DE CRISTO E A SÍNDROME DE BURNOUT
A síndrome de Burnout é um distúrbio psicológico caracterizado pelo esgotamento físico e mental intenso causado por estresse crônico, geralmente afeta indivíduos em atividades estressantes e demandas emocionais elevadas, como é o caso de professores, médicos, policiais, vendedores e até pastores. O termo “burnout” deriva da palavra em inglês burn, que significa queimar, e foi utilizado para representar a sensação de estar queimado, esgotado e sem energia. Por serem humanos [Tg 5.17], todos podem enfrentar esse estado de exaustão.


1.1. Sintomas do Burnout.

Alguns sintomas do Burnout são exaustão emocional, queda do desempenho nas atividades, além de falta de prazer em realizá-las. Pode causar distúrbio no sono, dores de cabeça, problemas gastrointestinais, alterações de humor, irritabilidade, entre outros. Embora a Bíblia não use é este termo técnico, é possível identificar exaustão em diversos personagens, como Moisés, Jó, Elias e outros [ [Ex 18.13-27: Jó 6.14; 1Rs 19].

Ao conduzir o povo de Israel durante anos no deserto, Moisés enfrentou inúmeras dificuldades e responsabilidades. Em Êxodo 18, o líder está sobrecarregado, julgando e resolvendo todos os problemas do povo sozinho. Percebendo a dificuldade de Moisés, seu sogro Jetro sugere que ele delegue funções para e outros líderes, a fim de ter tempo para descansar e cuidar de si mesmo e da família. Esse episódio mostra o perigo da sobrecarga de trabalho e responsabilidades. Vivendo nesse ritmo, em pouco tempo Moisés sucumbiria. O conselho de Jetro salvou Moisés de um iminente colapso que certamente encurtaria seu ministério. Aplicar o trabalho em equipe foi a solução para o perigo de esgotamento de Moisés.


1.2. Causas do Burnout.
Expectativas altas, e até irrealistas, do desempenho profissional podem afligir o trabalho nas mais diferentes áreas, além de muito esforço despendido e pouco resultado. O temor e a insegurança em delegar responsabilidades também colaboram com o esgotamento, como aconteceu com Moisés, que fazia tudo sozinho. Não é diferente nas coisas espirituais. Uma obra imensurável como a de Deus, não é possível a um homem fazê-la sem colaboração. Paulo clamou a ajuda de João Marcos em uma missão [2Tm 4.11]. O próprio Jesus angariou ajuda [Mt 4.18-22]. Estar em contato com crises, problemas ou outras situações complexas trazidas pelas ovelhas também pode favorecer o esgotamento quando não há o devido distanciamento dessas questões [Nm 11.10-11]. Ser líder é influenciar os seus liderados, não é ser Deus! As divisões, provocações e os embates ministeriais, causados por auxiliares no estilo Diótrefes [3 Jo 9], também podem afetar o emocional de um líder, caso não saiba como lidar adequadamente com a questão.

Em 2 Coríntios 11.28, Paulo fala sobre as muitas pressões que enfrenta em seu ministério, incluindo “o cuidado de todas as igrejas”. No entanto, ele também fala sobre como encontrou força em Cristo, dizendo: “Quando estou fraco, então sou forte” [2Co 12.10]. Ao compor o Salmo 23, Davi revela que em Deus, o Seu Pastor, ele pode descansar e refrigerar sua alma em meio às pressões que enfrentava.


1.3. Ajuda no esgotamento físico-emocional.
O esgotamento não se desenvolve da noite para o dia: ele acontece após longo período de desgaste físico, exaustão emocional e envolvimento com pessoas e situações desafiadoras. Fugir não é opção [1Rs 19]. Respeite seus limites, tenha folga e férias em suas atividades. Aos primeiros sinais de alerta, é preciso procurar ajuda. Tenha conselheiros e dedique tempo para a oração [Mt 11.28-30] e/ou profissional, de psicólogos e psiquiatras cristãos, sem preconceito.

As atividades ministeriais desde o início da Igreja têm sido exaustivas, porque, como Jesus disse: “A seara é grande e poucos os obreiros “. Prova disso foi a oração feita pelo pai da igreja do século 4, Gregório de Nazianzo: “Estou esgotado, ó meu Cristo, Respiração da minha vida. Estresse perpétuo e onda, em aliança juntos, tornam longa esta vida, este negócio de viver. Lutando com inimigos internos e inimigos externos, minha alma perdeu sua beleza, borrou sua imagem”. Embora o Burnout seja uma nomenclatura moderna, suas causas e efeitos são antigos.

-Ninguém está imune ao esgotamento físico e à exaustão mental. Assim, é importante conhecer as causas e os sintomas deste tipo de problema para adotar medidas preventivas ou curativas.


2- O DISCÍPULO DE CRISTO E A DEPRESSÃO
O termo “depressão” tem origem no latim depressivo, que significa “afundamento” ou “rebaixamento”. Significa literalmente o AFUNDAMENTO da energia e do prazer. A Bíblia nos relata diversos personagens, no Antigo e Novo Testamento, que passaram por difíceis momentos de abatimento e dor. João fala a Gaio sobre a importância da saúde emocional [3Jo 2].


2.1. Sinais de depressão.
Mudanças repentinas de humor, isolamento, dificuldade de concentração, alteração no sono e apetite, pensamentos negativos e autocrítica são sinais de alerta para uma possível depressão. Outros comportamentos como fuga, abandono das atividades habituais, sentimento de culpa, além de sensação de desamparo também podem ocorrer. A Palavra de Deus já nos advertiu: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” [Jo 16.33].

Psicólogo William Barros: “É preciso que o diagnóstico de qualquer doença psicológica seja dado por um profissional da área: um psicólogo ou psiquiatra. No caso da depressão, ela não se configura com menos de quatorze dias em que a pessoa se apresenta neste estado.”


2.2. Causas da depressão.

A pressão constante para atender às demandas da vida, a falta de tempo para cuidar de si, o sentimento de solidão e isolamento, o medo de fracassar e decepcionar os outros e até mesmo a Deus são algumas das causas mais comuns de depressão nos discípulos. Problemas pessoais, histórico familiar de depressão, desafios relacionados ao equilíbrio entre as diferentes áreas da vida também podem contribuir para o desenvolvimento de abalos emocionais. Um exemplo foi Jeremias, que externou sua tristeza quando o povo rejeitou sua pregação [Jr 15.10]. Outro foi Elias, que entrou em exaustão após grande desgaste ministerial [1Rs 19.4].

O cristão precisa estar consciente de que é uma pessoa de carne e osso, suscetível a adoecimentos, inclusive mental [2 Co 4.8-9]. O ministério pastoral, por exemplo, é uma atividade exigente, que pode expor os líderes a estresse, ansiedade, esgotamento e depressão. Por isso, é importante que os discípulos de Cristo estejam atentos aos sinais de alerta e busque ajuda quando necessário, tanto em relação à sua saúde emocional quanto espiritual [Sl 147.3).


2.3. Compartilhando as angústias.

O problema de Elias não foi sentir-se deprimido, porque ele era humano e suscetível ao adoecimento físico e emocional. Seu erro foi se isolar, quando deveria pedir ajuda [1 Rs 19.3]. A solução não está em se afastar das pessoas ou de Deus, mas em compartilhar os sentimentos, dividir as angústias para prosseguir seu caminho. Assim que o apóstolo João soube das dificuldades que estavam surgindo naquela igreja local, procurou fortalecer Gaio e expressar, assim, que ele estava ao seu lado, com suas palavras, a superar o momento difícil. É importante investir em bons relacionamentos, uma vez que, através deles, é possível ser encorajado e buscar ajuda quando precisar.

Não importa o quão dedicado e ungido um cristão seja, ele terá alguns dias ruins. Jesus disse que existem dias maus para todos [Mt 6,34]. É importante ter consciência de que a depressão pode surgir na vida de qualquer pessoa, por uma condição física ou emocional, e de que se deve buscar o tratamento adequado.

A depressão pode atingir os discípulos de Cristo, por mais espirituais que sejam, Conhecer essa doença e buscar ajuda é fundamental.



3- O DISCÍPULO DE CRISTO E A ANSIEDADE
A ansiedade até certo ponto pode ser normal e tem a ver com as características de cada pessoa. Passa a ser um problema quando leva alguém ao excesso de preocupação e angústia e assim se torna patológico. Jesus nos disse: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” [1Pe 5.7].


3.1. Sintomas da ansiedade.
A ansiedade é uma resposta natural do corpo ao perigo e uma forma de proteção biológica contra ameaças. No entanto, a ansiedade é um desafio ou problema quando se torna crônica ou leva a transtornos emocionais, provocando inclusive a perda de saúde física. Os principais sintomas de ansiedade são: sensação de perigo iminente, pânico ou desgraça; aumento da frequência cardíaca; respiração rápida (hiperventilação); sudorese e tremedeira; fraqueza ou cansaço; dificuldade de concentração; insônia; problemas gastrointestinais; dificuldade em controlar a preocupação. Um sintoma muito grave da ansiedade é agir fora do tempo de Deus ou sem sua autorização [Gn 16.2].

O autocuidado não é egoísmo, mas necessário para a realização da obra de Deus de forma eficaz. Priorize sua saúde mental e física, faça bem a si mesmo. A ansiedade não esvazia o amanhã de suas provações, ela simplesmente esvazia o hoje de suas alegrias.


3.2. Causas da ansiedade.
Preocupação excessiva com o futuro [Mt 6.25-34], além de sobrecarga com atividades, ainda que simples [Lc 10.41]. O estresse fora de controle, problemas de relacionamento ou de saúde, eventos traumáticos, medos e fobias, bem como fatores genéticos e biológicos, estão entre as causas da ansiedade patológica.

Jesus ensinou que é preciso lidar com os problemas de cada dia, em vez de despender energia com os de amanhã, um dia que não chegou Mt 6.34]. A ansiedade patológica pode ser fruto de fazermos nossas atividades sozinhos, em nosso tempo (que pode não ser o de Deus) e apenas com nossos recursos humanos. Fazer tudo com a ajuda de Deus poupa-nos energia e é garantia de que dará certo [2Cr 32.8]. A libertação da ansiedade, ou seja, a paz que guarda nosso coração [Fp 4.7], vem quando desejamos fazer o que Deus quer, quando Ele quer, com quem Ele quer e pelo Seu poder. A obra de Deus realizada sem o poder de Deus produz incertezas.


3.3. Práticas de autocuidado.
João deseja a Gaio que ele seja um obreiro saudável no corpo e na alma, revelando que não somos apenas espíritos, mas somos um ser integral que precisa de cuidados integrais. Uma alma ansiosa reflete sintomas no corpo que podem evoluir num quadro de doenças psicossomáticas (são dores e problemas físicos causados por sofrimento emocional). Além da prática da oração sistemática, é preciso reconhecer que tem o problema e buscar ajuda profissional para restauração da saúde física e emocional.

O salmista perguntou a si mesmo: “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face e o meu Deus.” [Sl 42.11]. Uma alma sujeita a Deus sente paz, porque Ele é a fonte de paz [Rm 15.33]. A ansiedade nos leva a agir por impulso, motivados pela circunstância, como fez Pedro ao cortar a orelha de um homem [Jo 18.10]. Mas, no futuro, equilibrado, ele ensinou a entregar toda a ansiedade a Jesus, porque Ele cuida de nós [1Pe 5.7].

Pessoas de fé, inclusive autênticos discípulos de Cristo, podem ser dominados pela ansiedade, por isso precisam conhecer seus sintomas e suas causas para cuidar da saúde física e emocional, sem preconceitos religiosos.


CONCLUSÃO
Pressão, estresse, preocupações podem desencadear adoecimento mental. A ideia de que cristãos são imunes a problemas de saúde emocional é equivocada e pode levar à estigmatização e ao isolamento. 
A Bíblia fornece apoio espiritual, mas muitas vezes também é preciso ajuda médica.


PENSE NISSO!
Como poderia haver uma esperança que não desaponte?
É uma esperança fundamentada na fé.
E a fé muda tudo […]. A fé encoraja nossas crenças e expectativas com confiança. A fé pode nos tornar destemidos […]. Como a fé realiza esta obra sobrenatural? Concedendo-nos uma perspectiva eterna. Pessoas de fé enxergam a vida de modo diferente. O otimismo cheio de esperança acerca do futuro, quando reforçado pela fé, modera nossa ansiedade acerca do presente. Olhamos para a vida com lentes maiores. Ver os problemas da vida com as grandes lentes do futuro ajuda a colocar em perspectiva os aborrecimentos de hoje – problemas no carro, discussões na família, voos atrasados. Muitas coisas que antes nos aborreciam, agora podem ser vistas como o que de fato são: irritações triviais, temporárias.

Mas a fé vai além de nos ajudar a lidar com meros aborrecimentos. Vemos o verdadeiro poder da fé com mais clareza nos momentos de dor. A fé transforma a esperança em uma certeza de que o sofrimento fará sentido mesmo quando nossa perspectiva terrena não vê sentido algum. Em outras palavras, quando a dor nos atinge até a alma e as provações nos dão um soco no estômago, a fé é responsável por manter viva a nossa esperança” (PARROTT, Les. Você é mais Forte do que Pensa. Rio de Janeiro: CPAD, 2014, p.52).


 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus
  
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.

Nenhum comentário:

Postar um comentário