✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
A AULA VAI COMEÇAR
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👉 VEJAM ESTAS SUGESTÕES ABAIXO:
PLANO DE AULA
As cartas pastorais, embora escritas em um tempo distinto do nosso, apresentam orientações importantes para a igreja e a liderança atuais.
Eu Tenho Um Chamado - Quatro por Um
Grupo Nova Dimensão - Viverei e viverás
Introduzir o estudo sobre as cartas que serão estudadas neste trimestre – I Timóteo, II Timóteo e Tito.
01 envolope grande(tamanho ofício)
03 envelopes pequenos
Procedimento:
Antes da aula:
1 - Combinem com o pastor da igreja ou o superintendente para escrever um carta para sua turma.
Explique a razão do pedido, falando que será usada como uma estratégia para iniciar o estudo das 03 cartas do Novo Testamento, que serão estudadas neste trimestre. Falem que a carta deverá ser entregue apenas a você antes da aula ou dias antes da aula.
Coloquem a carta dentro do envelope maior, escrevam quem é o remetente(Nome do pastor ou superintendente) e o destinatário(Classe X).
2 - Identifiquem os outros 03 envelopes com os destinatários(Timóteo e Tito) e remetente(apóstolo Paulo) de cada carta a ser estudada( I Timóteo, II Timóteo e Tito).
Durante a aula:
- Fixem os envelopes no quadro ou em outro local visível para os alunos.
- Apresentem o título da lição.
- Apontem para os envelopes e falem: Temos aqui várias correspondências. Vamos ver para quem é?
- Peçam para que um aluno retire o envelope maior e veja quem é o destinatário e mostre à turma.
- Falem: Já que a carta é para vocês, vamos abrí-la?
Peçam para 01 aluno abrir a carta e ler o conteúdo.
Observem a reação dos alunos quanto a carta recebida. Deixem eles expressarem seus emoções e opiniões.
- Agora, falem: Mas, ainda temos 03 envelopes.
Vamos ver para quem são estas cartas e quem escreveu.
Solicitem para os alunos abrirem os envelopes. Eles vão descobrir que estão vazios, sem a carta, isto é, sem o conteúdo.
Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.
1 Timóteo 4.12.
- COMPREENDER que Paulo considerava Timóteo como um filho na fé;
- EXPLICAR que Timóteo era um jovem ministro, por isso precisava de instrução e cuidado.
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Firme nas Promessas-Fernandinho CD Sou Feliz
Elaine Martins - Cumpra o Seu Chamado
Quando Deus Escolhe Alguém | DVD Águas Purificadoras | Diante do Trono
Recebi um Novo Coração do Pai - Aline Barros - Legendado
Jesus Cristo Mudou Meu Viver
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.👇
👉 Apresentem o título da lição:
Introdução à primeira carta a Timóteo
Tenham uma excelente e produtiva aula!
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Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Abrindo outras Cartas
Objetivo:Introduzir o estudo sobre as cartas que serão estudadas neste trimestre – I Timóteo, II Timóteo e Tito.
Material:
01 envolope grande(tamanho ofício)
03 envelopes pequenos
Procedimento:
Antes da aula:
1 - Combinem com o pastor da igreja ou o superintendente para escrever um carta para sua turma.
Explique a razão do pedido, falando que será usada como uma estratégia para iniciar o estudo das 03 cartas do Novo Testamento, que serão estudadas neste trimestre. Falem que a carta deverá ser entregue apenas a você antes da aula ou dias antes da aula.
Coloquem a carta dentro do envelope maior, escrevam quem é o remetente(Nome do pastor ou superintendente) e o destinatário(Classe X).
2 - Identifiquem os outros 03 envelopes com os destinatários(Timóteo e Tito) e remetente(apóstolo Paulo) de cada carta a ser estudada( I Timóteo, II Timóteo e Tito).
Durante a aula:
- Fixem os envelopes no quadro ou em outro local visível para os alunos.
- Apresentem o título da lição.
- Apontem para os envelopes e falem: Temos aqui várias correspondências. Vamos ver para quem é?
- Peçam para que um aluno retire o envelope maior e veja quem é o destinatário e mostre à turma.
- Falem: Já que a carta é para vocês, vamos abrí-la?
Peçam para 01 aluno abrir a carta e ler o conteúdo.
Observem a reação dos alunos quanto a carta recebida. Deixem eles expressarem seus emoções e opiniões.
- Agora, falem: Mas, ainda temos 03 envelopes.
Vamos ver para quem são estas cartas e quem escreveu.
Solicitem para os alunos abrirem os envelopes. Eles vão descobrir que estão vazios, sem a carta, isto é, sem o conteúdo.
- O que houve? Hum... Tem um propósito nisto.
Hoje, estamos conhecendo quais são os nomes das cartas, mas o conteúdo será estudado nas próximas aulas! Mas, hoje, iniciaremos o estudo sobre a primeira carta de Paulo a Timóteo.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macêdo. /Blog//atitudedeaprendizblogspot.com.
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Prof. Incentive seus alunos a lerem, no decorrer do trimestre, as Cartas de Paulo a Timóteo e a Tito. Se possível faça uma leitura em que todos possam acompanhar juntos.
- Para dar início Faça a seguinte pergunta:
- Qual era o cerne do ensino de Paulo a Timóteo?
- Ouça os alunos com atenção e depois explique que “o centro do ensino de Paulo a Timóteo concentra-se no modo de vida que é apropriado dentro da igreja. As suas lições falam de oração (2.1-8), mulheres (2.9-15), a escolha de ‘bispos’ (3.1-7) e ‘diáconos’ (3.8-13) e concluem com uma liturgia de louvor (3. 14-16).
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TEXTO PRINCIPAL
1 Timóteo 4.12.
LEITURA SEMANAL
SEGUNDA – 1 Tm 1.1
Uma carta escrita a Timóteo.
TERÇA – 1 Tm 1.3,4
O propósito de Paulo para Timóteo.
QUARTA – 1 Tm 1.1-20
Instruções sobre a fé correta.
QUINTA – 1 Tm 2.1 – 3.16
Instruções para a igreja.
SEXTA – 1 Tm 4.1 – 6.21
Instruções para os presbíteros.
SÁBADO – 1 Tm 3.1-7
Instruções para os pastores.
OBJETIVOS
- APRESENTAR Timóteo no contexto da literatura paulina;- COMPREENDER que Paulo considerava Timóteo como um filho na fé;
- EXPLICAR que Timóteo era um jovem ministro, por isso precisava de instrução e cuidado.
TEXTO BÍBLICO
1 Timóteo 1.1-7
1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa.
2 A Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor.
3 Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns que não ensinem outra doutrina.
4 Nem se deem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.
5 Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.
6 Do que desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas.
7 Querendo ser doutores da lei e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.
INTRODUÇÃO
As cartas pastorais são mensagens de um plantador de igrejas e experiente pastor, o apóstolo Paulo, a dois filhos na fé, vocacionados para o serviço cristão: Timóteo e Tito. Elas nos edificam, de um lado, com o exemplo paulino de afeição e cuidado pastoral, e, de outro, com a devoção, obediência e lealdade desses dois dedicados jovens pastores. A beleza dessas cartas, seu conteúdo doutrinário e sua singular praticidade eclesiástica serão analisados ao longo de todo o trimestre. Vamos conhecer os desafios que Timóteo e Tito enfrentaram e como foram instruídos para atuar como líderes espirituais. Que tenhamos uma compreensão maior da vida eclesiástica sob a ótica pastoral e sejamos mais engajados na sublime obra de servir a Deus na Igreja de Cristo.I – TIMÓTEO NO CONTEXTO DAS CARTAS DE PAULO
1- Epístolas pastorais.
Paulo escreveu 13 dos 27 livros do Novo Testamento. Nove são cartas dirigidas a igrejas e três enviadas a pastores: 1 e 2 Timóteo e Tito. O rol se completa com uma carta pessoal, escrita a Filemon. Dez cartas foram escritas antes e durante a primeira prisão do apóstolo em Roma, que se deu em 61 d.C. e durou dois anos (At 28.16,30). Antes da prisão, escreveu Gálatas, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Coríntios e Romanos. Colossenses, Efésios, Filipenses e Filemon são as chamadas cartas da prisão.
2- Escrevendo durante as viagens.
Paulo escreveu 1 Timóteo e Tito entre 63 e 65 d.C., durante a viagem que realizou depois de seu primeiro aprisionamento em Roma. Seu último livro, a Segunda Carta a Timóteo, foi escrita durante o segundo aprisionamento, de dentro de uma das cadeias romanas (66 ou 67 d.C.). Os fatos narrados nas cartas pastorais, portanto, são posteriores às narrativas contidas em todos os demais textos paulinos e nos registros de Lucas em Atos 28.30,31. Por isso, além da substancial teologia pastoral, essas três cartas enriquecem o contexto neotestamentário com valiosas informações históricas dos últimos anos do ministério de Paulo.
3- De volta às viagens.
Não foram apenas os dois anos de prisão domiciliar em Roma que afastaram Paulo de sua lida missionária (At 28.16-30). Antes disso, ficara preso aproximadamente três anos, desde sua prisão em Jerusalém (At 21.33), passando pelos mais de dois anos de encarceramento em Cesareia (At 24.27) até a chegada à capital do império (At 28.16). Somente depois de cinco longos anos privado de sua atividade apostólica e pastoral presencial, Paulo volta a viajar. É possível que, nessa oportunidade, ele tenha realizado seu desejo de ir à Espanha (Rm 15.24,28).
O que se sabe, com certeza, é que visitou algumas das igrejas que havia fundado durante suas três grandes viagens missionárias (At 13—21). Dentre elas, Creta e Éfeso. Como já mencionamos, mesmo aprisionado Paulo continuou vivendo como um fiel e atuante ministro de Cristo. Além das quatro cartas que escreveu, em Roma ele pregava e ensinava “as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo” (At 28.31), demonstrando seu profundo compromisso com o seu Salvador. Como ele mesmo escreveu, entendia que era “o prisioneiro de Jesus Cristo [pelos] gentios” (Ef 3.1). Foi fiel em todo o tempo (Jo 16.33; Ap 2.10).
O que se sabe, com certeza, é que visitou algumas das igrejas que havia fundado durante suas três grandes viagens missionárias (At 13—21). Dentre elas, Creta e Éfeso. Como já mencionamos, mesmo aprisionado Paulo continuou vivendo como um fiel e atuante ministro de Cristo. Além das quatro cartas que escreveu, em Roma ele pregava e ensinava “as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo” (At 28.31), demonstrando seu profundo compromisso com o seu Salvador. Como ele mesmo escreveu, entendia que era “o prisioneiro de Jesus Cristo [pelos] gentios” (Ef 3.1). Foi fiel em todo o tempo (Jo 16.33; Ap 2.10).
SUBSÍDIO 1
Estas lições têm o objetivo de ajudar Timóteo a saber ‘como convém andar na igreja do Deus vivo’. A seguir, Paulo passa a falar do próprio Timóteo. É aparente que, embora Paulo amasse muito Timóteo, e o enviasse em importantes missões. Timóteo, por natureza, era tímido e hesitante. Por isto as palavras de Paulo parecem, às vezes, ir além do incentivo e da exortação.
Paulo lembra Timóteo de que ele pode esperar falsos ensinos infectando as igrejas, e que é o seu dever ‘propor’ a verdade aos irmãos (4.1-10). Mas Timóteo deve fazer ainda mais. Ele deve ‘mandar e ensinar’ a verdade, e não permitir que alguém ‘despreze’ sua ‘mocidade’. E as exortações prosseguem: Timóteo deve ‘meditar nestas coisas’, ‘ocupar-se nelas’ e ‘perseverar nelas’ (4.10-16).”
Paulo lembra Timóteo de que ele pode esperar falsos ensinos infectando as igrejas, e que é o seu dever ‘propor’ a verdade aos irmãos (4.1-10). Mas Timóteo deve fazer ainda mais. Ele deve ‘mandar e ensinar’ a verdade, e não permitir que alguém ‘despreze’ sua ‘mocidade’. E as exortações prosseguem: Timóteo deve ‘meditar nestas coisas’, ‘ocupar-se nelas’ e ‘perseverar nelas’ (4.10-16).”
II – TIMÓTEO, VERDADEIRO FILHO
1- Sua origem.
Timóteo nasceu em Listra, cidade da Licaônia, na província romana da Galácia. Sua mãe, Eunice, e sua avó, Lóide, que eram judias, ensinaram as Escrituras para ele desde a infância (2 Tm 1.5; 3.14,15). Acredita-se que ele, sua mãe e sua avó tenham se tornado cristãos por ocasião da primeira viagem missionária de Paulo, junto com Barnabé, pois em Listra muitos se tornaram discípulos de Cristo pela pregação do apóstolo (At 14.6-23). Quando Paulo retorna à Listra, agora junto com Silas, em sua segunda viagem missionária, encontra Timóteo, “filho de uma judia que era crente, mas de pai grego, do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio” (At 16.1,2).
2- Companheiro de Paulo.
O bom testemunho de Timóteo, fruto de sua educação espiritual e seu progresso na fé cristã, motivou Paulo a convidá-lo para o acompanhar em sua jornada missionária. Como Timóteo não era circuncidado, o apóstolo decidiu circuncidá-lo “por causa dos judeus que estavam naqueles lugares” (At 16.3). Paulo não circuncidou Timóteo por considerar isso necessário à salvação, mas para evitar que os judeus tivessem um pretexto para rejeitarem o Evangelho.
Em muitas ocasiões o apóstolo já havia ensinado sobre a suficiência da fé em Cristo como meio de receber a graça salvadora, como deixou registrado em diversas epístolas (Rm 3.21-28; Ef 2.8,9 e Gl. 2.16). Paulo tinha uma compreensão muito clara da obra da salvação (Ef 3.1-7), acima de qualquer prática legalista: “Porque, em Jesus Cristo, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas, sim, a fé que opera por amor” (Gl 5.6).
Precisamos compreender bem o que é a liberdade cristã e o lugar das obras no propósito divino. Como nos ensina o apóstolo, somos salvos pela fé, “criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Ef 2.10).
3- Evangelho da incircuncisão. Conforme o Dicionário Wycliffe, “a circuncisão é, literalmente, a remoção cirúrgica do prepúcio do órgão sexual masculino”. Foi ordenada por Deus como um concerto entre Ele e os descendentes de Abraão (Gn 17.10-14), tendo sido ratificada ao povo de Israel nos dias de Moisés (Lv 12.1-3). Observa-se que em relação a Tito, que era grego, o apóstolo deliberadamente decidiu que não deveria ser circuncidado, embora houvesse certa pressão de judeus, aos quais Paulo chama de “falsos irmãos” (Gl 2.1-4).
Aos gálatas, o apóstolo diz, textualmente, que havia sido comissionado a pregar o “evangelho da incircuncisão” (Gl 2.610; 5.1,2). Hoje, de igual forma, precisamos ter o cuidado de não ser enganados pelos judaizantes, que ignoram o fato de que em Cristo não estamos mais sujeitos aos preceitos da lei mosaica, como a guarda do sábado, a abstinência de certos alimentos e práticas litúrgicas do judaísmo (Rm 14.1-6; Gl 4.1-10).
Um dos cuidados principais que Paulo transmite ao seu jovem auxiliar é que Timóteo lute pela fé e refute os falsos ensinos que estavam comprometendo o poder salvífico do evangelho. Paulo também instrui Timóteo a respeito das qualificações espirituais e pessoais dos dirigentes da igreja, e oferece um quadro geral das qualidades de um obreiro candidato a futuro pastor de igreja” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 1862).
Em muitas ocasiões o apóstolo já havia ensinado sobre a suficiência da fé em Cristo como meio de receber a graça salvadora, como deixou registrado em diversas epístolas (Rm 3.21-28; Ef 2.8,9 e Gl. 2.16). Paulo tinha uma compreensão muito clara da obra da salvação (Ef 3.1-7), acima de qualquer prática legalista: “Porque, em Jesus Cristo, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas, sim, a fé que opera por amor” (Gl 5.6).
Precisamos compreender bem o que é a liberdade cristã e o lugar das obras no propósito divino. Como nos ensina o apóstolo, somos salvos pela fé, “criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Ef 2.10).
3- Evangelho da incircuncisão. Conforme o Dicionário Wycliffe, “a circuncisão é, literalmente, a remoção cirúrgica do prepúcio do órgão sexual masculino”. Foi ordenada por Deus como um concerto entre Ele e os descendentes de Abraão (Gn 17.10-14), tendo sido ratificada ao povo de Israel nos dias de Moisés (Lv 12.1-3). Observa-se que em relação a Tito, que era grego, o apóstolo deliberadamente decidiu que não deveria ser circuncidado, embora houvesse certa pressão de judeus, aos quais Paulo chama de “falsos irmãos” (Gl 2.1-4).
Aos gálatas, o apóstolo diz, textualmente, que havia sido comissionado a pregar o “evangelho da incircuncisão” (Gl 2.610; 5.1,2). Hoje, de igual forma, precisamos ter o cuidado de não ser enganados pelos judaizantes, que ignoram o fato de que em Cristo não estamos mais sujeitos aos preceitos da lei mosaica, como a guarda do sábado, a abstinência de certos alimentos e práticas litúrgicas do judaísmo (Rm 14.1-6; Gl 4.1-10).
Um dos cuidados principais que Paulo transmite ao seu jovem auxiliar é que Timóteo lute pela fé e refute os falsos ensinos que estavam comprometendo o poder salvífico do evangelho. Paulo também instrui Timóteo a respeito das qualificações espirituais e pessoais dos dirigentes da igreja, e oferece um quadro geral das qualidades de um obreiro candidato a futuro pastor de igreja” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 1862).
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SUBSÍDIO 2
Prof. Reproduza o esquema abaixo deste texto e utilize-o para mostrar aos alunos as qualidades e realizações de Timóteo.TIMOTÉO: QUALIDADES E REALIZAÇÕES
Acompanhou Paulo na segunda e na terceira viagem missionária.Era um respeitado cristão em sua terra.
Foi o representante especial de Paulo em várias ocasiões.
Recebeu duas cartas pessoais de Paulo.
Lutava com uma natureza tímida e reservada.
Aparentemente não conseguiu corrigir alguns dos problemas na igreja de Corinto, quando Paulo o enviou para lá.III – TIMÓTEO: UM JOVEM MINISTRO
1- A trajetória.
Antes de ser comissionado por Paulo para ser o pastor da igreja em Éfeso, Timóteo serviu ao apóstolo por longos anos, desde o dia em que foi convidado para acompanhá-lo em suas viagens (At 16.3-8). Considerando a opinião de alguns estudiosos, de que Timóteo tinha entre 30 e 35 anos quando pastoreava os efésios (65 d.C.), podemos afirmar que ele tenha se tornado cooperador de Paulo com, no máximo, 20 anos de idade (50 d.C.).
Foi assim, tão jovem, que ele acompanhou fielmente o apóstolo em sua segunda e terceira viagens, alcançando confiança para missões de alta relevância espiritual, como quando designado, durante as viagens, para servir nas igrejas em Tessalônica (1 Ts 3.1-10), Corinto (1 Co 4.16,17); e Filipos (Fp 2.19-24).
Por ocasião do primeiro aprisionamento de Paulo em Roma, lá estava Timóteo. O apóstolo cita-o em três das quatro cartas da prisão (Fp 1.1; Cl 1.1;). Solto, leva-o consigo em sua quarta e última viagem missionária, quando roga para que fique servindo na igreja em Éfeso (1 Tm 1.3).
Foi assim, tão jovem, que ele acompanhou fielmente o apóstolo em sua segunda e terceira viagens, alcançando confiança para missões de alta relevância espiritual, como quando designado, durante as viagens, para servir nas igrejas em Tessalônica (1 Ts 3.1-10), Corinto (1 Co 4.16,17); e Filipos (Fp 2.19-24).
Por ocasião do primeiro aprisionamento de Paulo em Roma, lá estava Timóteo. O apóstolo cita-o em três das quatro cartas da prisão (Fp 1.1; Cl 1.1;). Solto, leva-o consigo em sua quarta e última viagem missionária, quando roga para que fique servindo na igreja em Éfeso (1 Tm 1.3).
2- O roteiro final.
O exato roteiro da viagem de Paulo após sua primeira prisão em Roma não é conhecido, principalmente porque o propósito das cartas que ele escreveu a Timóteo e a Tito não era de registro histórico. O apóstolo escreveu com a finalidade de orientar os jovens pastores quanto ao cuidado espiritual que deveriam ter consigo mesmos e com a missão que tinham recebido junto às igrejas que pastoreavam (1 Tm 4.16; Tt 2.1,7).
As cartas trazem instruções práticas do que e de como deveria ser ensinado (1 Tm 4.6; 5.1,2; Tt 2.15). Como já afirmamos, é possível que Paulo tenha ido até à Espanha. Certo é que visitou Creta, onde deixou Tito (Tt 1.5) e algumas cidades da Ásia Menor, como Mileto (2 Tm 4.20) e possivelmente a própria Éfeso. De Mileto, seguiu para Trôade, rumo à Macedônia (Filipos, Tessalônica e Bereia), região de onde escreveu a primeira carta a Timóteo (1 Tm 1.3).
As cartas trazem instruções práticas do que e de como deveria ser ensinado (1 Tm 4.6; 5.1,2; Tt 2.15). Como já afirmamos, é possível que Paulo tenha ido até à Espanha. Certo é que visitou Creta, onde deixou Tito (Tt 1.5) e algumas cidades da Ásia Menor, como Mileto (2 Tm 4.20) e possivelmente a própria Éfeso. De Mileto, seguiu para Trôade, rumo à Macedônia (Filipos, Tessalônica e Bereia), região de onde escreveu a primeira carta a Timóteo (1 Tm 1.3).
3- A responsabilidade de Timóteo.
O problema da igreja em Éfeso eram os falsos mestres que estavam ensinando “outra doutrina”, envolvendo “fábulas” e “genealogias intermináveis”, que “mais [produziam] questões do que edificação de Deus” (1 Tm 1.3,4). A responsabilidade de Timóteo era adverti-los de seus erros doutrinários e cuidar, ele mesmo, do ensino da “boa doutrina” (1 Tm 4.6), a ortodoxia, a doutrina correta, que Paulo também chama de “sã doutrina” (1 Tm 1.10; Tt 2.1).
Timóteo também deveria transmitir ensinos práticos para toda a igreja e exercer a disciplina eclesiástica (1 Tm 5.20). Apesar de ser ainda jovem segundo os padrões da época, apresentar certa timidez (2 Tm 1.6-8) e enfrentar “frequentes enfermidades”, inclusive estomacais (1 Tm 5.23), foi-lhe dada a grande responsabilidade de cuidar de uma das principais igrejas do primeiro século. Aliás, a principal da Ásia Menor.
Segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal, sete anos antes desta Primeira Carta a Timóteo, no final de sua terceira viagem missionária, quando seguia para Jerusalém, Paulo teve uma reunião com os presbíteros de Éfeso na vizinha cidade de Mileto, e os advertiu do aparecimento de “lobos cruéis […] que não [perdoariam] o rebanho” e de “[…] homens que [falariam] coisas perversas, para atraírem os discípulos após si” (At 20.29,30). Agora, isso já havia acontecido e cabia a Timóteo defender a pureza do Evangelho.
Timóteo também deveria transmitir ensinos práticos para toda a igreja e exercer a disciplina eclesiástica (1 Tm 5.20). Apesar de ser ainda jovem segundo os padrões da época, apresentar certa timidez (2 Tm 1.6-8) e enfrentar “frequentes enfermidades”, inclusive estomacais (1 Tm 5.23), foi-lhe dada a grande responsabilidade de cuidar de uma das principais igrejas do primeiro século. Aliás, a principal da Ásia Menor.
Segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal, sete anos antes desta Primeira Carta a Timóteo, no final de sua terceira viagem missionária, quando seguia para Jerusalém, Paulo teve uma reunião com os presbíteros de Éfeso na vizinha cidade de Mileto, e os advertiu do aparecimento de “lobos cruéis […] que não [perdoariam] o rebanho” e de “[…] homens que [falariam] coisas perversas, para atraírem os discípulos após si” (At 20.29,30). Agora, isso já havia acontecido e cabia a Timóteo defender a pureza do Evangelho.
SUBSÍDIO 3
Prof. É importante que neste tópico seja enfatizado que Timóteo esteve presente, por ocasião do primeiro aprisionamento de Paulo em Roma. O apóstolo faz, por três vezes, citações ao seu “filho na fé”. Leia, juntamente com os alunos, os textos de Filipenses 1.1 e Colossenses 1.1. Paulo, ao ser solto, leva consigo a Timóteo em sua quarta e última viagem missionária, quando roga para que fique servindo na igreja em Éfeso (1 Tm 1.3). Explique a importância do líder estabelecer bons relacionamentos, tomando como exemplo Paulo e Timóteo.CONCLUSÃO
Estamos apenas começando nossa empolgante jornada de estudo das cartas pastorais. Ao longo do trimestre estudaremos muito mais a respeito de Timóteo e seu edificante exemplo. Vamos examinar as recomendações transmitidas a ele por Paulo, seu pai espiritual, e constatar como são extremamente valiosas para a Igreja e para cada um dos cristãos de todos os tempos. Que a graça de Deus permaneça com todos nós.HORA DA REVISÃO
1- O que são as cartas pastorais? R. As cartas pastorais são mensagens de um plantador de igrejas e experiente pastor, o apóstolo Paulo, a dois filhos na fé, vocacionados para o serviço cristão: Timóteo e Tito.
2- Quantas cartas Paulo escreveu?
R. Nove são cartas dirigidas a igrejas e três enviadas a pastores: 1 e 2 Timóteo e Tito.
3- Segundo a lição, qual a origem de Timóteo?
R. Timóteo nasceu em Listra. Sua mãe Eunice e sua avó Lóide, que eram judias, o ensinaram as Escrituras desde a infância.
4- Quantos anos Timóteo tinha quando se tornou cooperador de Paulo?
R. Segundo os estudiosos ele se tornou cooperador de Paulo com, no máximo, 20 anos de idade.
5- Qual a missão principal de Timóteo em Éfeso?
R. Advertir os falsos mestres de seus erros doutrinários e cuidar, ele mesmo, do ensino da “boa doutrina” (1 Tm 4.6). Timóteo também deveria transmitir ensinos práticos para toda a igreja e exercer a disciplina eclesiástica (1 Tm 5.20).
✍️ Fonte: Crédito das lições/ Jovens/Editora Cpad.
✍️ Fonte: Crédito das lições/ Jovens/Editora Cpad.
2Timóteo 2.15.
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus
- Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas
4. Pôr em prática
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
João 3.16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus
Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus
Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
- Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas
Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática
Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus
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