O levantamento foi feito com 2.069 homens e mulheres acima de 16 anos, entre os dias 10 e 12 de agosto, em todo o país. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
De acordo com o jornal ‘Folha de São Paulo’, é o segundo ano da pesquisa e os resultados são os mesmos obtidos no ano passado. A pesquisa revela também que 24% dos brasileiros dão nota zero para a saúde em geral, em escala de zero a dez; 20% dão nota cinco. No SUS, 18% deram zero e 19%, cinco. Mulheres, moradores do Sudeste, os mais escolarizados e quem tem plano de saúde são os mais críticos, tanto ao sistema de saúde em geral como em relação ao Sistema Único de Saúde.
Por outro lado, a população que vive no interior é a mais favorável ao sistema público de saúde. O apoio deste grupo reside entre aqueles que não têm planos de saúde e usam o sistema.
O levantamento indica ainda que o índice dos que usaram o SUS caiu em relação ao ano passado de 89% para 83%. Vale destacar que os atendimentos em postos de saúde e consultas médicas foram os serviços mais procurados. Para o presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital, é preciso mais “competência administrativa para boa utilização dos recursos que são disponíveis”.
Fonte: Notícias ao Minuto e Folha///Notícias AH.Com
Nenhum comentário:
Postar um comentário