31 de janeiro de 2018

Pré - aula: Lição 5 – O menino Jesus corre perigo: Maternal de 3 e 4 anos





INICIANDO A SUA AULA:
Título da Lição:
 

* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.


Resultado de imagem para O MENINO JESUS
Subsídio professor:
Prepare a sala para mais uma aula. Cumprimente cada aluno com carinho e entusiasmo, anunciando que “hoje vamos aprender mais uma linda história a respeito do Amigo Jesus!” Receba-os segurando um guarda-chuva aberto. Provavelmente, as crianças perguntarão por que você está de guarda-chuva. Se não perguntarem, faça você mesmo a indagação: 
Sabe por que estou de guarda-chuva?” O guarda-chuva serve para proteger-nos da chuva e também do sol. Estou com o guarda-chuva para lembrar que Deus nos protege de todas as coisas ruins.

Feche o guarda-chuva e depois, oriente os alunos a fecharem os olhos para agradecer ao Papai do Céu, que cuida de nós. Ore fazendo pausas para que repitam: “Papai do Céu, o Senhor é tão bom! Eu não preciso ter medo, porque o Senhor me protege de todas as coisas ruins. Obrigado por cuidar de mim. Em nome de Jesus, amém”.

Pegue novamente o guarda-chuva e o abra. Em seguida, pergunte às crianças: “Quem já sentiu medo alguma vez?” “Medo de que?” As respostas serão variadas: medo do escuro, de chuva, de trovão, de ficar em casa quando a mamãe vai trabalhar, de cachorro bravo, de ficar na creche, do papai brigar com a mamãe, do pai ou tio chegar bêbado, etc (nem todas vêm de famílias completamente salvas). Dê atenção particular a cada resposta, e assegure-lhes: O Papai do Céu é forte e poderoso. Ele protege você de todas as coisas ruins e que dão medo.

Comece a “brincadeira do guarda-chuva
” com um de seus auxiliares, e depois repita-a com algumas das crianças que se oferecerem espontaneamente. A criança voluntária deve abrigar-se encolhida sob o guarda-chuva e atrás dele, como se fosse um escudo, enquanto as demais tentam atingi-la com bolinhas de papel ou isopor, aviõezinhos de papel, e borrifos de água (molhando a mão na vasilha de água).

Viu como a bolinha não acertou o Gabriel? 
Assim como o guarda-chuva o protegeu da bolinha, Deus protege você do trovão, do cachorro... Viu como o aviãozinho não atingiu a Juliana? Assim também Deus protege você das pessoas malvadas... Borrife água no guarda-chuva: Viu como o chuvisco não molhou a Priscila? Da mesma forma, Deus protege você das doenças, dos acidentes... (Marta Doreto).
Brincar: 
Deixe que as crianças observem à vontade os cantinhos na sala que você montou para a lição de hoje. Enfeite a sala com figuras de coração e crianças brincando juntas. 
Aula para Maternal 011
Acrescente o painel da história de hoje com crianças louvando. Quando achar conveniente mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com a ajuda das crianças e reúna todas elas no cantinho do louvor.
Distribua os instrumentos e figuras sobre louvor. Fale sobre a alegria de poder falar com Deus, fale que Ele é bom. 
E vocês? Gostam de cantar e tocar louvores para Deus?
Cante com muita alegria porque as crianças também aprenderão a louvar a Deus com você e suas atitudes. Movimente-se com as crianças, deixe que elas toquem os instrumentos e os observem. Nesta idade elas respondem pouco ainda aos cânticos e letras dos mesmos na sala de aula, mas em casa já conseguem cantar e se expressar com desenvoltura. Por isso não desanime, você verá o resultado do ensino depois quando crescerem mais. Você só planta a semente, o que deve ser feito com muita disposição, repetição e alegria. Escolha cânticos curtos, fáceis, com letra bíblica e adequada para a idade. 
Explique sempre a letra antes de cantar e repita sempre os cânticos. A criança nesta idade aprende com muita repetição. 
 
Momento do louvor 
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos. 


SOLDADO DO REI - Ana Paula Valadão 




JESUS É BOM DEMAIS - Jessyca Kids



É BOM, É MUITO BOM - 3palavrinhas - volume 2


Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.

MOMENTO DA ORAÇÃO:
FAÇA A ORAÇÃO E INCLUA  
FRASE DO DIA: 
COM O PAPAI DO CÉU EU NÃO CORRO PERIGO. 

ELES VÃO SE FAMILIARIZANDO COM O VERSÍCULO DA LIÇÃO.

· Ore com sua turma por sua aula.
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 

Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Oferta
Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.

Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros



Objetivo da lição:

Que a criança aprenda que Deus sempre nos protege do perigo e que Ele fala conosco.


FRASE DO DIA: 
COM O PAPAI DO CÉU EU NÃO CORRO PERIGO. 
Recurso: fazer um cartaz preto escrito com letras vermelhas em papel ou EVA. Mas será que as nossas crianças sabem o que significa PERIGO? 
PERIGO = PERIGO É ALGO QUE VEM ANTES DO MAL 
RECURSO: imagens da palavra PERIGO Pergunte para elas o que essa palavra lembra para elas e deixe que falem.E você também pode dar umas sugestões como:
Tomada na parede representa perigo, choque. Andar sozinha na rua Mexer no fogão Usar faca ou tesoura afiada Tudo isso é perigoso e pode nos machucar nos ferir ou ate matar. Na história de hoje vamos ver que o menino Jesus estava correndo perigo, mas Papai do Céu o livrou, o protegeu. 



MOMENTO PARA GUARDAR NO CORAÇÃO: 
RECURSO: 
1 coração de EVA e dentro 5 MÃOS GRANDES e cada uma tem escrita os dizeres do nosso versículo. 




 
“[...] para que eles continuem a ter sempre a tua proteção.”
(2 Sm 7.29).




Vídeo aula - o endereço na descrição do vídeo
Prof. Leoni

HISTÓRIA DE HOJE: 
RECURSOS: 
3 MAGOS (feitos cones de linha ou de papel) 

1 CASTELO (feito de papel ou EVA) 

1 HERODES (feitos de cone de linha) 

2 FIGURAS DO SENTIMENTO CIÚMES E INVEJA (imagens impressas) 

1 GRANDE ESTRELA 
grande estrela com bolinhas de papel crepom amarelo.

1 CASA (caixa de sapato encapada)

3 MINI TRAVESSEIRO (costurado com retalho de tecido e enchimento) 

1 ANJO (feito cone de linha ou EVA) 

6 SOLDADOS 

1 BURRINHO OU CAMELO (imagem impressa) 

1 IMAGEM EGITO (imagem impressa)

IMAGENS DOS RECURSOS


A história inicia lembrando-se da visita dos magos do Oriente, aqueles homens inteligentes que estudavam as estrelas. Os mesmos que vieram adorar ao REI DOS JUDEUS E trouxeram presentes também. (recorde a lição anterior com seus alunos) E quem era esse Rei dos JUDEUS? Sim, é JESUS. Vocês lembram também que eles foram procurar por Jesus no CASTELO do rei Herodes? Após ouvir dizer que um NOVO REI tinha nascido Herodes ficou cheio de CIÚME e INVEJA. Herodes pensava: Eu sou o único rei deste lugar e não quero outro rei por aqui. Ele não estava feliz com a ideia de existir outro rei. A grande estrela que guiava os viajantes brilhou mais uma vez e eles partiram atrás dela. Andaram, andaram, andaram e a estrela ia brilhando na frente. De repente a estrela parou em cima de uma casa e ali eles encontraram o menino Jesus e seus pais, Maria e José. Depois de entregarem os presentes, eles passaram a noite por ali. Enquanto dormiam, todos os três tiveram o mesmo sonho e ao mesmo tempo. Nesse sonho Papai do Céu disse que o rei Herodes queria matar o menino Jesus e que eles não deveriam voltar ao palácio. Então eles se levantaram durante a noite e foram embora, decidiram que não voltariam mais ao palácio para falar com o rei Herodes. Um tempo depois o rei percebeu que os visitantes, os magos não voltaram ao palácio. Por isso ele mesmo quis encontrar o menino. Mas como Herodes iria achar o menino se ele não sabia como o menino era e muito menos quem eram os pais dele?

24 Então Herodes chamou os seus soldados e ordenou que eles invadissem todas as casas e matassem todos os meninos menores de dois anos, ele pensou que dessa forma mataria Jesus. Mas naquela noite, o anjo apareceu no sonho de José e falou: José acorde! Pegue a sua esposa Maria e o menino e fujam agora mesmo para o Egito, porque o malvado rei Herodes quer matar o menino e lá no Egito ele não vai encontrar vocês. E assim fez José. Ainda estava escuro quando Maria montou no burrinho com Jesus no colo. José segurou a corda que estava amarrada no animalzinho e ploc...ploc... ploc Andaram de dia e de noite, sempre parando para descansar um pouquinho. Até que eles chegaram ao EGITO. No dia seguinte José estava longe com a sua família quando os saldados de Herodes começaram a matar os meninos inocentes. Deus protegeu o menino Jesus de ser morto pelo maldoso rei Herodes. Ele também nos protege dos perigos que estão perto de nós. Glória a Deus! Nós também vamos morar no céu um dia e quando chegarmos lá, continuaremos louvando a Deus. E agora vamos louvar ao Senhor com uma canção que fala do céu, o lindo lugar onde vamos morar com Jesus. 

Cante alegremente com eles.
 Céu é um lindo lugar  - Louvores da Garotada vol.  l

História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz: 
  Mateus – Capítulo 2 . 13 - 16
13 Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
14 Dispondo-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e partiu para o Egito;
15 e lá ficou até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor, por intermédio do profeta: Do Egito chamei o meu Filho.
16 Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos.

  Mateus – Capítulo 2 . 19 - 23
19 Tendo Herodes morrido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e disse-lhe:
20 Dispõe-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que atentavam contra a vida do menino.
21 Dispôs-se ele, tomou o menino e sua mãe e regressou para a terra de Israel.
22 Tendo, porém, ouvido que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; e, por divina advertência prevenido em sonho, retirou-se para as regiões da Galiléia.
23 E foi habitar numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito por intermédio dos profetas: Ele será chamado Nazareno.
 BÍBLIA ONLINE


Quando Jesus nasceu, Deus colocou uma estrela especial no céu. (Mostre a figura)
Alguns homens sábios, que moravam em uma terra distante, viram aquela estrela diferente. Eles estudavam o céu e as estrelas. (mostre uma figura)

Eles estudaram a Bíblia e sabiam que aquela estrela era um sinal de Deus de que um novo rei tinha nascido.

Os homens sábios resolveram seguir aquela estrela.

No caminho, eles pararam na cidade de Jerusalém para ver o rei Herodes.

Os homens sábios quiseram perguntar para o rei sobre o nascimento do rei que estava nascendo. (mostre a figura)

Herodes era um rei mal. O rei ficou muito bravo com essa notícia.

Ele tentou enganar os homens sábios dizendo: “Vocês devem encontrar esse rei para mim para que eu possa adorá-lo também”.

A estrela levou os homens sábios até Belém. A estrela parou onde estava o rei Jesus.

Lá eles encontraram o menino Jesus e ficaram muito felizes. (mostre a figura)

Eles o adoraram e deram-lhe presentes de rei: ouro, incenso (perfume) e mirra (era um óleo cheiroso para tratamento de beleza e para aliviar dores). Esses presentes eram dados para os reis.

Deus avisou os homens sábios em sonho para que não falassem nada para Herodes porque ele queria matar o novo rei.

Então eles voltaram para casa por outro caminho.
Voltaram felizes porque encontraram o rei Jesus e puderam adorá-lo.





Recursos visuais
O menino Jesus corre perigo"
"[...] para que eles continuem a ter
sempre a tua proteção."
II Samuel 7: 29









Sugestão de Visuais










Sugestão de Visuais






 








ATIVIDADE EXTRA: 
José precisava fugir com Jesus e Maria. Mas naquela época eles só podiam viajar a pé, de jumento ou camelo. Para viajarem mais rápido, convide seus alunos para fazerem um meio de transporte atual para Jesus fugir. Eles podem fazer um trenzinho, ônibus, barquinho ou avião.



Atividades




LEMBRANCINHAS: 
Pirulito decorado com rostinho de bebê.

OU

Lembrancinhas:





Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.






 Brincar:
 
Deixe que as crianças observem os cantinhos sobre a lição que você montou e que brinquem à vontade sob sua observação.



Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.



   Lanche 



Encerre a aula com uma oração.


. Prepare as crianças para a saída. 

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. 

Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. 
O texto bíblico da lição se encontra em Mateus 2.13-16, 19-23.


Reúna em rodinha para oração final. Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.



Conclusão:
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Brinque com as crianças até que os pais cheguem


 



Fontes consultadas:
Créditos:
Revista da Cpad maternal
” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)

evangelismoinfantil.blogspot.com.
Escola Dominical Infantil

Ensinoinfantilnumclique.blogspot.com
pequeninos-de-jesus.blogspot.com

Pequenosadoradoresdoreijesus. blogspot.com
www.escoladominical.com.br
Ministério Infantil Cascavel
Ministério biblico infantil virtual,

blogtiale.blogspot.com.br
karolpoerner.blogspot.com.
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com/
tiasdaescolinha.blogspot.com/
trabalhinhos.blogspot.com/
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.


Maternal de 3 e 4 anos, Aula bíblica, ilustrações, brincadeiras atividadedes, dinâmicas...Arquivo


 Escola Bíblica Infantil



Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?


SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.



   Esperamos que tenham curtido a nossa sugestão.



Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).


A criança no maternal:
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)




PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Lembre-se...

*Compartilhe com seus amigos nas redes. divulgue a palavra de Deus.
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.

Vamos lá!!!
JESUS FAZ A VIDA MELHOR

Deixe ele conduzir sua vida




*Compartilhe com seus amigos nas redes. divulgue a palavra de Deus.
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.

2 comentários: