27 de outubro de 2017

Lição 05 - A Tola Promessa de Saul: Primários - de 7 e 8 anos











Revista do aluno

Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Que Deus possa usar sua aula poderosamente para falar aos corações dos pequeninos.
Título da Lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.



Vídeo aula
Endereço na descrição do vídeo:




 Momento do louvor 
 Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.

MEU CORAÇÃO ERA SUJO - 3Palavrinhas - VOLUME 3




MEU CORAÇÃO ERA SUJO





O SABÃO - 3PALAVRINHAS - VOLUME 1





É MUITO BOM - 3PALAVRINHAS - VOLUME 2





Limpa o meu coração Jesus! Turma do barulho 


Limpa o meu coração Jesus
Limpa o meu coração Jesus
O meu coração te dou para enchê-lo de amor
Limpa o meu coração Jesus.

Tira a maldade, tira a inveja
Tira a mentira, tira o ódio
Tira a preguiça, a desobediência
Tudo que não presta tira do meu coração.

Põe a bondade, a felicidade
Põe a verdade do teu grande amor
Põe a vontade de obedecê-lo
Tudo que é bom
Põe dentro do meu coração.
· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta entre a turma de vocês. O quanto é especial.

· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.

· Para o momento da oferta, pode estar deixando uma criança ser ajudante, colher a oferta de seus amiguinhos.
- Hora da oferta 
Se você puder leve sua oferta também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros

Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo, explique, repita com as crianças.


Objetivo: Que o aluno compreenda que devemos ter cuidado com as promessas que fazemos.


PONTO CENTRAL:
 Deus se agrada de quem é bondoso.




Memória em ação:
MEMÓRIA EM AÇÃO: “Toda maldade é pecado [...]” (1 João 5.17a)

 BÍBLIA ONLINE

História Bíblica
Vamos ler o que a Bíblia diz: 
 
1 Samuel 14.24-46
24 E estavam os homens de Israel já exaustos naquele dia, porquanto Saul conjurou o povo, dizendo: Maldito o homem que comer pão até à tarde, antes que me vingue de meus inimigos. Por isso todo o povo se absteve de provar pão.

25 E todo o povo chegou a um bosque; e havia mel na superfície do campo.

26 E, chegando o povo ao bosque, eis que havia um manancial de mel; porém ninguém chegou a mão à boca, porque o povo temia a conjuração.

27 Porém Jônatas não tinha ouvido quando seu pai conjurara o povo, e estendeu a ponta da vara que tinha na mão, e a molhou no favo de mel; e, tornando a mão à boca, aclararam-se os seus olhos.

28 Então respondeu um do povo, e disse: Solenemente conjurou teu pai o povo, dizendo: Maldito o homem que comer hoje pão. Por isso o povo desfalecia.

29 Então disse Jônatas: Meu pai tem turbado a terra; ora vede como se me aclararam os olhos por ter provado um pouco deste mel,

30 Quanto mais se o povo hoje livremente tivesse comido do despojo que achou de seus inimigos. Porém agora não foi tão grande o estrago dos filisteus.

31 Feriram, porém, aquele dia aos filisteus, desde Micmás até Aijalom, e o povo desfaleceu em extremo.

32 Então o povo se lançou ao despojo, e tomaram ovelhas, e vacas, e bezerros, e os degolaram no chão; e o povo os comeu com sangue.

33 E o anunciaram a Saul, dizendo: Eis que o povo peca contra o Senhor, comendo com sangue. E disse: Aleivosamente procedestes; trazei-me aqui já uma grande pedra.

34 Disse mais Saul: Dispersai-vos entre o povo, e dizei-lhes: Trazei-me cada um o seu boi, e cada um a sua ovelha, e degolai-os aqui, e comei, e não pequeis contra o Senhor, comendo com sangue. Então todo o povo trouxe de noite, cada um pela sua mão, o seu boi, e os degolaram ali.

35 Então edificou Saul um altar ao Senhor; este foi o primeiro altar que edificou ao Senhor.

36 Depois disse Saul: Desçamos de noite atrás dos filisteus, e despojemo-los, até que amanheça o dia, e não deixemos deles um só homem. E disseram: Tudo o que parecer bem aos teus olhos faze. Disse, porém, o sacerdote: Cheguemo-nos aqui a Deus.

37 Então consultou Saul a Deus, dizendo: Descerei atrás dos filisteus? Entregá-los-ás na mão de Israel? Porém aquele dia não lhe respondeu.

38 Então disse Saul: Chegai-vos para cá, todos os chefes do povo, e informai-vos, e vede em que se cometeu hoje este pecado.

39 Porque vive o Senhor que salva a Israel, que, ainda que seja em meu filho Jônatas, certamente morrerá. E nenhum de todo o povo lhe respondeu.

40 Disse mais a todo o Israel: Vós estareis de um lado, e eu e meu filho Jônatas estaremos do outro lado. Então disse o povo a Saul: Faze o que parecer bem aos teus olhos.

41 Falou, pois, Saul ao Senhor Deus de Israel: Mostra o inocente. Então Jônatas e Saul foram tomados por sorte, e o povo saiu livre.

42 Então disse Saul: Lançai a sorte entre mim e Jônatas, meu filho. E foi tomado Jônatas.

43 Disse então Saul a Jônatas: Declara-me o que tens feito. E Jônatas lho declarou, e disse: Tão-somente provei um pouco de mel com a ponta da vara que tinha na mão; eis que devo morrer?

44 Então disse Saul: Assim me faça Deus, e outro tanto, que com certeza morrerás, Jônatas.

45 Porém o povo disse a Saul: Morrerá Jônatas, que efetuou tão grande salvação em Israel? Nunca tal suceda; vive o Senhor, que não lhe há de cair no chão um só cabelo da sua cabeça! pois com Deus fez isso hoje. Assim o povo livrou a Jônatas, para que não morresse.

46 E Saul deixou de seguir os filisteus; e os filisteus se foram ao seu lugar.

Querido(a) professor(a), na próxima aula seus alunos conhecerão um pouco mais sobre a história do rei Saul e do que fez com que Deus se desagradasse dele. No episódio da lição, narrado em 1 Samuel 14.24-26, a impulsividade do monarca pôs em risco centenas de soldados, uma nação inteira, o povo de Deus. Ele colocou o seu desejo cego pela vitória acima do valor que tem a vida de cada ser humano.

Trazendo para o nosso contexto atual, essa atitude Saul poderia ser comparada a de pessoas que, para subirem na carreira ou conseguirem alguma coisa, “atropelam, passam por cima de quem estiver no seu caminho”, usam as pessoas para alcançarem o que desejam. Às vezes, o objetivo final é até algo nobre, positivo ou mesmo agradável ao Senhor, como era neste caso do rei Saul. Afinal, o Senhor desejava dar vitória e livramento ao seu povo na guerra. Contudo, os meios para tal conquista precisam ser igualmente corretos. E foi nisso que Saul falhou, em mais de uma ocasião.

Para um Deus tão ético, amoroso e justo como o nosso os fins não justificam os meios. Portanto, a promessa de Saul, por melhor que fosse sua intenção ou objetivo final foi prejudicial ao seu povo e desagradável aos olhos do Senhor

Na idade de seus primários o caráter está sendo formado, definido. E juntamente com isso a capacidade de controlar seus impulsos, de fazer boas escolhas, de pensar não apenas em si, mas também no outro. Eles estão desenvolvendo a capacidade intelectual e emocional de lidarem com a impulsividade e egoísmo, inerente a todo ser humano e ainda mais latente na fase da infância. Por isso, esta é uma lição muito importante. Contextualize estes conceitos para situações do dia a dia deles, de como agiriam no lugar de Saul, se deixariam seus amigos com fome ou os prejudicaria para conseguir ganhar o que querem. Dê exemplos práticos do contexto deles.

 Texto Bíblico: 
 1 Sm 14.24-46
Crescendo no conhecimento
Depois da vitória sobre os filisteus os israelitas estavam fracos de fome porque Saul havia feito este juramento:
_ Atenção soldados: "Quem comer qualquer coisa hoje, antes de eu me vingar dos meus inimigos, será amaldiçoado." Por isso, ninguém tinha comido nada o dia inteiro.
Imaginem que loucura de Saul. Como guerrear com fome? Ja pensaram como eles se sentiam fracos e cansados sem comer?
As árvores estavam cheias de mel, mas ninguém comeu nada porque eles estavam com medo do juramento de Saul. Mas Jônatas havia recém chegado ao acampamento e não tinha ouvido falar da ordem de seu pai ao povo.
Por isso, quando viu as arvores carregadas de mel, estendeu o bastão que tinha na mão, molhou a ponta num favo e comeu um pouco de mel. E logo se sentiu melhor. Não demorou muito e a notícia espalhou-se no acampamento de que o filho do rei havia comido mel.
Logo em Jônatas encontrou os soldados israelitas...
_ Olá Jônatas, há quanto tempo!
_ Olá homens. Tudo bem com vocês?
_ É... Mais ou menos...
_ Como, mais ou menos, o que houve?
_ Bem Jônatas, não se fala de outra coisa em todo o exercito de Israel!
_ Mas o que aconteceu de tão grave?
_ Antes de atacarmos os filisteus, Saul impôs um jejum rigoroso a nós, os soldados. Ninguém deveria comer nada enquanto não tivéssemos derrotado os inimigos.
_ Há, sim, eu ouvi algo a respeito... Gostaria de saber mais detalhes...
_ Foi assim, estávamos perseguindo os filisteus, todo mundo com muita fome. Aconteceu que quando chegamos a um bosque, as árvores estavam cheias de mel!
_ Entendi, prossigam...
_ Todos estavam morrendo de fome e todo aquele mel ali ao alcance da mão. Mas o rei havia feito um juramento, e era melhor obedecer. Ficamos ali só olhando para as árvores cheias de mel, foi insuportável.
_ Mas que absurdo...
_ Pois é Jônatas, seu pai falou que quem comesse hoje seria amaldiçoado. E o senhor comeu. O que lhe acontecerá?
_ Nada! Meu pai fez uma coisa terrível contra Israel!
_ O senhor acha?
_ Vejam como estou me sentindo melhor depois de comer um pouco deste mel!
_ É verdade, o senhor aparenta estar muito bem.
_ Teria sido bem melhor se hoje o nosso povo tivesse comido o alimento que tomou do inimigo quando o derrotou. Imaginem quantos filisteus mais eles teriam matado!
Logo depois desta conversa com Jônatas, os israelitas continuaram perseguindo o restante dos filisteus.
Os filisteus haviam reunido uma grande quantidade de carros e cavalos em Micmás.
A isto se soma lanças, escudos, alimentos e outros suprimentos que devem acompanhar um exército.
Quando chegaram a Aijalom, apesar de fracos da fome, conseguiram derrotá-los.
A fome era tanta que desta vez ignoraram a ordem do rei e atacaram os animais para comê-los.
Em sua fome mataram as vacas e bezerros, e com muita pressa negligenciaram até o descarte adequado de sangue. (Lev. 17:10-14).
Como em todo lugar, alguém foi rapidamente dizer a Saul:
_ Ó majestade meu rei!
_ O que foi?
_ Olhe! O povo está pecando contra Deus, comendo carne sem primeiro deixar escorrer o sangue.
Saul então quis punir a Jônatas já que foi o primeiro a comer, mas o povo o defendeu, pois através de Jônatas Deus deu grande vitoria aos israelitas naquele dia.E assim Saul não matou seu filho.

Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que devemos sempre pensar bem antes de falar algo, para não passar vergonha, como aconteceu com Saul.




OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.

 


Sugestões:
Desenhos e atividades: 
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)



  Atividade:


Atividade:
Distribua o material para a classe e peça que na folha em branco escrevam, rabisquem, desenhem, amassem, dobrem, façam tudo o que quiser, em apenas 20 segundos. Ao final, diga que lhes dará mais 20 segundos para que deixem a folha exatamente como era antes: branca dos dois lados, sem nenhum amassado, perfeita! Evidentemente é impossível e quando eles lhes responderem isso, explique que aquilo que escrevemos ou rabiscamos são como as palavras que dizemos e as promessas que fazemos. Uma vez ditas, não podemos nunca mais voltar atrás, reparar ou apagar o efeito delas. E a folha é como o coração de Deus e das pessoas que amamos. Por isso precisamos ter muito cuidado com tudo o que falamos ou prometemos, para não “amassar”, magoar o coração do Senhor e das pessoas que nos cercam.
Em seguida, com a lição aprendida, distribua novas folhas com o título: 

“Que as palavras da minha boca e o meditar do meu coração sejam agradáveis a ti, SENHOR” (Salmos 19.14). Peça que eles leiam juntos este versículo e dessa vez só escrevam, desenhem e façam o que há de melhor, com todo cuidado e capricho.


  Lembrancinha:
Dois corações em eva pregados nos pirulitos com fita dupla face. Um coração limpinho e feliz (pirulito em forma de coração) e o outro coração sujinho (pirulito roxo que suja a língua) Pra mostrar que o pecado é igual ao pirulito que suja a boquinha, o pecado suja o coração. Mas Jesus vem e limpa!
Molde do coração:
Molde do coração em preto e branco



Lembrancinhas:

Oração: Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer sempre a Bíblia para ser feliz na terra.





Lanche: sirva um gostoso e nutritivo lanche.


  Conclua agradecendo a Deus por seu cuidado e proteção.

Conclusão: Lembrando que houve um objetivo para esta aula. Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto. 

Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
 Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
 Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
 Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.


Primário de 7 e 8 anos, aula bíblica, ilustrações, brincadeiras, atividades, dinamicas...Arquivo




 Escola Bíblica Infantil






Fontes Consultadas:
créditos:
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
criancacrescendocomjesus.blogspot.com
sementinhakids.wordpress.com
bloghttp://apascentarospequeninos.blogspot.com/
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
Ganhando crianças para Jesus
blogtiale.blogspot.com
Ensino infantil num clique
Pequeninosdejesus.blogspot. com
evangelizenossascriancas.blogspot.com
http://karolpoerner.blogspot.com.br
adaliahelena.blogspot.com
Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – Editora Hagnos – Edição 2009
365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
* Este Blog é uma ferramenta de ensino para pais e educadores e não tem fins lucrativos.
As imagens que utilizamos da Internet são para ilustrações nas postagens.

TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA

Um comentário:

  1. Quero agradecer a sua disponibilidade em colocar o material aqui no seu blog.
    que Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir