5 de dezembro de 2020

Subsidio: Lição 13 - Aviva, ó Senhor, a tua Obra! Juvenis - de 15 a 17 anos

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA
Seg. Sl 63.1 – Buscando a Deus
Ter. Lm 3.29 – Orando com quebrantamento
Qua. Jr 29.13 – Uma promessa para os que buscam
Qui. Ef 6.12 – Nossa guerra é espiritual
Sex. Gl 5.16 – Andando em Espírito
Sáb. Tg 4.8 – Mais perto de Deus

OBJETIVOS
- Apresentar a oração de Habacuque;
- Conscientizar sobre o tempo de clamar a Deus;
- Reconhecer que precisamos de um avivamento.

REFLEXÃO
"Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz. e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti." (Is 60.1)

SINTETIZANDO
Um tempo de apostasia marca a nossa geração. Assim como no tempo do profeta Isaías, as pessoas se esqueceram de Deus, pois "o boi conhece o seu possuidor, e o jumento, a manjedoura do seu dono, mas Israel não tem conhecimento..." (Is 1.3a). É uma geração que está farta de seus próprios caminhos (Pv 14.14a). Isso denuncia uma coisa: precisamos urgentemente de um novo despertamento espiritual; precisamos nos voltar para Deus.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Habacuque 3.1,2,16-19
1 Oração do profeta Habacuque sob a forma de canto.
2 Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia.
16 Ouvindo-o eu, o meu ventre se comoveu, à sua voz tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e estremeci dentro de mim; descanse eu no dia da angústia, quando ele vier contra o povo que nos destruirá.
17 Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas,
18 todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.
19 Jeová, o Senhor, é minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de música.)

INTRODUÇÃO
Quanto mais intensa é a treva, maior a necessidade da luz. Em tempos como o nosso, os avivamentos se tornam uma urgência. Apesar do crescimento vertiginoso da igreja "evangélica" brasileira, os escândalos, o nominalismo, a heterodoxia e a flexibilização da Palavra de Deus revelam a necessidade de um avivamento espiritual. Que a oração do profeta Habacuque cumpra-se em nós. Chegou o tempo de clamar a Deus e de reconhecer que precisamos de um verdadeiro avivamento.

A AULA VAI COMEÇAR!
Toda caminhada tem um início e um fim. Após três meses de estudo, chegamos ao fim de mais um trimestre. Tivemos a oportunidade de estudar sobre os avivamentos dentro de uma perspectiva bíblica e histórica. Aproveite esta última aula para perguntar aos alunos o que eles acharam do trimestre. Ficou alguma dúvida? Qual lição chamou mais a atenção? Faça isso no início desta aula e aproveite para esclarecer algum ponto não compreendido.

1. A ORAÇÃO DO PROFETA HABACUQUE
1.1. O caos da nação.
Habacuque foi contemporâneo do profeta Jeremias. Ele profetizou no período do reinado de Jeoaquim na região do Sul, pois era um tempo de grande angústia e incerteza (He 1.1-4). Nessa época, Judá ficou sob o domínio egípcio até o período do cativeiro Babilônico. O povo de Deus estava sofrendo as consequências de seu desvio.

1.2. A consequência da degradação espiritual.
A degradação espiritual lançou o Povo de Deus em um caos social, político e económico. Esse fato nos lembra a resposta da filha de Billy Graham, Anne Graham, dada a Jane Clayson, no programa Early Show, após a apresentadora fazer a seguinte pergunta em relação a maior tragédia deste século na história americana: "Como é que DEUS teria permitido algo horroroso assim acontecer no dia 11 de setembro?" A resposta de Anne foi taxativa: "Eu creio que Deus ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós. Por muitos anos nós temos dito para Deus não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas. Sendo um cavalheiro como Deus é, eu creio que Ele calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que Deus nos dê a sua bênção e sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?". Ao olhar para o caos espiritual, moral e social em que nossa nação se encontra, será que não estamos trilhando o mesmo caminho de Israel? Ao reconhecer que a nação havia rejeitado a Deus. o profeta Habacuque fez uma fervorosa oração: "[...] aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos [...]" (He 3.2).

1.3. O poder da oração.
O capítulo 3 do livro de Habacuque tem uma característica cúltica de um hino de adoração, bem parecido com os textos similares encontrados nos Salmos. Entretanto, ao longo do capítulo 3, apenas no versículo 2 encontramos uma petição. Embora nos dois capítulos anteriores houvesse muitas indagações, no capítulo 3 o profeta reconheceu que o povo precisava ser reavivado na fé. Foi a partir da oração de Habacuque que essa necessidade foi mencionada. A história dos avivamentos tem mostrado que grandes problemas da igreja e da nação encontram a solução quando há uma busca incessante da presença de Deus por intermédio da oração. Assim, o Altíssimo responde a oração e envia o avivamento!

AÇÂO TÓPICO 1
Acerca da oração, o apóstolo Paulo nos dá uma notícia boa e outra ruim. Falando de forma descontraída, pergunte aos seus alunos, qual das duas notícias eles querem primeiro? A boa ou a ruim? A ruim é que nós não sabemos orar como convém. E a boa é que podemos contar com o Espírito de Deus que intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Rm 8.26). Agora vamos ao tópico i para ver a oração de Habacuque.

2. É TEMPO DE CLAMAR A DEUS
2.1. Oração e avivamento.
O testemunho das Escrituras e da história da Igreja mostra que a oração está intimamente relacionada aos avivamentos. Como vimos na lição 7, a oração precede o avivamento, se intensifica durante o avivamento e permanece em muitos corações após o avivamento. "Todos perseveravam em oração": este é o cenário que precedeu o derramamento do Espírito Santo no Pentecostes (At 1.14).

2.2. A oração que precedeu o Pentecostes.
Em Junho de 1964, o pastor Otto Nelson escreveu um artigo para o Jornal Mensageiro da Paz, intitulado "Como conseguir um avivamento?" Nesse artigo, o pastor Nelson defende a necessidade da oração para o avivamento. Segundo ele, a oração representa a oportunidade de nos esvaziar de nós mesmos para sermos cheios de Deus. Sobre isso ele escreveu: "Buscaram ao Senhor de todo coração e súplicas, noite e dia, até o dia de Pentecostes, quando então o poder do Céu caiu sobre eles. Dez dias e dez noites de constante oração. Durante este tempo ficaram limpos de tudo o que lhes era próprio, isto é, orgulho, grandeza e desejo de serem os primeiros. Era necessário ficarem vazios de tudo isso, antes de receberem o Espírito Santo [...]".

2.3. A Oração para a evangelização.
Em 1949, em Los Angeles, o Evangelista Billy Graham pregou um sermão, destacando o papel da oração para a evangelização, onde afirmou: "Sabeis o que muitos de nós estão fazendo? Há muito tempo perdemos o ferro do machado, mas continuamos a lenhar com o cabo. Estamos tentando derrubar as árvores, tentando ganhar almas, tentando viver uma vida cristã, tentando produzir os frutos do Espírito com o velho cabo do machado, cuja cabeça há muito que se foi. Estou orando para que ele torne a unir-se ao cabo !...]". Ora, nas palavras do famoso evangelista, o genuíno avivamento não é uma obra humana, mas divina. Orar por um avivamento é uma prova de que reconhecemos que só Deus pode trazê-lo para nós. Foi como escreveu também o pastor Otto Nelson: "As grandes igrejas pentecostais espalhadas pelo território brasileiro são frutos de muita oração, e nenhum homem pode receber a glória deste trabalho, porque ele não foi feito pela força humana, mas sim pela força do Espírito Santo, e é necessário que continue assim."
Convencidos de que o genuíno avivamento é uma obra exclusiva de Deus, se desejamos experimentá-lo, só nos resta orar para que o Altíssimo nos visite, pois não há nada que possamos fazer para que isso ocorra, senão a disposição de o buscarmos em oração. Este é o tempo de clamarmos a Deus!

AÇÃO TÓPICO 2
Inicie este tópico com uma oração para que Deus traga um avivamento sobre a sua classe de Escola Dominical. Destaque para seus alunos a importância de orarmos nesse sentido. Aproveite essa oportunidade para montar um "relógio" de oração.

3. PRECISAMOS DE UM AVIVAMENTO
3.1. Uma triste realidade.
Ao ler as notícias ou assistir os telejornais, percebemos que estamos mergulhados em uma catástrofe social: corrupção, violência, desigualdade social, degradação ambiental e injustiça. Ao olhar para o cenário "evangélico" em nosso pais, percebemos o cumprimento das palavras do apóstolo Paulo a Timóteo: "Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas" (2 Tm 4.3,4).

3.2. Necessitados de um avivamento.
Ao relacionar os efeitos provocados por um avivamento e o cenário que enfrentamos, concluímos que precisamos urgentemente de um verdadeiro avivamento. Tudo o que estudamos até aqui demonstra que o avivamento é uma necessidade da Igreja. Nossa prioridade não deve ser a de investir em megatemplos, organizar megaeventos intitulados de "avivamento", elaborar estratégias de markentig ou de crescimento do rebanho. O que precisamos é de um grande despertamento espiritual que nos faça voltar para o centro da vontade de Deus (Ap 2.5).

3.3. "Aviva a tua obra, ó Senhor!"
Em 1735, a cidade de Northampton, na Inglaterra, foi sacudida por um avivamento espiritual. E como em outros despertamentos, ao longo da história, os resultados puderam ser sentidos dentro e fora da Igreja. Segundo relatos, a cidade ora citada foi transformada, ficando cheia de amor e alegria como resultado da presença de Deus. As famílias foram renovadas mediante a conversão de filhos, maridos e esposas. A igreja foi renovada em seu culto público, abandonando assim a frieza anterior. Entre muitos resultados podemos dizer que a sociedade em Northampton refletia o Reino de Deus, É por isso que precisamos de um avivamento para hoje até que possamos ouvir de Deus: "Levanta-te, resplandece..." (Is 60.1).

AÇÃO TÓPICO 3
Comente com seus alunos sobre o cenário caótico que estamos vivendo, dê a oportunidade para que possam falar como se sentem em relação a tudo que vemos e ouvimos em nossa sociedade. A crise ambiental, social, econômica e espiritual ameaça o futuro dos nossos jovens. Ao perceber isso, precisamos nos render a necessidade de um avivamento genuíno capaz de mudar radicalmente as nossas igreja e sociedade.
CARO PROFESSOR, chegamos ao final de mais um trimestre. Agradecemos a Deus por sua dedicação à área do ensino na Igreja. Desejamos que esse trimestre tenha abençoado a sua vida e a de seus alunos. Aproveite a motivação trazida pelo tema deste trimestre e intensifique com eles momentos de oração por um aviva­mento genuíno na igreja brasileira.

SUBSIDIO 1
Roguemos, pois, ao Senhor Jesus Cristo, que nos mande um avivamento comprovadamente autêntico. Eis as características do avivamento de que tanto precisamos:
[...] 3. O verdadeiro avivamento prima pela ortodoxia bíblica e pela sã doutrina.
4. O verdadeiro avivamento é espiritual mas, não admite o misticismo herético e apóstata...
5. O verdadeiro avivamento prega o Evangelho completo de Nosso Senhor...
6. O verdadeiro avivamento enfatiza a salvação pela graça através do sacrifício vicário do Filho de Deus.
7. O verdadeiro avivamento é pentecostal; realça a atualidade do batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais.
8. O verdadeiro avivamento tem um firme compromisso com o imperioso ide de Nosso Senhor Jesus Cristo...
9. O verdadeiro avivamento acredita na necessidade e na possibilidade de todos os crentes viver uma vida de santidade...
10. O verdadeiro avivamento é intercessor...
11. O verdadeiro avivamento estimula os crentes a viverem como irmãos e a amar uns aos outros como Cristo nos amou e por nós se entregou.
12. Enfim, o verdadeiro avivamento leva os fiéis a devotar um amor incondicional pelo Senhor Jesus Cristo [...]" (ANDRADE, Claudionor Corrêa de Fundamentos Bíblicos de um Autêntico Avivamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.187,88).

SUBSIDIO 2
O avivamento espiritual na igreja moderna é uma necessidade premente por causa da letargia espiritual que a tem afetado. Nestes dias conturbados, a Igreja precisa urgentemente experimentar um mover poderoso do Espirito a fim de prosseguir triunfante em sua missão e destino. Neste capitulo, alguns abnegados servos de Deus na Bíblia foram instrumentos de Deus para trazer um avivamento para o seu povo. Esses avivamentos foram marcados por grande contrição, quebrantamento e salvação de almas. Não apenas os personagens bíblicos aparecem como exemplos de vidas consagradas e canais de avivamento, mas poderíamos lembrar muitos nomes da história da Igreja que foram tremendamente usados por Deus para promover o avivamento espiritual no contexto de seus tempos. Como não lembrar de nomes como Savonarola, Martinho Lutero, Jacobus Arminius, Ulrico Zuinglio, John Knox, George Whitefield, D. L. Moddy, Charles Spurgeon, Evan Roberts, Jonathan Edwards. Como esquecer de Charles Finney, Moody, Snakey, G. Campbell Morgan, A. B. Simpson, Adoniran Judson? E isso até 1897, E o que dizer dos nomes que Deus levantou nos séculos 19 e 20? [...]" (CABRAL, Elienai. Movimento Pentecostal: As doutrinas da nossa fé. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, p.105).

PARA CONCLUIR
Neste trimestre, estudamos sobre os avivamentos numa perspectiva bíblica e histórica e verificamos que os avivamentos não são fruto da ação humana. Antes, eles brotam exclusivamente de Deus. Seus efeitos são sentidos na Igreja e se estendem por toda sociedade. Por não estar sob o nosso controle, o que podemos fazer é orar intensamente para que o Espírito Santo nos enchei novamente. A grave crise em que estamos mergulhados revela que necessitamos com urgência de um despertamento espiritual. Que haja quebrantamento em nós! Oremos até que sejamos revestidos do poder do Alto! Sejamos cheios do Espírito Santo!

HORA DA REVISÃO
1. Qual era a causa de tanto caos espiritual, social, político e econômico vivido pela geração do profeta Ha-bacuque?
O povo tinha se afastado do Senhor.


2. Na oração de Habacuque, qual a solução que ele enxergava para a o caos em que estava mergulhada a nação?
Um avivamento nacional.


3. Segundo o texto de Atos 1.34, qual atitude dos discípulos precedeu o derramamento do Espírito?
A Oração.


4. Segundo o artigo do pastor Otto Nelson, qual o efeito da oração no coração dos crentes que os preparam para receber o Avivamento?
A oração é a oportunidade de nos esvaziar de nós mesmos a fim de sermos cheios do Espírito santo.


5. Segundo o que estudamos, qual a necessidade urgente da Igreja Evangélica Brasileira?
A igreja brasileira precisa de um genuíno avivamento.

Fontes: Lições Bíblicas Juvenis – 3° Trimestre de 2017 - Cpad
www.sub-ebd.blogspot.com





Juvenis 15 a 17 anos: Lições Bíblicas, dinâmicas, subsídios, pré - aulas: Arquivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário