23 de junho de 2017

Lição 13: Jesus cura dez doentes de uma vez: Subsidio: Jardim de Infância de 5 e 6 anos

 através deste site.Almeida Revista e Atualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE


Ideias para o ensino: São várias sugestão
Ter um espírito grato é muito importante.

ANTES DE COMEÇAR... 
Pegue os seguintes itens: tesoura, papel toalha, tinta guache ou aquarela, pincéis (ou cotonetes) e uma tigela de água com sabão. Escolha cores claras, como tons pastéis e branco (se sua cortina for de lisa e o branco em pedaços de 30 cm, um para cada criança. Seus alunos irão pintar sobre a cortina, para representar as marcas e manchas dos dez leprosos. Depois, no transcorrer da história, irão usar a água com sabão e o papel toalha (ou esponjas) para remover as manchas. Nesta lição, as crianças descobrirão que é importante ter um espírito grato e ter o desejo de expressar prontamente essa gratidão a Jesus porque Ele nos socorre com Seu amor. As crianças encerrarão a aula usando o papel branco para criarem cartões de agradecimento a Jesus.




Cânticos: Cante com instrumentos de musicalização infantil.





  Título da lição:



OBJETIVOS:
Os alunos deverão reconhecer a importância de agradecer a Deus, diariamente, por tudo o que Ele nos dá e faz por nós.

É HORA DO VERSÍCULO:
“Que todo o meu ser louve o Senhor [...]” (Sl 103.2).

Com esta lição, as crianças concluirão um ciclo de estudos que apresenta alguns milagres realizados por Jesus enquanto esteve na Terra. Ele realmente é poderoso! Hoje os alunos conhecerão a história dos dez leprosos que Jesus curou e, assim, deverão reconhecer a importância de agradecer a Deus, diariamente, por tudo o que Ele nos dá e faz por nós.
Enfatize que devemos agradecer a Jesus por todas as coisas que Ele faz diariamente por nós. Devemos agradecer pelo alimento, pela água, pelo sol, pela chuva, pela natureza, por nossa casa, nossa família, nossos amigos, nossa escola, nossa igreja, enfim! Devemos agradecer sempre ao Papai do Céu por tudo.




PRÉ - AULA





É hora do versículo:




CONTAR A HISTÓRIA

Coloque a cortina no chão com as tintas e a vasilha de água com sabão na assadeira. (Forre o chão embaixo da cortina com folhas de jornal para ter uma proteção extra.) Entregue os pincéis e cotonetes às crianças, que devem estar sentadas ao redor da cortina. Diga: Vamos pensar um pouco. Se você pudesse pintar um quadro para demonstrar a gratidão a Jesus por seu amor e ajuda, o que desenharia? Talvez um coração para expressar seu amor ou quem sabe, um sol brilhante para expressar o calor da alegria e gratidão que você sente. Há muitas maneiras de expressarmos nossa gratidão a Jesus por aquilo que Ele é e faz. Afinal de contas, não já nada mais natural do que querer agradecer pelas coisas que Deus faz, certo? Mas há muito tempo, muito tempo, existiu um grupo de pessoas que não foi tão grato assim. Vamos usar essas tintas e nossa cortina para nos lembrarmos da história de dez homens que precisavam de Jesus e de sua ajuda, e como somente um dele mostrou que seu coração era agradecido.
Conte a história dos dez leprosos que se encontra em Lucas 17.11-19. Peça para as crianças desenharem os personagens e as manchas no momento adequado da história. Peça que sejam cuidadosas par anão se sujarem com tintas.
Há muito tempo existiam dez leprosos. A lepra era uma doença terrível. É uma doença que deixa a pele muito feia e dolorida, que provoca manchas, bolhas e feridas por todo o corpo da pessoa. (Peça para as crianças desenharem três manchas na cortina.) ninguém gostava muito de quem tinha lepra. As pessoas ficavam com medo de pegarem também, e por isso mantinham os leprosos afastados. Imaginem como eles se sentiam doentes e sozinhos. (Peça para as crianças desenharem na cortina um rostinho triste.) Apesar de quase todas sentirem medo dos leprosos, Jesus não tinha. Ele ama a todos da mesma maneira. Um dia, Jesus encontrou-se com dez homens leprosos numa estrada. De longe, eles imploravam a Jesus: "Tenha piedade de nós, Senhor!".
Vocês sabem o que Jesus fez? Ele fez as manchas desaparecerem, limpou completamente a pele deles! (Peça para as crianças limparem rápida e silenciosamente todas as manchas e rostos tristes que pintaram, usando a água com sabão e papel toalha.) Imaginem como aqueles homens ficaram felizes! (Mande as crianças desenharem rostos alegres.) Nove deles correram para contar a seus amigos que haviam sido curados. Não pararam nem para dizer obrigado a Jesus! Foram ingratos! Mas um deles agiu de modo diferente. Ele voltou para agradecer a Jesus e louvar a Deus! (Pintem corações na cortina.) Somente um homem expressou sua gratidão e amor por Jesus fica feliz quando temos um espírito grato e expressamos gratidão ao Senhor! (Escrevem a frase: "Obrigado, Senhor", na cortina.)
Coloquem o material de pintura de lado e deixem a cortina secar. Diga: Imaginem só! Eles nem se incomodaram de agradecer a Jesus por esse milagre e pelo amor que receberam! honramos e louvamos ao Senhor quando expressamos nossa gratidão a Jesus e a Deus. Esse é um motivo pelo qual costumamos vir à igreja. vamos pensar mais um pouco sobre como expressar nossa gratidão pelo amor, misericórdia e socorro que recebemos de Jesus. Retire a cortina de cima dos jornais e deixe-a secar. Vocês voltarão a pintar sobre as folhas de jornal daqui a pouco.


PARA SEMPRE NA MEMÓRIA
Chame alguns voluntários para ler em voz alta 1 Crônicas 16.8,34; Salmo 7.17 e 1 Tessalonicenses 5.18. Pergunte:

Por que Jesus quis ajudar os leprosos? Por que Ele quer nos ajudar?
Por que expressar nossa gratidão a Jesus demonstrar o amor que temos por Ele?
O que você pode fazer para agradecer a Jesus?
Como podemos mostrar nossa gratidão?

Diga: Há muitas maneiras de expressarmos nosso amor e gratidão a Jesus! Uma delas é lendo a Bíblia. Vamos ler juntos um salmo de agradecimento a Jesus. Leiam juntos, e em voz alta, o Salmo 100. Depois convide as crianças a confeccionarem um poster para Jesus, usando o papel branco cortado e as tintas. Se houver tempo, pendure a cortina na sala para que as crianças se lembrem da importância de sermos gratos a Jesus por tudo o que nos faz, todos os dias. (A pintura pode ser retirada da cortina com água morna e sabão e recolocada em seu Kit da História.) Termine a aula cantando "Quão bondoso amigo é Cristo".


Recurso para contação da história:

Criar estes bonecos que peguei na net. Os doentes e Jesus.




Pintá-los. Um lado sendo doentes e o outro sendo curados e colocar um sorriso neles. Imprimir em papel cartão para ficarem firmes. Depois colar os dois lados juntos. Pode colocar tecido tnt em volta do corpinho deles. Levar tiras de panos.






Usar uma caixa de areia para coloca-los. Pode colar palito de picolé para firmá-los. E contar a história. Quando estiverem com lepra o lado doente mostrando e quando estiverem curados o lado bom virado.



  História Bíblica
Texto Bíblico:Lc 17.11-19.
Certo dia, Jesus e os discípulos estavam passando por uma cidadezinha, quando dez homens chamaram a atenção Dele. Os homens tinham as mãos enroladas com bandagens, e gritaram:
- Jesus, Mestre, tenha pena de nós!

Jesus virou-Se para olhar e viu os dez homens. Ele viu as mãos deles enfaixadas. A distância, Jesus também percebeu as choças miseráveis onde os homens moravam. As pessoas que estavam com Jesus também perceberam o que estava acontecendo. “Leprosos”, murmuraram os discípulos. Eles esperavam para ver o que Jesus faria.

A lepra era uma doença que mudava a cor da pele e diminuía o sentido do tato. Ela começava com os dedos das mãos e dos pés e das mãos. Então, aqueles ferimentos horríveis aumentavam e destruíam a carne. E todos os leprosos tinham que amarrar bandagens nas mãos.

Ninguém desejava se aproximar de um leproso, pois temia ser contagiado com a doença. De maneira que o leproso precisava gritar:
- “Imundo! Imundo!” para avisar as pessoas que fossem embora.

A triste visão daqueles dez leprosos tocou o coração amoroso de Jesus. De maneira que Jesus gritou para eles:
- Vão! Mostrem-se aos sacerdotes!
Por um momento, os homens ficaram desapontados com Jesus. Por que não caminhou até eles e curou suas manchas? Mas, então, perceberam por que Ele os enviara ao sacerdote.
Os leprosos sabiam que uma lei antiga de Moisés requeria que leprosos curados se mostrassem ao sacerdote. Se o sacerdote os declarasse curados, todos lhes dariam as boas-vindas ao voltarem para o povoado. Eles novamente poderiam voltar a conviver com os familiares.
- Estamos esperando o que? – perguntaram uns aos outros. Eles se voltaram e manquejaram em direção à sinagoga mais próxima. Os trapos tremulavam de suas mãos enroladas.

Enquanto se apressavam, o sentido do tato novamente voltou a suas mãos e pés. Eles rasgaram a bandagem das mãos. Eles estavam realmente curados. Vendo isto, os homens correram ainda mais depressa – nove deles. Mas um homem era samaritano. Ele era duas vezes infeliz. Era tratado como rejeitadop porque era um odiado samariotano, e também era rejeitado por ser leproso. Isto mesmo: o samaritano era considerado duas vezes imundo!

Embora o samaritano desejasse ir ao sacerdote e ser declarado curado como os outros, ele se voltou e foi ao encontro de Jesus, ajoelhando-se aos Seus pés.
- Muito obrigado – sussurrou ele.
Depois em voz mais alta:
- Muito obrigado, muito obrigado, muito obrigado!

Os olhos de Jesus brilharam. Tão poucas pessoas permaneciam para partilhar seus agradecimentos a Ele. Tão poucos manifestaram seu alegre louvor e O adoraram quando foram curados.
- Não foram dez os curados? – Jesus perguntou. – Onde estão os nove? Só este samaritano veio agradecer a Deus e louvá-Lo?

Então, Jesus disse:
- Levante-se e vai. Por causa de sua grande fé você foi curado.
A alegria transbordou do coração do samaritano. Com coração agradecido. Ele adorou a Deus.



Recurso visuais


















HORA DA ATIVIDADE


Ideia retirada da net. Você pode dar um menino para cada um e eles mesmo fazerem os leprosos.



Mais ATIVIDADES

Como atividade complementar, após a realização das atividades propostas na revista do aluno e do professor, e caso haja tempo, sugerimos que você imprima a folha a seguir ilustrando a cena que representa o momento em que um dos leprosos volta para agradecer pela cura recebida de Jesus. Mostre que nem todos são agradecidos pelas bênçãos recebidas, mas nós devemos sempre agradecer.



Mais ATIVIDADES





Mais ATIVIDADES













Mais ATIVIDADES










Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que Jesus ficou triste com os nove que foram curados e que não voltaram para agradecer. Devemos agradecer por tudo o que Deus faz por nós, até mesmo pelas pequenas coisas. Agradeça pelo lar, pela roupa, pelo brinquedo que tem. Você pode achar que não precisa agradecer, como os nove leprosos acharam, mas Jesus fica feliz em ouvir um "muito obrigado"!



DIVERSÃO EXTRA
Acabe com o "bicho carpinteiro" das crianças promovendo uma brincadeira de revezamento de gratidão. Pela a cada criança que escolha um item do Kit da História. Forme duas filas com as crianças e coloque todos os objetos no chão, na frente da primeira criança da fila. Quando você der o sinal do partida, a primeira criança deve começar a passar para trás os objetos, dizendo: "Muito obrigado!". Continuem passando e agradecendo até que todos os itens cheguem ao final da fila. Depois façam o caminho inverso até que todos os objetos voltem ao seu começo.
Fonte: 22ª aula - Mexa-se, que lá vem história - VIDA NOVA

HORA DA LEMBRANCINHA:




O Senhor cura todas as minhas doenças.” Salmos 103.3
Escrever em uma folha as doenças que se lembrarem. Vai deixando as crianças falarem o que já tiveram ou se alguém tem uma. Ou até conhece outra pessoa que esteja precisando de oração por uma enfermidade. No centro da folha, escrever depois o versículo do dia.
Explicar que Jesus pode curar todas as enfermidades. Mas é no tempo de Deus. E a cura é conforme a vontade de Deus. Aproveite para orar por quem precisa e agradecer pela nossa saúde.


Professor: Faça uma oração final agradecendo a Deus pelos motivos expostos por todos.


Lanche: sirva um lanche saudável e gostoso.


Faça um apelo - ore com as crianças


Comunhão / Encerramento


Clique nos links abaixo
 Clique aqui: Revista Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 2º Trimestre 2017 - Cpad~


Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Jardim de Infância. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Fontes consultadas:
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Enciclopédia Bíblica de Trabalhos Manuais, De Gênesis a Apocalipse. Vol 2. Editora Shedd, julho, 2009.

Escoladominical.net/
Blogtiale.blogspot.com/
Pequenino de jesus
CPAD

2 comentários:

  1. Desejo que o Senhor a abençoe, por tamanha dedicação, estou na missão em Portugal, seu blog tem nos ajudado imensamente! Obrigada! Jadna Silva

    ResponderExcluir
  2. Deus lhe recompensará por todo seu esforço!

    ResponderExcluir