22 de junho de 2017

Lição 13: Final Feliz: Subsidio - Primários de 7 e 8 anos

  
 através deste site.Almeida Revista e Atualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE 


Quebra-Gelo: você já teve um sonho especial? Como foi?




Pré-Aula





VIDEO



Hora de Louvar:








FINAL FELIZ
Tudo tinha então acabado.
José deve ter se sentado e olhado para trás. Quantas surpresas a vida reservou para ele! Mas em todas Deus o sustentou e guiou. Nos tempos mais escuros, o Senhor foi sua luz! Tudo isso pela fidelidade que ele teve nas menores coisas.
Ele estava feliz por tudo que tinha passado, e grato ao Senhor por ter suprido-o em tudo.
Está claro para nós que o melhor é realmente o final. Devemos passar por todos os desafios, dificuldades, problemas e sofrimentos confiando no auxílio do Senhor quando a dor for insuportável ao invés de culpá-lo.
Passe pelas dificuldades rendendo glória a Deus!
Nós perderemos algumas batalhas, mas a guerra já foi ganha no Calvário!



Título da lição:


Memoria em ação:



Objetivos
Enfatizar que ser fiel a Deus nos beneficia sempre, nos dando uma vida com uma guerra já ganha.


Memória em Ação
“Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8.28)”


Explorando a Bíblia
Faça um resumo, recapitulando toda a vida de José:

Visão panorâmica da história de José
José, cujo nome provavelmente significa "que Deus acrescente", era o décimo primeiro filho do patriarca Jacó. Seu nome reflete o papel de sua vida na nação de Israel: ele foi o agente de Deus na preservação e na prosperidade de seu povo no Egito, durante o período de fome na terra de Canaã. Essa prosperidade levou os hebreus à condição de nação, 400 anos mais tarde, no Êxodo. Vejamos um esboço da biografia desse irrepreensível servo de Deus:

> Gn 30.22-24: José nasceu, quando Jacó, seu pai, ainda trabalhava para Labão, seu sogro. Foi o primeiro filho de Raquel, a mulher a quem Jacó amava. Sua mãe lhe deu esse nome, como expressão do seu desejo de ter outro filho - o que aconteceu no nascimento de Benjamim.
> Gn 37.2,3: José era responsável por ajudar seus irmãos (Gade, Aser, Dã e Naftali) a pastorearem os rebanhos de Jacó, seu pai; além de ser responsável por prestar relatórios do procedimento deles, enquanto trabalhavam.
> Gn 37.9-11: José contou a seus irmãos e se pai os sonhos que descreviam seu futuro domínio sobre toda a sua família, inclusive sobre Jacó. Isso aumentou o ódio dos seus irmãos contra ele.
> Gn 37.12-36: Os irmãos de José armaram uma cilada contra ele, prendendo-o, atirando-o em um poço e vendendo o irmão por vinte peças de prata aos ismaelitas (também chamados de midianitas), como se fosse um escravo. Estes, por sua vez, venderam-no a um "oficial do faraó e capitão da guarda" chamado Potifar.
> Gn 39: A mulher do seu senhor Potifar, depois de inutilmente tentar seduzir José, acusou-o de tentativa de estupro. Essa acusação levou-o à prisão. Agora, além de escravo, José era um prisioneiro - sem direitos e sem liberdade. Contudo, o autor de Gênesis diz: "Mas o Senhor estava com ele e o tratou com bondade" (v. 21).
> Gn 40: José interpretou os sonhos de dois prisioneiros especiais - o copeiro-chefe e o padeiro-chefe, funcionários importantes do faraó, que estavam presos devido a alguma acusação contra eles. Com a interpretação dos seus sonhos, José previu o veredicto de faraó sobre eles: o copeiro-chefe seria libertado e restaurado à sua antiga posição e o padeiro-chefe seria condenado à morte.
> Gn 41.1-36: Dois anos depois o faraó teve dois sonhos, que o deixaram extremamente perturbado. O copeiro-chefe lembrou-se da habilidade de José para interpretar sonhos. Este, por sua vez, decifrou os sonhos do faraó e foi nomeado governador do Egito.
> Gn 41.37-57: O governo de José foi um sucesso. Durante os sete anos de fartura no Egito, José arrecadou impostos e armazenou mantimentos mais que suficientes para abastecer todo o país durante os próximos sete anos de seca. Quando a fome já havia se espalhado por toda a terra, vinha gente de todas as regiões ao Egito, para comprar trigo de José (vv. 56,57).
> Gn 42-44: Os irmãos de José desceram ao Egito, em busca de alimentos que pudessem comprar (42.1-3). Antes de revelar sua real identidade aos seus irmãos, José articulou uma série de situações para testar o caráter deles.
> Gn 45: José revelou a verdade aos seus irmãos, perdoou-os e mandou que eles buscassem Jacó, seu pai, para fugirem da fome que afligia Canaã e viverem como hóspedes especiais do faraó, em uma região fértil do Egito, chamada Gósen.
> Gn 46-50: Os descendentes de Israel passaram a viver no Egito, onde ficariam pelos próximos 400 anos e se multiplicariam - de uma família de cerca de 70 pessoas, se transformariam numa nação com mais de um milhão de pessoas.
> Gn 48: Antes de morrer, Jacó adotou os dois filhos de José (Manassés e Efraim), tornando-os participantes da herança dos seus próprios filhos. Essa bênção, que tinha o poder de um testamento profético, transformou-os em patriarcas de duas tribos, das doze de Israel (v. 5) - o que, por sua vez, conferiu a José a bênção dobrada da primogenitura, um direito natural do seu irmão mais velho, Rúben.

José foi dar as notícias ao faraó: "Meu pai e meus irmãos chegaram de Canaã com suas ovelhas, seus bois e tudo o que lhes pertence, e estão agora em Gósen".
Depois escolheu cinco de seus irmãos e os apresentou ao faraó.
Perguntou-lhes o faraó: "Em que vocês trabalham? " Eles lhe responderam: "Teus servos são pastores, como os nossos antepassados".
Disseram-lhe ainda: "Viemos morar aqui por uns tempos, porque a fome é rigorosa em Canaã, e os rebanhos de teus servos não têm pastagem. Agora, por favor, permite que teus servos se estabeleçam em Gósen".
Então o faraó disse a José: "Seu pai e seus irmãos vieram a você,
e a terra do Egito está a sua disposição; faça com que seu pai e seus irmãos habitem na melhor parte da terra. Deixe-os morar em Gósen. E se você vê que alguns deles são competentes, coloque-os como responsáveis por meu rebanho".
Então José levou seu pai Jacó ao faraó e o apresentou a ele. Depois Jacó abençoou o faraó,
e este lhe perguntou: "Quantos anos o senhor tem? "
Jacó respondeu ao faraó: "São cento e trinta os anos da minha peregrinação. Foram poucos e difíceis e não chegam aos anos da peregrinação dos meus antepassados".
Então, Jacó abençoou o faraó e retirou-se.
José instalou seu pai e seus irmãos e deu-lhes propriedade na melhor parte das terras do Egito, na região de Ramessés, conforme a ordem do faraó.
Providenciou também sustento para seu pai, para seus irmãos e para toda a sua família, de acordo com o número de filhos de cada um.



A história  com gravuras










































Vocês sonham muito? Quem se lembra de algum sonho que teve? Os sonhos são muito interessantes, e na Bíblia nós lemos a história de um homem que foi um grande sonhador um ótimo intérprete de sonhos, ou seja, ele sabia o que os sonhos significavam. Ele sofreu por causa disso,mas, também, por causa dos sonhos, ele se tornou um líder importante na terra do Egito. O nome dele era José,ele era filho de Jacó e tinha muitos irmãos.
Só que tinha um detalhe triste nesta história: Jacó amava mais José do que a seus irmãos e claro que os irmãos não gostavam nada disso. Eles achavam que José era o “queridinho do papai”... Jacó até comprou uma roupa linda, comprida, chamada túnica, toda colorida, e deu de presente a José! Isso deixou os irmãos com mais raiva ainda. E para piorar a situação,José começou a contar seus sonhos. Ele sonhava que um dia todos da sua família iriam se curvar diante dele. Imagina a raiva dos irmãos...
Eles tinham tanto ciúme que queriam até que José morresse.
Um dia, os irmãos de José estavam bem longe de casa, no campo, cuidando dos animais, pois eram pastores de ovelhas e cabras. Jacó, preocupado com eles, mandou que José fosse procurá-los para levar-lhes comida e trazer-lhe notícias. Mas assim que viram José chegando, seus irmãos começaram
a debochar dele, dizendo: “Aí vem o sonhador. Vamos matá-lo e depois jogaremos seu corpo num poço e diremos que um animal feroz o devorou”.
Só que Rúben, o mais velho, não gostou desta ideia e quis salvar a vida de José. Ele falou: “Não vamos matá-lo, vamos jogá-lo num poço grande e vazio que tem aqui”. Rúben pensava que depois poderia voltar e tirar José para levá-lo de novo para casa.Logo que José chegou junto deles, seus irmãos tiraram sua túnica e o jogaram no poço. Depois começaram a comer e viram que uns comerciantes do deserto estavam se aproximando. Estes comerciantes vendiam mercadorias e também compravam e vendiam pessoas para serem escravas.
Rúben tinha saído e quando voltou e não encontrou mais José, ficou muito triste e perguntou aos irmãos onde o haviam colocado e o que fizeram com ele. E vocês sabem o que eles responderam? Vejam só: eles tiraram José do poço e o venderam aos comerciantes do Egito que passaram por ali.
Depois, os irmãos de José voltaram para casa levando sua túnica suja do sangue de um bode e disseram ao pai que José foi atacado por um animal feroz.
Jacó, pensando que seu filho tivesse morrido, ficou muito triste.

Pois é, que história triste, não é? Até esta parte a vida de José não estava nada boa... por causa do ciúme dos seus irmãos, ele agora era um escravo no Egito. Mas Deus amava José e sua história logo se transformou. José foi trabalhar na casa de Potifar, o chefe do exército do Faraó, o rei do Egito. Lá,
com toda a sua sabedoria ele foi muito abençoado e fez um ótimo trabalho e se tornou chefe de todos os escravos.
Só que mais uma vez ele acabou sofrendo, pois a mulher do Potifar inventou uma história terrível sobre José e ele acabou preso. Lá na prisão, José conheceu outros empregados do faraó e interpretou os sonhos deles. Um dia, um deles foi solto e foi trabalhar com o faraó. Quando o faraó teve um sonho
que o deixou preocupado, ninguém no Egito conseguia entender, então o empregado se lembrou de José e o faraó mandou chamá-lo. José interpretou o sonho de faraó e ganhou o emprego de governador do Egito!

O sonho do faraó tinha a ver com um período de muita produção de alimentos e outro período de falta de alimentos. José teve a ideia de guardar alimentos do período bom para que depois não faltasse. Isso foi muito importante e quando houve fome geral, no Egito havia alimento suficiente, até para os irmãos e o pai de José, que foram morar lá e se livraram da fome.
José, com o talento que Deus lhe deu de entender os sonhos, foi uma bênção
e ajudou todos do Egito a se livrarem da fome. até para os irmãos e o pai de José, que foram morar lá e se livraram da fome.



Esta 13ª lição aborda o final feliz que Deus providenciou ao seu fiel servo José. Então, após a explanação da história, enfatize que todas as nossas ações são como sementes, que plantamos e lá na frente colheremos os seus frutos. Se forem atitudes de obediência a Deus, o que nos virá serão frutos deliciosos, mas se, contudo, forem atos de desobediência, o que colheremos serão frutos mais amargos que jiló! Leia com a turma a passagem de Gálatas 6.7-9:

“Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá. Se plantar no terreno da sua natureza humana (atitudes erradas), desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna. Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita”.

Para ilustrar esta verdade, providencie:
um galho pequeno de uma árvore (natural ou artificial); vaso e pedras para a base; cartolina; Lã verde ou barbante e canetinhas hidrocor. Distribua a cartolina recortada em forma de folhas e frutos (exemplos nas figuras abaixo). Cada criança poderá enfeitar um lado como quiser (com o material que houver disponível) e no outro irá escrever algo que vivenciou neste trimestre em que foi fiel ao Senhor.

Enquanto distribui, explique que José teve um final feliz porque foi fiel ao Senhor; plantou boas sementes ao fazer o que era certo, mesmo nos momento mais difíceis. Pergunte a seus alunos se eles recordam de situações em que conseguiram ser fiéis a Deus e agir corretamente: vencido a tentação de fazer algo errado; orado por quem lhes fez algum mal; terem perdoado pessoas que lhe entristeceram, ajudado um amigo, etc. Ajude-os dando sugestões, de acordo com os objetivos propostos nas lições anteriores. Peça que cada aluno escreva no fruto e folha recebidos ao menos um destes exemplos. Faça um furinho no topo do desenho e deixe que as crianças amarrem o barbante. À medida que falarem para toda turma, peça que pendurem seu exemplo, enfeitando a árvore com belos frutos e folhas.




Sugestão de Atividade: PASSA- RESPONDE
Material: Duas caixas enfeitadas, papéis com perguntas e música. Preparo: Selecionar perguntas sobre a lição, escreva-as e coloque dentro das caixas. Dividir a turma em duas fileiras. Desenvolvimento: Ao som de uma música bem animada o primeiro da fila passa a caixa para o detrás e sucessivamente. O último da fila corre, coloca-se na frente, (para a música) tira uma pergunta, lê e responde. O líder espera a criança da outra fila também fazer o mesmo. Depois as duas crianças entregam a caixa ao que está atrás dela na fila, que continuará passando. Ganhará a equipe que tiver o maior número de acertos.


Mais sugestão de Atividade: 









































Lembrancinhas:


Oração:

Lanche: sirva um lanche gostoso.

Faça um apelo - ore com as crianças


Comunhão / Encerramento

 
Aplicação: Desde o começo da nossa história, podemos observar que José foi vítima de injustiças. Primeiro, os seus próprios irmãos, por ciúmes, o venderam para ser escravo no Egito. Depois de alguns anos, quando tudo parecia estar bem, ele foi preso injustamente. Mas mesmo assim, Deus sempre esteve com ele, fazendo com que todo o sofrimento se transformasse em bênçãos para a sua vida e sua família. Deus ajudou José, e deu forças para ele passar por todas aquelas dificuldades, e vencer. Isto também Deus vai fazer na sua vida porque Ele te ama muito. Não desista, mas tenha fé! Confie, e você receberá do Senhor o que precisa!


Reflexão para o Professor:José entendeu que suas roupas podiam mudar, assim como as situações que ele passou, e que a nobreza maior não estava em suas roupas de governador mas estava em um coração cheio de amor e obediência a Deus, portanto não cabia no coração de José a raiva, o ódio ou a mágoa.

Nosso coração também deve estar cheio do amor de Deus para que não caiba dentro dele mais nada a não ser o AMOR capaz de PERDOAR!!!! Pois o perdão é o amor em AÇÃO!!!!


Clique aqui: Revista Primários - de 7 e 8 anos: 2º Trimestre 2017 - Conhecendo a História do Filho que Escolheu Fazer o que é Certo :Cpad







Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer mais opção para o preparo de sua aula.
Use sua criatividade!!

Fonte: /Cpad
tiasdaescolinha.blogspot.com

Adaliahelenablogspot.com
ensinarbrincando.blogspot.com
blog pequeninosdejeus
Miriangalli.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário