25 de maio de 2017

Subsidio: Lição 09: Ezequias confia em Deus - Juniores de 9 e 10 anos



 Musica:






Midinho: A vitória do rei Ezequias 




  Pre aula: 




  Título da Lição:


  Memorizando:


  Coração sem Jesus e Com Jesus
Um visual pra ilustrar a Diferença que Jesus faz em nossos Corações...





  História do rei Ezequias e recursos visuais
Começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá.
Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e vinte e nove anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias.
E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai.
Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.
No Senhor Deus de Israel confiou, de maneira que depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele.
Porque se chegou ao Senhor, não se apartou dele, e guardou os mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés.

2 Reis 18:1-6

Contudo enviou o rei da Assíria a Tartã, e a Rabe-Saris, e a Rabsaqué, de Laquis, com grande exército ao rei Ezequias, a Jerusalém; subiram, e vieram a Jerusalém. E, subindo e vindo eles, pararam ao pé do aqueduto da piscina superior, que está junto ao caminho do campo do lavandeiro.
E chamaram o rei; e saíram a eles Eliaquim, filho de Hilquias, o mordomo, e Sebna, o escrivão, e Joá, filho de Asafe, o cronista.
E Rabsaqué lhes disse: Ora, dizei a Ezequias: Assim diz o grande rei, o rei da Assíria: Que confiança é esta em que te estribas?
Dizes tu (porém são palavras só de lábios): Há conselho e poder para a guerra. Em quem, pois, agora confias, que contra mim te rebelas?
Eis que agora tu confias naquele bordão de cana quebrada, no Egito, no qual, se alguém se encostar, entrar-lhe-á pela mão e a furará; assim é Faraó, rei do Egito, para com todos os que nele confiam.
Se, porém, me disserdes: No Senhor nosso Deus confiamos; porventura não é esse aquele cujos altos e cujos altares Ezequias tirou, dizendo a Judá e a Jerusalém: Perante este altar vos inclinareis em Jerusalém?
Ora, pois, dá agora reféns ao meu senhor, o rei da Assíria, e dar-te-ei dois mil cavalos, se tu puderes dar cavaleiros para eles.
Como, pois, farias virar o rosto de um só capitão dos menores servos de meu senhor, quando tu confias no Egito, por causa dos carros e cavaleiros?
Agora, pois, subi eu porventura sem o Senhor contra este lugar, para o destruir? O Senhor me disse: Sobe contra esta terra, e destrói-a.
Então disse Eliaquim, filho de Hilquias, e Sebna e Joá, a Rabsaqué: Rogamos-te que fales aos teus servos em siríaco; porque bem o entendemos; e não nos fales em judaico, aos ouvidos do povo que está em cima do muro.
Porém Rabsaqué lhes disse: Porventura mandou-me meu senhor somente a teu senhor e a ti, para falar estas palavras e não antes aos homens, que estão sentados em cima do muro, para que juntamente convosco comam o seu excremento e bebam a sua urina?
Rabsaqué, pois, se pôs em pé, e clamou em alta voz em judaico, e respondeu, dizendo: Ouvi a palavra do grande rei, do rei da Assíria.
Assim diz o rei: Não vos engane Ezequias; porque não vos poderá livrar da sua mão;
Nem tampouco vos faça Ezequias confiar no Senhor, dizendo: Certamente nos livrará o Senhor, e esta cidade não será entregue na mão do rei da Assíria.
Não deis ouvidos a Ezequias; porque assim diz o rei da Assíria: Contratai comigo por presentes, e saí a mim, e coma cada um da sua vide e da sua figueira, e beba cada um a água da sua cisterna;
Até que eu venha, e vos leve para uma terra como a vossa, terra de trigo e de mosto, terra de pão e de vinhas, terra de oliveiras, de azeite e de mel; e assim vivereis, e não morrereis; e não deis ouvidos a Ezequias; porque vos incita, dizendo: O Senhor nos livrará.
Porventura os deuses das nações puderam livrar, cada um a sua terra, das mãos do rei da Assíria?
Que é feito dos deuses de Hamate e de Arpade? Que é feito dos deuses de Sefarvaim, Hena e Iva? Porventura livraram a Samaria da minha mão?

2 Reis 18:17-34

Voltou, pois, Rabsaqué, e achou o rei da Assíria pelejando contra Libna, porque tinha ouvido que o rei havia partido de Laquis.
E, ouvindo ele dizer de Tiraca, rei da Etiópia: Eis que saiu para te fazer guerra; tornou a enviar mensageiros a Ezequias, dizendo:
Assim falareis a Ezequias, rei de Judá: Não te engane o teu Deus, em quem confias, dizendo: Jerusalém não será entregue na mão do rei da Assíria.
Eis que já tens ouvido o que fizeram os reis da Assíria a todas as terras, destruindo-as totalmente; e tu, te livrarás?
Porventura as livraram os deuses das nações, a quem meus pais destruíram, como a Gozã, a Harã, a Rezefe, e aos filhos de Éden, que estavam em Telassar?
Que é feito do rei de Hamate, do rei de Arpade, e do rei da cidade de Sefarvaim, Hena e Iva?

2 Reis 19:8-13

Recebendo, pois, Ezequias as cartas das mãos dos mensageiros e lendo-as, subiu à casa do Senhor; e Ezequias as estendeu perante o Senhor.
E orou Ezequias perante o Senhor e disse: Ó Senhor Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
Inclina, Senhor, o teu ouvido, e ouve; abre, Senhor, os teus olhos, e olha; e ouve as palavras de Senaqueribe, que enviou a este, para afrontar o Deus vivo.
Verdade é, ó Senhor, que os reis da Assíria assolaram as nações e as suas terras.
E lançaram os seus deuses no fogo; porquanto não eram deuses, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram.
Agora, pois, ó Senhor nosso Deus, te suplico, livra-nos da sua mão; e assim saberão todos os reinos da terra que só tu és o Senhor Deus.
¶ Então Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: Assim diz o Senhor Deus de Israel: O que me pediste acerca de Senaqueribe, rei da Assíria, ouvi.

2 Reis 19:14-20

Portanto, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma; tampouco virá perante ela com escudo, nem levantará contra ela trincheira alguma.
Pelo caminho por onde vier, por ele voltará; porém nesta cidade não entrará, diz o Senhor.
Porque eu ampararei a esta cidade, para a livrar, por amor de mim e por amor do meu servo Davi.

2 Reis 19:32-34

 

Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, levantando-se pela manhã cedo, eis que todos eram cadáveres.
Então Senaqueribe, rei da Assíria, partiu, e se foi, e voltou e ficou em Nínive.
E sucedeu que, estando ele prostrado na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, o feriram à espada; porém eles escaparam para a terra de Ararate; e Esar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar.

2 Reis 19:35-37





Aplicação da Lição

Enfatize aos seus alunos que Confiar em Deus é a atitude mais acertada que um ser humano pode ter. Isto porque essa confiança nos dá segurança, alegria e força para enfrentar qualquer desafio que esteja na nossa frente. Deus é fiel e bom, e nunca desampara nem abandona aqueles que confiam Nele!



  
Recursos Visuais:






  Trabalho manual:
1 – passe cola no desenho, no cabelo do menino e da menina e deixe que as crianças joguem purpurina amarela e preta. Ou pinte com tintura a dedo. Escreva o pensamento bíblico.

  2 – Enfeite a coberta do rei. Escreva o pensamento bíblico.

  Para Colorir:


  Sugestão de lembrancinha:
Aviso de porta oração. Pode fazer o molde numa cartolina ou papel duro. Pedir pra crianças decorarem.






  Lembrancinhas:

Oração: Fale da importância da oração. Que precisamos orar sempre. Ore com as crianças agradecendo a Deus porque Ele sempre nos ouve e por todas as coisas que ele sempre nos dá.


Lanche: sirva um lanchinho gostoso e nutritivo.




  Propósitos:
- Tornar mais interessante o ensino;
- Variar o programa;
- Firmar na mente da criança os fatos das lições ensinadas.

O USO DAS BRINCADEIRAS
1. A brincadeira bíblica serve de ensino mais eficiente quando é usada no final da aula:
a. As lições são a respeito da lição do dia, portanto, todas as crianças têm possibilidade de participar (não são usadas perguntas sobre matéria desconhecida das crianças)
b. As atividades mais solenes, que exigem que as crianças fiquem mais quietas, são feitas no início do período quando o corpo não está cansado de sentar
c. A brincadeira deixa a criança se movimentar um pouco mais, providenciando um "relax".

2. Prepare de antemão, pelo menos 20 perguntas para a maioria das brincadeiras e escreva-as em cartões pequenos.

3. Durante uma série de lições pode haver algumas perguntas das lições anteriores para recapitulação.


4. Deve-se manter a disciplina durante a brincadeira fazendo as crianças levantarem as mãos para serem escolhidas para responder a pergunta. Não se deve deixar que as crianças gritem as respostas. Se alguém falar sem ser chamado, a pergunta deve ser anulada.
5. A brincadeira deve ocupar somente 10 minutos de sua aula. Se houver falta de disciplina durante esse período, será aconselhável abreviar o tempo discretamente. Ver falhas e na próxima vez, corrigí-las.
Escalando a montanha
Material necessário: 2 faixas de feltro marrom, cinza ou verde. Com ambas você deverá formar a "montanha" no flanelógrafo. Cada faixa deve ser dividida e marcada em 10 partes iguais.
Será necessário ainda:
- 2 figuras de alpinistas (baixar no anexo);
- 1 bola de soprar (bexiga, balão);
- 1 Alfinete


Instruções:

1. Coloque as duas faixas no flanelógrafo em forma de um "V" invertido;
2. Divida a classe em 2 grupos, cada um representado por um alpinista;
3. O objetivo de cada grupo será chegar primeiro ao alto e estourar a bola;
4. As perguntas serão feitas aos grupos alternadamente. Para cada resposta certa, o alpinista sobe mais um espaço indicado no lado da montanha.


Aquela pergunta
Material necessário: 1 ponto de interrogação de isopor, de 2 cm, forrado atrás com papel camurça. O ponto deve ter de 10 a 20 furos pequenos e redondos espalhados pela superfície para colocação de rolinhos de papel com perguntas sobre a lição. Outro material alternativo poderá ser o emborrachado (E.V.A).

Instruções:
1. Coloque o ponto de interrogação no flanelógrafo e em seus furos coloque os rolinhos;
2. As crianças virão à frente, uma de cada vez, apara pegar um rolinho, abrir, ler e responder a pergunta;
3. Se não souber a resposta coloca o rolinho de volta no ponto e perde a vez.

Quem sou eu?

Material necessário: Papel cartão em forma de seta, letreiro com nomes de personagens bíblicos, letreiros com características do personagem.

Instruções

Cola-se o nome do personagem na frente da seta e suas características no verso, ex:
Frente A.C.A.B.E
Verso: Casou com a filha do rei de Sidom
Deixou sua esposa introduzir o culto a Baal
Era o rei que foi desafiado pelo profeta Elias
Após sua morte teve suas carnes comidas por cães


Para cada letra do nome do personagem, faz-se uma pergunta. A disputa pode ser feita entre duas crianças ou entre equipes. Ganhará aquele que disser a resposta certa. Caso um aluno dê a resposta errada o outro ganhará; se não houver a resposta certa, é melhor passar a vez. a cada passagem de vez mostra-se uma nova letra do nome.

O final do Trimestre se aproxima.
- Hora de fazer um levantamento dos prováveis ganhadores dos premios do Trimestre (1º, 2º e 3º lugares) e provicenciar os premios.
- Providenciar o presentinho de participação para os demais.
- Providenciar DIPLOMA DO TRIMESTRE e cartãozinho


Verificar quem fez aniversário e irá mudar de classe.
Deve ter uma formatura no templo para quem está indo para os ADOLESCENTES.
- Comprar as novas revistinhas do próximo trimestre.
- Pensar no novo plano de frequência que irá usar.
- Refazer o mural - providenciar nova decoração da sala - dentro do tema das próximas lições.
Então.... mãos à obra!
Deus te abençoe ricamente
!!
  Boa ideia
Aproveite o tema da aula para realizar um amigo oculto de oração. Cada aluno deve escrever numa tira de papel o seu nome e um pedido de oração, depois dobrá-la e coloca-la numa caixa junto com as dos outros alunos. Quando todos tiverem terminado, passe a caixa de mão em mão, a fim de que cada um possa retirar o seu papel. Não se esqueça de perguntar se alguém tirou seu próprio nome. Se isso acontecer, a criança deverá retornar seu papel à caixa e tirar outro.



  Aqui lições, pré aulas, brincadeiras, ilustrações e muito mais..




  Oração: 


 (Faça um apelo - ore com as crianças)



   Comunhão / Encerramento


Recados para Orkut
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer mais opção para o preparo de sua aula. 
Use sua criatividade!!

Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá.


Fontes Consultadas: Fonte das imagens foram tiradas da net.
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.

3 comentários:

  1. Tudo lindo!orem para que Deus mim ajude a comprar uma impressora e fazer meus visuais e as lembrancinhas pra minhas crianças.

    ResponderExcluir
  2. Amei seu conteúdo, me deu um leque de opções para minha aulinha, Deus abençoe por compartilhar!!!

    ResponderExcluir