17 de abril de 2017

Lição 04 – Jeremias: suas crises e solidão: Adultos - 2º Trimestre de 2017 - Betel


Clique nos links abaixo
Noticias.Com
Escola Bíblica Dominical
Últimos acontecimentos - Bíblicos
REFLITA NESTAS PALAVRAS
Devocional Diário
através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE

Jeremias: suas crises e solidão.
23 de abril de 2017

“Porque eis que te ponho hoje por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra”. Jeremias 1.18 

Verdade Aplicada
Os escritos de Jeremias nos mostram que os servos de Deus também passam por momentos de angustia e solidão.

Objetivos da Lição
Destacar a importância de confiar na ajuda divina e nas horas difíceis;
Entender o quanto é importante valorizar o amor de Deus;
Revelar como sentir-se seguro no Senhor.

Glossário

Impetuoso: Agitado, violento;
Legado: Determinado benefício, de natureza patrimonial;
Sórdidos: Asqueroso, repugnante, torpe, vil, indecente, vergonhoso.

Leituras complementares

Segunda Sl 73.1
Terça Sl 73.2
Quarta Sl 73.3
Quinta Jr 12.4
Sexta Jr 12.5
Sábado Jr 12.6

Textos de Referência.

Jeremias 12.1-3
1 Justo serias, ó Senhor, ainda que eu entrasse contigo num pleito; contudo, falarei contigo dos teus juízos. Por que prospera o caminho dos ímpios, e vivem em paz todos os que cometem o mal aleivosamente?
2 Plantaste-os, e eles arraigaram-se; avançam, dão também fruto; chegado estás à sua boca, mas longe do seu coração. Obs: alterei a edição conforme a RC (revista “mas longe dos seus rins”)
3 Mas tu, ó Senhor, me conheces, tu me vês e provas o meu coração para contigo; impele-os como a ovelhas para o matadouro e prepara-os para o dia da matança.



Hinos sugeridos.

Harpa Cristã: 
33



Harpa Cristã:169





Harpa Cristã: 394






Aqui lições, slides, pré aulas, dinâmicas e mais...Revista Adultos - 2º Trimestre de 2017

Motivo de Oração
Ore para que o Senhor fortaleça as mãos dos obreiros para prosseguir em Sua obra.

Esboço da Lição

Introdução
1. Vocação: um convite para servir.
2. Jeremias lamenta sua condição.
3. Vale a pena confiar em Deus.

Introdução
Nesta lição estudaremos as crises do profeta Jeremias. Observaremos que em todas as ocasiões, ele corajosamente sustentou a sua fé e convicção no Eterno Deus de Israel.

1. Vocação: um convite para servir.

Deus chamou Jeremias, ainda bem jovem, para uma missão especial e de grande importância, e deu a ele os recursos necessários dos quais careceria para combater os sórdidos ataques dos inimigos. A missão de Jeremias não seria nada fácil. O apóstolo Paulo deixou bem claro como deve agir um servo de Deus: negar-se a si mesmo, perdoar erros, aceitar opinião a ser visionário (Rm 15.1, 6). Servir a Deus é servir aos outros (Gl 5.13). Verdadeiros servos de Deus são prestativos e não egoístas.

1.1. O perigo de ser mal compreendido.
O profeta Jeremias foi impetuoso na mensagem que o Senhor lhe transmitiu: “Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retém águas”. (Jr 2.13). As palavras e Jeremias foram pesadas. Ele sabia que Deus o havia blindado dos seus inimigos. Na nossa jornada, seremos mal interpretados, mal compreendidos, mas, quando isso acontecer, deixe que Deus seja o seu defensor, não existe outro. Ninguém jamais possuiu ou possuirá as Suas qualidades (1Jo 2.1).

Deus preveniu o profeta Jeremias das dificuldades que teria pela frente, mas lhe deu plena certeza da presença dEle para orientá-lo a encarar todos os problemas (Jr 1.18-19). Quando falamos que deus é o nosso juiz, Ele é o julgador das nossas aflições, nosso escudo, nosso defensor que nos protege, pois estamos colocando nossa confiança de maneira imparcial nEle.

1.2. Vivendo entre inimigos.

A palavra audaciosa do Senhor por intermédio de jeremias deixou muita gente irritada. Elas não queriam que seus pecados fossem revelados e combatidos (Jr 11.21). A pregação da Palavra de Deus raramente acarreta amizade. Os indivíduos que são alcançados pela mensagem de repreensão do Senhor, na maioria das vezes, apelam a medidas extremas para calar o mensageiro ou para acabar com ele. Os “doutores da lei” entregaram Jesus a Pilatos pelo simples fato de falar a verdade (Jo 19.11). Não foi diferente com Jeremias. O Senhor mostrou para Jeremias que os homens estavam maquinando matá-lo, inclusive pessoas da própria cidade natal dele, Anatote (Jr 11.21). Ao líder não há muito o que fazer quando existe a falta de compreensão de suas mensagens. Jeremias optou por ficar do lado do Senhor, mesmo custando a sua própria vida.

Devemos obedecer a voz de Deus, pois ninguém além dEle sabe o que é perfeito para nós e o que Ele quer é que sejamos felizes, mas, se formos pelo caminho que “achamos” apropriado, sempre iremos quebrar a cara. A bondade de Deus nos ajuda a peregrinar com passos largos. Devemos recorrer a Ele em todos os momentos, entendendo que, no Senhor, somos mais que vitoriosos (Sl 18.50). Necessitamos andar no caminho (Jo 14.6), e praticar o que Deus quer que façamos, caso contrário, as coisas ficam difíceis. “Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte”. (Pv 16.25).

1.3. Amigos inimigos.
Não foi apenas Jeremias que sofreu rejeição da família por fazer a obra do Senhor. O próprio Jesus também sofreu este mal. Seus irmãos diziam que “estava fora de si” (Mc 3.21). Davi era rejeitado pelos próprios de sua casa, seu pai e seus irmãos. Jesse fala de Davi com descaso (1Sm 16.11). O outro exemplo é José, que passa a ser odiado por seus irmãos por Deus ter um chamado especial na vida dele (Gn 37.20).

De acordo com a Palavra de Deus, Jeremias sofreu rejeição por sete classes diferentes de pessoas: seus vizinhos (Jr 11.21); sua própria família (Jr 12.6); os sacerdotes (Jr 20.1-2); seus amigos (Jr 20.10); Todo o povo (Jr 26.8); os profetas (Jr 28.10-11); o rei (jr 36.26). Jeremias, além de ser abandonado por todos, por ser porta-voz da palavra de Deus, foi flagelado, depositado em uma prisão como cativo (Jr 37.15-16), e ainda o colocaram numa cisterna que só tinha lama, onde ficou atolado (Jr 38.6). Apesar de rejeitado por todos, o profeta Jeremias jamais foi abandonado pelo Senhor. Em meio a tantos desgostos e amarguras. Jeremias descobriu singeleza e encanto ao consumir intimamente a Palavra de deus, a qual jamais queria abandonar (Jr 15.16).

2. Jeremias lamenta sua condição.
O livro de Jeremias nos mostra que, enquanto os outros profetas procuravam esconder suas fragilidades, Jeremias deixa bem claro seu estado de sofrimento pelo povo. Ele escreveu seu livro com a alma e o coração, nos dando relatos comoventes de sua vida e de suas crises interiores. A fidelidade a Deus muitas vezes gera perseguição e morte (2 Tm 3.12).

2.1. Pare de reclamar e comece a viver.

Jeremias não entendia a razão pela qual o Senhor havia deixado o caminho dos ímpios prosperarem (Jr 12.1). Somente pessoas que tiveram uma real experiência de conversão a Jesus Cristo e estão firmadas na Palavra de Deus terão a força necessária para prosseguir até o fim desta caminhada. A resposta de Deus ao tormento de Jeremias foi profunda. Deus exortou o profeta Jeremias por ter se afligido por tão pouca coisa: “se fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com cavalos? Se tão somente numa terra de paz estás confiado, que farás na enchente do Jordão?” (Jr 12.5). O apóstolo Paulo, um exemplo de persistência, foi um líder que jamais desistiu ou reclamou de sua missão. Ele foi até o fim de seu objetivo, deixando sua marca por onde passava.

Pelos relatos bíblicos, parece que os indivíduos que são separados por Deus para transmitir a Sua Palavra são os que mais sofrem, pois sua sensibilidade ao mal e à injustiça aumenta a níveis quase que insuportáveis. Ao abordar as dores assumidas por Paulo, deve-se dizer que ele suportou uma autêntica angustia, causada por algo que era maior que suas dores: seu amor por Cristo! As maiores dores na presente vida não o fizeram calar um só segundo. As marcas de Cristo estavam presentes em seu corpo, mas, principalmente, em seu coração.

2.2. Como evitar conflitos existenciais.
Jeremias, como qualquer indivíduo, não se sentiu confortável em ser excluído de todo o contexto social (Jr 15.17). O fato de estar sempre sozinho fez com que Jeremias se voltasse contra o Senhor, dizendo: “Porque dura a minha dor continuamente, e a minha ferida me dói e não admite cura? Seria tu para mim como ilusório ribeiro e como águas inconstantes?” (Jr 15.18). Antes, Jeremias havia dito que Deus era “manancial de águas vivas” (Jr 2.13), mas agora o chamou de riacho seco. Um dos grandes testes em atender ao chamado de Deus em tempos difíceis é como você lida com seus conflitos.

Chegando a idade de se casar, Deus vetou Jeremias de fazê-lo (Jr 16.1-4). O principal motivo da proibição se deu pelo fato de que não havia futuro imediato para Judá. O ministério do profeta Jeremias não foi fácil. Ele passou por crises existenciais em busca de respostas para os seus questionamentos. A narrativa a respeito deste profeta apresenta o retrato de um grande homem que, no entanto, experimentou o medo e desespero. Jeremias servia a Deus com toda devoção e, quando se encontrava sem forças, recorria ao Senhor.

2.3. Uma questão de confiança.
Deus nunca chamou alguém para ser um fracassado. Quando chama, Ele arca com todas as necessidades de quem chamou: “Entrega teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fara.” (Sl 37.5). Jeremias sabia que precisava colocar sua confiança em Deus: “Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto as águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se afadiga nem deixa de dar fruto.” (Jr 17.7-8).

Podemos extrair muitos ensinamentos estudando a vida do profeta Jeremias. Ele era um homem com uma mensagem ríspida, mas de coração afetuoso e humilhado. Sua angustia crescia à medida que a Palavra de Deus era rejeitada por todos à sua volta.

3. Vale a pena confiar em Deus.
O profeta Jeremias nos inspira a confiar somente no Senhor e nos orienta a desenvolver um relacionamento íntimo com Deus, que requer de nós uma adoração perfeita (Jr 17.7).

3.1. O legado de Jeremias.
Quando buscamos nas escrituras alguma pessoa que se encaixe em uma vida de lealdade ao Senhor, nossos olhos incidem sobre a vida do profeta Jeremias. Os Heróis da fé tiveram algum pecado narrado em sua biografia: Abraão mentiu; Isaque cometeu o mesmo pecado do pai, Abraão; Jacó enganou; Moisés matou, Davi adulterou e Pedro blasfemou. Diferentemente destes homens, Jeremias teve a sua trajetória marcada por chorar pelo povo. Mesmo observando várias vezes seu íntimo sendo tomado por intensa agonia, Jeremias nunca se afastou do caminho desenhado para ele por Deus.

O profeta Isaias nos adverte a confiar somente no Deus de Israel: “Confiai no Senhor perpetuamente, porque o Senhor Deus é uma rocha eterna.” (Is 26.4). Provérbios 22.1 diz: “Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e o ouro.”. O profeta Jeremias teve sua visa exposta na Bíblia e não encontramos nada que desabone a sua conduta. Não sirva de fiador a ninguém. O cristão tem que ter nome limpo na praça (Pv 6.1, 4; 2Tm 2.15).

3.2. Crescimento na mudança.
Jeremias talvez fosse um pouco infantil, sem maldade, pois confiava demais nos outros e não notava que eles maquinavam contra ele (Jr 11.19). Talvez seja esta a razão porque apanhava e sofria (Jr 15.10). O próprio Deus advertiu, dizendo: “Não te fies neles, ainda que te digam coisas boas.” (Jr 12.6). Com este alerta, Jeremias aprendeu que não poderia confiar nos seus irmãos e na casa do seu pai. Para obter o sucesso na sua chamada, ele aprendeu que sua vitória estava em obedecer a voz do de Deus: “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor.” (Jr 17.5).

Somos abençoados quando depositamos nossa confiança em Deus. Somos comparados a uma árvore plantada junto às águas que suas raízes se estendem para o ribeiro e que, mesmo vindo o calor e a sequidão, a folha fica verde, e não deixa de dar fruto e prosperar (Jr 17.8).

3.3. Um profeta dependente de Deus.

O profeta Jeremias mostrou um espírito de inteira dependência ao Senhor. Ao receber a missão profética, sabia que precisaria viver conforme a vontade divina. Uma maneira exemplar de dependência total ao Senhor foi a compra de um terreno de seu primo em Jerusalém, mesmo quando já havia profetizado a destruição daquela cidade (Jr 32.6-9). Com este ato, Jeremias demonstra sua absoluta confiança em Deus. O profeta tinha convicção de que o Senhor restabeleceria aquela nação. A confiança de estar nas mãos de Deus é uma das características de uma pessoa que atende ao chamado do Senhor.

Judá estava rodeada pelo inimigo. Seu aniquilamento era uma questão de dias. Em meio esta desordem, Jeremias compara do seu primo Hananel um terreno na cidade de Ananote. Deus deu ao povo, através da compra da propriedade por meio de Jeremias, uma esperança: “E comprar-se-ão campos nesta terra, da qual vós dizeis: Está deserta, sem homens nem animais; Está dada nas mãos dos caldeus” (Jr 32.43).

Conclusão.
O relacionamento do profeta Jeremias com Deus vinha em primeiro lugar. Depois vinha o árduo compromisso de anunciar a Palavra de Deus ao seu povo. Porém, tal atitude não o tornava muito popular entre o povo de Israel.


1. Segundo o apóstolo Paulo, como deve agir um servo de Deus?
R: Deve negar-se a si mesmo, perdoar erros, aceitar opinião e ser visionário (Rm 15.1, 6).




2. Como se chamava a cidade natal de Jeremias?
R: Anatote (Jr 11.21).



3. O que a fidelidade a Deus muitas vezes gera?
R: Perseguição e morte (2Tm 3.12).




4. O fato de estar sempre sozinho fez com que Jeremias se voltasse contra quem?
R: O Senhor (Jr 15.18).




5. De quem Jeremias comprou um terreno em Jerusalém?
R: Do seu primo (Jr 32.9).




Fonte: Revista de Escola Bíblica Dominical, Betel, Jeremias – Deus convoca Seu povo ao arrependimento, Jovens e Adultos, edição do professor, 2º trimestre de 2017, ano 27, Nº 103, publicação trimestral, ISSN 2448-184X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário