2 de junho de 2016

Noticia: ONU acusa parte do governo de Israel de 'matar' esperança de paz

Israel
O enviado especial da ONU para o Oriente Médio, Nickolay Mladenov, acusou nesta quarta-feira um aliado-chave da coalizão do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de "matar as esperanças" de paz.

Mladenov se referia a uma declaração da ministra de Justiça, Ayelet Shaked, do Partido Nacionalista Lar Judaico. Segundo ela, o partido nunca apoiará a "solução de dois Estados", ou seja, a formação de um Estado palestino que coexistiria em paz e em segurança com Israel.

"A determinação de alguns ministros israelenses de bloquear qualquer avanço e matar a esperança de paz, apoiando os assentamentos ilegais e rejeitando a ideia de um Estado palestino, é preocupante", afirmou Mladenov em declaração à AFP.

Esta semana, Benjamin Netanyahu firmou um acordo de coalizão com o Partido Israel Beitenu e seu dirigente ultranacionalista Avigdor Lieberman, nomeando-lhe ministro da Defesa.

A escolha de Lieberman para supervisionar a política israelense na Cisjordânia ocupada provocou certa preocupação. Ele tentou, porém, apaziguar os ânimos, afirmando ser favorável à solução de "dois Estados para dois povos".

Um dia antes, Netanyahu insistiu em que seu "compromisso a firmar a paz com os palestinos e com todos os nossos vizinhos" continuava sendo o mesmo.

Netanyahu voltou a falar da iniciativa de paz árabe e disse estar "disposto a negociar" com os Estados árabes para "uma atualização dessa iniciativa que reflete as mudanças experimentadas na região desde 2002".

A iniciativa de paz apresentada pela Liga Árabe em 2002, e confirmada em 2007, contemplava normalizar as relações com Israel no contexto de uma paz global e da retirada israelense dos Territórios Palestinos.
Fonte: AFP.


Leia também: Notícias.Com
Deixe o seu comentário
Compartilhar
Whatsapp
Tweet

Nenhum comentário:

Postar um comentário