27 de maio de 2016

Jesus - O Senhor da vida

Texto: Jo:11:1-4

Introdução
Deus é a fonte da vida e somente Ele tem poder para suprimi-la. Por sua vez, a vida humana foi criada para ser eterna, porém o pecado afastou o homem desse privilegio. De fato o pecado ocasionou a morte nas três esferas essências da vida humana. Física, espiritual e eterna. Sabe-se pelas escrituras que o homem passou a sofrer enfermidades em consequência do pecado. Quanto mais o homem se distancia de Deus e se entrega a uma vida dissoluta, desregrada, mais o mal cresce, mais ele contrai enfermidades. É de se notar que atualmente têm surgido algumas doenças incuráveis, que assolam a humanidade, levando centenas de pessoas à morte. Concluímos então, que enquanto o cristão estiver nesta terra, está sujeito a sofrer enfermidades, pois somos descendentes de Adão, por quem o pecado entrou no mundo, mas quando estamos ligados com Jesus, muitos males podem ser evitados, porque nós aprendemos que o nosso corpo é o templo do Espirito Santo.

I - Tópico
Morte física. A morte física é a morte do corpo, daquilo que é material. É o cessar da vida terrena. Quando Deus criou o homem, o seu desejo era que ele vivesse para sempre, mas para que isso acontecesse, Deus determinou uma condição de obediência. (Gn.2:17) Desse fato Adão e Eva tinham pleno conhecimento. Porém ao serem tentados, não resistiram, e transgrediram a ordem divina. Como juízo, Deus sentenciou a morte (Gn3:19), que passou a todo ser humano. Mas para o cristão é diferente, porque ele possui esperança de vida eterna com Cristo, desse jeito ele encara a morte como um simples "dormir com seus pais" (Dt.31:16), "desfazer-se da casa terrestre" (2 Cor.5:1), " dormir" (Jo:11:11).

II - Tópico
Morte espiritual. Rompida e relação com Deus, o homem viu-se também morto só que dessa vez na esfera espiritual. É o que explica o apostolo Paulo em Efésios 2:1 "Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados." Assim chama-se de morte espiritual a vida sem Deus, pois o homem desligado de Deus está morto, porquanto Deus é a fonte da vida. Mesmo estando vivas fisicamente, muitas pessoas estão mortas espiritualmente porque romperam a comunhão com Deus. Mas Cristo veio para dar vida e vida em abundância. (Jo. 10:10)

III - Tópico
Morte eterna. Jesus se referiu à morte eterna quando falava aos Judeus com essas palavras. (Jo 5 - 39. 40) "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; mas não quereis vir a mim para terdes vida!" Ou seja: os Judeus que estavam mortos espiritualmente, agora candidatavam-se a morte eterna por recusarem a Jesus. A escritura afirma que este é o destino das pessoas que nunca se convertem. Morte eterna é a separação eterna e final do homem do seu Deus, ao qual se chama a segunda morte (Ap.20:14.15). “E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo." (Ap.21:8) "Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte”.

Conclusão

Observando estes textos você verá que a segunda morte ou morte eterna é na realidade, uma vida em sofrimento eterno. , você é quem escolhe. 2 Tes. 1 - 9. “Os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna, banidos da face do senhor e da glória do seu poder.”
LEIA TAMBÉM: Reflexões

Nenhum comentário:

Postar um comentário