O escritório de comunicação do Exército (ISPR, em inglês) informou neste domingo em comunicado que suas tropas "limparam" 640 quilômetros quadrados no vale de Shawal, uma das duas zonas do Waziristão do Norte em que se centra a fase atual.
A batalha se centra agora na "última" faixa de território que fica por "limpar" perto da fronteira com o Afeganistão, depois que as forças de segurança neutralizaram grandes centros de atividade terrorista em cinco áreas da zona.
Durante o transcurso das operações desta última fase, oito militares perderam a vida e outros 39 ficaram feridos, enquanto o bando insurgente sofreu 252 baixas, segundo a nota.
O ISPR garantiu que desde o início, em junho de 2014, da ofensiva no Waziristão, na qual morreram mais de 3,7 mil supostos insurgentes, foram limpos cerca de 4,3 mil quilômetros quadrados.
Esses dados não foram contrastados de forma independente devido ao bloqueio informativo nas zonas tribais e porque o governo proibiu de dar informações sobre a atividade de grupos insurgentes.
A ofensiva militar provocou o deslocamento de cerca de 103 mil famílias.
Segundo o comunicado do ISPR, 36% dos deslocados, cerca de 37 mil famílias, já retornaram a seus lares.
A operação no Waziristão entrou em sua última fase em fevereiro com o objetivo de limpar o vale de Shawal e a próxima Data Khel, "últimas fortificações" dos insurgentes na zona e rotas de infiltração desde Afeganistão, segundo o ISPR.
Leia também:Notícias. Com
Deixe o seu comentário
Fonte: EFE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário