10 de março de 2016

Noticia: Netanyahu diz ter recusado encontro com Obama devido à eleição nos EUA

O cancelamento de uma reunião do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aumentou a tensão nos já complicados laços entre os dois políticos nesta terça-feira, pouco antes de uma visita do vice-presidente norte-americano, Joe Biden, ao Estado judeu.

Na segunda-feira a Casa Branca disse ter ficado "surpresa" de saber primeiro pela mídia israelense que Netanyahu havia decidido não comparecer à conferência anual do grupo de lobby pró-Israel Comitê de Assuntos Públicos EUA-Israel em Washington em 20 de março, e com a insinuação de alguns relatos de que uma das razões foi a impossibilidade de Obama recebê-lo.

O gabinete de Netanyahu disse nesta terça que o premiê manifestou apreço pela disposição de Obama de recebê-lo, mas que Netanyahu não quer ser envolvido na campanha presidencial dos EUA, em que os candidatos têm tentado fazer valer suas posições como amigos de Israel.

Zeev Elkin, um ministro do gabinete israelense próximo de Netanyahu, negou que o governo Obama tenha sido pego desprevenido, dizendo que o embaixador de Israel, Ron Dermer, avisou a Casa Branca com antecedência que a viagem poderia não acontecer.

Trata-se do episódio mais recente de uma relação conturbada entre o líder de direita israelense e o presidente democrata dos EUA, que ainda sofre com as profundas diferenças a respeito do fechamento do acordo nuclear de várias potências, lideradas por Washington, com o Irã, inimigo israelense.

Biden, cuja visita a Israel em 2010 foi ofuscada pelo mal estar causado pelo anúncio da criação de um assentamento judaico durante a viagem, chega ainda nesta terça-feira para ter conversas separadas na quarta-feira com Netanyahu e com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, nas quais não se espera um rompimento do impasse nos esforços de paz mediados pelos EUA.

Netanyahu saudou publicamente a visita de Biden como uma expressão das "relações fortes" entre Israel e Estados Unidos.

Horas depois, entretanto, surgiu uma rusga com a Casa Branca por causa da aparente falta de comunicação a respeito da visita do premiê.

O porta-voz da Casa Branca Ned Price afirmou que, ao contrário do que disseram os relatos da mídia israelense, foi oferecida a Netanyahu a oportunidade de se encontrar com Obama no dia 18 de março, antes de sua visita histórica a Cuba entre os dias 21 e 22 do mesmo mês.


Leia também:Últimas Notícias. Com
Fonte: Reuters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário