15 de março de 2016

Noticia: Irã executou ao menos 966 pessoas em 2015, recorde em 20 anos

Ao menos 966 pessoas foram executadas no Irã no ano passado, um recorde nos últimos 20 anos, informou nesta segunda-feira (14) o relator especial da ONU sobre a situação dos direitos Humanos no Irã.

"Ao menos 966 pessoas - o número mais elevado em mais de duas décadas - foram executadas em 2015", declarou Ahmad Shaheed ante o Conselho de Direitos Humanos em Genebra.

Além disso, "ao menos 73 delinquentes menores de idade também foram executados" entre 2005 e 2015, 16 deles nos últimos dois anos, acrescentou. E ao menos 160 aguardam atualmente no corredor da morte.

O relator especial da ONU expressou sua preocupação com 47 jornalistas e blogueiros ativistas detidos neste país em janeiro.

Segundo a Anistia Internacional, o Irã é o país do mundo que mais executa menores de idade. Em um relatório publicado em janeiro, o organismo acusou Teerã de torturar menores.

A Anistia também acusa o Irã de violar o direito internacional ao manter uma disposição penal que permite aos juízes atribuir responsabilidade plena a partir dos 9 anos às meninas e dos 15 aos meninos, expondo essas crianças à pena de morte.



Leia também:Últimas Notícias. Com
Deixe o seu comentário

Fonte: AFP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário