26 de março de 2016

Lição 13 Os desafios de educar filhos




27 de março de 2016.

Texto Áureo
Provérbios 22.6
“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele”.

Verdade Aplicada
Os pais não podem agir com coação, estupidez ou maus tratos com os filhos, pois, além de não ser a forma ideal, existem leis que preveem sanções aos pais infratores.

Objetivos da Lição
Expor a dificuldade de se educar os filhos nos dias atuais;
Mostrar que existem princípios bíblicos que nos direcionam na educação dos filhos;
Lembrar que somos mordomos na criação dos filhos, pois eles pertencem a Deus.

Glossário
Educar: Instruir, doutrinar, aperfeiçoar;
Herança: Legado, sucessão, hereditariedade;
Limite: Marco, extremo, fim, termo.


VEJA: 

 Slides: Lição 13 - Os desafios de educar os filhos


Leituras complementares
Segunda Sl 128.1-3
Terça Pv 17.6
Quarta Pv 31.28
Quinta Mt 7.9-11
Sexta 1Tm 3.4-5
Sábado Hb 12.7-9

Textos de Referência.
Deuteronômio 6.6-7
6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
7 E as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.
Salmos 127.3-4
3 Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.
4 Como flechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade.
Efésios 6.4
4 E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
Colossenses 3.21
21 Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.

Hinos sugeridos.
4, 33, 467

Motivo de Oração
Interceda pelos pais, para que sejam sábios na educação de seus filhos.

Esboço da Lição
Introdução
1. Filhos, herança do Senhor.
2. Limites: quem manda em sua casa?
3. Educar versus treinar.
Conclusão
Introdução
Hoje os nossos filhos têm mais informações do que tínhamos no passado. Por isso, os pais também devem acompanhar o desenvolvimento e o progresso tecnológico para ajudar os filhos a crescerem sem prejuízo.

1. Filhos Herança do Senhor
Os filhos são herança do Senhor e o fruto do ventre o seu galardão (Sl 127.3). A responsabilidade recai sobre os pais, que deverão cuidá-los bem, da melhor maneira possível, pois os pais são apenas mordomos cuidando daquilo que não é deles. Tanto é que os filhos nascem, crescem, se casam e vão embora constituir novas famílias.

1.1. Presente de Deus aos pais.
Os filhos são recompensas da parte de Deus. São bens ativos e não dívidas. O Senhor espera que sejamos bons despenseiros na criação e educação dos filhos. Eles são privilégios dados a nós. É uma bênção usufruirmos durante a vida da companhia, do carinho e do amor dos filhos. Não podemos abrir mão da missão deliciosa que Deus nos confiou.

Saliente para os alunos que as dádivas do Eterno Deus são tão despretensiosas como são milagrosas (Sl 127.3-5). Essas verdades são ilustradas com clareza no primeiro e no último parágrafo do capítulo 11 de Gênesis, onde o homem edifica para a glória e segurança, e acaba conseguindo nada mais do que um fiasco, enquanto Deus foi silenciosamente dando para Terá um filho (Abraão), cujas bênçãos têm proliferado desde então. Alerte os alunos para o fato de que a passagem bíblica de Salmos 127.3-5 nada fala acerca de riquezas monetárias ou de posição. No entanto, o texto destaca que uma família temente ao Senhor é riqueza e honra suficiente.

1.2. Responsabilidade dos pais.
Os pais têm a responsabilidade de ensinar aos filhos “no” caminho em que devem andar (Pv 22.6).Não adianta mostrar a porta, há necessidade de entrar por ela. Os pais não devem mandar os filhos para a igreja, devem ir juntos. Não adianta querer o filho na igreja se a mãe fica assistindo novela ou o pai assistindo futebol. Além dos pais serem guias, sacerdotes e provedores, também deverão dar as suas vidas como exemplo aos filhos.

Comente com os alunos que, para educar os filhos na presença de Deus, os pais também precisam estar na presença de Deus. Reforce para eles que os pais não devem só ensinar a ser honesto, mas ser honesto também. Não apenas ensinar a não falar palavras feias, mas não falar também. Não apenas ensinar contra os vícios, mas não ser viciado em nada também. Não apenas ensinar a não mentir, mas não mentir também. Não apenas ensinar a não xingar, mas não xingar também.

1.3. Pais, espelhos dos filhos.
Muitos filhos querem imitar os pais, inclusive na profissão. Cuidado com os maus exemplos, pois os filhos poderão copiá-los. Alguém, certa feita, disse: “As palavras comovem, mas o exemplo arrasta”. A maior herança que deixamos para os nossos filhos não são os estudos nem os bens patrimoniais, mas um nome limpo, uma vida honrada e digna, um exemplo a ser seguido. Infelizmente, alguns pais pensam que os filhos são bobos e que não estão de olho nas suas atitudes.

Esclareça para os alunos que os pais são espelhos para os filhos. Por isso é necessário tomar muito cuidado com as palavras que não edificam, com o vocabulário baixo, torpe, com as atitudes insensatas e os exemplos negativos. Ressalte para eles que os pais não devem fazer nada que os seus filhos não possam copiar. Um filho aprende mais observando as atitudes do pai do que o pai falando para ele fazer. O que os nossos filhos estão vendo em casa? Você fala uma coisa e faz outra?

2. Limites: quem manda em sua casa?
Aceitar os filhos mandarem nos pais é negativo e fora dos princípios da Palavra de Deus (Hb 12.8). A Palavra de Deus afirma em 1Timóteo 3.4-5 que o obreiro (mas esse princípio vale para todos) precisa governar bem a própria casa, tendo seus filhos sob disciplina, com todo o respeito, pois se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da Igreja de Deus? Com essa palavra, o apóstolo Paulo nos dá prova suficiente sobre quem deve mandar na casa.

2.1. Limites estabelecidos por Deus.
Os filhos devem obedecer e honrar os pais porque é um mandamento com promessa, além de ser extremamente agradável ao Senhor (Ef 6.13; Cl 3.20). No entanto, os pais também não podem provocar a ira dos filhos, para que não percam o ânimo (Ef 6.4; Cl 3.21). Os filhos precisam de normas para serem obedecidas, pois onde não há regras nem regulamentos vira bagunça (Pv 29.17). Os pais devem estabelecer limites justos e lógicos. Não devem exagerar nos limites. Devem elogiar quando cumprirem os horários e os limites pré-estabelecidos. Não devem colocar limites inatingíveis para evitar desgastes. Nunca punir injustamente. Devem corrigir sempre com justiça. Jamais disciplinar os filhos com as emoções afloradas.

Explique para os alunos que mesmo o melhor treinamento não pode injetar a sabedoria. Somente pode encorajar a escolha no sentido de procura-la (Pv 2.1). Um filho pode ter um conceito tão grandioso de si mesmo que pode recusar aprender (Pv 13.; 17.21). Ressalte para eles que os pais devem estabelecer os limites, mas a decisão de cumprir ou não é dos filhos.

2.2. Limites, um ato de amor.
Quem ama ensina e coloca limites. Os pais devem ensinar aos filhos a ouvir e aceitar o “sim” e o “não”. Deve-se sempre educar os filhos sob o princípio de que na vida não se pode fazer somente o que se quer (Pv 29.15). Ensinar que não se pode ter tudo que quer. Desejar tudo que quer é uma ilusão perigosa. Ensinar que nem tudo que se acha bonito é bom, pois nem tudo que reluz é ouro. Ensinar que não precisa experimentar de tudo na vida para saber que não vale a pena, pois algumas coisas não são legítimas nem boas, além de serem prejudiciais à saúde física e à vida espiritual.

É digno de nota salientar para os alunos que a atitude de um filho a respeito da sabedoria (Pv 2.2; 29.3), o consentimento dele diante de uma tentação, tanto aceitando quanto recusando (Pv 1.10), que determina os seus caminhos. Ressalte para eles que o contrário da vergonha da família é a alegria que um filho sábio providencia (este é o tema da porção central do livro de Provérbios).

2.3. Disciplina à luz da Bíblia.
A Palavra de Deus afirma em Hebreus 12.7-8 que é para disciplina que suportamos a correção, pois o nosso Deus nos trata como filhos. E faz uma simples pergunta: “Que filho há a quem o pai não corrige?”. Logo após, dá uma célebre resposta: “O filho que fica sem disciplina, da qual todos devem ser participantes, passa a ser bastardo e não filho”. Assim como somos corrigidos constantemente por Deus para o nosso próprio bem, visto que somos Seus filhos (Jo 1.12), mediante a fé (Ef 2.8-9), não devemos retirar a disciplinados nossos filhos (Pv 23.13), mas devemos ter o cuidado para não os espancar. É uma atitude que necessita de moderação. Disciplina o teu filho e ele te dará descanso; dará delícias à tua alma (Pv 29.17). Mais do que nunca, é preciso que os pais entendam que o caráter, através do qual a sabedoria se expressa, é uma planta que cresce com mais força após ser podada (Pv 5.11-12; 15.32-33; Hb 12.11) – e isto desde os dias da infância (Pv 13.24; 22.6). No caso da criança entregue a si mesma, o único resultado que se pode prever é a vergonha para os seus pais (Pv 29.15).

Chame a atenção dos aluno 0s para o fato de que a disciplina gera sabedoria, mas o filho entregue a si mesmo envergonha sua mãe (Pv 29.15). “O que retém a vara odeia seu filho, mas o que o ama, a seu tempo o disciplina” (Pv 13.24). Comente com eles que disciplina não é espancamento nem maus tratos, não é tirar sangue ou deixar uma cicatriz, é mostrar que não se pode ficar sem regras e correção. Reforce para eles que os pais precisam usar de sabedoria para corrigi-los. Não faça na rua, na igreja ou perto dos amiguinhos, isso pode envergonhá-los e marcar uma atitude nada conveniente dos pais.

3. Educar versus treinar.
Ao educar nossos filhos, estamos passando valores éticos, morais e cristãos, mas, com o mundo agonizando por falta desses elementos, se torna uma missão dificílima, pois o que eles enxergam na sociedade, e ás vezes até dentro das igrejas, são comportamentos totalmente desvirtuados dos conceitos bíblicos e valores cristãos. Mesmo com todas as dificuldades, precisamos preparar os filhos para o futuro, torna-los hábeis e capazes de vencer na vida.

3.1. Educar a luz da Bíblia.
Os filhos precisam ser educados na disciplina e admoestação do Senhor (Ef 6.4). A Bíblia recomenda ensinar a criança no caminho em que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele (Pv 22.6). Não podemos deixar de transmitir os valores cristãos (teoria e prática) desde cedo. Inculque nos filhos a Palavra do Senhor desde criança, assentado em casa, andando pelo caminho, ao deitar e ao levantar (Dt 6.6-7).

Merece ser especialmente destacado para os alunos que, ao educar o filho, os pais precisam ter um tratamento de educação, respeito e verdade. Nunca minta para o filho, pois, ao descobrir uma mentira sua, ele questionará todas as suas ações. Também não desqualifique o seu filho com palavras de maldição, como: “Você não será nada na vida” ou “Esse menino só nos traz problemas” (Tg 3.10).

3.2. Educar e treinar para a vida.
Educar é um desafio diário e essa tarefa compete aos pais e não à igreja ou escola. Educar filhos para a vida é educar embasado no amor, equilíbrio emocional, limites e diálogo. Isso propiciará qualidade aos ensinamentos. Educar é, acima de tudo, dar exemplos. Invista tempo com seus filhos, ouça-os, ame-os incondicionalmente, não abra mão da disciplina, desenvolva diariamente a autoestima deles e nunca deixe de ensinar a amar a Deus e a Sua Palavra (Pv 22.6). Pais, Deus deu essa missão a vocês!

Não queira que o seu filho já tenha a experiência e a sua maturidade. Mostre para os alunos o seguinte versículo bíblico: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino” (1Co 13.11). Diga para eles que ninguém adquire experiência de um dia para outro. Os nossos filhos vão sendo treinados aos poucos. Lembre para eles que uns podem demorar mais do que os outros.

3.3. A família e o comportamento infantil.
O ser humano precisa de outras pessoas para se desenvolver, pois é um ser social. Na infância, há necessidade de a criança reproduzir o ambiente familiar onde vive. Através dos gestos, falas e atitudes, pode-se notar indicadores de relação familiar com a qual a criança está inserida. Como a família é um modelo cultural, social e emocional, a criança extrairá dele o aprendizado. É nessa fase de formação da personalidade que esse meio estabelece vínculos afetivos e construções de aprendizagem para toda vida. É necessário que a família esteja atenta às atitudes, formas e conteúdos que estão repassando, de forma indireta, às suas crianças.

Esclareça para os alunos que, quando um homem ama ao Senhor de maneira total, obedece totalmente as Suas Palavras, que estão gravadas no coração. Comente com eles que o livro de Deuteronômio dedica importância especial à tarefa de ensinar a família (Dt 4.9; 6.20-25; 11.19). As exigências da aliança do Senhor devem ser o assunto da conversa a todo o tempo, em casa, no caminho, de noite e de dia. Instigue os alunos que já possuem filhos a dedicarem tempo do seu dia para falar de Deus a eles, para ler a Bíblia juntos, para ensinar os caminhos da oração. Diga para eles que ainda não são pais que se preparem para este grande momento. Precisamos amar a Palavra de Deus em todo o tempo. Nossos filhos certamente contemplarão os nossos hábitos e crescerão amando as Sagradas Escrituras.

Conclusão.
Educar filhos nos dias de hoje é um desafio. Os pais devem se conscientizar de que não se pode criar filhos hoje como fomos criados no passado. A cada década, precisamos nos atualizara respeito de como educar os nossos filhos. Não dá para pararmos no tempo e ignorarmos a evolução e a modernidade.

Questionário.
1. O que foi dado aos pais como herança?
R: Os filhos (Sl 127.3).

2. Como devemos educar os nossos filhos?
R: À luz da Bíblia (Hb 12.7-8).

3. O que os pais devem ser para os filhos?
R: Espelhos (Ef 6.4).

4. DE quem é a responsabilidade de criar e educar os filhos?
R: Dos pais (Ef 6.4).


5. O que os pais precisam fazer para que os filhos tenham sucesso na vida e sejam pessoas de bem?
R: Educá-los e treiná-los (1Co13.11).

Fonte: Revista Jovens e Adultos, professor, 1º trimestre de 2016, ano 26, Nº 98, Casamento e Família.


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