O zika vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que também é conhecido por levar os vírus da dengue e da chikungunya. Especialistas não sabem ao certo por que o vírus, detectado pela primeira vez em 1947 na África, mas desconhecido nas Américas até o ano passado, está se alastrando tão rapidamente no Brasil e países vizinhos.
Apesar de as pesquisas ainda estarem em andamento, evidências significativas no Brasil mostram uma ligação entre as infecções pelo zika e o aumento de casos de microcefalia, uma desordem neurológica na qual crianças nascem com crânios e cérebros menores.
Leia também: AH.Com Notícias
"Gostaríamos de sugerir a todas as mulheres em idade fértil que elas tomem medidas para planejar a sua gravidez e evitá-la entre este ano e o próximo", disse o vice-ministro da Saúde, Eduardo Spinoza.
Ele afirmou que o governo decidiu fazer o anúncio devido ao registro de 5.397 casos do zika vírus em El Salvador em 2015 e nos primeiros dias deste ano. Dados oficiais mostram que 96 mulheres grávidas podem ter contraído o vírus, mas até agora nenhuma teve bebê com microcefalia.
Fonte: Reuters.
Nenhum comentário:
Postar um comentário