19 de outubro de 2015

Notícia - Instituição cristã brasileira recebe refugiados sírios

Os imigrantes recebem tratamento psicológico e ainda são encaminhados para retirar documentos como CPF e carteira de trabalho
A Missão de Apoio à Igreja Sofredora (MAIS), sediada em Vila Velha (ES), recebeu alguns imigrantes sírios que fogem da perseguição religiosa que é o foco do atendimento da instituição.

Cerca de 150 pessoas, entre crianças e adultos, já foram atendidos pela MAIS desde novembro de 2013. A instituição afirma que muitos refugiados chegam ao Brasil traumatizados e trazem consigo sentimento de medo e ao mesmo tempo de alívio.

O coordenador da base de Vila Velha, Igor Adrian, relata que as crianças ficam tão traumatizadas com a guerra que relatam isso até durante as brincadeiras. “As brincadeiras das crianças são sempre em torno da guerra, que é o que elas viram lá”.

O MAIS recebe esses refugiados e dentro de três meses consegue legalizá-los no país através de documentos como a carteira de trabalho e o CPF, assim os adultos podem trabalhar e iniciar uma nova vida no Brasil.

Fora o serviço de documentação, a instituição também oferece atendimento psicológico e espiritual para que os grupos consigam se recuperar completamente dos traumas vividos.

O Governo brasileiro tem autorizado a chegada de refugiados, mas não oferece apoio financeiro para entidades como a MAIS que precisa de apoio para continuar levando um trabalho sério e que faz tanta diferença na vida dos imigrantes.

“Temos tentado conseguir apoios do Governo, mas quando sabem que ajudamos pessoas que fogem da perseguição religiosa, somos discriminados e nunca tivemos acesso a nenhum tipo de fundo”, denuncia Igor Adrian.

Para conseguir verbas, a MAIS pede apoio para igrejas e pessoas físicas interessadas em colaborar com esta obra. Apesar da dificuldade, Adrian revela que há projetos para abrir cinco novos centros da MAIS pelo país ainda este ano. Para conhecer e ajudar este ministério acesse www.maisnomundo.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário