29 de outubro de 2015

Notícia - Histórico: após décadas China acaba com política do filho único

Segundo matéria divulgada pelo site ‘O Globo’, o Partido Comunista chinês decidiu abolir com a política do filho único e autorizará pela primeira primeira vez em mais de 30 anos que os casais tenham dois filhos, segundo um comunicado do Partido Comunista divulgado pela agência oficial Xinhua.

A decisão histórica foi tomada dois anos depois que o governo autorizou que os casais, em que um dos cônjuges fosse filho único, tivesse um segundo filho. O objetivo é corrigir o desequilíbrio entre homens e mulheres e conter o envelhecimento da população, além de estimular a economia.

Barbáries e desequilíbrio

Ao longo dos últimos anos não faltaram casos dramático relacionado a política do filho único. Ainda segundo matéria do ‘O Globo’, em 2012, uma mulher de 23 anos da província de Shaanxi, no Noroeste do país, foi levada pelas autoridades do planejamento familiar e obrigada a realizar um aborto mesmo estando grávida de sete meses.

O resultado dessa política, segundo o governo chinês, foi o impedimento de cerca de 400 milhões de nascimentos. Porém, o custo humano foi incalculável, com esterilizações e abortos forçados, infanticídio e um desequilíbrio de gênero dramático que implica a milhões de homens nunca encontrarem parceiras.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário