11 de julho de 2018

Lição 3 - Arão e Hur ajudam Moisés: Pré - aula e subsidio - Maternal


Lição





Subsídios
Ideias para o ensino:

A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa. ,

CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
Fazer um concurso com as crianças para ver quem consegue ficar com os braços levantados por um minuto. 
Quem conseguir deve ganhar um pequeno brinde.


Sugestão para crianças: 
Fazer faixas de duas cores diferentes para as crianças colocarem na cabeça, formando os dois exércitos.
 Momento do louvor  
 Cante: 






Memorizando o versículo:

Historia bíblica
  
Êxodo – Capítulo 17. 8-16
8 Os amalequitas vieram e atacaram os israelitas em Refidim.
9 Então Moisés deu a Josué a seguinte ordem: – Escolha alguns homens e amanhã cedo vá com eles lutar por nós contra os amalequitas. Eu ficarei no alto do monte, segurando o bastão de Deus.
10 Josué fez o que Moisés havia ordenado e foi combater os amalequitas. Enquanto isso, Moisés, Arão e Hur subiram até o alto do monte.
11 Quando Moisés ficava com os braços levantados, os israelitas venciam. Porém, quando ele abaixava os braços, eram os amalequitas que venciam.
12 Quando os braços de Moisés ficaram cansados, Arão e Hur pegaram uma pedra e a puseram perto dele para que Moisés se sentasse. E os dois, um de cada lado, seguravam os braços de Moisés. Desse modo os seus braços ficaram levantados até o pôr-do-sol.
13 E assim Josué derrotou completamente os amalequitas.
14 Então o SENHOR Deus disse a Moisés: – Escreva um relatório dessa vitória a fim de que ela seja lembrada. Diga a Josué que eu vou destruir completamente os amalequitas.
15 Moisés construiu um altar e lhe deu o seguinte nome: “O SENHOR Deus é a minha bandeira.”
16 Depois disse: – Segurem bem alto a bandeira do SENHOR! O SENHOR combaterá para sempre os amalequitas!
através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE
A Batalha contra os Amalequitas
Esta é mais uma história do poder de Deus na vida de Seu povo. Moisés ainda conduzia os israelitas, rumo à Canaã. Nesse tempo, veio Amaleque fazer guerra contra os israelitas. Então, Moisés chamou o seu servidor que se chamava Josué e ordenou que ele escolhesse homens corajosos entre os israelitas, para que pudessem sair e guerrear contra o povo de Amaleque. Estes eram os amalequitas. E Moisés disse também a Josué, que ele se colocaria no alto do monte e teria a vara de Deus em sua mão; aquela com a qual havia realizado vários milagres no Egito, depois que saíram de lá.

Foi então, que Josué com os homens de guerra e Moisés, Arão e Hur subiram ao monte. Quando Moisés levantava a mão, Israel vencia... - Oh como me cansa suspender esta vara por tanto tempo! (diz Moisés)

...Mas quando abaixava a mão, venciam os amalequias. Como as mãos de Moisés eram muito pesadas, colocaram uma pedra, para que Moisés apoiasse seus braços nela. Então Arão e Hur ficavam um de cada lado de Moisés, segurando seu braço levantado.

- Nós o ajudaremos. Não se preocupe! (dizem Arão e Hur)

As mãos de Moisés ficaram erguidas até o pôr-do-sol, e Josué e seu povo venceram a batalha. 
Podem encenar essa parte da história, vestindo alguém para representar Moisés. Arão e Hur também podem ser representados, segurando o braço de Moisés. 
Uma parte das crianças pode representar os amalequitas e a outra parte, os israelitas que se levantam, no momento em que Moisés ergue o braço, e os amalequitas que se levantam, quando o braço de Moisés abaixa.)

O Senhor promete que se formos fiéis à Sua Palavra, Ele também nos sustentará em todas as batalhas de nossa vida e conseguiremos vencer as tentações com o poder que vem de Jesus. Vamos orar. 
Orar pedindo que nossas crianças tenham poder para vencer; oração curta e ao ponto.

    Visuais



















ATIVIDADES:


Lembrancinha:



Brincadeira de “Estátua Musical” e “Siga o Mestre”. As crianças movimentam-se pela sala ao som de uma música. Quando parar a música, as crianças ficam imóveis no lugar. O Prof. dá uma instrução, como correr até o canto da sala, desembainhar a espada, bater continência, formar duplas, pular numa perna só. Se o prof. tiver com a mão levantada as crianças obedecem, se tiver com a mão abaixada as crianças caem no chão. As crianças que perderem ficam uma rodada fora. Antes de começar, faça um ensaio.


Brincadeira:
As crianças vão ajudar os israelitas a vencer a batalha. Escolher uma criança (ou usar um boneco, se preferir) para ser Moisés e sentar-se sobre uma cadeira. Fazer perguntas sobre a história. Quando as crianças acertarem, Moisés deve levantar os braços. Se errarem, ele deve abaixar os braços. Organizar as perguntas para que Moisés esteja de braços levantados quando elas acabarem. Neste caso os israelitas venceram a batalha e as crianças podem comemorar.



   Lanche:
sirva um lanche gostoso e nutritivo.


Mostre uma figura de oração e ore com as crianças.

Brincar:
Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.




Conclusão: Então crianças, o Senhor promete que se formos fiéis à Sua Palavra, Ele também nos sustentará em todas as batalhas de nossa vida e conseguiremos vencer as tentações com o poder que vem de Jesus. Algo muito importante nesta história é a União - para sermos vitoriosos precisamos ter união uns com os outros, pois o povo de israel só venceu a batalha, porque Arão e Hur mantinham a mão de Moisés erguidas.


Prepare as crianças para a saída.
Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a).
Fale o texto bíblico da lição. 
 Êxodo – Capítulo 17. 8-16
Escreva em um papel e entregue os pais ou responsáveis.


Convide a todos para retornarem no próximo domingo.



Deus abençoe você prof. A sua aula e os seus alunos!


Revista Maternal de 3 e 4 anos: 3º Trimestre 2018 - Tema: Vamos ajudar? Cpad


Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.



TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
 



Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo


Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades


Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?


Oficina a arte de fazer brinquedos



Brincadeiras para unir pais e filhos


Brincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil


Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018

Fontes consultadas:
sementinhakids.wordpress.com
ensinobiblicoinfantilnani.blogspot.com
pastoradulcidokids.blogspot.com
dicasdatiamaira.blogspot.com
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
Editora Cristã Evangélica
Blog pequeninos de jesusblogspot
ensinoinfantilnumclique.
tiasdaescolinha.blogspot.com
blogtiale.blogspot.com
blogdaebi.blogspot.com
www.pequeninospracristo.com
Fonte: Cpad

Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos.
adaliahelena.blogspot.com

3 comentários: