4 de maio de 2018

Lição 06 - O Crescimento Ideal: Jovens e Adultos - Editora: Central Gospel


  2 Pedro 3:18
Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade.
Ninguém nasce completo e com grande estatura no âmbito físico ou espiritual. E o crescimento que não obedece ao curso natural de leis e princípios que o regem gera anomalias e deformidades.

Seguindo este raciocínio, no mundo espiritual, ou o cristão cresce, ou fica medíocre, pois os pilares da vida cristã precisam ser exercitados dia a dia até chegar a um nível de crescimento ideal.

Esses pilares são eles: a fé (Romanos 1.17), o conhecimento (Oséias 6.3), a graça (2 Pedro 3.16-18), a santificação (Hebreus 12.14) e as experiências espirituais (2 Coríntios 3.18).

Sabendo disso, atente para o fato de que é necessário crescer de maneira uniforme, tanto na graça como no conhecimento, senão o cristão será vítima da heresia e da ignorância espiritual.

Assim, alguns crescem na graça, mas não no conhecimento, e permanecem meninos, pois não estudam a Palavra. Os anos passam, e eles continuam sendo novos convertidos que não sabem discernir a voz de Deus e a dos homens, nem a emoção e o poder espiritual.

Há também os cristãos que progridem no conhecimento, mas não na graça. Eles racionalizam tudo e não têm experiências espirituais. São como os fariseus descritos em Mateus 23: estão cheios de conhecimento sobre as leis espirituais, mas não procedem com amor.

Há dentro da Igreja um terceiro tipo de cristão: o fraco, que não progride nem na graça nem no conhecimento (1 Coríntios 7-10).

Ele é facilmente influenciado pelos demais e fica escandalizado com qualquer coisa, sendo considerado enfermo na fé (Romanos 14.1). Ele tem de crescer e amadurecer proporcional e progressivamente na fé, a fim de alcançar a estatura de Cristo, ser uma testemunha poderosa do amor e do poder de Deus e dar frutos para o Reino de Deus.

Quem deseja crescer na graça e no conhecimento de Deus, precisa ter algumas atitudes fundamentais, entre as quais destaco:

1. Buscar o Reino de Deus em primeiro lugar.
 O que apóstolo Paulo, em Colossenses 3.1,2, ensinou: Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra.

2. Ter vontade de aprender e paciência. 
Infelizmente, existe gente que mal se converte e, dois anos depois, já é consagrado pastor. Está errado! Para que o recém-convertido possa desenvolver a fé com solidez, deve primeiro participar dos cultos, ouvir as pregações e freqüentar a Escola Dominical.

Assim, entenderá a autoridade espiritual, o plano da salvação e as doutrinas básicas, conseguirá praticar os ensinamentos da Palavra de Deus até atingir certo grau de maturidade espiritual.

3. Estudar a Palavra de Deus. 
O apóstolo Paulo estudava as Escrituras meditando, refletindo, pensando e analisando a profundidade dos princípios e das profecias, a fim de conhecer melhor Deus e seu plano de salvação para a humanidade (2 Timóteo 4.13). Peça para o Espírito Santo iluminar sua mente e ajudá-lo a compreender a Palavra de Deus.

4. Desenvolver um relacionamento pessoal com Deus. 
Daniel orava três vezes ao dia, porque ele queria ter intimidade com Deus (Daniel 6.10). Se você não dobrar o joelho para adorar e clamar a Deus, lançando sobre Ele toda a ansiedade e compartilhando suas preocupações e fraquezas, não alcançará o crescimento ideal na vida cristã nem intimidade com Deus.

O crente que ora, lê a Palavra e medita sobre ela, aprende a ouvir a voz de Deus, tem discernimento espiritual, direção e vive triunfantemente com Cristo viveu.

5. Viver em comunhão com a Igreja. 
É importante ter comunhão com o Corpo de Cristo, que é um conjunto de membros interdependentes (Romanos 12.4-10; Colossenses 3.13). O cristão que fica isolado do Corpo não cresce com ele e morre espiritualmente.

6. Ser perseverante e ativo na obra de Deus. 
O cristão que vive conforme os princípios que Deus estabeleceu em Sua Palavra, obedece a Deus e cresce na graça e no conhecimento do Senhor.

Esse cristão ama, perdoa, foge da sua carne, evita pecado, dá dízimo e oferta, evangeliza e exerce a mordomia cristã, alcançando, assim, o amadurecimento na vida espiritual e produzindo frutos que glorificam a Deus e engrandecem Seu Reino (Mateus 7.24,25).

- Em Busca do Crescimento Espiritual
"...Se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram;
eis que tudo se fez novo..."
I Coríntios 5:17

O ponto de partida para o crescimento espiritual é a transformação de vida pelo poder do evangelho. 
Para isso, é preciso ter arrependimento, fé e conversão. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor (Atos 3.19). Pela graça sois salvos, por meio da fé (Efésios 2.8).

A fé é a condição para que você possa chegar a Deus. Quando alguém entrega sua vida a Cristo por arrepender-se dos pecados e crer que Jesus é o Salvador, então se converte aos princípios do evangelho, gerando uma mudança radical, que a Bíblia chama de novo nascimento (João 3.4-6).

Como é que a gente sabe se alguém teve um encontro real com Cristo e foi transformado em nova criatura? Não é por causa do terno e da gravada nem da Bíblia debaixo do braço; é pela transformação: um novo pensar, um novo sentir e um novo agir. Se a pessoa não mudar a mentalidade, não pode ter seus sentimentos e suas atitudes mudados. Se houver um novo modo de pensar, haverá mudanças de sentimentos. O ódio, a mágoa e a vingança dão lugar ao amor, ao perdão e à bondade. Com a mudança do modo de pensar e de sentir, ocorre a mudança de atitude. Sem isso, não há transformação na vida, porque o evangelho modifica as crenças e os valores do ser humano — isto é o ponto de partida para um crescimento espiritual.

Para que você possa ter um crescimento real, sem anomalias, deve crescer proporcionalmente na graça e no conhecimento (2 Pedro 3.18), usando os meios disponíveis — a oração, a leitura da Palavra, a comunhão com o Corpo de Cristo, a evangelização, as experiências com Deus no dia a dia e a mordomia, o serviço cristão — para aproximar-se de Deus e ser transformado por Ele.

Em Colossenses 3.1-15, vemos algumas etapas do processo de crescimento espiritual. Já no versículo 1, Paulo diz: Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima. Para ressuscitar com Cristo, é necessário morrer para o pecado e para o mundo. Depois, é preciso buscar e pensar nas coisas que são de cima (v.1,2). É assim que é iniciado o processo, pelo que domina a mente. Então, vem as etapas seguintes: fazer morrer os desejos da carne (v. 5) e revestir-se de entranhas de misericórdia, benignidade, humanidade, mansidão, longanimidade (v. 13).
Deus, por intermédio de Seu Espírito, ajuda-nos, mas é a decisão de entregar-se a esse processo é nossa. O cristão precisa despir-se do velho homem e amar com amor genuíno, sacrificial. Ele tem de arrancar defeitos e plantar virtudes divinas no coração. Caso contrário, poderá atrapalhar seu crescimento espiritual. Se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis (Romanos 8.13).

Para que não sejamos meninos inconstantes, levados por todo vento de doutrina, Paulo mostrou a importância de alcançar um padrão elevado na vida espiritual, a unidade da fé, o conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, a medida da estatura completa de Cristo (Efésios 4.13). Este é o último estágio de crescimento do cristão; é alcançar imagem gloriosa de Cristo.

João lembrou: Agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos (1 João 3.2). Chegará o dia em que seremos espiritualmente semelhantes a Cristo e viveremos no céu, num lugar onde não haverá mais pecado, erro, dor, doença, morte, na presença de Deus. Então, veremos Jesus como Ele é.

Vale a pena buscar o crescimento espiritual e participar de todo este processo de amadurecimento cristão, mesmo que haja percalços e pressão do diabo. Seja firme, constante e abundante na obra do Senhor. Almeje ser a cada dia um crente melhor. Se cair, saiba que Deus irá levantá-lo, sustentá-lo e elevá-lo a patamares superiores.

Mas lembre-se de que Deus não nos dá algo porque acha que somos mais bonitos ou educados do que outros irmãos. Existem níveis, etapas, que eu e você temos de esforçar-nos para alcançá-los. Vamos, então, crescer para que o nome do Altíssimo seja louvado e engrandecido em nossa vida e por meio dela. É tempo de crescer! Receba esta palavra e que o Senhor o abençoe e o faça prosperar em todas as áreas!

CRESCIMENTO IDEAL DA VIDA CRISTÃ
Crescimento está ligado a desenvolvimento. Na vida cristã, se não crescermos espiritualmente, tornamo-nos medíocres, nossa fé fica fragilizada, não temos ânimo diante das adversidades nem disposição para estudar a Palavra, orarmos e jejuarmos. Tempo de igreja não é sinônimo de ser um cristão forte. Prova disso é que vemos cristãos que aceitaram Jesus como Salvador há muitos anos, mas permanecem meninos na fé, fracos ou carnais. Por qualquer vento doutrinário são levados, facilmente se escandalizam, priorizam sempre a si mesmos, e não o Reino de Deus. Isto é lamentável! Crescer na fé é algo contínuo, permanente. Não significa converter-se hoje, e amanhã já saber tudo sobre Deus e vida cristã. É um processo que leva tempo, é gradual e requer a ajuda do Espírito Santo e de outras pessoas. Por outro lado, é fundamental fazermos a nossa parte. Mas como? Primeiro, precisamos ter fé e buscarmos conhecer o Senhor por meio da oração e da leitura das Sagradas Escrituras. Conforme o nosso conhecimento sobre Deus e Sua Palavra vai aumentando, passamos a ter mais comunhão com Ele. Isto nos imuniza contra as heresias e permite que fiquemos cheios da graça, sejamos santificados e recebamos mais poder e autoridade. Para que sejamos cristãos fortes, precisamos não apenas crescer, mas também amadurecer na fé, ter disposição para aprender, buscar conhecimento na Palavra e em bons livros, ter um relacionamento pessoal com Deus, além de colocar em prática os ensinamentos do Mestre, buscando experiências espirituais com o Senhor, trabalhando na obra, tendo amizade com cristãos e sendo assíduos na igreja. Espero que este livro fale diretamente ao seu coração, para que você possa ser conscientizado do quanto é importante crescer na graça e no conhecimento e ser forte espiritualmente. Que esta obra o ajude a buscar no Senhor forças, sabedoria e fé para continuar a caminhada rumo à eternidade e ser vitorioso.

Capítulo 1-
O crescimento cristão Ao analisarmos o desenvolvimento humano, percebemos que existe um processo lento e gradual de crescimento e amadurecimento em todos os sentidos: físico, emocional, intelectual. O homem nasce, cresce, amadurece, reproduz-se e morre. O próprio Senhor Jesus passou por estágios de desenvolvimento. Ele passou nove meses no ventre de Maria, até atingir a maturidade para nascer. Depois, cresceu e desenvolveu-se como uma criança normal até atingir os 12 anos, quando o menino judeu é considerado responsável por seus atos; daí José e Maria terem levado Jesus ao templo segundo o costume do dia da festa (Lucas 2.42). Sobre o desenvolvimento crescente e gradual de Jesus como ser humano, Lucas observou: E o menino crescia e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens (Lucas 2.40,52). Note que Jesus cresceu física (em estatura), espiritual (em espírito), cognitiva (em sabedoria) e emocionalmente (em graça para com Deus e os homens). Na vida psico-bio-social como na cristã, para atingirmos um crescimento saudável e satis-fatório, também precisamos passar por algumas etapas Crescer significa desenvolver-se em todos os aspectos, amadurecer e usar todo o seu potencial. Então, não pense que, assim que alguém se converte, aceitando Jesus como Salvador e Senhor, irá tornar-se um cristão maduro, grande conhecedor da Bíblia e exímio praticante dos ensinamentos do Mestre. Para tornar-se um cristão forte, que não se deixa influenciar pelo mal e pelas heresias nem escandalizar-se, é preciso amadurecer na fé, percorrer o caminho proposto por Deus. Para alguns, esta caminhada é longa. Para outros, mais curta. Os apóstolos Pedro e Paulo compararam os cristãos recém-convertidos aos bebês, que precisam alimentar-se com o leite, os rudimentos da Palavra, antes de poderem "digerir" coisas mais sólidas, ensinamentos mais complexos (1Coríntios 3.2; 1 Pedro 2.2). E sobre o crescimento espiritual dos cristãos, o apóstolo Paulo observou que: 1) é Deus quem dá o crescimento (1 Coríntios 3.6); 2) que o crescimento ocorre quando fazemos parte da Igreja e estamos ligados à Cabeça desse corpo espiritual, que é Cristo (Colossenses 2.19); 3) que o Senhor promove o crescimento de cada membro dando-lhes poder, sabedoria e discernimento sobre Sua Palavra, bem como dons a serem usados por cada um para a edificação uns dos outros e em prol da expansão do Reino de Deus na terra (Romanos 14.19; 1 Coríntios 12; 14.12; 2 Coríntios 10.8; Efésios 4.12,16). Mas por que devemos crescer espiritual-mente?
E o que veremos a seguir.

Precisamos crescer espiritualmente
Por que precisamos crescer na vida cristã? Para que não fiquemos estagnados, presos à nossa própria ignorância espiritual; para que não sejamos enganados por falsos profetas nem levados por ventos doutrinários, desviando-nos da vontade de Deus para nossa vida e perdendo a salvação e a nossa herança em Cristo. Atente para as palavras do apóstolo Pedro: Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pedro 3.18). Por que o apóstolo disse que, antes de qualquer coisa, devemos crescer na graça e no conhecimento? Porque a graça e o conhecimento constituem o princípio para uma vida espiritualmente saudável na presença de Deus. O que Pedro queria dizer é que, se não crescermos na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, seremos facilmente enganados pelas mentiras, falácias, sofismas dessa sociedade sem Deus e/ou pelas heresias ensinadas por falsos mestres e falsos profetas, sendo levados, mesmo que involuntariamente, ou a ignorar a verdade bíblica ou a interpretá-la de maneira incorreta, podendo perder nossa salvação e vida eterna.

Você deseja crescer e amadurecer espiritualmente?
 
Então, prepare-se. Todo crescimento segue um curso natural e está sujeito a certas leis e alguns princípios. Caso contrário, aparecem anomalias, defeitos, deformidades. Você precisa estar ciente disso e estar disposto a passar por esse processo que o levará ao crescimento. Caso contrário, será um cristão medíocre. Então, qual é o primeiro passo para o crescimento espiritual? Ter fé. Fé, uma base para o crescimento espiritual Nenhum cristão é capaz de crescer espiritualmente se não tiver fé. Qual é o real significado de fé? A Palavra de Deus tem a melhor definição: A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem (Hebreus 11.1). Quem possui fé espera e acredita que algo acontecerá mesmo sem conseguir ver o menor sinal de que tal coisa será concretizada. Não pense que a fé nasce no coração de alguém da noite para o dia. Ela brota aos poucos, gradativamente. É preciso que cada cristão deixe que Deus trabalhe em sua mente, a fim de ficar cheio de fé. Por outro lado, também é necessário ao cristão fazer a sua parte. Em Romanos 10.17(NTLH), O apóstolo Paulo esclareceu: A fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo. Em outras palavras, a fé é gerada pela Palavra de Deus, lida ou ouvida. Logo, é importante estarmos dispostos a estudar as Sagradas Escrituras, ouvir pregações e participar dos cultos com o coração aberto para ouvir o Senhor. Na Bíblia, encontramos vários exemplos de homens e mulheres de fé. Jó não se deixou levar pelas lutas nem pelas palavras de seus amigos e de sua esposa. Ele permaneceu firme na presença do Senhor mesmo enfrentando as piores adversidades. Ana, mulher de Elcana, não podia ter filhos, foi muito insultada por isso, mas clamou ao Deus vivo insistentemente até conseguir a sua bênção, Samuel. E o que dizer do profeta Elias, que apenas avistando uma nuvem do tamanho da mão de um homem creu que cairia abundante chuva? Você deseja crescimento espiritual? Espelhe-se nos exemplos desses homens e dessas mulheres. Cultive a fé. Ore, jejue, leia a Palavra, participe dos cultos em sua igreja, consagre-se ao Senhor, pois sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.6). Isto significa que sem ela não conseguimos sequer aproximar-nos do Seu altar.

A fé é o que o cristão necessita para continuar em harmonia e comunhão com Deus. 
Ela funciona como um escudo, uma proteção contra os dardos inflamados do diabo, em todas as nossas batalhas espirituais (Efésios 6.16), sustentando e ensinando-nos a esperar em todas as promessas divinas Em Romanos 1.17 (ARA), Paulo ressaltou: Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé. No entanto, para que nossa fé seja alicerçada e consigamos crescer na vida cristã, precisamos conhecer o Senhor, pois não adianta ter fé em alguém ou em outra coisa; ter uma "fé ilógica", sem base bíblica; esta não funcionará.







Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 2º Trimestre de 2018 - Tema: Ser um verdadeiro Cristão - Editora: Central Gospel


através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINEJovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 2º Trimestre de 2018 - Tema: Ser um verdadeiro Cristão
Comentarista: Pr. Silas Malafaia
Fonte: crescendoparaedificar.blogspot.com/
Fonte: www.prsilasmalafaia.com.br
Fonte: Editora: Central Gospel

JESUS VIRA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário