19 de julho de 2017

Aula Bíblica: Jesus obedece aos pais - Berçário de 0 a 2 anos

OBJETIVO DA LIÇÃO: 
Levar a criança a apreciar o exemplo de obediência de Jesus e obedecer a Deus e aos pais.

É HORA DO VERSÍCULO: 
“Então Jesus voltou com seus pais [...] e continuava a ser obediente” (Lc 2.51).

Nesta lição, as crianças serão levadas a compreender que Jesus, mesmo sendo Rei e Filho de Deus, obedeceu aos seus pais José e Maria. A criança obediente agrada aos seus pais e é mais feliz. Jesus foi obediente e por isso nós também devemos ser. Obedecer ao papai e à mamãe nos garante viver mais tempo na Terra. Além de obedecer aos seus pais terrenos, Jesus também foi obediente a Deus, o Papai do Céu, cumprindo tudo que estava determinado pelo Pai para que Ele fizesse.



Brincar – Deixe que as crianças brinquem livremente com os brinquedos que você organizou com antecedência para a aula. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade e peça que as crianças guardem os brinquedos e peguem os instrumentos de musicalização ou as figuras de cânticos, e sentem-se no tapete para o louvor.
Ideias para o ensino:

2 – Faça chocalhos de rolo de papel, fechando uma das partes com fita crepe, colocando grãos variados como: arroz, milho, feijão, lentilha e outros. Cada um produz um som diferente. Feche o outro lado com fita crepe, enfeite com papel colorido ou desenhos colados e dê um para cada criança tocar e louvar a Deus por seu amor e pelo nascimento de Jesus na terra.




Louvor Infantil – Cante com as crianças, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e cânticos, pegue a Bíblia e ponha as crianças sentadas no cantinho da história.




Ideias para o ensino:
Introduzindo a história - Mostre o relógio e pergunte para que ele serve. Provavelmente dirão que é para marcar o tempo, indague se alguém, sabe quanto tempo vai viver e como fazer a vida ficar mais longa. Vamos ouvir a história e descobrir.


RELÓGIO de PRATO e EVA: COMO FAZER



Relógio simples de fazer apenas usando prato de bolo, EVA e . Pode ser usado como decoração da salinha, para história sobre tudo que envolva o tempo de Deus, sobre Eclesiastes 3 ou mesmo sobre o 5º mandamento .
História - Algumas vezes é um desafio obedecer a nossos pais. Também é um desafio obedecer às outras pessoas que exercem autoridade sobre nós: professores, pastores, avós, tios. Nem sempre é fácil. às vezes precisamos fazer um grande esforço
Ler Êxodo 20:12 para as crianças: Honra a teu pai e tua mãe, para que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá.



Explique as crianças que precisam obedecer ao pai e a mãe, pois esta é uma Lei que Deus deu e que esta Lei foi dada, porque Deus sabe que os pais são mais experientes e sabem o que é melhor para os filhos. Fazer as coisas às escondidas, desobedecendo à ordem dada pelos pais é pecado, pois ao desobedecer aos pais também desobedecem a Deus e isto o deixa muito triste. As pessoa obedientes a Deus são abençoadas por Ele.
E você tem obedecido a seu pai e sua mãe? Obedeça quem cuida de você: seus pais, seus avós, seus tios, seus professores, assim serão abençoados por Deus. Outras crianças vendo suas atitudes de obediência vão querer ser iguais a vocês.





Essa luva de feltro, cole com cola quente os personagens todos de feltro também. O curioso é que esse foi o mandamento que quando eu mostrava a luva as crianças já falavam 
OBEDECER PAPAI E MAMÃE. Foi um recurso ótimo.




Você pode fazer também a família em tamanho grande, pintar a roupinha ou fazer de EVA. 

A base para esses personagens

PERSONAGENS GRANDES: MOLDE




Para contar lindas histórias para as crianças. A base é a mesma, muda somente a roupa.



HORA DA ATIVIDADE:


PERSONAGENS GRANDES: MOLDE



OBS:
As atividades com os bebês até dois anos deverão ser realizadas, em sua maioria, individualmente. As crianças a partir dos dois anos já poderão participar da rodinha.


Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças colorirem como fica o rosto do bebê que obedece ao papai e à mamãe. Quem obedece ao Papai do Céu e aos seus pais é feliz e não chora sem motivo.







4 – Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.




Brincar – Deixe que as crianças brinquem


HORA DA LEMBRANCINHA:
PERSONAGENS GRANDES: MOLDE


Cante:

Brinque: Deixe a criança à vontade para brincar. Oriente e estimule. 





 
Final da aula: entregue a lembrancinha da aula para recordação em casa.

Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que os pais ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim:
"Mamãe e Papai hoje o [ nome da criança] aprendeu que 
Jesus obedece aos pais  tem aprendido isso muito bem. Conte a eles...Cole no caderno A base para esses personagens

PERSONAGENS GRANDES: MOLDE



e traga na próxima aula."
Qualquer dúvida solicitem-me

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Berçário. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
 


Clique nos links abaixo
através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE
Berçário (0 a 2 Anos) – 3º Trimestre Lições Bíblicas: Quem é Jesus?... mais »



Fonte: blogdatiale/Sorriso - UFMBB - (apenas estou colocando algumas partes do texto da revista, ela possui muito mais textos e visuais.) LEIS PARA VIVER FELIZ (5). Cpad/

Nenhum comentário:

Postar um comentário