22 de junho de 2017

Lição 13 - Um Chamado para Evangelizar - Subsidio: Juvenis - de 15 a 17 anos

ESBOÇO DA LIÇÃO
1. EVANGELIZAÇÃO, UMA NECESSIDADE ATUAL
2. EU, UM PESCADOR DE ALMAS!
3. QUERO IR, MAS O QUE DEVO FAZER
4. “EM MEU NOME!”

OBJETIVOS
Valorizar a evangelização;
Conscientizar o aluno de que ele deve ser um ganhador de almas;
Enumerar o que fazer para ganhar almas.

Querido professor, chegamos ao final de mais um trimestre. Como o ano está passando rápido, não é mesmo?! Certamente para os seus alunos a sensação não é diferente. Que o Senhor nos ensine “a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio” (Sl 90.12), pois imerso na correria do dia a dia, infelizmente, muitos crentes deixam a “Grande Comissão”, para a qual foram chamados, de lado. Que possamos valorizar e dedicar mais tempo à evangelização e às demais coisas eternas, do Reino, do que com as coisas tão passageiras desta vida terrena.

Proponha tal reflexão à sua turma, junto às perguntas: E se você comparecesse diante de Deus, no Céu, hoje? Quais frutos você teria para apresentá-lo? Quantas almas resgatou do inferno ao anunciar a salvação em Cristo? Qual número seria maior? O de oportunidades perdidas ou o de suas tentativas? Você poderia dizê-lO que foi seu representante na Terra? Que as pessoas olhavam para sua vida, seu procedimento e testemunho e O viam? Que pregou seu Evangelho com palavras e ações?

Para se aprofundar nesta atividade peça que a classe se divida em grupos, leiam a passagem de João 15.1-17 e pontuem: o que pensam que Jesus queria dizer com “dar frutos”; o que evidencia que de fato somos seus discípulos; como demonstrarmos que somos amigos de Jesus; qual seria uma prova de amor para aqueles que ainda não ouviram sobre a salvação em Cristo; e o que mais chamarem sua atenção na passagem bíblica analisada. Dê um breve tempo para realizarem esta atividade e em seguida, solicite que cada integrante, de cada grupo, explane para toda turma um destes tópicos conversados entre eles.

“Jesus faz distinção entre os dois tipos de poda; arrancar e lançar fora e limpar os ramos. Os ramos frutíferos são limpos, para que seu crescimento seja favorecido. Isso indica que algumas vezes Deus nos disciplina, visando fortalecer o nosso caráter e a nossa fé. Mas os ramos que não dão frutos são arrancados do tronco, não somente porque não tem valor, mas também porque muitas vezes influenciam o restante da árvore.

As pessoas que não dão frutos para Deus ou que tentam obstruir os esforços daqueles que o estão seguindo, serão tiradas da Videira e não desfrutarão do poder vivificante do Senhor.

O fruto que produzimos para Deus não se limita apenas à atividade de ganhar almas. Neste capítulo (Jo 15), a oração respondida, o gozo e o amor são mencionados como frutos (vv.7,11,12). As passagens em Gálatas 5.22-24 e 2 Pedro 1.5-8 um fruto adicional: as qualidades do caráter cristão. (Assim, pelo seu bom testemunho, o cristão também evangeliza e ganha almas, produzindo mais frutos para o Reino).

[...] Quando a videira produz muitos frutos, Deus é glorificado, porque Ele diariamente envia luz solar e a chuva para fazer a plantação crescer. E constantemente alimenta cada planta pequena, preparando-a para florescer. Que momento de glória é para o Senhor da colheita quando ela é levada para os celeiros, pois está madura e pronta para o uso! Ele fez tudo isto acontecer! Esta analogia demonstra o quanto Deus é glorificado quando as pessoas têm um bom relacionamento com Ele e começam a dar muito fruto em sua vida.” (Bíblia de Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 1450).

Parabéns por ter chegado firme em sua vocação até o fim de mais um trimestre. Tenha por certo que o Espírito Santo ainda tem muito mais a realizar em sua vida e através dela. “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (1 Co 15.58).

Aqui lições, dinãmicas, pré aula:Revista Juvenis - de 15 a 17 anos: 2º Trimestre de 2017 - Jesus e o reino de Deus: Cpad

O Senhor lhe abençoe e capacite. Boa aula!
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Paula Renata Santos
Editora Responsável da Revista Juvenis

Nenhum comentário:

Postar um comentário