31 de maio de 2016

LIÇÃO 13 - CONHEÇA SUA FONTE DE PODER

Clique nos links abaixo
CliqueAqui EBD
LEIA TAMBÉM: Manual/Discipulador
TEXTO ÁUREO

"E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo". Mateus3.1l

TEXTOS DE REFERÊNCIA
Atos 2.1- E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;

Atos 2.2 - E de repente veio do Céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

Atos 2.3 - E foram vistas por eles, línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

Atos 2.4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Atos 2.5 - E, em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.

Ninguém é capacitado para vencer os embaraços da vida cristã, a não ser pelo poder de Deus (Efésios 6.10). Nenhum recurso humano, por mais sofisticado que venha ser, dá resultados para vencer obstáculos espirituais. Porque a vitória tem que ser do Espírito Santo. É de origem espiritual a causa dos embaraços e das lutas que surgem na vida do cristão (Efésios 6.12). Vamos focalizar o poder de Deus a nossa disposição, que é o que nos garante vitória sobre Satanás e os embaraços por ele criados. Estudemos sobre o Batismo com o Espírito Santo, uma realidade para hoje.

1 PROMESSA DO BATISMO COM O ESPÍRITO
O batismo com o Espírito Santo foi prometido em, Joel 2.28,29. A mesma promessa foi repetida por João Batista em Mateus 3.11. Jesus Cristo reiterou essa promessa em João 7.38,39 e, Lucas 24.49.

a) O cumprimento da promessa – A promessa do Batismo com o Espírito Santo foi predita por Joel, João Batista e Jesus, e se cumpriu em Atos 2.1-13.

b) O Espírito Santo na Igreja Primitiva - Além do dia de Pentecostes, o Espírito Santo continuou sua Obra entre os crentes em Samaria: "Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo" (Atos 8.17). Saulo, um perseguidor da Igreja, quando convertido, foi cheio do Espírito Santo em Damasco (Atos 9.17). .

c) O Espírito Santo no lar - Na casa de Cornélio, um lar temente a Deus, foi derramado o Espírito Santo: "E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a Pala vra" (Atos 10.44). Sobre os discípulos em Éfeso na chegada do apóstolo Paulo: "E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam" (Atos 19.6). O Batismo com o Espírito Santo é uma necessidade para todos os crentes em todos os tempos (Atos 2.39).

2 - O QUE É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO?
Temos que definir e conceituar o Batismo com o Espírito Santo e sua necessidade nos dias de hoje para cada crente.

a) O Espírito Santo hoje Regozijamo-nos quando todas as promessas de Deus são cumpridas em nossas vidas. A Palavra de Deus mostra o Batismo com o Espírito Santo para "toda a carne", para todos nós também (Atos 2.17). A Bíblia ainda diz que o batismo com o Espírito Santo é para nós e nossos filhos, chamados por Deus, agora alcançados pela promessa do revestimento espiritual (Atos 2.39). O batismo com o Espírito Santo marcou a inauguração da Igreja, com a dedicação a Deus de quase três mil frutos colhidos (Atos 2.41). Jesus disse em João 15.16 que somos escolhidos para "dar frutos". Como aconteceu no dia de Pentecostes, deve acontecer conosco. Através do batismo com o Espírito Santo produziremos cem por cento (Mateus 13.23). Ninguém consegue frutos para Deus, sem o poder do próprio Deus (João 15.5).

b) O Espírito Santo e a santificação - O poder do Espírito Santo nos dá vigor para uma vida de santidade na presença de Deus, da Igreja e do mundo: "Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça, e paz vos seja multiplicada" (I Pedro 1.2). O batismo com o Espírito Santo amplia dentro de nós a obra confortadora, "Consolador" para termos vitória nas lutas nos momentos de fraquezas e ainda nos ajuda nas orações e da mesma maneira o espírito ajuda as nossas fraquezas: porque não sabemos o que havemos de pedir como convém mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis ( Romanos 8.26)

“O Espírito Santo e a Obra de Cristo vista e ouvida" _ O batismo com o Espírito, abre em nossa mente a compreensão da obra de Cristo (João 16.13-15). Percebemos que os discípulos tinham a mente fechada para compreender a obra de Jesus, após o Pentecoste estavam esclarecidos e podiam testemunhar sobre ele (Atos 5.30-32). O batismo Espírito Santo dá poder para falar de Jesus aos outros (Atos 1.8). Antes do Dia de Pentecostes os discípulos estavam de portas fechadas com medo dos Judeus. Chegada pois a tarde daquele dia o primeiro da semana e cerrada as portas onde os discípulos com medo dos Judeus que tinham ajuntado, chegou Jesus e pôs-se no meio e disse-lhes: “ Paz seja convosco” ( João 20.19) Após o pentecostes falaram corajosamente e publicamente de Jesus, enfrentando as autoridades porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido (Atos 4.20) Batizado com o Espírito Santo o Crente fica “Cheio do Espírito” ( Atos 2.4) A Mente fica “Cheia do Espírito” consistindo nisto a vitória sobre aqueles embaraços criados pelo diabo no corpo e na mente do cristão. ( Atos 4.29-31) Através do Batismo com o Espírito Santo o Crente se deleita no Banquete espiritual. Usufruindo das riquíssimas bênçãos de Deus, “Nos rios de Águas vivas”. (João 7.37-39).

3 - A EVIDÊNCIA DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
A manifestação externa verificada por todos no Dia de Pentecostes foi as “Línguas Estranhas” (Atos 2.2-4). Mas que línguas eram essas? Eram línguas faladas através do poder do Espírito Santo e não pela sabedoria humana ( I Coríntios 14.2). Lendo Tiago 3.1-12 verificamos que as línguas humanas podem estar envolvidas com malignidade e corrupção. As coisas de Deus precisam ser declaradas em “língua espiritual e divina” ( I Coríntios 14.22).

a) As línguas são dádivas de Deus – Em Atos 2.11 vemos que essas línguas eram divina, pois só Deus poderia capacitá-los para esse ato maravilhosos.

b) Uma Língua celestial – Não foi um processo lento de aprendizado humano. Mesmo porque “eram homens sem letras e indoutos” ( Atos 4.13) As línguas vieram do Céu, junto com o som. Que som era esse? (Apocalipse 1.10, 11, 15, 14.2) Os vozeiros das línguas estranhas é festa espiritual!

c) As línguas são evidências do Batismo com o Espírito Santo – As línguas estranhas são a evidência externa, visível e audível do Batismo com o Espírito Santo. “Foram cheios do Espírito ... conforme o Espírito Santo lhe concedia que falassem”. “Falavam das grandezas de Deus. “As grandezas de Deus são faladas por línguas espirituais ( I Coríntios 14.2) Dificilmente línguas humanas podem glorificar a Deus com perfeição ( João 16.14). Pois o Espírito de Deus é quem glorifica a Jesus.

4 - COMO RECEBER O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

Além de crer em Jesus como Salvador, é preciso crer na Pessoa e na Obra do Espírito Santo. Na Igreja de Éfeso o batismo com o Espírito Santo só veio após esta rem convictos sobre Jesus e o Espírito Santo (Atos 19.1-6). É preciso também "conviver com Jesus" para ser batizado com o Espírito Santo (Atos 4.13).


a) Precisamos crer nas pro messas de Deus - Crer que a promessa do Espírito Santo é para todos os salvos (Atos 2.39). É preciso esperar, com "perseverança", "até que seja revestido do poder do Alto" (Lucas 24.49).

b) Como esperar o batismo com o Espírito Santo? - Esperar "em oração e súplicas", esperar "unanimente”. Isto é, suplicando o recebimento do Batismo com o Espírito Santo em avivamento espiritual coletivo, junto aos irmãos em Cristo: “E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar” (Atos 2.1).

Conhecendo a manifestação sobrenatural do Espírito Santo – Então, o batismo com o Espírito Santo é a manifestação de Poder de Deus à sua disposição, para você ter uma vida cristã vitoriosa. E a evidência externa audível é o dom de línguas estranhas.

CONCLUSÃO
Se você ainda não foi batizado com o Espírito San to, busque esse batismo até recebê-lo, como ordena Jesus em Lucas 24.49. Ele é o re vestimento de poder que o cristão precisa para ser ven cedor

BIBLIOGRAFIA
A Bíblia Sagrada
Revista Betel – Novos convertidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário