21 de março de 2016

Pais: Como lidar com os questionamentos de um adolescente?

Um tipo muito comum de conflito que os adolescentes passam é o questionamento. A adolescência é marcada por um período de questionamentos. E nessa fase da vida que as perguntas aparecem e que geram tantas polêmicas e conflitos.

Nesse momento eles começam a ter muitas crises com os pais e os líderes. E alguns destes acabam não conseguindo lidar com os questionamentos.

Gostaria de sugerir algumas dicas importantes, que acredito que ser um caminho equilibrado para lidar com os questionamentos de um adolescente:

1- Elimine os rótulos: nem toda forma de pergunta ou de ideia contraria é rebeldia ou desrespeito. Separe uma atitude da outra.


2- Não se assuste imediatamente com os questionamentos. É muito comum ouvir indagações a respeito da fé, dos limites, da bíblia, das regras colocadas pelos pais, líderes dos mesmos ou do sistema em geral.

3- Seja um pouco compreensivo com a fase que o adolescente está vivendo. Todo ser humano de modo geral, a partir dos 12 anos começa a buscar suas próprias convicções, desejam ter independência e querem romper com o rótulo de que ainda são crianças.

4- Não reaja imediatamente diante do questionamento;

5- Caso os ânimos se alterarem, se acalme, pergunte ao adolescente, porque ele agiu assim;

6- Na conversa, procure não agir tentando mostrar que tem autoridade.

7- Não deixe de conversar sobre o assunto depois do questionamento. Isso será uma ótima oportunidade para que você possa apresentar observações sobre o mesmo.

8- Busque responder as perguntas, mesmo que ele (a) não se satisfaça com a resposta. Dê sua opinião.

9- Demonstre em toda conversa amor e disposição para ajudá-lo (a).

Essas atitudes são importantes para que possamos diminuir os conflitos e vê-los passando por essa fase sem ter tantos traumas e de forma saudável.
Pr. Bruno Bacelar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário