Nesse momento eles começam a ter muitas crises com os pais e os líderes. E alguns destes acabam não conseguindo lidar com os questionamentos.
Gostaria de sugerir algumas dicas importantes, que acredito que ser um caminho equilibrado para lidar com os questionamentos de um adolescente:
1- Elimine os rótulos: nem toda forma de pergunta ou de ideia contraria é rebeldia ou desrespeito. Separe uma atitude da outra.
2- Não se assuste imediatamente com os questionamentos. É muito comum ouvir indagações a respeito da fé, dos limites, da bíblia, das regras colocadas pelos pais, líderes dos mesmos ou do sistema em geral.
3- Seja um pouco compreensivo com a fase que o adolescente está vivendo. Todo ser humano de modo geral, a partir dos 12 anos começa a buscar suas próprias convicções, desejam ter independência e querem romper com o rótulo de que ainda são crianças.
4- Não reaja imediatamente diante do questionamento;
5- Caso os ânimos se alterarem, se acalme, pergunte ao adolescente, porque ele agiu assim;
6- Na conversa, procure não agir tentando mostrar que tem autoridade.
7- Não deixe de conversar sobre o assunto depois do questionamento. Isso será uma ótima oportunidade para que você possa apresentar observações sobre o mesmo.
8- Busque responder as perguntas, mesmo que ele (a) não se satisfaça com a resposta. Dê sua opinião.
9- Demonstre em toda conversa amor e disposição para ajudá-lo (a).
Essas atitudes são importantes para que possamos diminuir os conflitos e vê-los passando por essa fase sem ter tantos traumas e de forma saudável.
Pr. Bruno Bacelar
Nenhum comentário:
Postar um comentário