5 de novembro de 2015

Notícia - Egito: aumentam as suspeitas de que o EI está por trás da queda de avião russo

A Inglaterra afirmou nesta quinta-feira (5) que há uma significativa possibilidade de que um grupo ligado ao Estado Islâmico esteja por trás de um suposto ataque a bomba que derrubou um avião russo sobre o Egito no fim de semana, segundo a ‘Reuters’. O Egito afirma que não há evidências de que a aeronave sofreu um ataque, informou a CNN. Os EUA também começam a acreditar no envolvimento dos terroristas.

O Airbus A321M operado por uma empresa russa caiu no sábado (31/10) pouco após decolar do balneário de Sharm Al-Sheikh, no Mar Vermelho, a caminho de São Petersburgo. No total, 224 pessoas morreram.

Quando perguntado se pensava que militantes do Estado Islâmico estariam por trás do desastre, o secretário inglês de Relações Exteriores, Philip Hammond, disse: “O Província do Sinai [leal ao Estado Islâmico] reivindicou responsabilidade por derrubar a aeronave russa, fizeram isso logo após a queda”.

“Olhamos todas as informações, incluindo a reivindicação, mas claro que outras informações também, e concluímos que há uma possibilidade significativa”, disse à rede de TV Sky.

A equipe que investiga o desastre vai examinar se havia algum material explosivo a bordo do avião, segundo a Reuters. A afirmação foi feita por Alexander Neradko, chefe da agência de aviação russa Rosaviatsia, ao canal de televisão Rússia 24. As suas primeiras conclusões devem sair em poucos meses.

Porém, para as autoridades egípcias, que lideram as investigações, não há evidências de que .

Na quarta-feira (4), o governo britânico já tinha anunciado que voos programados para saírem de Sharm el Sheikh para o Reino Unido serão postergados por precaução. O Egito informou a decisão foi tomada sem consultar as autoridades do país, apesar de contatos próximos entre os dois países e de um reforço nas medidas de segurança, segundo a Reuters.

A ramificação egípcia do Estado Islâmico afirmou que vai contar ao mundo como realizou o ato no momento que considerar adequado. O grupo egípcio Província de Sinai afirmou em nota, no dia do incidente, que havia derrubado a aeronave “em resposta a ataques aéreos russos que mataram milhares de muçulmanos em solo sírio”. Novas imagens de minutos após a queda do avião foram divulgadas pela rede britânica BBC.

Americanos também acreditam

Nesta quarta-feira (4), a rede de TV americana “CNN” disse que as agências de inteligência americana sustentam que uma bomba do Estado Islâmico poderia ter derrubado o avião. A emissora citou uma fonte anônima do governo, que deixou claro que isso não se trata de uma conclusão oficial.

As fontes americanas ouvidas pela imprensa disseram, no entanto, que ainda não se chegou a uma conclusão formal das investigações. E também nesta quarta, o braço egípcio do EI, Wilayat Sina, voltou a se responsabilizar pela derrubada do avião, embora não tenha dado detalhes de como o fez. As próprias autoridades americanas descartaram nesta semana que na lista de passageiros ou na tripulação houvesse alguém vinculado a grupos terroristas.
Fonte: UOL, Reuters e Veja
/// Aqui + Notícias AH.Com. De tudo um pouco

Nenhum comentário:

Postar um comentário