29 de julho de 2017

Moisés e Arão Falam com o Malvado Rei: Subsidio: Jardim de Infância de 5 e 6 anos

LIÇÃO:



Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Que Deus possa usar você prof. poderosamente para falar ao coração dos pequeninos.
Título da lição:
 
 A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
 Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
 Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
 Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
 Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
 Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

 Momento do louvor
 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.


TOC TOC TOC - 3PALAVRINHAS - VOLUME 2




Soldado Do Rei | DVD Crianças Diante do Trono 




Cristina Mel A Força de Deus

 QUEBRA-GELO:
Quem aqui já viu um sapo? Você sabia que se colocarmos um sapo dentro de uma panela de água quente, ele pula para fora dela feito um louco? Sim, pois ele não é bobo e sabe que a água quente não é boa, podendo morrer cozido. Mas, se colocarmos o mesmo sapo numa panela com água fria e formos esquentando a água aos poucos, a temperatura do corpo do sapo vai se adaptando ao calor da água e, assim, ele é enganado. Infelizmente, o sapo não percebe a água se tornando quente. Então, ele morre completamente cozido, sem perceber o mal que está lhe acontecendo.

Hoje, algo muito parecido com isso está acontecendo com muitas crianças, pois algumas delas estão sendo “lentamente enganadas” pelas mentiras; uma dessas mentiras é a feitiçaria. Brincadeiras, falando palavras mágicas e invocando o poder das trevas. 

Mas, a bíblia nos mostra a verdade sobre esse assunto, por isso vamos falar sobre o poder de Deus e o quanto esse poder é maior que todas as coisas.



Vídeo aula:


Versículo: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Atos 2:21

Alvo: 
Mostrar na história bíblica que Moisés representa aqueles que creem no poder de Deus sendo usados para salvar pessoas, mas os encantadores de Faraó representam os feiticeiros que usam o poder das trevas para destruir.


 Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula.

  É hora do versículo:
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz: 

  Êxodo 5:1-5
1 E depois foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto.

2 Mas Faraó disse: Quem é o Senhor, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir Israel.

3 E eles disseram: O Deus dos hebreus nos encontrou; portanto deixa-nos agora ir caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrifícios ao SENHOR nosso Deus, e ele não venha sobre nós com pestilência ou com espada.

4 Então disse-lhes o rei do Egito: Moisés e Arão, por que fazeis cessar o povo das suas obras? Ide às vossas cargas.

5 E disse também Faraó: Eis que o povo da terra já é muito, e vós os fazeis abandonar as suas cargas.  


BÍBLIA ONLINE
Êxodo 6:28/7:8-13
 – Moisés e os encantadores de Faraó.
Quando o Senhor falou com Moisés no Egito, Ele disse: “Eu sou o Senhor. Diga a Faraó, rei do Egito, tudo o que vou dizer a você”. Porém, Moisés respondeu: “Ó Senhor! Não tenho facilidade para falar. Como é que o rei vai me ouvir?” Então, o Senhor Deus disse a Moisés: “Arão, seu irmão, falará por você como profeta. Você dirá a Arão tudo o que eu mandar, e ele falará com o rei, pedindo que deixe os israelitas saírem da terra dele. Todavia, vou fazer com que o rei fique teimoso, farei muitos milagres e todos ficarão sabendo que E sou o Senhor”. Moisés e Arão fizeram tudo como o Senhor os havia mandado.
E o Senhor Deus disse a Moisés e a Arão: se o rei do Egito mandar que vocês façam um milagre, você, Moisés, dirá a Arão que pegue o bastão e jogue-o no chão na frente do rei. O bastão virará uma cobra. Aí, Moisés e Arão foram se encontrar com o rei e fizeram como o Senhor os havia mandado. Arão jogou o bastão diante do rei e de seus servos, e o bastão virou uma cobra.
Então, o rei mandou vir os sábios e os mágicos, e com sua mágica, fizeram a mesma coisa. Cada um deles jogou a sua vara de mágico no chão e elas viraram cobras. Porém, o bastão de Arão engoliu as varas de mágico que eles tinham. No entanto, como o Senhor tinha dito, o rei continuou teimando, e não atendeu ao pedido de Moisés e de Arão.



HORA DE OUVIR:
O poder de Deus é maior
Deus enviou Moisés ao Egito para libertar o povo de Deus, escravo naquela terra. Para libertar seu povo, Deus queria mostrar seu poder naquela terra, pois aquele povo praticava feitiçaria. O primeiro milagre que o Senhor fez na terra do Egito foi através de Moisés e Arão, transformando o cajado de madeira de Moisés em uma serpente (cobra). Então, Faraó, o rei do Egito, chamou seus feiticeiros e eles fizeram o mesmo que Moisés e Arão haviam feito, entretanto, usando um poder diferente do poder de Deus, eles usaram o poder das trevas.
O diabo sempre faz isso. Ele tenta imitar aquilo que Deus faz para enganar as pessoas, principalmente as crianças. Quando as pessoas viram os feiticeiros de Faraó fazerem o mesmo que Moisés e Arão, eles acharam tudo a mesma coisa, mas não era. Pois os feiticeiros usaram o poder maligno para enganar. É por isso que você deve ter muito cuidado!
Você já viu uma nota de dinheiro falsa? Ela parece verdadeira, pois tem o mesmo tamanho, as mesmas cores, mas ela não vale nada! É assim que o diabo engana as pessoas; ele usa a mentira como se fosse verdade. Por isso, Deus mandou a serpente de Moisés engolir as serpentes dos feiticeiros e, assim, Deus mostrou que o poder dEle é maior que o poder do diabo.



Feitiçaria é pecado! 
Deus enviou Moisés para tirar o povo de Deus do Egito e leva-lo a uma terra muito boa e rica. Mas, nessa nova terra, existiam alguns povos vivendo lá, contudo, eles não conheciam a Deus. Então, o Senhor disse para seu povo que, ao chegar à terra prometida, eles não deveriam aprender as coisas erradas daqueles outros povos, porque eram coisas que não agradavam a Deus.
Uma dessas coisas erradas era a prática da feitiçaria. E, para o povo de Israel não se esquecer dessa direção da palavra de Deus, Ele escreveu na Bíblia assim: “Não se achará entre ti feiticeiros, e nem quem faz despachos (feitiços) “. Deuteronômio 18:10.
Aquilo que Deus falou para seu povo há muitos anos vale para hoje também. A Bíblia afirma: “As pessoas que praticam feitiçaria não agem em nome de Deus, e sim em nome do diabo.” Você sabe o que um feiticeiro faz? Feiticeiro é uma pessoas que faz feitiços, Ele invoca o poder das trevas, ou seja, demônios.
Os feiticeiros são conhecidos como bruxos, e em alguns desenhos e filmes, eles enganam as crianças dizendo que existem bruxos bons e ruins, mas isso não é verdade! Todo tipo de feitiçaria é maligna e vem do diabo. Veja o que Deus falou sobre isso: “Não deixem no meio do meu povo pessoas que tiram sortes, nem os feiticeiros, nem quem faz despachos (feitiços. Porque Deus não se agrada dessas coisas”. (Deuteronômio 18:10-11)
Deus não deseja que você se envolva com essas coisas, sabe por quÊ? Porque feitiçaria é pecado! Veja o que Deus disse sobre a feitiçaria: “Porque a revolta contra Deus é como o pecado de feitiçaria” (I Samuel 15:23). A Bíblia diz que aqueles que praticam feitiçaria estão contra Deus, ou seja, são rebeldes.
Você já ouviu falar em Halloween? A maneira como o diabo leva as crianças a se envolverem com feitiçaria é divertida, como a festa de Halloween, conhecida como o ‘dia das bruxas’. Nesta festa, as crianças apenas usam as fantasias de bruxos e fazem brincadeiras, mas, se Deus não agrada de feitiçaria, certamente, nada que nos faz lembrar essas coisas irá agradar a Deus, mesmo que pareça algo divertido. Portanto, você jamais deveria se vestir como bruxo ou usar objetos de feiticeiros.
O diabo quer que as crianças pensem que feitiçaria é legal e divertida, todavia, isso é um engano! Feitiçaria é morte! Você já observou que, em lugares onde há perigo ou risco de vida, coloca-se uma placa avisando sobre o “PERIGO”? Essa placa avisa as pessoas para evitarem aquele lugar e não sofrerem acidentes ou, até mesmo, morrem. Em lugares onde há fios elétricos, eles sempre colocam placas com uma caveira, avisando o risco de morte que corremos se nos aproximamos dali. A Bíblia é como essa placa avisando sobre o perigo da feitiçaria, uma vez que ela somete produz engano, pecado e morte! Portanto, não brinquem com algo tão perigoso. Entenda uma coisa: “O poder do diabo está no engano, mas o poder de Deus está na verdade!”
Na história que lemos, Faraó, rei do Egito, não conhecia a Deus e, por isso, usava feitiçaria, entretanto, Moisés conhecia a Deus e usou o poder de Deus para vencer suas batalhas contra as trevas. E, quanto a você, qual será o poder que você quer usar? Vamos ver como isso acontece?


Devemos invocar apenas a Jesus!
O diabo está enganando muitas crianças usando filmes, desenhos, livros e até brincadeiras para ensiná-las “a invocar o poder das trevas”. Você sabe o que é invocar? Invocar é o mesmo que “chamar”! alguns filmes e brincadeiras ensinam as crianças a chamar o nome de espíritos, contudo, o que as crianças não sabem é: “aqueles espíritos são demônios”. Sendo assim, você não deve chama-los nem assistir desenhos semelhantes!
O diabo não se importa se você faz isso apenas por brincadeira. Ele deseja veras crianças se envolvendo com o poder das trevas mais e mais. Como você acha que os feiticeiros de Faraó fizeram aqueles sinais? Eles invocaram o poder das trevas. Hoje, não é diferente daqueles dias, “os feiticeiros invocam o poder do diabo, e não o poder de Deus.”
Mas o que acontecerá com as pessoas que praticam a feitiçaria? “Mas os que praticam a feitiçaria, o lugar deles é o lago de fogo” (Apocalipse 21:8). A Bíblia diz que os feiticeiros não irão para o céu. A quem então você deve invocar? Devemos invocar, ou seja, chamar, apenas o nome de Jesus! Está escrito na Bíblia que: “Todos aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (Atos 2:21). Você deve invocar apenas o nome de Jesus; e isso é o que a Bíblia ensina. Portanto, você não deve ter medo do diabo, porque o poder de Deus é maior que o poder do diabo. Vamos praticar o que a Bíblia ensina, vamos invocar o nome de Jesus.


Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?

Sugestões de atividades:

Clique nas imagens para aumentar.

HORA DE CONVERSAR
· Quais são os nomes dos irmãos que Deus enviou a Faraó para libertar seu povo? 
R: Moisés e Arão


· Qual foi o milagre que Deus fez através deles diante de Faraó? R: Transformou a vara (cajado) em uma cobra


· Quando Faraó viu o milagre que Moisés e Arão fizeram, o que ele fez? Glorificou a Deus?
R: Não, ele chamou os feiticeiros para fazerem o mesmo sinal usando o poder das trevas.


· O que aconteceu depois que os feiticeiros de Faraó transformaram suas varas em cobras? 
R: A serpente de Arão e de Moisés engoliu as serpentes dos feiticeiros.


· Por que Deus fez isso? 
R: Para mostrar que seu poder é maior que o poder do diabo.


· O que a Bíblia fala sobre feitiçaria? 
R: Feitiçaria é pecado


· Qual é o tipo de poder que os feiticeiros usam?
R: O poder das trevas.


· O que significa invocar? 
R: Chamar


· A quem devemos invocar? 
R: Devemos invocar o nome de Jesus



· O que a Bíblia diz que acontecerá com os feiticeiros que não se arrependerem de seus pecados? 
R: Eles serão condenados e irão para o lago de fogo onde serão atormentados por toda a eternidade.


· O que acontecerá com todos aqueles que invocarem o nome de Jesus? 
R: Serão salvos!


· Qual o versículo de hoje? 
R: Atos 2:21




HORA DE BRINCAR
Parece que é bom, mas não é?
Material: Uma folha de jornal, recortes de revistas com animais.
O(a) Prof. deverá fazer um buraco de aproximadamente 1 cm de diâmetro no centro do jornal. Escolha, usando revistas, figuras de animais selvagens e domésticos e os recorte para realizar a atividade. Sem que as crianças vejam, coloque essas figuras debaixo da folha de jornal de forma que as figuras somente possam ser vistas através do buraco feito ali. É conveniente que o(a) Prof. comece mostrando às crianças as partes dos animais mais difíceis de identificar. Peça as crianças para descobrirem qual é o animal que estão visualizando e, se ele é perigoso ou não, ou ainda, se é possível ficar sozinho com tal animal ou não.

Moral da brincadeira: nem sempre você é capaz de ver as coisas como realmente são. Muitas vezes, detrás de coisas interessantes, está o perigo que muitos não conseguem ver, como é o caso da feitiçaria.



Lembrancinhas:




Lanche: sirva um lanche saudável e gostoso.


Faça um apelo - ore com as crianças
Leve as crianças a repetirem essa oração: 
Eu creio que Jesus me ama e cuida de mim. Eu creio que Jesus mora no meu coração e que Ele é maior que tudo. Por isso, eu rejeito toda mentira do diabo sobre a feitiçaria. Eu decido não me envolver com brincadeiras, falando palavras mágicas e invocando o poder das trevas. Eu declaro que vou invocar somente o nome de Jesus por toda minha vida, pois creio que se eu invocar o nome do Senhor serei salvo. Eu creio que o poder de Deus é maior que tudo! Ele cuida de mim e me guarda de todo mal. Em nome de Jesus. Amém!


Comunhão / Encerramento
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!


 No próximo domingo.
 Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
 Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.



  
LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2019 


  Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 3° Trimestre 2019: Tema: O meu amigo guarda e cuida do seu povo - Cpad



 Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 2° Trimestre 2019: Tema: O meu amigo Jesus é poderoso - Cpad



 Revista Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 1° Trimestre 2019: Tema: Família, um presente do meu amigo - Cpad




 Revista Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 2° Trimestre 2018: Tema: Amigos de Deus no Antigo Testamento - Cpad



 Revista Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 1° Trimestre 2018: Tema: Família, um presente do meu Amigo - Cpad





LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2017 



 Revista Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 4º Trimestre 2017: Tema: O Livro que Conta a História do meu Amigo - Cpad


► Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 3º Trimestre: Tema: O meu Amigo Guarda e Cuida do Seu Povo 


 Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 2º Trimestre 2017 


► Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 1º Trimestre 2017 - CPAD. Tema: O meu amigo Jesus






LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2016 



 Lições Bíblicas JARDIM DA INFÂNCIA - de 5 e 6 anos - 2º Trimestre de 2016 - CPAD


► Jardim de Infância: O meu amigo guarda e cuida do seu povo de 5 e 6 anos 3º Trimestre. 2016: CPAD


 Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 4º Trimestre 2016 - CPAD. Tema: A casa do meu amigo



Fontes consultadas
jardimdeinfanciaebd.blogspot.com
EBI LEÃO DE JUDÁ
blogtiale.blogspot.com
Ebi blogspot.com
www.escoladominical.net
www.escoladominical.com.br
sementinhakids.com)
Blog evangelizando criança.
www.sementinhakids.com
apascentarospequeninos.blogspot.com
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
www.escoladominical.net/
ministerioinfantil
professoresnaebd.blogspot.com
Blog: Ministério Bíblico Infantil.
Ensino Infantil Num Clique
Pequeninos de Jesusblogspot.com
Adaliahelenablogspot.com.br
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Revista Cpad;
Verônica Araujo - Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
--Quantos pais já se decepcionaram ao pegarem os filhos brincando com a caixa de algum brinquedo ao invés do próprio? As crianças adoram improvisar brinquedos e brincadeiras!
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Leia a Bíblia
Copia e Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com


ATENÇÃO: COM SEU FILHO NA INTERNET

 
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..


 A Casa do meu Amigo é a Igreja - Aula biblica 01: Jardim de infância



 Ana: - Aula bíblica 06: Jardim de infância



 A viúva pobre, ofertando duas pequenas moedas - Aula biblica 04: Jardim de infancia 



 Deus fala com Moisés - Aula bíblica 07: Jardim de infância


 Jesus Transforma Água em Vinho: Pré - aula, brincadeira, atividades, ilustrações, lembrancinhas... 



 Jesus cura uma mão atrofiada - Aula bíblica 08: Jardim de infância



 Noemi e Rute - Aula bíblica 10: Jardim de infância



 Na casa do meu amigo estudo a Bíblia: Aula bíblica 11: Jardim de infância



 Na Casa do meu Amigo há perdão: - Aula bíblica 09: Jardim de infância



 Na casa do meu amigo eu louvo - Aula bíblica 02: Jardim de infância



 Pedro liberto da prisão - Aula bíblica 03: Jardim de infância



 Pedro e João - O Coxo da Porta Formosa - Aula biblica 05: Jardim de infância


Jardim de infância, aula bíblica, ilustrações, brincadeiras, atividades, dinâmicas...Arquivo







 Escola Bíblica Infantil



  Lições Bíblicas Infantil: 3º Trimestre 2019



► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016





 Primários de 7 e 8 anos - Histórias Bíblicas, brincadeiras, dinâmicas, quebra de gelo e mais....Arquivo




Veja outras postagens relacionadas 































    Alfabeto Mig e Meg  































 Atividades: Josué e a Conquista de Jericó


 A ORIGEM DO DIA DAS CRIANÇAS




 ARQUIVO DO BLOG








 ARCA DE NOÉ EM E.V.A COM MOLDES








































































































































Um comentário:

  1. Amém amada. Sigo seu blog e indico, me ajudam bastante. Que Desu te abençoe.

    ResponderExcluir