21 de julho de 2017

Fugindo para o Egito: Juniores de 9 e 10 anos


Clique nos links abaixo
 através deste site.Almeida Revista e 
Atualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE

 Revista Juniores de 9 e 10 anos: 3º Trimestre 2017 - Tema: A vida de Jesus: Cpad... mais »


   

 CORINHO
Aqui tem um lindo corinho para essa lição:



Título da Lição:



Memorizando:




Fugindo para o Egito – Mateus 2.1-18.
À vista disso, podemos estabelecer algumas observações a respeito do comportamento de Herodes naquela ocasião:

“Herodes o Grande ficou bastante perturbado quando os magos lhe perguntaram sobre o Rei dos judeus, recém-nascido, porque: 

(1) Herodes não era o herdeiro legítimo do trono de Davi, e muitos judeus o odiavam e tinham-no por usurpador. Sendo Jesus o herdeiro, Herodes teria problemas. 
(2) Herodes era cruel e por ter muitos inimigos, desconfiava que alguém tentaria derrotá-lo. 
(3) Herodes não queria que os judeus, um povo religioso, se unissem em torno de um líder religioso. 
(4) Se os magos descendiam de judeus e eram de Pártia (a região mais poderosa nas proximidades de Roma), estavam dando boas-vindas a um Rei judeu que poderia equilibrar as forças longe da capital do Império, e Israel tornar-se-ia uma presa fácil para uma outra nação que tentasse ampliar seu poder em relação a Roma.

Os principais sacerdotes e os mestres da lei estavam cientes da passagem em Miquéias 5.2 e de outras profecias sobre o Messias. A notícia dos magos perturbou Herodes, porque ele sabia que o povo judeu esperava que o Ungido viesse logo (Lc 3.15). A maioria dos judeus esperava que o Messias fosse um grande libertador, um líder militar e político, como Alexandre o Grande. Os conselheiros de Herodes devem ter lhe falado sobre isso. Não é de admirar que este homem cruel não se tenha arriscado, ordenando a matança dos meninos em Belém (Mt 2.16)!” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 1214).

Há muitos ensinamentos que podem ser extraídos desta lição no que diz respeito ao livramento de Deus. A proteção de Deus proveu as condições necessárias para que o menino Jesus não fosse tragado pela ira de Herodes. Desde o anúncio feito pelo anjo a José e Maria para que fugissem ao Egito até o momento exato em que deveriam retornar, Deus zelou para que a sua Palavra anunciada pelos profetas se cumprisse. 


   A fuga para o Egito

(Mateus 2.13-18 BLH)
"Porque Ele tem cuidado de vós!" I Pedro 5.7


13 Depois que os visitantes foram embora, um anjo do Senhor apareceu num sonho a José e disse: —Levante-se, pegue a criança e a sua mãe e fuja para o Egito. Fiquem lá até eu avisar, pois Herodes está procurando a criança para matá-la.


14 Então José se levantou no meio da noite, pegou a criança e a sua mãe e fugiu para o Egito. 15 E eles ficaram lá até a morte de Herodes. Isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: “Eu chamei o meu filho, que estava na terra do Egito. ” 16 Quando Herodes viu que os visitantes do Oriente o haviam enganado, ficou com muita raiva e mandou matar, em Belém e nas suas vizinhanças, todos os meninos de menos de dois anos. Ele fez isso de acordo com a informação que havia recebido sobre o tempo em que a estrela havia aparecido. 17 Assim se cumpriu o que o profeta Jeremias tinha dito: 18 "“Ouviu-se um som em Ramá, o som de um choro amargo. Era Raquel chorando pelos seus filhos; ela não quis ser consolada, pois todos estavam mortos.


Pré - aula:






ATIVIDADES : aumentar o desenho, colorir, depois ligar a família de Jesus ao Egito.




Para reforçar os ensinamentos da lição de hoje, sugerimos a seguinte atividade:
Leve para a sala de aula uma caixa pequena (pode ser de sapato ou parecida). Dentro dela, escreva o versículo: “Você, Belém, da terra de Judá, de modo nenhum é a menor entre as principais cidades de Judá, pois de você sairá o líder que guiará o meu povo de Israel.” Esconda a caixa em um local reservado, pode ser debaixo de uma mesa ou cadeira. Este local representa Belém, o lugar onde Jesus nasceu. Escolha um aluno e utilize um lenço para vendar seus olhos. Em seguida, diga que o aluno deve procurar a caixa com o versículo dentro. Enquanto isso, os demais deverão ajudá-lo, dizendo se está quente ou frio até o aluno achar a caixa. Ao final, diga que os sábios só encontraram o menino Jesus porque Deus os guiou até o lugar onde Ele se encontrava.



Lembrancinhas:

Oração:  


Lanche: sirva um lanche gostoso.



Faça um apelo - ore com as crianças


Comunhão / Encerramento

Conclua agradecendo a Deus por seu cuidado e proteção.

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Jardim de Infância. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fonte: Cpad
Fonte: Água viva Kids

Pra você!
Deus abençoe a sua aula!

2 comentários: