Estudo: Colaboradores ou chamados
Texto referência: Atos 3.1-3
Ser Chamado e ser apenas Colaborador. Deus tem nos chamado para cumprir uma missão (Mateus 28.18-20). Porém, há uma ideia errônea de que Deus quer nos usar em algum lugar, exercendo um dom específico. Isso pode até acontecer desde que não suprima o Chamado de cumprir a Grande Comissão. E o dom e o local irá fazer com que avancemos mais ainda nessa missão a nós confiada. Temos apreendido que Deus nos chama não para executar sozinhos os trabalhos, pelo contrário, Ele nos concede uma equipe. Foi assim com Davi, Jesus e Paulo. Se você tem sido separado por Deus para esse trabalho, comece a observar ao seu redor, pois logo verá sua equipe (Lucas 6.12-15).
Pergunta: Você já é ou foi um cooperador em alguma uma equipe? Você tem uma equipe empenhada no mesmo chamado com você? Quem são as pessoas que hoje cooperam com você?
Há uma grande diferença entre servir ao Senhor e trabalhar para Ele. Trabalhar para Deus significa que “eu escolho” o que desejo fazer para o Senhor. Por isso, há muitos na igreja fazendo o que gostam, podem, ou o que julgam ser mais importante. Servir a Deus é diferente, servir significa que eu faço “o que Deus me mandar fazer”. Não importa se é o que gosto nem se é o que as pessoas precisam ou esperam de mim, faço porque fui comissionado, sou servo. Lembrando que servos não escolhem o trabalho, servos obedecem. Se aquilo que fazemos para Deus não é fruto de obediência, então é puramente uma obra humana que, por fim, será rejeitada por Deus. Aqueles que amam a Deus e desejam servi-lo respondem ao chamado divino e não o chamado das necessidades humanas. Eles não estão apenas comovidos pelas pessoas que se perdem, mas ouviram a voz do Espírito Santo. Todo trabalho espiritual deve começar com um chamado do Espírito. Toda obra divina deve ser divinamente iniciada.
Vejamos cinco formas para testificarmos o chamado de Deus na sua vida:
1. A voz do Espírito Santo – Ouvir a voz do Espírito Santo é testificar no seu coração. Você passa a ter uma convicção especial.
2. A revelação nas Escrituras – Quando estudamos a Palavra, nossos olhos se abrem e recebemos luz de Deus e entendemos que Ele está nos comissionando.
3. Uma pregação – Uma igreja viva e saudável tem sempre uma palavra da parte do céu liberada para o rebanho.
4. A evidência das circunstâncias – As circunstâncias não são o critério mais importante, mas Deus pode mover as coisas ao nosso derredor para falar conosco.
5. A confirmação dos irmãos, a liderança – Não vivemos isolados, somos parte de um Corpo. O que Deus quer falar conosco será confirmado no coração de nossos líderes.
É importante destacar que Deus é quem chama, mas são os nossos líderes que nos separam para o trabalho de Deus. O chamado é pessoal, mas a separação é da igreja. Deus pode tê-lo chamado, mas talvez você ainda precise esperar até que seus líderes o separem. Colaboradores fazem o que querem, começam e param quando bem entendem, mas aqueles que são chamados se submetem ao Corpo da Igreja (1 Timóteo 4.14).
Compartilhe: O que Deus tem trazido ao seu coração em relação ao servir? Qual é o seu entendimento sobre o chamado de Deus? Gaste tempo esta semana orando a respeito desse assunto. Este estudo será concluído na próxima semana.
Pr. Aluízio Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário