Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos. (Efésios 6:18. ARA)
Em Efésios 6:10-17, o apóstolo Paulo fala sobre a armadura de Deus e como devemos usá-la; e sobre a arma da Palavra para nos engajarmos na guerra espiritual. Depois de citar cada parte da armadura, no versículo dezoito Paulo resume toda sua mensagem dizendo: “Ore em todo o tempo”. Com que frequência devemos orar? O tempo todo.
O que isso significa? Significa que quando estamos no supermercado fazendo compras e Deus coloca em nosso coração o desejo de orar, devemos cair de joelhos no meio do mercado? Muitas vezes me ajoelho ao lado de minha cama para orar. Outras vezes, quando sinto guiada por Deus, eu me deito de cara no chão diante Dele e oro. Temos que tomar cuidado para não confundir posição corporal com oração. Também podemos orar em silêncio dentro do supermercado enquanto andamos pelos corredores.
Em diferentes ocasiões da vida, oramos de maneiras diferentes. Uma jovem mãe com três ou quatro crianças pequenas, por exemplo, terá que estruturar sua vida de oração de maneira diferente de uma vovó cuja família já está crescida e fora de casa.
Se nos tornamos “religiosos” demais com relação à oração, achando que ela precisa acontecer de certa maneira porque é assim que outros oram, traremos condenação sobre nós. O importante sobre a oração não é a postura corporal nem o tempo ou o local, mas aprender a orar em fé – em todo o tempo, sem cessar. Em qualquer momento que surgir o desejo ou a necessidade: ore!