20 de setembro de 2018

Lição 13 – As Orações dos Santos no Altar de Ouro: Adultos

TEXTO ÁUREO
  Hebreus 4.16
Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, afim de sermos ajudados em tempo oportuno.







VERDADE PRÁTICA
A oração, qual incenso precioso, é a maior oferenda que podemos apresentar ao Pai Celeste, através do Senhor Jesus, com a ajuda do Espírito Santo.


LEITURA DIÁRIA

Segunda — Êx 26.36
O lugar santo
Terça — Êx 30.1-10
O altar do incenso
Quarta — Êx 30.8
O incenso contínuo
Quinta — Lv 16.12,13
A cerimônia do incenso
Sexta — Mt 6.9-13
A oração perfeita
Sábado — Ap 5.8
O incenso é a oração dos santos

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

  Levítico 16.12,13
Levítico 16
12 — Tomará também o incensário cheio de brasas de fogo do altar, de diante do SENHOR, e os seus punhos cheios de incenso aromático moído e o meterá dentro do véu.
13 — E porá o incenso sobre o fogo, perante o SENHOR, e a nuvem do incenso cobrirá o propiciatório, que está sobre o Testemunho, para que não morra.


  Apocalipse 5.6-10.
6 — E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados a toda a terra.
7 — E veio e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.
8 — E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as oraões dos santos.
9 — E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação;
10 — e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.



HINOS SUGERIDOS
Harpa Cristã: 88


Harpa Cristã: 71


Harpa Cristã: 108 

OBJETIVO GERAL
Conscientizar de que a nossa oração é a maior oferenda que podemos apresentar ao Pai Celeste.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

I. Mostrar que somente o sumo sacerdote poderia entrar no lugar santíssimo;
II. Reconhecer que as orações dos santos são qual incenso precioso.



INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Professor (a), na lição de hoje estudaremos uma peça do mobiliário do Tabernáculo, o altar do incenso. Como toda a tipologia empregada na tenda da adoração, essa peça apontava para o sacrifício mais sublime que como igreja podemos oferecer ao Senhor — nossas orações e ações de graças.




INTRODUÇÃO
No Antigo Testamento, o incenso era a oferenda mais preciosa e excelente que se podia oferecer ao Senhor. Ali, no limiar do lugar Santíssimo, o sacerdote entrava, com temor e tremor, para adorar a Deus com um incenso preparado exclusivamente àquela ocasião.

Hoje, o sacrifício mais sublime que devemos oferecer ao Senhor são as orações, súplicas e ação de graças. Por esse motivo, o Senhor Jesus recomenda-nos a entrar em nosso quarto, fechar a porta, e, no segredo de nossos aposentos, oferecer clamores e ação de graças ao Pai Celeste (Mt 6.6-13).



PONTO CENTRAL
A oração, qual incenso precioso, é a maior oferenda que podemos apresentar a Deus.




I. O LUGAR SANTÍSSIMO
Para se oferecer o incenso ao Senhor, três coisas eram necessárias: o lugar, o altar e a cerimônia. Apenas o sumo sacerdote estava autorizado a conduzir esse ato de adoração.

1. O Lugar Santo. 
No Lugar Santo, ficavam três mobílias: o candelabro, à esquerda de quem entrava; a mesa dos pães da proposição, à direita; e, no limiar, entre o Lugar Santo e o Santíssimo, bem em frente ao véu que os separava, estava o altar do incenso (Êx 26.35).
Há algo muito importante que devemos considerar. 
Embora o altar de incenso estivesse no Lugar Santo, era considerado também parte da mobília do Santo dos Santos juntamente com a arca da aliança (Hb 9.1-10).




2. O altar do incenso. 
Feito de madeira de acácia, o altar de incenso era revestido de ouro, sendo estas as suas medidas: um côvado de comprimento, um de largura e dois de altura (Êx 30.1-10; 37.25-28). Os seus ornatos compunham-se de quatro chifres, bordas, quatro argolas e dois varais; tudo revestido de fino ouro.




3. A composição do incenso. 
O incenso destinado ao altar de ouro não podia ser usado indistintamente; era de uso exclusivo do Senhor (Êx 30.38). Esta era a sua composição: estoraque, ônica e gálbano (Êx 30.34-36). A receita do perfume não constituía nenhum segredo. Todavia, se alguém o reproduzisse para uso profano seria punido severamente.




4. A cerimônia. 
O incenso só podia ser queimado com as brasas do altar de bronze (Lv 16.12). E, já de posse destas, o sacerdote aproximava-se do altar de ouro para queimar o incenso no altar de ouro. Dessa forma, a nuvem do incenso cobria o propiciatório, mostrando à Casa de Israel o favor divino (Lv 16.13).

Observemos que, antes de achegar-se ao altar de ouro, o sacerdote tinha de passar, necessariamente, pelo altar de bronze. Isso significa que, sem o sangue de Cristo, jamais teremos acesso ao trono da graça (Hb 9.12).



SÍNTESE DO TÓPICO (I)
O incenso era oferecido pelo sumo sacerdote no lugar santíssimo.


SUBSÍDIO DIDÁTICO
Professor(a), o livro de Levítico está intrinsecamente ligado ao Tabernáculo. Por isso, é importante que você e seus alunos conheçam bem as divisões e todo o mobiliário do lugar que simbolizava a presença de Deus. Sugerimos que reproduza a imagem abaixo no PowerPoint e apresente para sua classe.




II. AS ORAÇÕES DOS SANTOS
As orações dos santos, qual incenso precioso, são inimitáveis em seus efeitos. Eis por que não podemos relaxar quanto à nossa comunhão com Deus.


1. A receita para uma oração perfeita: 
nosso incenso. O Senhor Jesus, no Sermão da Montanha, entregou a seus discípulos o modelo de uma oração perfeita (Mt 6.9-13). Ele exorta-nos também a não imitarmos os gentios e hipócritas, pois estes imaginam que, pelo seu muito falar, serão ouvidos (Mt 6.7).

Portanto, fechemo-nos em nosso quarto, e, ali, no lugar santíssimo, falemos com o Pai Celeste (Mt 6.5,6). E, dessa forma, entraremos com ousadia e confiança no trono da graça (Hb 4.16). Pode haver incenso mais excelente do que a oração dos santos? Além do mais, todas as nossas súplicas chegarão aos céus por intermédio do Espírito Santo, que intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Rm 8.26).





2. A oração como sacrifício ao Senhor. 
O salmista, conhecendo perfeitamente a simbologia do incenso sagrado, assim orou ao Senhor: “Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e seja o levantar das minhas mãos como o sacrifício da tarde” (Sl 141.2). Quando nos dedicamos integralmente ao Senhor, toda a nossa vida torna-se uma oferenda a Deus (Ef 5.2; Fp 2.17; 2Tm 4.6).




3. A oração dos santos na Grande Tribulação. 
No período da Grande Tribulação, logo após o Arrebatamento da Igreja, haverá um grande número de mártires (Ap 9.9-17). Todos estes, apesar da perseguição do Anticristo, atuarão como fiéis testemunhas de Jesus Cristo. As orações desses santos serão recebidas nos céus como incenso de grande valor (Ap 5.8; 8.3).

Ninguém pode deter o poder de um santo que, no oculto de seu quarto, roga a intervenção do Santo dos Santos (Tg 5.16). Irmãos, “Orai sem cessar” (1Ts 5.17).



SÍNTESE DO TÓPICO (II)
As orações dos santos são como incenso precioso diante de Deus.


SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO

A oração modelo do crente
Devemos dar atenção a cada detalhe da oração modelo, que Jesus prefaciou com estas palavras: ‘Portanto, vós orareis assim’ (Mt 6.9). Embora seja sempre recomendável repetir a oração do Pai Nosso, é muito importante que, quando orarmos, nos deixemos guiar pelos princípios providos por nosso Senhor nessa e em outras orações. A palavra ‘assim’ é tradução do vocabulário grego boutos, e deveria ser entendido como ‘desta maneira’. Jesus estava dizendo: ‘Deixem-se guiar por estes princípios gerais quando forem orar’” (BRANDT, Robert L; BICKET, Zenas J. Teologia Bíblica da Oração: O Espírito nos ajuda a orar. 6ª Edição. RJ: CPAD, 2013, pp.196,197).




CONCLUSÃO
Zacarias, pai de João Batista, ao ser escolhido para queimar o incenso sagrado na Casa de Deus, teve uma experiência que retrata ricamente por que o incenso, na Bíblia, simboliza a oração dos santos. Foi ali, no lugar Santíssimo, se levarmos em consideração Hebreus 9.2, que teve a sua oração respondida (Lc 1.5-23). Sua experiência com o Senhor foi completa. Ele viu o anjo, ouviu deste o anúncio profético sobre a vinda do Messias, e, finalmente, sua velhice foi consolada com a promessa de um filho, que seria o precursor do Filho de Deus.
A respeito de “As Orações dos Santos no Altar de Ouro”, responda:
O que era o altar do incenso?
Feito de madeira de acácia, o altar de incenso era revestido de ouro, sendo estas as suas medidas: um côvado de comprimento, um de largura e dois de altura.



Onde, segundo Hebreus 9.3,4, ficava o altar do incenso?
Ficava depois do segundo véu, no Santo dos Santos.



Por que a fórmula do incenso não podia ser reproduzida para fins profanos?
Porque era de uso exclusivo do Senhor e se alguém o reproduzisse para uso profano seria punido severamente.



O que representa o incenso?
Simboliza a oração dos santos.



Descreva a experiência de Zacarias.
Sua experiência com o Senhor foi completa. Ele viu o anjo, ouviu deste o anúncio profético sobre a vinda do Messias, e, finalmente, sua velhice foi consolada com a promessa de um filho, que seria o precursor do Filho de Deus.


SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
As orações dos santos no altar de ouro
Na lição desta semana, analisaremos o incenso como uma atividade de adoração ao Senhor. Este ato remonta à ideia de oração, súplicas e ação de graças ao Senhor.

O lugar santíssimo
O altar do incenso ficava entre o lugar santo e o lugar santíssimo (Santo dos santos). Note que sua localização representa uma transição de um lugar para outro em que se daria de frente com a Arca da Aliança, o símbolo da presença de Deus. Logo, o incenso apresentado pelos sacerdotes tinha a ver com a presença de Deus e sua santidade.

As orações dos santos
O incenso traz à memória às orações dos santos de todos os tempos. Uma vida de oração é sobrevivência espiritual. Por isso, nosso Senhor deixou um modelo perfeito de súplica pelo qual devemos nos achegar a Deus (Mt 6.9-13). Assim, necessitamos falar com o Altíssimo no sentido do que Jesus nos ensinou.

Precisamos está ligado ao trono da graça de Deus por meio da oração, um incenso suave ao Senhor. Busque-o de todo o seu coração e com toda a sua força!




 Slides: Lição 13 – As Orações dos Santos no Altar de Ouro
 Dinâmica: Caminhando em Oração: Lição 13: As Orações dos Santos no Altar de Ouro - Adultos


Para realizar a conclusão do trimestre, sugiro a exibição do filme “Como era o primeiro Tabernáculo”, que proporcionará a retomada dos temas estudados e a contextualização dos assuntos com a vida cristã.
O filme tem duração de 06 minutos, que vocês encontram no YouTube. Vejam no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=OmPUqXwzWGk




Revista Adultos - 3° Trimestre de 2018 - Tema: Adoração,Santidade e serviço: Os princípios de Deus para sua igreja em Levíticos – CPAD

através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE


Fonte: Das imagens acima - www.escola dominical.com
Fonte: Revista Adultos - 3° Trimestre de 2018 -
Tema: Adoração,Santidade e serviço: Os princípios de Deus para sua igreja em Levíticos – CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário