26 de dezembro de 2017

Lição 14 - A importância do ensino cristão no mundo atual? Jovens - Cpad

  
Texto do dia.
(Mt 28.19)
"Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo."

Síntese.
O ensino bíblico cristocêntrico nos ajuda a viver como “sal” e “luz’ no mundo.

Agenda de leitura
Segunda - Lv 10.11
Ensinar os filhos de Deus
Terça - Dt 6.7
Pais e professores
Quarta - Os 4.6
A falta de conhecimento
Quinta - Os 6.3
Conheçamos a Deus
Sexta - Os 6.6
Deus deseja o conhecimento
Sábado - Mc 12.24
A falta de conhecimento e o erro

Objetivos
Mostrar a importância do ensino das Escrituras Sagradas;
EXPLICAR que a Palavra de Deus não aprova o anti-intelectualismo.

Interação
Caro(a) professor(a), chegamos ao final de mais um trimestre. Esperamos que as aulas tenham sido valiosas para o crescimento intelectual e espiritual seu e de seus alunos. Nesta derradeira aula, falaremos a respeito da importância do ensino cristão no mundo atual. Veremos que somente por meio do conhecimento da Palavra de Deus temos condições de sermos "sal e luz" em meio a uma sociedade em ruínas.
Nesta lição, reflita com seus alunos a respeito dos principais pontos que foram estudados no decorrer do trimestre. Ao final, ore com eles, pedindo que o Consolador os inspire e os dirija para que sejam sal e luz diante dos homens!

Orientação Pedagógica
Professor(a), para introduzir a lição escreva no quadro ou em outro recurso visual as palavras "cristão, escola e universidade". Depois, peça para os alunos dizerem o que vem à mente deles quando ouvem essas palavras. Ouça a todos com atenção e incentive a participação. Em seguida, utilizando o conteúdo da lição, explique que a Bíblia não condena a intelectualidade e o estudo sistematizado e que, inclusive, encontramos vários versículos que exaltam o conhecimento e a sabedoria.

Texto bíblico
Deuteronômio 6.6-9

6 E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração;
7 e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.
8 Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos.
9 E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.

INTRODUÇÃO
Com a graça de Deus, chegamos à última lição do trimestre. Esperamos que as lições bíblicas estudadas no decorrer deste período tenham sido de grande proveito para a sua vida, e que os temas e as reflexões em sala de aula tenham despertado em você o desejo ardente de dar mostras da relevância cristã em um mundo caído.

I - A importância do ensino nas Escrituras.

1. Israel e o ensino hereditário e permanente (Lv 10.11). No Antigo Testamento, toda tradição e história de Israel era pautada pela necessidade do ensino da Lei de Deus para as gerações seguintes (Dt 6.6-9). Como o plano de Deus para Israel envolvia as gerações futuras (Gn 12.2), era imprescindível que os pais transmitissem aos seus filhos a Lei do Senhor de forma efetiva (Pv 22.6).

2. Educação contracultural. O ensino, por isso, tinha prioridade entre os judeus. Não é sem razão que a palavra hebraica Torah, que se refere aos primeiros cinco livros da Bíblia, significa instrução, doutrina ou lei. O objetivo da educação judaica, diz César Moisés, "era preservar o povo de Deus das más influências dos povos idólatras e corrompidos que havia ao redor da Terra Prometida, em outros termos era uma contracultura" (Uma Pedagogia para a Educação Cristã, CPAD). Em outras palavras, os descendentes de Abraão eram educados para servir ao Senhor e ao mesmo tempo refutar a influência dos falsos ensinamentos externos.

3. Destruído por falta de conhecimento (Jr 32.33; 2 Cr 15.3). Obviamente, sempre que o povo israelita abandonava o ensino e a prática da lei, toda a nação era afetada. Eis o motivo pelo qual Deus declarou por intermédio do profeta Oseias: "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos" (Os 4.6).

II - O CRISTÃO, A ESCOLA E A UNIVERSIDADE

1. Intelecto a serviço do Reino. A Bíblia não aprova o anti-intelectualismo e a aversão ao estudo sistematizado. Embora desabone o orgulho de filósofos humanistas (1 Co 1.20; 2.5,6), a Palavra de Deus aprecia o conhecimento, pois as Escrituras partem do pressuposto de que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26), e por isso é um ser inteligente, comunicativo, com capacidade de aprender e ensinar. Jesus foi enfático ao dizer que precisamos amar a Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de toda a nossa força e de todo o nosso entendimento (Mt. 22.37).
Logo, valorizar a vida da mente é algo tão espiritual quanto pregar, ensinar ou louvar. É uma atividade que deve ser feita em sintonia com a Palavra e para a glorificação do nome do Senhor. A Bíblia possui várias passagens exaltando o conhecimento e a sabedoria (Pv 18.15; 2 Pe 3.18) e alerta para os perigos da sua falta (Os 4.6).

2. A necessidade de preparo bíblico e apologético. Ainda que nas escolas e universidades contemporâneas exista muito ensino hostil ao cristianismo bíblico, o cristão deve primar por sua formação cultural e profissional. Afinal, as instituições de ensino, em si, não desviam o crente. Se o cristão tiver o necessário preparo bíblico e apologético, não há razão alguma para temer o ingresso no ambiente educacional. Certamente, tal preparo envolve uma educação cristã abrangente, capaz de habilitar o crente a defender de forma consistente suas convicções no ambiente escolar, de modo a refutar as ideias e opiniões que se levantam contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo (2 Co 10.5).

Pense
"Valorizar a vida da mente é algo tão espiritual quanto pregar, ensinar ou louvar. É uma atividade que deve ser feita em sintonia com a Palavra e para a glorificação do nome do Senhor."

Ponto Importante
Se o cristão tiver o necessário preparo bíblico e apologético, não há razão alguma para temer o ingresso no ambiente educacional.

SUBSÍDIO
"Pesquisas como estas nos dão a falsa impressão de que a universidade não é lugar para aqueles que professam a fé cristã. A priori, os números indicam que ao ingressar na universidade o jovem cristão fatalmente será levado a esmorecer na fé e a abandonar a igreja e as suas doutrinas primordiais. E se tais conclusões estiverem realmente corretas, não há motivos para defender e muito menos incentivar a ida dos cristãos para um lugar que os fará, mais cedo ou mais tarde, desacreditar na veracidade das Escrituras e nas doutrinas do Cristianismo. Para alguns, isso seria o mesmo que mandá-los para o campo de batalha, tendo a morte espiritual como consequência inescapável. Diante desse panorama, muitos líderes cristãos não encaram a instituição universitária com bons olhos. Além do ambiente intelectual hostil, a possibilidade do desvirtuamento moral é outro argumento invocado para apontar o risco de o cristão frequentar um curso superior. Outros, ainda, recorrem a passagens bíblicas analisadas fora do seu contexto para suscitar uma espécie de anti-intelectualismo evangélico, afastando os seguidores de Cristo da ciência, da filosofia e do conhecimento secular" (NASCIMENTO, Valmir. O Cristão e a Universidade. 1 .ed. Rio de Janeiro, CPAD, 20).

ESTANTE DO PROFESSOR
CARVALHO, César Moisés. Pentecostalismo e Pós-Modernidade: Quando a experiência sobrepõe-se à teologia. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

CONCLUSÃO
Para vivermos neste mundo caído de forma que agrade a Deus não podemos negligenciar o ensino e o conhecimento das verdades bíblicas, pois somente assim vamos confrontar o pecado e testemunhar o amor de Deus até a volta a vinda de Jesus.

Hora da revisão.
Quem deveria transmitir a Lei de forma efetiva às gerações?
Os pais eram os responsáveis.


O que significa Torah?
Se refere aos cinco primeiro livros da Bíblia e significa instrução, doutrina ou lei.


Segundo César Moisés, qual era o objetivo da educação judaica?
Era preservar o povo de Deus das más influências dos povos idólatras e corrompidos que havia ao redor da Terra Prometida.


As instituições de ensino desviam o crente?
De forma alguma.


O que é necessário que o jovem cristão tenha antes de ingressar no ambiente educacional?
É preciso que o crente tenha conhecimento bíblico e apologético.



 



► Lição 14 - A importância do ensino cristão no mundo atual?
► Dinâmica: Mais doce que o mel: Lição 14
► Lição 14 - A importância do ensino cristão no mundo atual? Subsidio
 
► Pré - aula: Lição 14 - A importância do ensino cristão no mundo atual?


Revista Jovens - 4º Trimestre de 2017 - Tema: "Seguidores de Cristo - Testemunhando numa Sociedade em Ruínas"Cpad

através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE

ESTANTE DO PROFESSOR BUENO, Telma. Boas Ideias para Professores de Educação Cristã. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Jovens, professor, Seguidores de Cristo – Testemunhando numa Sociedade em Ruinas, Comentarista Valmir Nascimento, 4º trimestre 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário