19 de dezembro de 2017

Pré - aula: Lição 13: obedecendo ao livro de Deus: Jardim de Infância de 5 e 6 anos







Revista do aluno:



Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Que Deus possa usar você prof. poderosamente para falar ao coração dos pequeninos.

Título da lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.


Receba as crianças: com muita alegria e um grande sorriso. Faça um agrado e diga: “Que bom você está aqui (nome da criança)”.
· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala. 

 Momento do louvor
 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.

 

Cristina Mel - Areia




Não construa sua casa na areia- Tia Quely




Aline Nascimento AREIA (EXCLUSIVA) FOR KIDS 2 LANÇAMENTO 2013


Casa na Areia e Casa na Rocha - Tia Fathy idéias de recursos didáticos


Na areia não quero construir
                       



CRISTINA MEL / AREIA / NÃO CONSTRUA SUA CASA NA AREIA
Não, não construa 
Sua casa na areia
Não, não construa
Na beira do mar
Mesmo que pareça chique
É impossível que ela fique
A tempestade a vai derrubar

Não, não construa
Sua casa na areia
Não, não construa
Na beira do mar
Mesmo que pareça chique
É impossível que ela fique
A tempestade a vai derrubar

A rocha é o lugar de construir
Um alicerce forte que não vai cair
As tempestades vão e vem
Mas a paz de Cristo tu tens

A rocha é o lugar de construir
Um alicerce forte que não vai cair
As tempestades vão e vem
Mas a paz de Cristo tu tens



NÃO CONSTRUA SUA CASA NA AREIA - FAMÍLIA ALEGRIA



Louvores da Garotada II - 2 - Não Construa Sua Casa na Areia


Videos aula:
Endereço na descrição do vídeo


- HORA DA OFERTA 
Se você puder leve sua oferta também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças.
Dica de música para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros



É hora do versículo: Para memorizar:







É hora do versículo: Para memorizar:
Monte a pedra, depois monte a casinha e cole em cima da pedra.

Ou levar blocos de brinquedos (tipo "Pequeno Construtor"), conforme for contando a história, vá construindo as casinhas, e demonstre a casa que caiu derrubando as peças.

História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
 
Mateus 7: 24 - 29
24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

26 E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
27 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

28 E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;

29 Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.


 BÍBLIA ONLINE

Abra sua Bíblia e diga que essa história está dentro da Bíblia e aconteceu de verdade há muito tempo atrás. As crianças precisam saber de onde vem a história e que elas são reais.
  
Monte as pedras e peça para as crianças colocarem o versículo em ordem formando um muro de pedras.















As duas casas
Parábola dos dois fundamentos: Lucas 6.47-49
Certo dia Jesus contou uma história de dois homens que construíram suas casas. Havia um homem sábio
que construiu sua casa sobre a rocha, um alicerce bem sólido a casa estava bem firme, bem segura.
Havia também um homem que não era sábio, ele era tolo, e construiu sua casa numa areia macia e fofa.
Então veio uma tempestade muito forte .com vento relâmpagos e trovões, e os rios começaram a encher e transbordar e as águas batiam contra aquelas casas. Até que o vento começou a acalmar e a chuva foi diminuindo . Mas e as casas? O que será que aconteceu com elas?
A casa construída sobre a rocha continuou firme, mas a que foi construída sobre a areia não aguentou e foi ao chão. O que Jesus nós ensina com essa parábola? Que assim acontece com a gente também. Quem escuta a boa notícia que é o Reino de Deus, mas não muda sua vida, não faz a vida mudar, é como aquele que constrói a casa na areia, uma casa que cai fácil; é uma pessoa tola...
Mas quem constrói a vida em uma rocha firme, que é Deus, obedece e pratica a Palavra, aguenta firme os problemas, tem força para lutar, continuar... este é como o homem sábio!


                            FLANELÓGRAFO




                                            Flanelógrafo



Dinâmica: 
Levar uma casa sobre a areia em uma caixa plastica, e outra sobre pedrinhas em outra caixa plastica, peça ajuda de duas crianças para jogar um pouco de água sobre cada caixa e ver o que acontece.



   Sugestões:
Recursos Visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.




















Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?

Sugestões:
Desenhos e atividades:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)






Atividade:
As crianças serão separadas em grupo e cada grupo receberá uma pedaço de papel pardo.
Nele farão a colagem - da rocha, da casa e do telhado. Depois poderão desenhar a tempestade:




Brincando eu Aprendo:
Um Bilboquê feito com copinho descartável, barbante, tampinha de leite ou suco, recorte de coração.
Mostre o coração pendurado representando nossa vida sem Jesus. Vem as dificuldade e levam de uma lado para outro.
Faça o movimento para encaixar o 'coração' dentro do copo - que representa a rocha que é Jesus, nossa segurança mesmo em meio aos problemas.
O bilboquê também será a lembrancinha desta aula.




Sugestão de brincadeira:
Brincando eu Aprendo:
Leve para a sala bloquinhos de montar e copos descartáveis.
Divida as crianças em dois grupos e peça para uma montar uma casa, prédio ou castelo usando os bloquinhos e o outro grupo usando os copos descartáveis.
Vez ou outra passe pelos grupos e assopre as construções que fizeram... Em seguida inverta os grupos, quem montou com copos vai montar com os bloquinhos e vice-versa.
Finalize conversando sobre quais dificuldades encontraram em construir com os copos descartáveis, por que não ficavam muito em tempo em pé...



Sugestão de brincadeira:
material:
- giz de lousa (cada um de uma cor)
- desenho de chuva, raios e ventos
- durex ou fita crepe
- espaço para correr
- chapa de raio-x, para fazer o estrondo do trovão.

Desenhe círculos grandes e pequenos no chão com giz de lousa.
Primeiro, pinte de uma cor, para fazer de um lado da classe (ou do espaço) a casa na areia. Do outro lado, faça outros círculos (um círculo para cada criança) de cor diferente para representarem a casa na rocha.

Tratam-se das casas onde os pequenos irão entrar quando ouvirem o sinal de um estrondo, soado pela professora. O objetivo é escapar dos ventos e da chuva, que querem derrubar as suas casas e que será representado por uma auxiliar da professora usando na parte da frente desenhos de chuva e vento colados na roupa com durex.
O aluno que for pego fora do círculo, passará a ser a chuva e o vento e assim por diante. O jogo termina quando praticamente todos experimentaram os dois papéis. Na hora de fazer os círculos, um aluno sempre deverá sobrar do lado de fora. Se há 16 crianças na turma, pode-se fazer duas tocas para 1 aluno, uma para 2, uma para 3 e duas para 4. Nessa brincadeira, a criançada desenvolve habilidades como correr, frear e ocupar um espaço.


Obs: procure ensinar às crianças que não há problema em ficar fora do círculo. Estar fora dele faz parte da brincadeira, ou seja, todos são importantes: quem está fora e quem está dentro.





DINÂMICAS
SUGESTÃO:

Dinâmica: Garrafa curiosa
Material necessário: Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante).
Desenvolvimento:
O grupo deve sentar, formando um círculo.
O líder coloca a garrafa deitada no chão no centro círculo e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando (o gargalo) para alguém e, o líder então fará uma pergunta sobre as lições, quem não souber ficará fora do jogo. A criança que responder corretamente ganha um pirulito e fará girar a garrafa novamente.

Perguntas:
Os dois fundamentos (a casa na rocha) Mateus 7:24-29
Como chamam-se as histórias contadas por Jesus ?
Em que lugar as casas foram construídas?
O que Jesus quer nos ensinar com esta parábola?
O homem prudente é semelhante a que tipo de pessoa?
E o homem tolo que construiu sua casa na areia é semelhante a que tipo de pessoa?
O que acontece com a criança que obedece a palavra de Deus segundo esta parábola?
E o que acontece com as pessoas ou crianças que não obedecem à palavra de Deus?
Fonte: As dinâmicas foram retiradas do portal sementinha Kids.



OU

Dinâmica: 
Rocha ou areia?
Objetivo: Relembrar a história.
Procedimento: Todos devem estar posicionados em círculo de forma que todos possam se ver.
O líder sempre começa a brincadeira, ele(a) deve ter na sua mão Uma Bíblia pequena que passa para
a criança do lado dizendo: Na minha Bíblia eu aprendi sobre a parábola de Jesus, Havia uma vez
um homem néscio e um homem sábio o .... (dizendo isto passa a Bíblia para a criança do lado que
deverá continuar contando um pouquinho da parábola, e depois passara a Bíblia para a próxima até
a história completar. A criança que não souber a historia fica fora do jogo. 
O Vencedor ou vencedores ganham um prêmio.


OU

Dinâmica:
Levar uma casa sobre a areia em uma caixa plastica, e outra sobre pedrinhas em outra caixa plastica, peça ajuda de duas crianças para jogar um pouco de água sobre cada caixa e ver o que acontece.
Use a chapa de RX para fazer o som de trovões.



OU

Dinâmica: A Construção
Objetivo: Refletir sobre a importância de atitudes sábias para a construção de nossa vida espiritual.

Material: figuras de pedra, tijolo, cimento, areia, ferro e telhas.
Procedimento:
- Leiam o texto “Construa sabiamente a casa da sua vida”.
“Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Contou a seu chefe o plano de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas e viver uma vida mais calma com sua família. O dono da empresa sentiu muito ao saber que perderia um de seus melhores empregados e pediu-lhe que construísse uma última casa, como um favor especial. O carpinteiro concordou. Porém, com o tempo, era fácil perceber que seus pensamentos e seu coração não estavam mais no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e utilizou mão-de-obra e matérias-primas de baixa qualidade. Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.

Quando o carpinteiro terminou o trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e, entregando-lhe as chaves, disse-lhe:

- Esta casa é sua, é meu presente para você como prova de gratidão.

Que choque! Que vergonha! Se o carpinteiro soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relaxado. Agora já era tarde demais, teria que morar numa casa feita de qualquer maneira.

Às vezes construímos nossa vida distraidamente. Pense em você como um carpinteiro. Cada dia você martela um prego novo, coloca uma armação ou levanta uma parede na casa da sua vida. Construa-a sabiamente". Autoria do texto desconhecida
- Coloquem no quadro ou parede as figuras, uma de cada vez e perguntem o que representa cada figura na construção da nossa vida espiritual?

Aqui não há uma determinação do que será cada representação da figura, mas sugiro que as “pedras”, formando o alicerce da casa, representem a Palavra de Deus – a rocha na qual estamos firmados. As outras figuras podem representar: a oração, a fé, a vigilância, obediência, jejum, a leitura bíblica etc.
- Leiam: Mateus 7. 24 a 27.



  Lembrancinhas:  
Atividade: Casinhas feitas de palito de picolé com versículo colado






Lembrancinhas: 



Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


Reúna em rodinha para oração final.
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.
despeça-se delas, desejando-lhes uma semana muito abençoada!!!





  Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. Ore com as crianças agradecendo. 



  Conclusão:



Lembrando que houve um objetivo para esta aula. Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto.


Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são Meus discípulos. João 13:35.



Brincar:
Deixe que as crianças brinquem sob sua observação. Este é um ótimo momento para perceber suas atitudes nas brincadeiras e ensiná-las com muito amor.



Deixe que as crianças brinquem enquanto esperam pelos pais.




Esperamos você no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.





Jardim de infância - 5 e 6 anos, aula bíblica, ilustrações, brincadeiras, atividades, dinâmicas...Arquivo

Fontes Consultadas:
Créditos:
Revista Cpad Jardim de infância.
tiasdaescolinha.blogspot.com
ministeriososkids.blogspot.com
ministeriososkids.blogspot.com
sementeagapecampinas.blogspot.com
trabalhinhos.blogspot.com
minhaherançablogspot.com
ebdinfantil-dpimama.blogspot.com
caroldurand.blogspot.com
Pequeninosdejesusblogspot.com
amoremfazerbem.blogspot
Blogtiale.blogspot.com
escoladominical.net
midibelem.blogspot.com
www.materialgospel.com.br
cantinho das histórias bíblicas
apascentarospequeninos.blogspot
ensinoinfantilnumclique.com.br
www.pequeninospracristo.com
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Ovelhinhas de Cristo
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA


Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23


LEIA A BÍBLIA!

JESUS FAZ A VIDA MELHOR

Deixe ele conduzir sua vida


DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
/

2 comentários:

  1. paz irma por favor me diga onde fica os arquivos das aulas em pdf e onde acesso material do word?

    ResponderExcluir