1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem do tema da lição: O Discípulo e a Missão de Discipular.
- Trabalhem o item I da lição.
- Trabalhem o item II da lição e em seguida o leiam o texto “Faça a sua Parte”.
- Após o estudo do item III, utilizem a dinâmica “Plantado em Boa Terra”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Plantado em Boa Terra
Objetivo: Refletir sobre os cuidados com a vida espiritual dos novos convertidos.
Material:
½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Iniciem lendo a parábola do Semeador(Mc 4. 3 a 8, 20).
- Falem: vocês receberam a semente em seus corações, escutando a palavra de Deus e aceitando a proposta de ingresso no Reino de Deus.
- Falem ainda que no Salmo 01.2, o justo é comparado a uma “árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria...”
- Distribuam para os alunos a metade de papel ofício e solicitem que desenhem uma árvore com as raízes a mostra, conforme modelo ao lado.
- Peçam para que escrevam em que eles estão firmados, na parte onde estão as raízes, por exemplo: na Palavra de Deus, em Jesus etc.
- Perguntem: Que cuidados devemos ter com uma planta(árvore)?
Aguardem as respostas e compare-as com os cuidados que o novo convertido deve receber da igreja para que alcance crescimento e maturidade espiritual, tais como: ensino da Bíblia, comunhão com o Senhor, oração, obediência a Sua Palavra, integração e comunhão com os irmãos,
- Perguntem: Como estão suas raízes? Rasas ou profundas? Que situações estão prejudicando o seu crescimento? Estão frutificando? Que cuidados devem ter para melhorar o crescimento?
Que avaliação o novo convertido pode fazer do cuidado que recebeu da igreja, quando aceitou a Cristo?
- Peçam aos alunos para que guardem o desenho e pelo menos uma vez por mês deem uma olhada nele e reflitam sobre sua “árvore espiritual”.
Texto de Reflexão: Faça sua parte
Certo fazendeiro, vendo a necessidade e carência de sua comunidade, pensou em fazer algo que amenizasse o sofrimento dos desfavorecidos, mas ao mesmo tempo viu que era impossível fazer tudo sozinho.
Então ele reuniu os fazendeiros vizinhos para expressar-lhes o desejo do seu coração. Como realmente seria difícil para uma só pessoa ajudar a tantos carentes, assim, ao meditar na proposta do fazendeiro, os outros se propuseram a fazer o seguinte: cada manhã, quando fossem tirar o leite, separariam um litro e o colocariam num tonel que estaria em um lugar de livre acesso a todos. No final do dia, ele pegaria o tonel e distribuiria o leite com a comunidade carente. A aprovação foi geral e todos seguiram para suas casas com o propósito de iniciarem o planejado.
No dia seguinte, o fazendeiro colocou o tonel no lugar combinado e foi cuidar dos seus afazeres. Ao findar o dia, para sua grande surpresa, verificou que o tonel ao invés de leite estava cheio de água. Ficou sumamente perplexo e nada compreendeu. Bateu o sino e reuniu todos os fazendeiros para descobrir o que havia ocorrido, pois esperava encontrar leite e não água.
Ao perguntar aos fazendeiros, alguém levantou a mão e confessou que realmente ele tinha errado, porque ele sabia que cada pessoa colocaria um litro de leite e logo não faria diferença se ele colocasse um litro de água no lugar do leite.
Mas, todos pensaram a mesma coisa. Cada um esperava que o outro fosse cumprir a sua parte e ao final, todos, pensando nisso, colocaram água em vez de leite.
Autor desconhecido.
Fonte da dinâmica:- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem do tema da lição: O Discípulo e a Missão de Discipular.
- Trabalhem o item I da lição.
- Trabalhem o item II da lição e em seguida o leiam o texto “Faça a sua Parte”.
- Após o estudo do item III, utilizem a dinâmica “Plantado em Boa Terra”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Plantado em Boa Terra
Objetivo: Refletir sobre os cuidados com a vida espiritual dos novos convertidos.
Material:
½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Iniciem lendo a parábola do Semeador(Mc 4. 3 a 8, 20).
- Falem: vocês receberam a semente em seus corações, escutando a palavra de Deus e aceitando a proposta de ingresso no Reino de Deus.
- Falem ainda que no Salmo 01.2, o justo é comparado a uma “árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria...”
- Distribuam para os alunos a metade de papel ofício e solicitem que desenhem uma árvore com as raízes a mostra, conforme modelo ao lado.
- Peçam para que escrevam em que eles estão firmados, na parte onde estão as raízes, por exemplo: na Palavra de Deus, em Jesus etc.
- Perguntem: Que cuidados devemos ter com uma planta(árvore)?
Aguardem as respostas e compare-as com os cuidados que o novo convertido deve receber da igreja para que alcance crescimento e maturidade espiritual, tais como: ensino da Bíblia, comunhão com o Senhor, oração, obediência a Sua Palavra, integração e comunhão com os irmãos,
- Perguntem: Como estão suas raízes? Rasas ou profundas? Que situações estão prejudicando o seu crescimento? Estão frutificando? Que cuidados devem ter para melhorar o crescimento?
Que avaliação o novo convertido pode fazer do cuidado que recebeu da igreja, quando aceitou a Cristo?
- Peçam aos alunos para que guardem o desenho e pelo menos uma vez por mês deem uma olhada nele e reflitam sobre sua “árvore espiritual”.
Texto de Reflexão: Faça sua parte
Certo fazendeiro, vendo a necessidade e carência de sua comunidade, pensou em fazer algo que amenizasse o sofrimento dos desfavorecidos, mas ao mesmo tempo viu que era impossível fazer tudo sozinho.
Então ele reuniu os fazendeiros vizinhos para expressar-lhes o desejo do seu coração. Como realmente seria difícil para uma só pessoa ajudar a tantos carentes, assim, ao meditar na proposta do fazendeiro, os outros se propuseram a fazer o seguinte: cada manhã, quando fossem tirar o leite, separariam um litro e o colocariam num tonel que estaria em um lugar de livre acesso a todos. No final do dia, ele pegaria o tonel e distribuiria o leite com a comunidade carente. A aprovação foi geral e todos seguiram para suas casas com o propósito de iniciarem o planejado.
No dia seguinte, o fazendeiro colocou o tonel no lugar combinado e foi cuidar dos seus afazeres. Ao findar o dia, para sua grande surpresa, verificou que o tonel ao invés de leite estava cheio de água. Ficou sumamente perplexo e nada compreendeu. Bateu o sino e reuniu todos os fazendeiros para descobrir o que havia ocorrido, pois esperava encontrar leite e não água.
Ao perguntar aos fazendeiros, alguém levantou a mão e confessou que realmente ele tinha errado, porque ele sabia que cada pessoa colocaria um litro de leite e logo não faria diferença se ele colocasse um litro de água no lugar do leite.
Mas, todos pensaram a mesma coisa. Cada um esperava que o outro fosse cumprir a sua parte e ao final, todos, pensando nisso, colocaram água em vez de leite.
Autor desconhecido.
Blog-atitudedeaprendiz.blogspot.com
cpad.
Aqui! Discipulado 2º. Ciclo: Novos convertidos
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