18 de março de 2019

Lição 12 – Na Vinda de Jesus – Boa Esperança: Pré - aula, Subsidio, Dinâmica: Adolescentes - 13 a 14 anos


Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Falem que nesta lição vamos estudar que cremos na vinda de Jesus.
- Depois, apliquem a dinâmica “Arrumando a Mala”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!




Lição

  










Pré-Aula 








Dinâmica: Arrumando a Mala
Objetivo: Refletir sobre a necessidade de estar preparado para a Vinda de Jesus.
Material:
02 cartolinas
02 pincéis atômicos.
Procedimento:

 
- Escolham dois alunos e falem: Vocês ganharam uma passagem aérea para Paris e o voo será daqui a uma hora.
- Digam: Vocês tem 01 minuto para “arrumar a mala”.
- Mostrem a mala, que será representada pelo quadro ou a cartolina.
- Solicitem para que eles escrevam os nomes dos objetos que irão levar.
- Cronometrem o tempo não deixem passar nenhum segundo e em seguida peçam para que parem de escrever.
- Várias situações podem acontecer:
1 – Pelo pouco tempo, os 02 alunos não conseguirem arrumar a mala.
2 – Mesmo tendo pouco tempo, os alunos conseguirem arrumar a mala, colocando objetos de mais necessidade.
3 – Os alunos recusarem arrumar a mala, porque considera difícil arrumá-la em pouco tempo.
Observação: Qualquer que seja o resultado, há lições a serem extraídas quanto ao tema da Vinda de Jesus.
- Falem: Vamos estudar sobre a Vinda de Jesus e este resultado pode nos remeter a preparação do crente para o arrebatamento que será num abrir e fechar de olhos. Vejamos:
Para a situação 01: Não se prepararam para o Arrebatamento, negligenciou suas ações no tempo para a preparação.
Para a situação 02: Prepararam-se no tempo certo para o Arrebatamento, observou o tempo e as ações.
Para a situação 03: Recusaram-se o momento de preparação para o Arrebatamento, mesmo tendo sido avisado para se organizarem.
- Falem: O importante é que todos estejam preparados para o encontro com Jesus no Arrebatamento.
- Para finalizar, falem: O estudo sobre a vinda de Jesus é o tema da lição de hoje.
- Então, comecem o estudo da lição.
Ideia original desconhecida.








Subsidio:

TEXTO BÍBLICO
1 Tessalonicenses 4.16-18; Judas v. 14



DESTAQUE
Homens da Galileia, por que vocês estão aí olhando para o céu? Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu, voltará do mesmo modo que vocês o viram subir (At 1.11).






LEITURA DEVOCIONAL
SEG.................................................................Mt 24.27
TER.................................................................Mt 24.37-39
QUA..................................................................Ap 19.11-15 QUI...................................................................Ap 19.16
SEX.................................................................1Co 15.42-49
SÁB.................................................................1Co 15.50-52
DOM.................................................................1Ts 5.8-11



através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE





Objetivos
Explicar a doutrina sobre a vinda de Jesus;
Definir a arrebatamento da Igreja;
Destacar a segunda vinda visível.




Material Didático
Cartaz, lousa.
Quebrando a Rotina
Professor, para sintetizar melhor a Segunda Vinda de Jesus Cri$to, em relação à primeira, e para concluir a lição, reproduza o esquema sugerido abaixo:
Primeira Vinda de Cristo
Jesus veio para servir (Mt 20.28).
Jesus montou num jumento (Mc 11.7).
Jesus foi rejeitado pelo seu povo (Jo 1.12).
Jesus foi julgado e condenado (Mt 27.22).
Jesus foi humilhados crucificado (Lc 23.33).
A Segunda Vinda em Glória
Jesus virá como Rei (Ap -19.16).
Jesus virá num "cavalo branco" (Ap 19.11) .
Jesus será aceito' pelos judeus (Mt 24.22,30).
Jesus julgará e condenará os seus inimigos (Ap 17.14).
Todo joelho se dobrará perante Cristo (Fp 2.10).


Quando Jesus voltará?
Uma pergunta que todos fazem!
Você, professor, deve instigar o aluno a pensar sobre tal pergunta. Talvez, ele tenha ouvido essa pergunta na família, na igreja ou entre os colegas, mas sem o êxito de ter uma explicação adequada. A hora de explicar e ensinar é essa. Afirme que a promessa da Vinda de Jesus é uma das mais importantes de toda a Bíblia. O livro de Atos narra-nos que da mesma forma que Jesus ressuscitou e foi assunto aos céus, Ele voltará para buscar a noiva do Cordeiro (At 1.9-11).
A lição que vamos estudar nesta semana é a consumação do resultado da fé que uma vez foi dada aos santos de todas as épocas da história da Igreja. Deus te abençoe!

Até aqui estudamos os principais pontos da nossa fé cristã. Falamos !da Bíblia, a Palavra de Deus, das pessoas de Deus, de Cristo e do Espírito Santo. Estudamos a respeito do problema do pecado, o grande entrave para a humanidade; da salvação e do Batismo no Espírito Santo; da atualidade dos Dons Espirituais; da Igreja, do Batismo e da Ceia do Senhor; e da perseverança de uma vida de santidade ao Senhor.

Com a presente lição, estamos coroando o nosso estudo com o tema da Vinda do nosso Senhor Jesus Cristo. Porque lemos e estudamos a Bíblia, cremos nas suas promessas inauditas e eternas para todo aquele que crê. Tudo isto tem apenas uma razão: apresentar o Evangelho às pessoas a fim de que Deus seja em tudo exaltado, por intermédio de Jesus Cristo.




A Vinda de Jesus
Quanto à vinda de Jesus, a Bíblia Sagrada é clara: "Porque, assim como o relâmpago risca o céu, do nascente até o poente, assim será a vinda do Filho do Homem" (Mt 24.27). Ou seja, o Senhor Jesus virá de maneira que todo olho verá tão grande acontecimento. Imagine o mundo acompanhando a pessoa bendita de Jesus voltando com poder e infinita glória?
Assim como Ele é o veremos! Nosso Senhor, o amado Salvador, também virá de surpresa. A Bíblia diz que "a vinda do Filho do Homem será como aquilo que aconteceu no tempo de Noé. Pois, antes do dilúvio, o povo comia e bebia, e os homens e as mulheres casavam, até o dia em que Noé entrou na arca. Porém não sabiam o que estava acontecendo, até que veio o dilúvio e levou a todos. Assim também será a vinda do Filho do Homem" (Mt 24.37-39). É o elemento surpresa da vinda de nosso Senhor.
As pessoas displicentes buscam viver segundo os próprios pensamentos, como se a única coisa que importasse fosse a comida, a bebida e as festas. Nestes dias festeiros, normais, como qualquer dia, é que o Senhor chegará. Aparecerá para os grandes e pequenos; ricos e pobres; inteligentes ou não. E importante ressaltar que a vinda de Cristo se dará em duas fases distintas: o Arrebatamento da Igreja e a Segunda Vinda Visível.



Marque com um X a resposta correta:
( ) A Grande Tribulação acontecerá antes do Arrebatamento.
( ) O Arrebatamento é a vinda visível de Cristo para o mundo.
( ) A Grande Tribulação marca um tempo de juízo de Deus para as pessoas que não atenderam a chamada do Criador para se arrependerem.
( ) A Igreja passará pela Grande Tribulação.

O Arrebatamento da Igreja
Na primeira fase, o nosso Senhor virá somente para sua Igreja. E o Arrebatamento! Refere-se ao "encontro do Senhor", o rapto da Igreja. Esta primeira fase da vinda do Senhor será visível à Igreja, mas invisível ao mundo. Este não saberá o que aconteceu. Há um cântico antigo que relata exatamente isso, os seus pais devem lembrar: "Quem ficou, ficou, quem partiu, partiu Quem ficou, só lágrimas; pra quem partiu é festa. Brevemente a notícia se espalhará/ E um Povo da terra desapareceu/£ um grande tumulto acontecerá/ Pergunta-se como isto se deu/ Quem sabe dirá: foi o arrebatamento/ Quem não sabe dirá: marcianos levaram/ A verdade sagrada escrita está/Jesus o seu povo veio buscar". O Arrebatamento é a esperança da Igreja de ver o seu Senhor. Você tem esta esperança?
A Segunda Vinda Visível
Após o Arrebatamento, dizem os estudiosos, virá um tempo de muita confusão na Terra: a Grande Tribulação. Por acaso você ouviu ou conhece essa expressão? A Grande Tribulação marca um tempo de juízo de Deus para as pessoas que não atenderam a chamada do Criador para se arrependerem (Ap 6 - 8). Cremos que a Igreja que foi arrebatada pelo Senhor não passará pela Grande Tribulação! Neste tempo se levantará um homem poderoso, inteligente e ditador mundial. Ele é o homem do pecado e o filho da perdição (2 Ts 2.3): o Anticristo. No momento de tão grande aflição proporcionada pela ação do Anticristo, e juntamente com a Igreja que fora anteriormente arrebatada, Jesus Cristo intervirá no mundo para destruir o Anticristo (Ap 19.14), fazer cessar a guerra sem proporção na história do mundo e estabelecer um Reino de Paz universal, o Milênio.

Talvez você não pense nisso ainda, mas o mundo é difícil, muito difícil. Quem tem em seu coração a esperança que ora estudamos não se desesperará. Jesus Cristo voltará! Sim, voltará para arrebatar a Igreja e estabelecer um Reino de Paz Universal onde a dor e o mal não terão mais vez.



AUXILIO TEOLÓGICO
Tudo no Sermão do Monte caminha em direção a um juízo final, e os temas desse juízo, envolvendo a separação dos crentes, dos não crentes, estão presentes em todo o sermão. [...] Todas as três parábolas desse sermão contêm símbolos gráficos do juízo que está próximo. É o grande tema dominante de todo o sermão — o repentino aparecimento de Jesus Cristo — é continuamente retratado como sendo o supremo acontecimento que irá precipitar e sinalizar a chegada de um juízo maciço e catastrófico. Agora Cristo nos dá uma poderosa descrição desse juízo: E, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas. E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Mateus 25.31-33.
Não há ninguém na Escritura que possa dizer mais sobre isso do que o Senhor Jesus.

Ele advertiu repetidamente a respeito do iminente julgamento dos que não se arrependem (Lc 13.3,5). Ele falou muito mais sobre o inferno do que sobre o céu, usando sempre os termos mais nítidos e perturbadores. A maior parte do que sabemos sobre o destino eterno dos pecadores veio dos lábios do Salvador. E nenhuma das descrições bíblicas do juízo é mais severa ou mais intensa do que aquelas feitas por Jesus.

No entanto, Ele sempre falou sobre essas coisas usando os tons mais ternos e compassivos. Ele sempre insiste para que os pecadores abandonem os seus pecados, reconciliem-se com Deus, e se refugiem nEle para que não entrem em julgamento. Melhor do que qualquer outro, Cristo conhecia o elevado preço do pecado e a severidade da cólera divina contra o pecador, pois iria suportar toda a força dessa cólera em benefício daqueles que redimiu. Portanto, ao falar sobre essas coisas, Ele sempre usou a maior empatia e a menor hostilidade. E até chorou quando olhou para Jerusalém sabendo que a cidade, e toda a nação de Israel, iria rejeitá-lo como seu Messias e, em breve, seria destruída" (A Segunda Vinda, CPAD, 2013, pp.179-80).

Recapitulando
Na aula desta semana vimos que a Bíblia revela com clareza que Jesus Cristo voltará pessoalmente. Esta promessa foi verbalizada pelo próprio Senhor quando subiu aos céus. Da mesma forma que Ele subiu e desapareceu entre as nuvens, o nosso Senhor retornará a esta Terra sobre as nuvens com poder e grande glória. Estudamos que a vinda de Cristo deve ser distinguida em duas fases. A primeira, o Arrebatamento, quando a sua vinda será visível à Igreja, encoberta ao mundo. A segunda, em sua Vinda Gloriosa, onde todo o olho verá o nosso Senhor intervindo no mundo, glorioso e acompanhado pela sua noiva, a Igreja. Portanto, viva a esperança que Cristo nos fornece hoje. A promessa da sua vinda deve ser guardada em nosso coração para vivermos uma vida plena em Cristo para sempre.



Refletindo
1. A Vinda do Senhor será num dia em que menos esperamos. Já pensou nesta possibilidade? 
Resposta livre.


2. Falta algum sinal para acontecer o Arrebatamento da Igreja?
Não. O Arrebatamento da igreja é iminente.


3. Por que pouco se fala sobre a Vinda do Senhor Jesus?
Resposta livre.








Revista de Adolescentes - 13 a 14 anos: 1° Trimestre de 2019 - Tema: Cremos: Cpad




 



LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO DE 2019


  Revista de Adolescentes - 13 a 14 anos: 1° Trimestre de 2019 - Tema: Cremos: Cpad





LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO DE 2018



 Revista de Adolescentes - 13 a 14 anos: 4° Trimestre de 2017 - Tema: A Bíblia, um Livro Atual: Cpad


 Revista de Adolescentes - 13 a 14 anos: 3º Trimestre de 2017 - Tema: Vivendo em Sociedade: Cpad


 Revista de Adolescentes - 13 a 14 anos: 2º Trimestre de 2017 - Adolescentes da Bíblia: Cpad





  Adolescentes - de 13 a 14 anos: 1º Trimestre de 2017 - CPAD. Cremos



LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO DE 2016


► Adolescentes - de 13 a 14 anos: 4º Trimestre de 2016 - CPAD. Aprendendo com as Cartas
► Lições Bíblicas para Adolescentes: História da Igreja de 13 a 14 anos 3º Trimestre 2016 - CPAD
► Lições Bíblicas 2º ADOLESCENTES 
► Lições Bíblicas Adolescentes CPAD: Jesus Cristo, o melhor modelo


Fonte da dinâmica: Atitudedeaprendiz.blogspot.com
Cpad







► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016



Adolescentes Estudos Pregações e muito mais - Arquivo: Completo



Adolescentes



Estudo Bíblico para Adolescentes e Jovens
   Estudo bíblico para Adolescentes - Dois Caminhos e uma Escolha



ESTUDO - O FILHO PRÓDIGO



Para os Pais de Adolescentes



Para: Líderes de Adolescentes



Para evangelização




PERGUNTAS PARA CONCURSO BÍBLICO



Perguntas e Respostas Bíblicas



Pregações para adolescentes



Qual a idade certa para começar a namorar?



Timidez é doença?



Videos para Adolescentes



 ARQUIVO DO BLOG


 Família Cristã 03 - Temas completo



 Noticias.Com

► Escola Bíblica Dominical
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário




PRA VOCÊ!!!

Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!




Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário