18 de fevereiro de 2019

Lição 8 - Nossa Luta não é contra Carne e Sangue: Dinâmica, Subsidio, Pré - aula, Slides - Adultos


Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina:Nossa Luta não É contra Carne e Sangue.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, apliquem a dinâmica “Revesti-vos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!






Lição: 



TEXTO ÁUREO
“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas” (2Co 10.4).




VERDADE PRÁTICA
Por trás das aparências, há uma batalha espiritual invisível contra a Igreja.




LEITURA DIÁRIA
Segunda — Mt 12.25-28
Uma luta na esfera espiritual

Terça — Lc 10.19
A nossa autoridade sobre a força do mal vem de Jesus

Quarta — 1Co 15.24
O Senhor Jesus reduzirá a cinzas o poder das trevas antes de entregar o Reino ao Pai

Quinta — Gl 5.16-18
Existe um conflito interno na vida do crente entre a carne e o espírito

Sexta — Ef 2.2
O poder invisível das trevas opera no mundo

Sábado — Cl 2.15
Foi no Calvário que o Senhor Jesus venceu o reino das trevas







LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 6.10-12.
10 — No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.

11 — Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo;

12 — porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.





através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE







HINOS SUGERIDOS
Harpa Cristã: 7



Harpa Cristã: 56



Harpa Cristã: 527 






OBJETIVO GERAL
Explicitar que a nossa luta é espiritual, e não física ou material.







OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I. Destacar a inclusão do tema, “Nossa luta não é contra carne e sangue”, no final da epístola;
II. Salientar que o crente depende exclusivamente de Deus;
III. Mostrar que a nossa luta é contra os poderes das trevas.





INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Uma das coisas que o Inimigo tem feito nestes últimos dias, por meio de uma perspectiva materialista de vida, é tirar de alguns crentes a perspectiva espiritual. Não podemos perder o senso espiritual esposado pelo apóstolo Paulo em uma de suas cartas em que ele afirma que a nossa luta não é contra o ser humano, mas contra principados e potestades. Há sim um mundo espiritual por trás do material. Isso não é uma concepção platônica; mas bíblica, ensinada pelo nosso Senhor, proclamada pelos apóstolos e confirmada pelo Espírito Santo. Aproveite essa oportunidade para, por meio da presente lição, deixar claro à classe sobre a importância de conhecermos as astutas ciladas do nosso Inimigo. Este ainda continua afazer estragos na vida de pessoas.




INTRODUÇÃO
O tema da presente lição trata dos poderes ocultos das trevas e de como se proteger deles pela força do poder de Deus. Embora o apóstolo Paulo não apresente a origem nem a biografia do príncipe das trevas, ele nos ensina a importância de conhecer as astutas ciladas do nosso Inimigo. O Diabo já perdeu a peleja, mas continua fazendo estrago nesse período entre o início e o final da jornada da Igreja.







PONTO CENTRAL
Há uma batalha espiritual invisível contra a igreja.




I. A INCLUSÃO DO TEMA NO FINAL DA EPÍSTOLA
Os três capítulos iniciais de Efésios são teológicos, e os outros três são práticos. Uma perfeita combinação de doutrina cristã e dever cristão, de fé cristã e vida cristã. Mas, de repente, o apóstolo Paulo nos surpreende com um “No demais”, encerrando a epístola com um assunto de vital importância: a luta contra o reino das trevas.




1. “No demais…” (v.10a).
O apóstolo Paulo parece usar essa expressão para introduzir a conclusão.
Isso não é nenhuma anomalia, visto que Paulo emprega essa estrutura em outro lugar (2Co 13.11; 1Ts 4.1; 2Ts 3.1). Essa expressão aparece traduzida como: “Quanto ao mais”, na Nova Almeida Atualizada; e “Finalmente”, na TB (Tradução Brasileira). Mas não devemos perder de vista que o termo paulino significa, literalmente, “desde agora” (Gl 6.17). Que diferença isso faz? Muita. No caso do verso 10, a ideia é de que daqui para frente o conflito contra o reino das trevas será contínuo até o retorno de Cristo. Desse modo, o tema é atual, e a luta da Igreja continua contra as hostes infernais.





2. “Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder” (v.10b). Jesus disse certa vez: “sem mim nada podereis fazer” (Jo 15.5). Paulo empregou a voz passiva para “fortalecei-vos”. Isso mostra que não se trata meramente de esforço humano, mas da completa dependência do Senhor Jesus. A expressão “força do seu poder” é um enérgico pleonasmo (figura de sintaxe pela qual se repete uma ideia com outras palavras para proporcionar elegância ou reforço à expressão), usado aqui para reforçar a magnitude do poder de Jesus. Esse poder provém do Espírito Santo (Ef 3.16); é a atuação da Trindade na vida da Igreja.





3. O emprego da figura de linguagem.
As figuras são recursos linguísticos que merecem atenção especial pela sua beleza e pelo seu papel na Hermenêutica. A anáfora é uma figura de linguagem que consiste na repetição de uma mesma palavra no começo de frases sucessivas com o propósito de enfatizar a afirmação. Aqui encontramos: “porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (v.12). Nessa anáfora, a preposição grega, pros, “contra”, é usada cinco vezes para reforçar a ideia de que a esfera principal de atuação do príncipe das trevas não é apenas como muitos pensam: a prostituição e o crime, mas principalmente no reino das religiões; trata-se, pois, de uma batalha espiritual.






SÍNTESE DO TÓPICO (I)
Ao final da epístola aos Efésios, Paulo exorta aos crentes “fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”.




SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Para introduzir a aula desta semana, faça um resumo panorâmico da Carta aos Efésios:







II. A DEPENDÊNCIA DE DEUS
O apóstolo emprega uma metáfora militar para explicar o que subjaz no mundo espiritual que não é possível perceber na superfície. A presença de todas as mazelas na humanidade é real e indiscutível, mas a fonte de toda essa maldade Paulo esclarece nessa seção. Não pode haver vitória sem ajuda divina, e é esse o apelo apostólico.





1. Somente pelo poder de Deus. 
Nenhum ser humano tem condições de, sozinho, enfrentar os demônios e sair vitorioso. Os demônios existem de fato, mas não passam de um inconveniente diante do poder de Jesus; são entidades destituídas de poder na presença do Senhor Jesus (Mc 1.23-26; 3.11). No entanto, os humanos não podem desafiá-los com suas próprias forças.




2. O revestimento da completa armadura de Deus (v.11a).
O verbo “revestir” é o mesmo que a Septuaginta usa para descrever o revestimento de Gideão pelo Espírito Santo (Jz 6.34). A metáfora “toda a armadura de Deus” significa que devemos usar todos os recursos espirituais que Deus nos dá. A armadura completa indica armas de defesa e armas de ataque, uma figura bem conhecida na época, visto que os soldados romanos estavam por toda parte.






3. Os métodos do Diabo (v.11b).
Paulo começa aqui a explicar a razão de o crente se fortalecer em Jesus e no seu poder e revestir-se de toda a armadura espiritual de Deus. A expressão “astutas ciladas” é methodeia em grego, que só aparece uma vez no Novo Testamento (Ef 4.14) e cuja ideia é de “esperteza, artimanha, armadilha”. O Senhor Jesus dá, pelo seu Espírito Santo, todos os recursos para o crente entender todas essas astúcias do Inimigo (2Co 2.11). O conhecimento da força do Maligno é uma poderosa arma tanto para o ataque como para a defesa.




SÍNTESE DO TÓPICO (II)
Somos dependentes do poder de Deus e de sua armadura espiritual para debelar a estratégia do Diabo.




SUBSÍDIO BÍBLICO
“No Verso 6.13, Paulo repete a exortação previamente enunciada em 6.11 (‘Portanto, tomai toda a armadura de Deus’) — desta vez, em vista de 6.12, isto é, das hostes de Satanás que estão envolvidas na guerra espiritual. Uma palavra diferente para ‘vestir’ (analabete) foi usada aqui, embora em 6.11 tenha sido utilizado o termo endysasthe (significando ‘estar vestido com’). Analabete significa ‘tomar’ de modo resoluto para que, mesmo debaixo do ataque mais rigoroso, o crente posso resistir ao inimigo e ‘estar firme’ em sua posição.

Paulo, por três vezes, exorta os crentes a ‘estarem firmes’ (6.11,13,14). Com isso, quer dizer que os crentes e a Igreja devem permanecer constantes e inabaláveis, ‘estando firmes’ quando a batalha espiritual for intensa, sustentando sua posição quando o conflito estiver se aproximando de seu final, sem serem ‘deslocados ou abatidos, porém mantendo-se firmes e vitoriosos em seus postos’ (Salmond, 3.385). Observe que diferentes aspectos de ‘estar firmes’ são enfatizados durante a passagem (6.10-20). Devemos ‘estar firmes’ (6.14a), na força do poder de Cristo (6.10), contra as ciladas do Diabo (6.11), com nossa armadura firmemente colocada (6.11a,13a) e em oração (6.18-20)” (STRONSTAD, Roger; ARRINGTON, French L. (Eds.) Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. RJ: CPAD, 2003, p.1266).





III. CONTRA OS PODERES DAS TREVAS
1. Carne e sangue. 
O apóstolo começa apresentando a luta interna do cristão: “porque não temos que lutar contra carne e sangue” (v.12a). O termo “carne” tem vários significados na Bíblia, mas a combinação “carne e sangue”, que só aparece três vezes no Novo Testamento (v.12; Mt 16.17; 1Co 15.50), parece indicar um significado físico. Nesse caso, essa combinação diz respeito à pessoa, ser humano, que pode ser o outro ou nós mesmos em conflito interno, no sentido de: “a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis” (Gl 5.17).





2. Os principados e potestades.
Os dois termos aqui, “contra os principados, contra as potestades” (v.12b), aparecem juntos pelo menos dez vezes no Novo Testamento. Os “principados”, archai, em grego, cuja ideia é primazia no poder; as “potestades”, exousíai, denotam liberdade para agir. O apóstolo Paulo emprega o termo tanto para os anjos (Rm 8.38; Cl 1.16) como para os demônios (1Co 15.24; Cl 2.15) investidos de poder. Desse modo, a expressão refere-se a governos ou autoridades tanto na esfera terrestre como na espiritual.






3. “Os dominadores deste mundo tenebroso” (v.12b — ARA).
A ARC emprega “os príncipes das trevas deste século”; a TB cita “governadores do mundo destas trevas”; e a Nova Almeida Atualizada mantém as mesmas palavras da ARA. O termo grego mais usado para “príncipe” é archon, que aparece 37 vezes no Novo Testamento, traduzido também como “governador”. É usado para se referir a Belzebu, “príncipe dos demônios” (Mt 12.24).

O apóstolo começa apresentando a luta interna do cristão: “porque não temos que lutar contra carne e sangue” (v.12a). para Satanás, como “príncipe deste mundo” (Jo 12.31; 14.30; 16.11); e, ainda, ao “príncipe das potestades do ar” (Ef 2.2). Mas, aqui, o apóstolo Paulo emprega um termo diferente, kosmokrátor, “senhor do mundo”, de kosmos, “mundo”, e krateo, “dominar”. O uso plural mostra que Paulo não está se referindo ao próprio Satanás, mas às hostes dominantes do mundo das trevas.




4. Os lugares celestiais.
O apóstolo acrescenta ainda “contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais”. Parece que aqui Paulo coloca todos esses anjos decaídos num mesmo bojo. A expressão “lugares celestiais” indicada aqui é intrigante. Essas palavras, ou “regiões celestiais”, aparecem em Efésios para designar o céu, onde Cristo está sentado à destra de Deus, onde os salvos estão com Cristo (1.3,20) e onde habitam os anjos eleitos (3.10). Como podem essas hostes infernais estar nas regiões celestiais? Uma explicação convincente é que se trata da esfera espiritual invisível em oposição ao mundo material (Ef 1.3).





SÍNTESE DO TÓPICO (III)
Não pelejamos contra “Carne e Sangue”, mas contra os principados e potestades, os dominadores deste mundo tenebroso.



SUBSÍDIO DE VIDA CRISTÃ
“Jesus disse que era odiado sem motivo. Os verdadeiros filhos de Deus são revestidos de luz, de poder e do Espírito Santo, enviado lá dor trono eterno de Deus. O mundo não nos conhece porque não conheceu a Ele, de modo que o Diabo reúne todas as suas forças para batalhar contra Jesus e os seus santos. Porém é maior aquEle que está em nós que tudo o que está contra nós. O Senhor batalhará por nós, ainda que para isso Ele precise enviar todos os exércitos do céu. Quando o profeta Eliseu estava cercado pelos inimigos do Senhor, o servo dele foi tomado de pavor, porque tinha certeza de que eles seriam aniquilados. Ele levantou os olhos a Deus e disse: ‘Peço-te que lhe abras os olhos, para que veja’. Os olhos dele foram abertos, e ele olhou em volta e viu os exércitos do Senhor com cavalos e carros de fogo. Deus enviara toda a artilharia do céu para proteger apenas um profeta e o servo deste. Deus fará o mesmo por nós, se clamarmos a Ele” (ETTER, Maria Woodworth. Devocional. Série: Clássicos do Movimento Pentecostal. RJ: CPAD, 2003, pp.142,143).






CONCLUSÃO
Com base nas palavras do apóstolo Paulo, ficamos sabendo de que existem diferentes classes de espíritos maus que são enumerados aqui como “principados, potestades, príncipes das trevas, hostes espirituais da maldade”. O universo é um campo de batalha e nisso não precisamos enfrentar apenas o ataque de outras pessoas, mas também as forças espirituais que se opõem a Deus e ao seu Povo.


PARA REFLETIR
A respeito de “Nossa luta não é contra carne e sangue” responda:
O que as palavras “força do seu poder” reforçam?
A expressão “força do seu poder” é um enérgico pleonasmo usado para reforçar a magnitude do poder de Jesus.




Qual o significado da metáfora “toda a armadura de Deus”?
Significa que devemos usar todos os recursos espirituais que Deus nos dá.




A que se refere a combinação “carne e sangue”?
Parece indicar um significado físico.




A que se refere a expressão “principados e potestades”?
A expressão refere-se a governos e autoridades tanto na esfera terrestre como na espiritual.




Qual o significado de kosmocrátor (Ef 6.12)?
Significa “Senhor do mundo”.




Dinâmica: Revesti-vos
Objetivo: Concluir o estudo sobre o revestimento da força de Deus na vida do Cristão contra as investidas do Diabo.
Material:
01 cabide
01 blazer ou paletó
Alfinetes
Frase para digitar: Armadura de Deus, Força do poder de Deus
Procedimento:
- Falem: Estudamos que o cristão não pode com suas próprias forças contra as astutas ciladas do inimigo. Mas, precisa depender do Senhor.
- Depois, leiam:
“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”(Efésios 6:10,11).
- Em seguida, falem: Observaram que no versículo 11 há o verbo revestir?
O que é revestir?
Normalmente, a primeira ideia é de vestir-se novamente. Mas, há também o significado de vestir-se de algo, como por exemplo de poder e fazer uso dele.
- Agora, apresentem o blazer pendurado num cabide com as palavras(descritas no item material) fixadas nele(não usem cola, nem grampeador, porém usem alfinetes).
Peçam para que os alunos leiam as frases fixadas nele.
- Falem: Esta peça de roupa precisa ser utilizada, pois neste cabide não fará efeito algo na vida de alguém, se não tiver sobre si.
- Peçam para que um aluno vista a peça de roupa e falem:
Isto é apenas uma representação, mas o cristão deve se revestir de fato dos recursos espirituais divinos que estão à disposição diante das astutas ciladas do inimigo.
- Para concluir, falem: Esta é uma peça que não pode faltar no seu guarda-roupa.






 Pré - aula:









SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Nossa luta não é contra carne e sangue
O texto bíblico central para a lição desta semana encontra-se em Efésios 6.10-12, parte final da epístola. Assim, com o auxílio de um bom comentário bíblico do Novo Testamento (sugerimos o Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento, editado pela CPAD), o prezado professor e a prezada professora devem estudar bem o devido texto. Tenha em mente que a ministração desta lição é, especificamente, a exposição do texto de Efésios 6.10-12.


Sobre o tema da Batalha Espiritual em Efésios 6.10-12
O apóstolo Paulo inicia o trecho, ora mencionado, com a expressão “No demais” (v.10). A ideia aqui é de concluir um argumento desenvolvido para mencionar uma consequência que se aplica ao fato presente no restante do versículo: a necessidade de fortalecer-se no Senhor e em seu poder (v.10). Em seguida, o apóstolo introduz uma figura de linguagem através da imagem de uma armadura (v.11) e fecha com uma anáfora (por meio da preposição “contra”) onde o aspecto espiritual de nossa luta está ratificado (v.12). Fortalecer-se no Senhor, revestir-se com armadura e saber que a luta não é contra “carne e sangue” mostra que a Bíblia evoca uma verdadeira Batalha Espiritual.


Sobre depender de Deus
O segundo tópico da presente lição mostra-nos que devemos depender de Deus, sermos revestidos de sua armadura para vencermos as “astutas ciladas do Diabo”. O Inimigo sempre lança ciladas para desestabilizar nossa vida espiritual. Revestidos de poder, saberemos andar de maneira prudente. O Diabo tem seus métodos, ignorá-los é um perigo.


Batalhemos contra os poderes das trevas
O que são os poderes das trevas? É possível iniciarmos o terceiro tópico mostrando o que significa a expressão “lugares celestiais”. O próprio comentarista explica que se trata de um objeto no mínimo intrigante. A expressão na carta aos Efésios tem uma designação aos céus. Entretanto, a ideia de criaturas da maldade habitando nos mesmos lugares que os anjos celestiais é um paradoxo. O comentarista apresenta a solução dizendo que é coerente considerar este lugar uma esfera supraterrestre, isto é, a esfera espiritual invisível em oposição ao mundo material (Ef 1.3).
Principados, potestades, dominadores do mundo tenebroso, enfim, o Diabo e seus demônios. Nesse sentido, o universo é o campo de batalha do crente.



Slides:
























               Batalha espiritual



CPAD
ANO 2019


CPAD
ANO 2018


 Revista Adultos - 4° Trimestre de 2018 - Tema: As Parábolas de Jesus – As Verdades e Princípios Divinos para uma Vida Abundante – Cpad



 Revista Adultos - 3° Trimestre de 2018 - Tema: Adoração,Santidade e serviço: Os princípios de Deus para sua igreja em Levíticos – CPAD




►  Revista Adultos - 2° Trimestre de 2018 - Tema: Valores Cristãos: Enfrentando as Questões Morais de Nosso Tempo – CPAD



 Revista Adultos - 1° Trimestre de 2018 - Tema: A Supremacia de Cristo – Fé, Esperança e Ânimo na Carta aos Hebreus – CPAD... mais »







CPAD
ANO 2017


► Adultos - 1º Trimestre de 2017 - CPAD. As Obras da Carne e o Fruto do Espírito Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente
► Adultos - 2º Trimestre de 2017 - CPAD. Tema: O caráter do Cristão - Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro.
► Adultos - 3º Trimestre de 2017 - Tema: "A Razão da Nossa Fé: Assim cremos, assim vivemos"Cpad
► Adultos - 4º Trimestre de 2017 - Tema: A Obra da Salvação: Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida - Cpad






CPAD
ANO 2016


► Lições Bíblicas adultos 1ºtrimestre de 2016 CPAD

► Lições Bíblicas Adultos 2º Trimestre de 2016 CPAD

► Lições Biblicas adultos 3° rimestre de 2016 - CPAD

► Lições Bíblicas Adultos 4º Trimestre de 2016 - CPAD




CPAD
ANO 2015

►  Lições Bíblicas - O começo de todas as coisas
 Lições Bíblicas - A Igreja e o seu Testemunho — As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais
► Lições Bíblicas - Jesus, o Homem Perfeito — O Evangelho de Lucas, o médico amado
 Lições Bíblicas - Jesus e o seu tempo — Conhecendo o contexto da sociedade judaica nos tempos de Jesus
 Lições Bíblicas - OS DEZ MANDAMENTOS
► Os Dez Mandamentos - completo





 Lições Bíblicas Infantil: 1º Trimestre 2019




 Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2019


► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


 ARQUIVO DO BLOG


 Adultos: Lições Biblicas: Arquivo


 Noticias.Com


 Escola Bíblica Infantil




 Escola Bíblica Dominical

 REFLITA NESTAS PALAVRAS

 Devocional Diário



Fontes Consultadas
Fonte: Slides - Imagens a cima - www.escola -dominical.com
Dinâmica: Atitudedeaprendiz.blogspot.com
Elaboração dos slides: Pastor: Ismael Pereira de Oliveira.
Título: Batalha Espiritual - O povo de Deus e a guerra contra as potestades do mal
Comentarista: Esequias Soares
Cpad


Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2Tm 2.15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário