17 de janeiro de 2019

Lição 3 – Tratando de Comportamentos persistentes de desobediência: Adultos: Betel









Objetivos da Lição
► Apresentar o que é TOD;
Mostrar quão prejudicial este transtorno pode ser para a vida espiritual;
Ensinar meios para identificar o TOD.







Texto Áureo
E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.Atos 9.5.




Verdade Aplicada
Sermos submissos à vontade de Deus é o caminho para uma vida bem-sucedida.






Texto de referências
Juízes 17.1,5-7,10
1 – E havia um homem da montanha de Efraim, cujo nome era Mica,
5 – E tinha este homem, Mica, uma casa de deuses; e fez um éfode e terafins, e consagrou a um de seus filhos, para que lhe fosse por sacerdote.
6 – Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada qual fazia o que parecia direito aos seus olhos.
7 – E havia um mancebo de Belém de Judá, da tribo de Judá, que era Levita, e peregrinava ali.
10 – Então lhe disse Mica: Fica comigo e sê-me por pai e sacerdote; e cada ano te darei dez moedas de prata, e vestuário, e o teu sustento. E o levita entrou.





através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE






HINOS SUGERIDOS

Harpa Cristã: 84



Harpa Cristã: 225 




Harpa Cristã: 305



ESBOÇO DA LIÇÃO 
Introdução

1. Uma Visão Geral do TOD

2. Vida Espiritual Prejudicada pelo TOD
3. Identificando o TOD 
Conclusão 




Motivo de Oração 
Ore pelas crianças, adolescentes e jovens cristãos do país.








INTRODUÇÃO
Como pode alguém ter a intenção de desafiar o Criador ?
Falaremos sobre um comportamento que pode levar o indivíduo a tomar este tipo de atitude.








1. UMA VISÃO GERAL DO TOD
Não é raro vermos algumas personalidades da Bíblia tomando posição de confronto em relação ao Criador, como também não é difícil vermos, nos dias atuais, pessoas se posicionando de maneira contrária à Palavra de Deus. Este tipo de comportamento nos surpreende quando nos deparamos com cristãos agindo assim. Entretanto, não devemos ficar escandalizados, antes devemos averiguar se tal membro não é portador do Transtorno de Oposição Desafiante (TOD), para que, ao invés de julgá-lo. procuremos ajudá-lo.





1.1 TOD nas Crianças.
O TOD geralmente tem uma atenção maior quando se apresenta em crianças. É sabido que toda criança passa por uma fase de rebeldia, onde tende a desafiar os pais e as regras que lhes são impostas. Atitudes de curiosidade, questionamento e irritabilidade podem ser normais. Entretanto, é necessário atenção maior quando este tipo de comportamento se tornar constante e começa a ser prejudicial à vida social da criança, resultando em dificuldade de relacionamento e de um bom desenvolvimento escolar. 




Desobediência e TOD
Mayara Gaiato
https://mayragaiato.com.br/






1.2 Adolescentes Indesejados. 
O Transtorno de Oposição Desafiante, se não for cuidado na infância, invadirá a adolescência, tornando este momento da criação e educação muito mais difícil. A adolescência é um período bastante delicado no desenvolvimento do indivíduo. Se porventura tal indivíduo não tenha sido diagnosticado com TOD e passado por um tratamento adequado, poderá até se tornar uma ameaça à sociedade. O mais grave, em se tratando do universo eclesiástico, é que este adolescente acabará por se tornar "persona non grata" e muitas vezes identificado como endemoninhado.







1.3 Adultos Perigosos.
É importante observar e tratar os sintomas do TOD durante a infância e a adolescência, pois, se não tratado nestas etapas, o indivíduo poderá se tornar um adulto que sofrerá com o mesmo distúrbio, que pode evoluir para um distúrbio de perturbação de conduta chamado também de TC (Transtorno de Conduta). Estudos apontam que cerca de 25% de TOD não tratados evoluem para TC, isto sim pode se tornar um complicador, uma vez que indivíduos com TC podem vir a roubar, praticar atos de vandalismo, incêndios, entre outras atitudes perigosas. 









2. VIDA ESPIRITUAL PREJUDICADA PELO TOD
O capítulo 17 de Juízes relata acerca de um homem chamado Mica. Em sua atitude de buscar uma maneira pessoal de se relacionar com o mundo espiritual, ele resolveu criar para si um objeto de culto. A atitude de Mica pode ser comparada com a de quem sofre com o TOD, que sempre escolhe andar na contramão das regras estabelecidas e da Palavra.





2.1 A Escolha de Mica.
Embora o autor do livro de Juízes declarasse que "cada qual fazia o que parecia direito aos seus olhos" (Jz 17.6), é bem possível que houvesse homens que se mantiveram fiéis à revelação de Moisés. No momento histórico no qual vivia Mica o povo de Israel vivenciava condições de baixo padrão moral, tendo as práticas religiosas corrompidas pelos seus atos e comportamento moral distorcido. Esse ambiente possivelmente facilitou a tomada de posição de Mica que, ao invés de escolher andar segundo os ensinamentos de Moisés, escolheu se levantar contra tudo o que havia aprendido acerca do Criador e mostrar que poderia seguir um caminho à margem da Palavra de Deus.




2.2 O perigo da vulnerabilidade
A insubmissão de Mica deixa claro sua falta de percepção em relação a tudo que determinava os ensinamentos de Moisés. Deuteronômio 11.18-25 mostra diretrizes que o povo deveria seguir para se manter sob a égide de Deus. Tal proteção está garantida para quem não se rebela contra a Palavra. O portador do TOD sempre enxerga os fatos segundo sua própria ótica, negando-se a aceitar que outros lhe digam o que fazer. Ao confeccionar um éfode e consagrar um de seus filhos para que fosse seu sacerdote (Jz 17.5), Mica está declarando que não se importava com o que havia aprendido com sues pais, uma atitude de rebeldia contra a autoridade, um sintoma claro de quem sofre com o TOD.




2.3 A Perda de Limites pelo TOD.
Identificamos em Mica as duas características presentes neste transtorno: Opositor e desfiador. Opositor quando ele se opõe aos ensinamentos da Palavra de Deus, escolhendo fazer o que parecia bem aos seus olhos, e desafiador, quando ele desafia Deus construindo uma casa de deuses (Jz 17.5-6) Mica não teve nenhuma dificuldade de roubar a sua mãe para alcançar seus objetivos (Jz 17.2). Os indivíduos que vivem com estes sintomas tendem a levar uma vida desenfreada, causando problemas para si e para seus familiares, pois vivem uma realidade paralela, onde pensam estarem certos nas atitudes que tomam, mesmo que estas nãos sejam convencionais.

Identificamos em Mica as duas características presentes neste transtorno: opositor e desafiador :

1- Opositor: quando ele se opõe aos ensinamentos da Palavra de Deus, escolhendo fazer o que parecia bem aos seus olhos.
2 - Desafiador: quando ele desafia Deus construindo uma casa de deuses (Jz 17.5-6).
Mica não teve nenhuma dificuldade de roubar a sua mãe para alcançar seus objetivos (Jz 17.2).







3. IDENTIFICANDO O TOD
Devido ao avanço da ciência, tem sido cada vez mais fácil a identificação destes sintomas. Atualmente, temos percebido em muitos irmãos um tipo de comportamento que nos leva a crer que os mesmos sofrem com o TOD.






3.1 Esperando a aprovação de Deus.
Uma atitude interessante na história de Mica é que ao se encontrar perdido nas suas atitudes resolve modificar o seu plano de ter um local de adoração familiar. Ao se encontrar com o levita vindo de Belém de Judá (Jz 17.8), Mica lhe propõe que seja seu sacerdote. Esperava com isto que Deus o abençoasse e aprovasse sua atitude (Jz 17.13).





3.2 Rebelião Ministerial ou TOD.
É natural que portadores do TOD se juntem a pessoas com o mesmo problema. Se observarmos a atitude do levita, veremos que o mesmo havia abandonado a sua cidade e saído em uma caminhada sem rumo, procurando um lugar onde achasse comodidade (Jz 17.8). Vemos aqui que talvez o levita também pudesse ter o mesmo tipo de transtorno, pois não se negou a ase associar com Mica em sua tentativa de criar uma maneira de adorar a Deus (Jz 17.10). Tal atitude tem se tornado cada vez mais comum. O que muitas vezes identificamos como rebeldia ministerial, na verdade, pode ser um sintoma deste transtorno. A insubmissão, a resistência à autoridade e a agressividade são sintomas identificados em indivíduos diagnosticados com esse mal.


3.3 Evitando o Desenvolvimento do TOD.
Infelizmente, muitos lares cristãos deixaram a prática do culto doméstico (Dt 11.18-22). Com isto a possibilidade de crescimento de casos de TOD pode aumentar, pois onde não existe um governo, como no tempo dos juízes em Israel, cada um vive segundo sua própria vontade. A falta desta prática entre as famílias pode ocasionar desastres futuros. Depois da morte de Moisés, o Senhor falou a Josué que ele deveria se esforçar para manter viva na mente do povo a Lei que Ele havia entregue a Seu servo (Js 1.7-8). Da mesma forma devemos nos esforçar para manter viva em nossas casas a Palavra de Deus.





CONCLUSÃO
Muitos cristãos, por sofrerem com o TOD, não conseguem se firmar na Casa do Senhor. Cabe então a cada membro do Corpo de Cristo, com auxílio do Espírito Santo, da Palavra de Deus e desta lição, procurar identificá-los e ajudá-los para que possam ser benção para sua família e para a obra de Deus (1 Co 12.25).





Questionário 
1. O que Deuteronômio 11.18-25 nos mostra?



2. Quem roubou sua mãe para alcançar seus objetivos?



3. Qual proposta Mica fez ao levita?



4. Qual prática muitos lares cristãos deixaram?



5. O que o Senhor falou a Josué?











Lições bíblicas Betel
Ano 2019


 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 1º Trimestre de 2019 - Tema: Enfermidades da alma II - Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos



Lições bíblicas Betel
Ano 2018


 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 4º Trimestre de 2018 - Neemias: Enfrentando os desafios com Oração, Ação e Perseverança - Adultos


 Revista Betel Dominical: 3º Trimestre de 2018 - Israel 70 anos - Tema: O chamado de uma nação e o plano divino de redenção: Adultos


 Revista Betel Dominical: 2º Trimestre de 2018 - Tema: Aperfeiçoamento Cristão - Propósito de Deus para o discípulo de Cristo: Adultos


 Revista Betel Dominical 1º Trimestre de 2018 - Adultos: Tema: Levítico: O ministério sacerdotal Levítico e sua relevância para a igreja: Adultos



Lições bíblicas Betel
Ano 2017


 Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas
 Adultos - 2º Trimestre de 2017 - Jeremias: Deus convoca seu povo ao arrependimento: Betel.
 Revista Adultos - 3º Trimestre de 2017 - Tema: Evangelismo, missões e discipulado:“A tarefa primordial da igreja” - Betel
 Revista Betel Dominical 4º Trimestre de 2017 - Adultos: Tema: Doutrinas Fundamentais da Igreja de Cristo: O legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar nos ensinos dos apóstolos mais »




Lições bíblicas Betel
Ano 2016


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 1º Betel: Casamento e Família


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2016 


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 3º Trimestre de 2016 - Betel


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel






 Lições Bíblicas Infantil: 1º Trimestre 2019



 Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2019


► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


 ARQUIVO DO BLOG


 Adultos: Lições Biblicas Arquivo 


 Noticias.Com
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário


volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2Tm 2.15)

Um comentário:

  1. Muito bom ... Parabéns pela iniciativa... Existe algum lugar para fazer o download? PDF?

    ResponderExcluir