14 de janeiro de 2019

Dinâmica: Qual é a música? Lição 03: Música secular – vamos conversar a respeito? Juvenis







Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Escrevam no quadro o tema da aula: Música secular – vamos conversar a respeito?
- Depois, utilizem a dinâmica "Qual é a música?"
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. 

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!





Dinâmica: Qual é a música?
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a música sacra e secular.

Material:
05 perguntas digitadas
Cópias duplas das 05 perguntas
01 tesoura
01 fita adesiva
01 quadro branco ou cartolina
01 marcador para quadro branco ou 01 pincel atômico
Procedimento:
Antes da aula:
- Digitem as 05 perguntas, façam 02 cópias de cada, recortem cada uma. Depois, coloquem debaixo de 10 cadeiras da classe, pregando com fita adesiva.
Observação: Para cada cadeira da classe, uma pergunta.
1 – Quais são as músicas que seus colegas da escola mais escutam?
Do que elas falam? Quais os estilos?
2 – Quais são as músicas que seus vizinhos, que gostam de escutar música alta, mais escutam?
Do que elas falam? Quais os estilos?
3 – Quais são as músicas que você mais escuta na rua, isto é, a música das lojas, shoppings, carros de propaganda com música?
Do que elas falam? Quais os estilos?
4 – Quais são as músicas que você escuta na igreja?
Do que elas falam? Quais os estilos?
5 – Quais são as músicas que seus colegas da igreja gostam de escutar?
Do que elas falem? Quais os estilos?
- Na aula:
- Depois, falem que o tema da aula tem a ver com as perguntas que estão debaixo de 10 cadeiras.
Os alunos devem procurar, retirar o papel com cuidado.
Posteriormente, cada um vai ler a pergunta e responder.
- Anotem as respostas, usando um quadro branco ou uma cartolina.
- Depois, analisem as diferenças entre o conteúdo da música sacra e secular.





Fontes consultadas
 atitudedeaprendiz
Cpad

 Através deste site.Almeida Revista eAtualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE





► 
Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário