4 de dezembro de 2018

Subsidio: Lição 10: felizes os que são perseguidos : Juniores de 9 e 10 anos




Ideias para o ensino:
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.



A Igreja do Primeiro Amor, tinha tudo em comum e os discípulos dividiam seus bens com alegria. Havia um só Espírito e uma só fé e seu grande mérito foi ter espalhado o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo por todo o mundo conhecido na época.


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa compreender que os que sofrem perseguições são privilegiados por fazer parte do Reino de Deus.




 Pré - aula:



 
Momento do louvor Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos 

Vamos Amar Uns Aos Outros | DVD Amigo de Deus

Memorizando:
“0 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus." (Mt 5.10– NVI)

Vamos ler o que a Bíblia diz:
 
Lucas – Capítulo 6. 22 - 23
22 Bem-aventurados sois quando os homens vos odiarem e quando vos expulsarem da sua companhia, vos injuriarem e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do Homem.
23 Regozijai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu; pois dessa forma procederam seus pais com os profetas.

 Atos – Capítulo 12. 1 - 19
1 Por aquele tempo, mandou o rei Herodes prender alguns da igreja para os maltratar,
2 fazendo passar a fio de espada a Tiago, irmão de João.
3 Vendo ser isto agradável aos judeus, prosseguiu, prendendo também a Pedro. E eram os dias dos pães asmos.
4 Tendo-o feito prender, lançou-o no cárcere, entregando-o a quatro escoltas de quatro soldados cada uma, para o guardarem, tencionando apresentá-lo ao povo depois da Páscoa.
5 Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.
6 Quando Herodes estava para apresentá-lo, naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias, e sentinelas à porta guardavam o cárcere.
7 Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão; e, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos.
8 Disse-lhe o anjo: Cinge-te e calça as sandálias. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Põe a capa e segue-me.
9 Então, saindo, o seguia, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; parecia-lhe, antes, uma visão.
10 Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o qual se lhes abriu automaticamente; e, saindo, enveredaram por uma rua, e logo adiante o anjo se apartou dele.
11 Então, Pedro, caindo em si, disse: Agora, sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo judaico.
12 Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam.
13 Quando ele bateu ao postigo do portão, veio uma criada, chamada Rode, ver quem era;
14 reconhecendo a voz de Pedro, tão alegre ficou, que nem o fez entrar, mas voltou correndo para anunciar que Pedro estava junto do portão.
15 Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, persistia em afirmar que assim era. Então, disseram: É o seu anjo.
16 Entretanto, Pedro continuava batendo; então, eles abriram, viram-no e ficaram atônitos.
17 Ele, porém, fazendo-lhes sinal com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão e acrescentou: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, retirou-se para outro lugar.
18 Sendo já dia, houve não pouco alvoroço entre os soldados sobre o que teria acontecido a Pedro.
19 Herodes, tendo-o procurado e não o achando, submetendo as sentinelas a inquérito, ordenou que fossem justiçadas. E, descendo da Judéia para Cesaréia, Herodes passou ali algum tempo.

através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site

BÍBLIA ONLINE



O rei Herodes tinha mandado prender Pedro porque Pedro amava a Jesus.
Pedro estava na prisão, mas as pessoas da igreja oravam para que Deus libertasse Pedro da prisão.

Uma noite, Pedro estava dormindo na prisão entre dois soldados, preso com duas algemas, e guardas estavam também na porta da prisão para que Pedro não saísse de lá.

De repente, apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou na cela.
O anjo acordou Pedro e disse: “Depressa, levante-se”. Então, as algemas se abriram.
O anjo disse: “Ponha a sua roupa e calce as sandálias”. E Pedro obedeceu.

O anjo disse mais: “Pegue a sua capa e siga-me”.
O portão da prisão se abriu sozinho e eles passaram para fora da prisão. Eles caminharam por uma rua e de repente o anjo o deixou.

Então Pedro percebeu que o Senhor tinha mandado um anjo para tirá-lo da prisão.

Pedro foi até a casa de Maria, onde muita gente estava orando por ele. Pedro bateu à porta e uma serva chamada Rode veio atender. Quando Rode reconheceu a voz de Pedro, com muita alegria, ela correu de volta, sem abrir a porta, e disse para as pessoas que estavam orando: “Pedro está à porta”. Mas as pessoas que estavam orando não acreditaram!
Eles estavam orando pra Deus libertar Pedro da prisão, mas não acreditaram que Deus iria fazer isso. Rode acreditou!
Pedro continuou batendo na porta e quando abriram, o viram. Pedro contou como o Senhor o havia tirado da prisão.

Pedro disse: “Contem esse milagre que Deus fez para os discípulos e para todos que oraram por mim”. Então, saiu e foi para outro lugar.

Quando nós oramos, Deus nos ouve sempre. E atende conforme a Sua vontade e quando é para o nosso bem. Devemos orar sempre e confiar em Deus. Deus ama cada um de vocês e quer cuidar de nós. Quando você orar, acredite que Deus está ouvindo.

Vamos conversar sempre com Deus? E confiar Nele como a menina Rode?

Oração: Querido Deus, queremos sempre conversar com o Senhor. Sabemos que o Senhor nos ouve. Ajude-nos a acreditar sempre no Senhor. Amém.



Vivenciando a Lição
Falar com Deus é um privilégio para nós que somos cristãos. Na lição vimos que os irmãos da igreja estavam orando pela vida do apóstolo Pedro. Você faz oração a Deus? você tem feito pedidos por sua vida e pela das outras pessoas. Você sabe algum tipo de oração que podemos fazer? Por meio da oração podemos: Adorar a Deus por tudo o que ele é; Louvar e agradecer a Deus por tudo o que ele faz em nossa vida; pedir a ele proteção; pedir perdão pelas nossas falhas e desobediências.

Como é bom saber que o nosso Deus sempre ouve a nossa oração. As vezes, Deus, responde do jeitinho que a gente esperava, mas, em outros momentos, a resposta do Senhor é diferente do que a gente queria. O importante é confiar no Senhor, sabendo que ele nos conhece e sabe o que é melhor para cada um de nós.



Recurso visual







Atividades:  
Visuais para colorir







Brincadeira Telefone sem fio
Forme um meio circulo com as crianças e diga que você falará uma frase (uma única vez) no ouvido da criança que está em uma das pontas do semicírculo. O objetivo da brincadeira é que a crianças repita a frase no ouvido de seu colega do lado, seu colega do lado fará o mesmo e, sucessivamente, todos repetirão até que a criança da outra ponta tenha ouvido a frase. Se no meio do trajeto, uma das crianças não entender a frase ela terá que falar no ouvido de seu colega o que conseguiu entender. Para terminar, a última criança diz, em voz alta, o que ouviu de seu colega. Se o número de alunos for pequeno, repita a brincadeira por umas três vezes, sempre trocando as crianças de lugar.
Nessa brincadeira, nem sempre o nosso colega conseguiu entender o que falamos. Deu vontade de falar novamente para ele atender, não deu? E quando oramos? A lição de hoje é sobre a oração. Uma grande bênção em nossa vida é podermos falar diretamente com Deus! Ore com seus alunos por uma aula edificante.



Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.



Lembrancinhas:



Conclusão
Hoje vivemos tempos de relativa paz. A Constituição Brasileira nos assegura liberdade de culto, somos uma voz que se faz ouvir nos grandes debates nacionais, porém estamos acomodados, não somos açoitados por pregar o Evangelho e com isso, ficou meio que fácil ser servo de Deus, mas não podemos esquecer que pesa sobre nós o dever de pregar o Evangelho a toda criatura e isso não foi revogado, continuamos a ser a Bíblia viva dos nossos vizinhos e parentes, só precisamos renovar o primeiro amor, só precisamos não deixar esfriar a fé que de graça recebemos e de graça temos de propagar.



Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
 
Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.


Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes consultadas:
karolpoerner.blogspot.com.br
roseebdinfantil.blogspot.com
miriangalli.blogspot.com
Créditos: livro- Pedagogia Biblica divertida
tiasdaescolinha.blogspot.com
blog: http://tiaruthinha.blogspot.com.br
Crianças Crescendo com Jesus:
ebd-biblia.webnode.com
Escola Bíblica Dominical “EBD”
ensinandoospequeninos.blogspot.
pequeninosdejesusblogspot
blogdaebi.blogspot.com
Ensino infantil num clique
Escola Biblica Dominical Infantil
tiahelprecursos.blogspot.
CPAD
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..

TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA

Revista Juniores de 9 e 10 anos: 4° Trimestre 2018 - Tema: Servindo a Deus com alegria


Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo



Brincadeiras para unir pais e filhos



Brincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil


Boliche com Embalagens de Shampoo


Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades


Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?


Oficina a arte de fazer brinquedos



Passo a Passo Como Fazer um Flanelógrafo-


Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


LEIA A BÍBLIA!
Copia e Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário