5 de dezembro de 2018

Lição 10 - Atitudes Coerentes com Pacto Firmado: Betel





Objetivos da lição
1 - Identificar a fidelidade de Deus no decorrer dos séculos
2 - Mostrar as responsabilidades do pacto
3 - Relembrar que, enquanto estivermos aqui, teremos o cuidado de Cristo


Texto Áureo
Firmemente aderiram a seus irmãos, os mais nobres dentre eles, e convieram num anátema e num juramento, de que andariam na lei de Deus, que foi dada pelo ministério de Moisés, servo de Deus,  e de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do Senhor,  nosso Senhor, e os seus juízos e o seus estatutos (Ne 10.29)

Verdade Aplicada
O verdadeiro arrependimento é acompanhado pelo firme
propósito de procurar viver de acordo com a Palavra de Deus.


Glossário
Derrocada: Destruição; derrota;
Mazela: Tudo que aflige; adversidade;
Utopia: Plano ou sonho irrealizável.



Neemias 10.1,28-29 
1 - E os que selaram foram Neemias, o governador, filho de Hacalias, e Zedequias,
28 - E o resto do povo, os sacerdotes, os levitas, os porteiros, os cantores, os netineus e todos os que se tinham separado dos povos das terras para a lei de Deus, suas mulheres, seus filhos e suas filhas, todos os sábios e entendidos.
29 - Firmemente aderiram a seus irmãos, os mais nobres dentre eles,
e convieram num anátema e num juramento, de que andariam na lei de Deus, que foi dada pelo ministério de Moisés, servo de Deus, e de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do Senhor, nosso Senhor, e os seus juízos e o seus estatutos.




Motivo de Oração
Ore para que as igrejas tenham mais iniciativas
de ensino da Palavra voltadas para as crianças;





Hinos sugeridos.
Harpa cristã: 41



Harpa cristã: 213



Harpa cristã: 386 




ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1. A Base do Pacto
2. As Responsabilidades do Pacto
3. A Importância de um Viver Consciente
Conclusão



Introdução
O ponto de partida desta lição é a convicção dos filhos de Israel de que tinham que viver de acordo com os mandamentos, juízos e estatutos do Senhor transmitidos por intermédio de Moisés.


1. A Base do Pacto
Conforme Neemias 10.29, os estatutos do Senhor foram os fundamentos para a aliança. Assumiram a responsabilidade de aprender, guardar e cumprir os preceitos divinos. A Bíblia nos informa que a falta de conhecimento trouxe sérias consequências ao povo de Israel (Os 4.6). O Estudo da Palavra deve ser constante.


1.1. A Importância da Aplicação
Uma das dificuldades de muitos é ir além da leitura e do estudo bíblico. É preciso aplicar os princípios bíblicos no dia a dia. Com o advento da Internet e outros recursos, tornou-se relativamente fácil o acesso à informação. No entanto, de nada adianta o conhecimento se não se permitir que esse faça uma transformação em quem o possui. O Espírito Santo tem como uma de suas funções a de agente de convencimento. A Bíblia age como espelho e luz, revelando as mazelas da natureza humana. Nos registros sagrados vemos que jamais um deslize, de quem quer que seja, foi jogado para debaixo do tapete. Ela mostra desde a origem até a regeneração causada em quem permite Deus agir.



1.2. Compromisso com a Obediência
Outro sério embaraço que compromete a Igreja atual é o conhecimento sem obediência. Esse é um grave problema dentro de nossas igrejas, quando pessoas dizem crer nas Escrituras, mas não a obedecem. Pelo contrário, atacam as doutrinas porque se sentem incomodados por elas. Se não bastasse os ataques de fora, a Igreja ainda precisa enfrentar o "fogo amigo". A Igreja não pode, confundir usos e costumes, que são passíveis de mudanças ao longo dos tempos, com as doutrinas, que são de caráter permanente. Observemos a admoestação de Jesus (Mc 7.6-9).


1.3. Uma Liderança Participativa
Neemias e as demais pessoas que compunham a liderança naquele momento entendiam que seria de crucial importância a presença deles para animar e servir de exemplo ao povo (Ne 10.1-28). Quando a liderança prepara e delega responsabilidades, não precisa, necessariamente, fazer parte de todos os trabalhos na prática. Contudo, há momentos nos quais sua presença é indispensável. Neemias percebeu que tal atitude, inevitavelmente, levaria todo o grupo a um triunfo em todos os aspectos da vida.


2. As Responsabilidades do Pacto
Na visão de Neemias, estabelecer um pacto com Deus demandaria assumir compromissos. O pacto serviria de mastro ao redor do qual o avivamento seria mantido. Ele tinha por pressuposto que a ideia de aliança estava presente em toda as mentes e que se destinava a tornar manifesta uma realidade: a preocupação com o futuro da nação escolhida. Por tudo que há haviam lido, ficou patente aos olhos de todos que a fidelidade de Deus era inconteste. Só restava, portanto, ver a parte que caberia a Israel praticar para selar de modo eficaz o acordo espiritual.


2.1. Uma Vida em Constante Santificação
Neemias 10.28 nos mostra a união do povo em decidir andar segundo a lei do Senhor. Não há tempo específico para se buscar a santidade. É recomendado bíblica (Lv 20.7; 1Pe 1.15-16). A separação das coisas do presente século deve ser alvo de nossa atenção, pois, sorrateiramente, Satanás tenta nos emaranhar com seus tentáculos, que, sabemos, não são poucos (2Co 2.10-11).


2.2. Evitando o jugo desigual
A proibição de Êxodo 34.12-16 tem caráter espiritual e não racial. É compreensível quando, após o casamento, um dos cônjuges se converte. Não é aconselhável que um cristão se envolva com alguém que milita uma fé diferente da sua.
Através de uma longa e variada história, quer de fonte bíblica ou secular, vemos que o casamento entre elementos de crenças distintas pode acarretar em sérios desastres para a vida familiar (Am 3.3; 2Co 6.14). Salomão começou muito bem seu reinado, porém, o início de sua derrocada deu-se com os casamentos mistos que efetuou (1Rs 11.1,4; Ne 13.2).



2.3. Dispostos a Contribuir
Na nossa vida de adoração, não podemos nos esquecer das ofertas e dos dízimos. Em Neemias 10.32-34, vemos a intenção do povo em contribuir. As contribuições são para a manutenção da Casa de Deus, bem como das atividades dela derivadas. Outra vez, Paulo nos orienta que aqueles que pregam o Evangelho devem viver do Evangelho (1Co 9.11,14). É bem verdade que não são todas as igrejas que podem manter integralmente o dirigente. Ou poderiam, se todos ofertassem? Depois, vem a questão do dizímo. É mister deixar claro que o dízimo deve ser trazido à Igreja e não, como muitos equivocadamente estão fazendo, administrado pelo próprio ofertante (Ne 10.35).


3. A Importância de um Viver Consciente
Paulo escreve em Colossenses 3.16: "A Palavra de Cristo habite em vós abundantemente (...)". A alegria da nossa salvação deve ser cantada o bastante para sustentá-la. Dar a Deus a honra e a apreciação que lhe são devidas. Essa é mais uma maneira de se passar às gerações futuras as benfeitorias de Deus em relação ao Seu povo (Sl 48.12-13).


3.1. O Arrependimento que Humilha e o Louvor que Estimula
Essas são atividades que ainda conduzem à renovação espiritual e são também canais para as bênçãos de Deus. Às vezes, a religião pode parecer estática, prestes a enrijecer-se num sistema inflexível. Nesse particular, há atritos. Já sabemos que religião não salva. Assim, não podemos nos tornar repetidores autômatos de ritos e costumes. Atualmente, há verdades religiosos profissionais que se ufanam de sua religião, porém sem experimentar o novo nascimento. É preciso produzir fruto digno de arrependimento (Lc 3.8; At 26.5; Tg 1.22.26-27).


3.2. Vida Cristã não é conto de fadas
Wodehouse descreve a fórmula para uma trama infalível: o rapaz encontra a garota, a perde e, finalmente, a reconquista. Então, o final da história nos faz supor que os dois viverão felizes para sempre. Esses contos sugerem que as pessoas que sobrevivem a certos ataques do mal vivem tranquilas pelo resto de suas vidas. Contudo, na vida cristã não é assim. Casamento, emprego, negócios e tantos outros não combinam com essa fórmula. É promessa do Senhor que, no céu, todos os nossos problemas cessarão. Mas esperar um estado de tranquilidade eterna antes de Jesus nos chamar ou nos buscar é utopia (Jo 16.33).


3.3. Cultivando Atitudes Edificantes
A igreja sempre está sujeita à ação dos "Tobias" e "Sambalates" da modernidade. Há uma batalha espiritual constante. A Igreja de Cristo precisa estar atenta. A história nos revela os períodos de altos e baixos do povo de Deus que se descuidava de suas atitudes. Que uma vez reconquistado o renovo, saibamos mantê-lo em vitalidade. O importante nem sempre é o que os inimigos nos fazem, mas como reagimos com aquilo que eles nos fazem.


Conclusão
A igreja não pode se acomodar ao sistema mundano. Tem um papel especial, porque foi separada por Deus para ser luz do mundo e sal da terra (Mt 5.13,14). O contato com a Palavra e a prática de seus ensinos devem permear os que militam na causa divina, pois o inimigo luta contra a obra de Deus.


Questionário. 
1. O que a falta de conhecimento trouxe para o povo de Israel?



2. O que Neemias 10.28 nos mostra?



3. Qual o caráter da proibição de Êxodo 34.12-16?



4. O que vemos em Neemias 10.32-34? 




5. De acordo com a lição o que não pode ser utopia?







Revista Editora Betel Dominical Adultos: 4º Trimestre de 2018 - Neemias: Enfrentando os desafios com Oração, Ação e Perseverança - Adultos
Fonte das imagens acima - https://www.revistaebd.com



Lições bíblicas Betel
Ano 2018

Revista Editora Betel Dominical Adultos: 4º Trimestre de 2018 - Neemias: Enfrentando os desafios com Oração, Ação e Perseverança - Adultos


Revista Betel Dominical: 3º Trimestre de 2018 - Israel 70 anos - Tema: O chamado de uma nação e o plano divino de redenção: Adultos


Revista Betel Dominical: 2º Trimestre de 2018 - Tema: Aperfeiçoamento Cristão - Propósito de Deus para o discípulo de Cristo: Adultos


Revista Betel Dominical 1º Trimestre de 2018 - Adultos: Tema: Levítico: O ministério sacerdotal Levítico e sua relevância para a igreja: Adultos



Lições bíblicas Betel
Ano 2017


Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas
Adultos - 2º Trimestre de 2017 - Jeremias: Deus convoca seu povo ao arrependimento: Betel.
Revista Adultos - 3º Trimestre de 2017 - Tema: Evangelismo, missões e discipulado:“A tarefa primordial da igreja” - Betel
Revista Betel Dominical 4º Trimestre de 2017 - Adultos: Tema: Doutrinas Fundamentais da Igreja de Cristo: O legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar nos ensinos dos apóstolos mais »



Lições bíblicas Betel
Ano 2016
Lições Bíblicas Jovens e Adultos 1º Betel: Casamento e Família


Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2016


Lições Bíblicas Jovens e Adultos 3º Trimestre de 2016 - Betel


Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel




Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016

ARQUIVO DO BLOG


Adultos: Lições Biblicas Arquivo




Noticias.Com
REFLITA NESTAS PALAVRAS
Devocional Diário

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente,

Nenhum comentário:

Postar um comentário