11 de setembro de 2018

Subsidio: Lição 12 - Elias, um profeta de milagres: Juniores de 9 e 10 anos






Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
Titulo da lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:




 Momento do louvor: 
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
    
 Cante:

TEM QUE TER FOGO NO ALTAR J Neto
Um dia no Monte Carmelo um fato sem igual
Se deu entre o profeta Elias e os profetas de Baal
E eram quatrocentos e cinqüenta contra Elias
Mas o verdadeiro Deus, Elias conhecia
O holocausto ele fez com lenha para se queimar
Pois era necessário ao verdadeiro Deus clamar
O deus que respondesse com fogo aos votos seus
Esse deus seria o verdadeiro Deus

Fogo no altar, tem que ter fogo no Altar
Pra queimar o holocausto, em nome de Jeová
Tem que ter fogo no Altar, tem que ter fogo no Altar
Pra queimar o holocausto, em nome de Jeová

Os profetas de Baal então gritaram em agonia
Clamaram o dia inteiro, mas Baal não respondia
Elias então lhes disse: Quem sabe ele não foi dormir?
Talvez esteja viajando por isso ele não pode ouvir!
Elias estendeu suas mãos e começou a orar
Pedindo uma resposta em nome de Jeová
Naquele mesmo instante um milagre aconteceu
Elias pediu fogo e o fogo do céu desceu


FERNANDINHO- CAIA FOGO DO CÉU- VERSÃO ANIMADA


Elias e os Profetas de Baal - Radicais Kids



FERNANDINHO- CAIA FOGO DO CÉU-

Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros





Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)



Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa conscientizar-se que precisamos colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas.




É hora do versículo:
Memorizando:


História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
 1 Reis – Capítulo 17.11 
Um profeta chamado Elias, de Tisbé, na região de Gileade, disse ao rei Acabe: – Em nome do SENHOR, o Deus vivo de Israel, de quem sou servo, digo ao senhor que não vai cair orvalho nem chuva durante os próximos anos, até que eu diga para cair orvalho e chuva de novo.


 1 Reis – Capítulo 18. 22-46
22 Então Elias disse: – De todos os profetas de Deus, o SENHOR, eu fui o único que sobrou, mas os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta.
23 Agora tragam dois touros. Que os profetas de Baal matem um deles, cortem em pedaços e ponham em cima da lenha, mas não ponham fogo! Eu farei a mesma coisa com o outro touro.
24 E aí os profetas de Baal vão orar ao seu deus, e eu orarei ao SENHOR. O deus que responder mandando fogo, este é que é Deus. E todo o povo respondeu: – Está bem assim!
25 Então Elias disse aos profetas de Baal: – Já que vocês são tantos, peguem o touro e o preparem primeiro. Orem ao seu deus, porém não ponham fogo na lenha.
26 Os profetas de Baal pegaram o touro que havia sido trazido para eles, e o prepararam, e oraram a Baal desde a manhã até o meio-dia. Eles gritavam assim: – Ó Baal, responde às nossas orações! E ficaram dançando em volta do altar que haviam feito, porém não houve resposta.
27 Ao meio-dia, Elias começou a caçoar deles. Ele dizia: – Orem mais alto, pois ele é deus! Pode ser que esteja meditando ou que tenha ido ao banheiro. Talvez ele tenha viajado ou talvez esteja dormindo, e vocês terão de acordá-lo!
28 Aí os profetas oraram mais alto e começaram a se cortar com facas e punhais, conforme o costume deles, até que o sangue começou a correr.
29 Passou o meio-dia, e eles continuaram a orar e a gritar até a hora do sacrifício da tarde; porém não se ouviu nenhum som.
30 Então Elias disse ao povo: – Cheguem para mais perto de mim. Todos chegaram mais perto de Elias, e ele começou a consertar o altar do SENHOR Deus, que estava derrubado.
31 Ele pegou doze pedras, uma para cada uma das doze tribos que tinham os nomes dos filhos de Jacó, o homem a quem o SENHOR tinha dado o nome de Israel.
32 Com essas pedras Elias reconstruiu o altar para a adoração do SENHOR. Depois cavou em volta uma valeta em que cabiam mais ou menos doze litros de água.
33 Em seguida colocou lenha no altar, cortou o touro em pedaços e os pôs em cima da lenha.
34 Então disse: – Encham quatro jarras com água e derramem sobre o animal sacrificado e sobre a lenha. Eles fizeram o que Elias estava mandando, e ele disse: – Façam de novo. E eles fizeram. – Façam pela terceira vez! – disse Elias. E eles fizeram.
35 A água correu em volta do altar e encheu a valeta.
36 Quando chegou a hora do sacrifício da tarde, o profeta Elias chegou perto do altar e orou assim: – Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó! Prova agora que és o Deus de Israel, e que eu sou teu servo, e que fiz tudo isto de acordo com a tua ordem.
37 Responde-me, ó SENHOR, responde-me, para que este povo saiba que tu, o SENHOR, és Deus e estás trazendo este povo de volta para ti!
38 Então o SENHOR mandou fogo. E o fogo queimou o sacrifício, a lenha, as pedras, a terra e ainda secou a água que estava na valeta.
39 Quando viram isso, os israelitas se ajoelharam, encostaram o rosto no chão e gritaram: – O SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!
40 Elias ordenou: – Prendam os profetas de Baal! Não deixem escapar nenhum! Todos foram presos, e Elias fez com que descessem até o riacho de Quisom e ali os matou.
41 Então Elias disse ao rei Acabe: – Agora vá comer, pois eu já estou ouvindo o barulho de muita chuva.
42 Enquanto Acabe foi comer, Elias subiu até o alto do monte Carmelo. Ali ele se inclinou até o chão, pôs a cabeça entre os joelhos
43 e disse ao seu ajudante: – Vá e olhe para o lado do mar. O ajudante foi e voltou dizendo: – Não vi nada. Sete vezes Elias mandou que ele fosse olhar.
44 Na sétima vez, ele voltou e disse: – Eu vi subindo do mar uma nuvem pequena, do tamanho da mão de um homem. Então Elias mandou: – Vá aonde está o rei Acabe e lhe diga que apronte o carro e volte para casa; se não, a chuva não vai deixar.
45 Em pouco tempo o céu se cobriu de nuvens escuras, o vento começou a soprar, e uma chuva pesada começou a cair. Acabe entrou no seu carro e partiu de volta para Jezreel.
46 O poder do SENHOR Deus veio sobre Elias; ele apertou o seu cinto e correu na frente de Acabe todo o caminho até Jezreel.


 Bíblia online
 Bíblia Sagrada Online versão NVI


  



Ele desafiou o povo a fazer uma escolha definitiva entre seguir a Deus ou a Baal. Os israelitas achavam que podiam adorar o Deus verdadeiro e ao mesmo tempo adorar a Baal. Eles tinham o coração dividido e por esta razão queriam servir a dois senhores. Jesus, durante o seu ministério terreno advertiu contra essa atitude fatal: “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro” (Mt 6.24).
 
Deus respondeu com fogo que queimou o sacrifício e consumiu a água que nas valas em volta do altar. Nesse dia os 450 profetas de Baal foram mortos a espada.

Elias foi ameaçado por Jezabel, após a morte dos profetas de Baal, perdeu o ânimo e desejou a morte (1 Rs 19.4). Parecia o fim da jornada daquele destemido profeta. No entanto, Deus envia um anjo para lhe dar pão e água (1 Rs 19.5-7). Com a força daquela comida, Elias caminhou quarenta dias e quarenta noites até chegar à Horebe (1 Rs 19.8). Ao chegar em Horebe, ele esconde-se em uma caverna, onde tem um encontro com Deus, que lhe fala numa voz mansa e delicada (1 Rs 19.12). Sua forças, então, são renovadas, fazendo com que ele saísse daquela caverna e executasse os propósitos divinos (1 Rs 19.15-21).

Conclusão
Professor (a) enfatize aos pequenos que o ministério de Elias foi marcado por profecias, milagres, desafios e muitas experiências com Deus. Porém, o acontecimento mais notável na vida do profeta Elias não foi profetizar a falta de chuva, nem desafiar os profetas de Baal, nem ressuscitar o filho da viúva. Sem dúvidas, o fato mais notável foi quando lhe apareceram cavalos e carros de fogo e, em um redemoinho, ele foi levado ao céu (2 Rs 2.11).




Recursos visuais:






 Atividades




Brincadeira
- Derrubando baal
MATERIAL: Uma garrafa PET, uma bolinha ou papel amassado.
PROCEDIMENTO: Escreva na garrafa a palavra Baal. Divida as crianças em grupos. Escrever as frases da coluna MENTIRA em papéis. Um participante de cada equipe pega uma das frases e lê em voz alta. O professor pergunta se é verdade ou mentira o que leu. Será mentira, então deverá dizer qual a verdade vai rebater essa mentira. Quando acertarem, amassam o papel até fazer uma bola e
joga na garrafa para derrubá-la. Cada resposta e cada bola acertada valem 1 ponto.
MENTIRA
VERDADE
BAAL É DEUS  VERDADEIRO
SÓ O SENHOR É DEUS
ELIAS ERA PROFETA DE BAAL   
ELIAS ERA PROFETA DE DEUS
PODEMOS ADORAR MUITOS DEUSES   
SÓ JESUS PODE SER ADORADO
ELIAS PODIA MENTIR PARA O POVO   
ELIAS SÓ PODIA FALAR A VERDADE
ELIAS MORRIA DE MEDO DE BAAL   
ELIAS ERA UM PROFETA CORAJOSO
BAAL OUVIU A ORAÇÃO DOS SEUS PROFETAS   

NÃO, PORQUE ELE ERA FALSO DEUS
BAAL MANDOU FOGO DO CÉU   
NÃO, DEUS MANDOU FOGO DO CÉU

ELIAS ENFRENTOU UM PROFETA DE BAAL   
ELIAS ENFRENTOU 450 PROFETAS DE BAAL 
Perguntas & Respostas
a) Como se chamava o rei da história?
b) Qual era o nome do profeta da história?
c) Em que monte o profeta mandou que todos se reunissem para saber quem era o verdadeiro Deus?
d) Como se chamava o falso deus?
e) Quantos profetas serviam ao falso deus?
f) Que animal foi oferecido como oferta?
g) Quando os profetas do falso deus clamaram a ele o que aconteceu?
h) O que o profeta Elias fez antes de colocar o animal sobre o altar?
i) Quantas pedras o profeta Elias utilizou para fazer o altar?
j) O que aconteceu quando o profeta Elias clamou a Deus?
k) O que o povo gritou depois que o Senhor enviou fogo do céu?


Criança de jesus tem energia pra gastar


ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS 




Lembrancinhas:



Para concluir
Faça um pequeno apelo para que as crianças decidam viver ao lado de Deus.


Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.

Alcançando crianças para Jesus
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.



Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos

Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.

Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 
Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.



Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.


Que o Senhor nos ajude a ouvir e compreender quando Ele fala conosco nos muitos momentos da vida.
Deus te abençoe!

Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Ovelhinhas de Cristo.
  


Leia a Bíblia
 


Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes consultadas:
Créditos-Revista Juniores Cpad
Cristãos kids
Tias da Escolinha
Tiahelprecursos.blogspot.com
www.raizdedavi.com
blogtiale.blogspot.com
pequeninosdejesusblogspot
caminhandocomamor.blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot.com/
blogdaebi.blogspot.com
Ensino infantil num clique
Escola Biblica Dominical Infantil
tiaraqueleciaministerioinfantil.blogspot.com
caminhandocomamor.blogspot.com
ministerioinfantiljuniores.blogspot.com
Adaliahelena.blogspot.com
Bíblia de Estudo A Bíblia na Linguagem de HojeBíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.plicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA

JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Pv 22:6.



Orai em todo tempo


As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

4 comentários:

  1. Que Deus continue sempre abençoando seu ministério! Deus já falou muito comigo através de suas postagens: )

    ResponderExcluir
  2. É maravilhoso falar de Jesus para as crianças, plantar a sementinha da boa palavra e na hora certa dará frutos.

    ResponderExcluir