25 de outubro de 2020

Lição 2 - A História do Semeador - Pré - aula e subsidio: Primários - de 7 e 8 anos





  
Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!


  
Título da Lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:


 
· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 
Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.



Momento do louvor
 Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.


Aline Barros e Cia - A Sementinha (Legendado)

Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros


Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)

Introdução:
- Ilustração
Material:
-3 copos com água.
-Três comprimidos efervescentes ( envelope individual tipo sonrisal).
-Coloque os três copos sobre a mesa.
-Pegue os três comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem.
-Peça a atenção às crianças e coloque o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com água.
-Coloque o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem fechada.
-Por fim, retire o terceiro comprimido da embalagem e coloque-o dentro do terceiro copo com água.

-Pergunte às crianças:

Qual dos três comprimidos, mais copos, faria mais efeito caso você estivesse passando mal e o bebesse?

Com qual dos três exemplos se parece a minha relação com Deus?

Aplicação:
Para que a palavra de Deus faça efeito em nossas vidas é preciso praticá-la e não somente ouvir.

Jesus contou esta história:
Um homem saiu para semear. Quando espalhava as sementes, algumas caíram na beira do caminho. E os passarinhos comeram tudo.

Outras sementes caíram num lugar onde havia pedras. As sementes brotaram e aparecendo o sol, queimou as plantinhas.
Outras caíram no meio dos espinhos. Eles cresceram e abafaram as plantas.

Mas as sementes que caíram em terra boa cresceram fortes e produziram muitos frutos.

Jesus explicou que a semente é a Palavra de Deus e as pessoas são a terra.

Quando elas ouvem a palavra de Deus é como se a semente estivesse caindo em seu coração. Ela ouve com atenção, mas então vem o diabo e rouba a palavra de seu coração. Por exemplo, você ouviu alguém pregar que Jesus é o seu Salvador, que Ele te ama e quer te perdoar, mas de repente vem um pensamento na sua mente assim: “Ah, isso não é verdade! Eu já sou feliz não preciso de um Salvador!” Se você der ouvido a esse pensamento estará deixando que o diabo roube a palavra do seu coração. Quando ouvimos algo da parte de Deus devemos crer e não deixar que pensamentos contrários venham nos fazer duvidar.
As que caíram em meio às pedras são as pessoas que ouvem a Palavra com alegria e creem por isso a semente começa a brotar, mas a terra de seu coração é pobre, não tem água nem nutrientes. A água é também a Palavra de Deus, se alguém não lê a Bíblia, a terra de seu coração é seca, se não

vem á escola dominical, não ora, e não consagra sua vida a Deus, a terra de seu coração é também pobre em nutrientes, quando escuta uma palavra de vitória, por exemplo, ela crê por um tempo, mas quando vem

o sol dos problemas, ela desiste de sua fé, e deixa de crer.

As que caíram em meio a espinhos são as pessoas que ouvem e recebem a palavra, mas as preocupações e os prazeres da vida são pra ela mais importantes, por isso são como espinhos que sufocam a palavra de

Deus. Por exemplo, você ouviu que mentir é pecado, mas quando surge uma oportunidade de contar uma mentira você pensa: “ah, se eu falar a verdade, não irei conseguir o que desejo”, se você der ouvidos a esse pensamento estará deixando que os espinhos da vida sufoquem a palavra que você recebeu.

Mas ainda bem que há pessoas com o coração como terra boa. Elas ouvem a palavra com alegria e não deixam que o inimigo venha roubá-la, a terra de seu coração é fértil, ele lê a Bíblia e tem uma vida de comunhão com Deus não permitindo que nada ocupe o lugar da palavra de Deus em seu coração. Sendo assim, a semente brota e produz; muitos frutos e através da sua vida e do seu testemunho ele mostra as bênçãos que recebeu da parte de Deus.
Que tipo de terra você quer ser?



Sugestão de vídeo:

Objetivo: 
Que o aluno aprenda que é importante guardar a Palavra de Deus no coração.

Ponto central: 
O nosso coração deve estar aberto para a Palavra de Deus.
Memória em ação:

Memória em ação: “Feliz quem lê este livro, e felizes aqueles que ouvem as palavras desta mensagem profética e obedecem ao que está escrito neste livro” (Ap 1.3a)

História Bíblica
Vamos ler o que a Bíblia diz:
 Mateus 13.1-23.
1 Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar;

2 E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia.
3 E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
4 E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
5 E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;

6 Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
7 E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
8 E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.

9 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

10 E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?

11 Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;

12 Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.

13 Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.

14 E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz:Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis,e, vendo, vereis, mas não percebereis.

15 Porque o coração deste povo está endurecido,E ouviram de mau grado com seus ouvidos,E fecharam seus olhos;Para que não vejam com os olhos,E ouçam com os ouvidos,e compreendam com o coração,e se convertam,e eu os cure.

16 Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.

17 Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.

18 Escutai vós, pois, a parábola do semeador.

19 Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.

20 O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;

21 Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;

22 E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;

23 Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.


 Bíblia online
 Bíblia Sagrada Online versão NVI



Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.

Introdução:
Direto na história.
Você pode usar: vasos - com pedregulhos, planta seca, espinhos, planta verde, saco de sementes e pássaros. Ou fazer um cenário: com caminho, pássaros, um pouco de pedrinhas, galinhos secos, terra e sementes.

Andamento:
- Conte a história como Jesus contou para a multidão e os discípulos: Mateus 13: 3 a 9.

- Os discípulos interrogam Jesus: Mateus 13:10.

- Jesus explica a parábola ( Jesus ama a você e a mim, ele quer te ensinar através desta parábola que você tem que ouvir mas também praticar a palavra de Deus).

-Jesus explica a primeira semente: são aqueles que não querem entender, rejeitam, não deixam entrar no coração. Mateus 13:19 ( ex: eu já sou feliz, não preciso de um salvador).

- A segunda semente: são aqueles que ouvem, mas logo desviam, não querem compromisso com Deus. Mateus 13:20 e 21 ( ex: ouço a palavra, fico feliz, mas logo me esqueço).

- A terceira semente: são aqueles que ouvem, mas os prazeres do mundo sufocam a palavra de Deus nos corações e não dão frutos. Mateus 13: 22 ( ex: ouço a palavra que mentir é pecado, mas quando surge uma oportunidade de contar uma mentira, não resisto e minto).

- A quarta semente: são as pessoas que ouvem e obedecem a palavra de Deus. Como por exemplo: obedecendo aos pais, ajudando as pessoas, fazendo o bem, isto é, dar bons frutos. Mateus 13:23.
Clímax:
Jesus queria ensinar que a semente é a palavra de Deus, a boa terra é o coração pronto para receber a palavra de Deus.

Conclusão:
Nesta boa terra, a semente germina e produz bom fruto.

Apelo: Faça apelo à criança que ainda não é salva para que tenha a oportunidade de receber o Senhor Jesus como Salvador.

Desafio:
desafie a criança salva a ler a Bíblia e depois praticar, sendo obediente ao que está escrito. Incentive a criança a plantar em um vaso alguma semente e depois cuidar ( Não se esqueça de perguntar nas próximas semanas como a planta está sendo cuidada. Compare o desenvolvimento através da palavra de Deus).



Cenário
Material Utilizado:
01 Caixinha de Leite vazia;
01 Pistola de cola quente;
1/2 Folha de papel cartão verde;
02 Olhinhos
TNT Colorido;
01 Pedaço de papel amarelo (tipo madeira);
Pedaços de papelão;
Areia, pedra, matinho;
Pedações de E.V.A e
Marcador Permante.

Visão do Cenário (Montado em duas partes, com papelão e colado por cima o papel cartão).
Observe as pedras, o matinho e a areia, e o detalhe da árvore e dos passáros feitos de tnt, a mini-montanha, as nuvens feitos de e.v.a.
O Semeador: Foi feito de caixa de leite, apenas recorte ao redor da caixa e reduzi o tamanho dele a meia caixa de leite,
colei o papel madeira amarelo para disfarça a embalagem,
vesti a roupinha no próprio corpo, cole os olhos e fazer os detalhes das sobrancelhas e boca.
Também corte em quatro partes as abas da caixa,
dando o efeito de pés para fixar o boneco.

Visão de cima do cenário.



Maquete








Atividades:



















 






Atividade:

1) Leve potinhos, algodão e sementes de feijão para que a criança coloque algodão, água e sementes de feijão, e ao longo das semanas que ela acompanhe os resultados.
2) Desenhe uma árvore para cada criança, deixe que ela pinte e cole bolinhas de papel crepom vermelho representando os frutos pela obediência à palavra de Deus (reforce o ensino dado à criança).
3) Use palito de sorvete e façam um coração para cada criança, escreva o versículo para que a criança leve para casa.


Aplicação 
Depois de aprender,chegou a hora da aplicação:
Hoje vamos fazer uma experiência muito legal.
Vamos plantar uma sementinha e cuidar para que ela
se transforme em uma linda plantinha.
Você vai precisar apenas de um copinho, um pedaço de algodão
e algumas sementes da plantinha que deseja plantar.
Se não tiver outra semente, você pode usar o feijão.
Siga as seguintes instruções:
1. Prepare um copinho que pode ser descartável ou mesmo um copinho de iogurte limpinho.
2. Forre com algodão e coloque um pouco de água.
3. Coloque as sementes sobre o algodão.
4. Coloque água todos os dias.
5. Os brotinhos nascem em até 5 dias.
6. Depois transfira a plantinha para a terra e continue cuidando dela.

Sugestão: 
Antes de transferir a plantinha para a terra, junte os amigos para que todos possam ver como estão suas plantinhas e conversar sobre o que sentiram ao cuidar de uma sementinha e vê-la crescer um pouquinho a cada dia. Quem não conseguiu ver a plantinha crescer, pode falar como se sentiu, o que acha que não deu certo, enfim, é o momento onde todos partilham a sua experiência.

Hora da Lembrancinha:
Eu segui a sugestões acima, e fiz com as minhas crianças e na semana seguinte entregar as plantinhas para elas. Elas ficaram impressionadas como cresceram rápido.



Mais Atividades:  





DINÂMICA DA PARÁBOLA DO SEMEADOR


Eis passo a passo: aproveite para fazer essa Lembrancinha e também usar como Dinâmica na Classe.

Durante a aula, ao passar o ensinamento para a Classe, utilize
desses copinhos com "terra boa" e mostre para eles a importância de preservar a terra sempre boa para o plantio. Mostrar que somente com a terra preparada e adubada, é que temos condições para que a semente venha a crescer e dar frutos.

Levar um pacotinho de sementes (no caso tomate pois cresce rapidinho. Plantar ali na hora, dentro do copinho, e mostrar que com o tempo essa sementinha crescerá e dará frutos.
Lembrar a eles que assim é a Palavra de Deus nos nossos corações, que é preciso a semente, que é a Palavra de Deus, cair em "terra boa" e que esteja bem escondida para germinar (dar frutos).

"Escondi a tua Palavra no meu coração, para não pecar contra ti."
Essa mesma sementinha que foi plantada no copinho, ficará na Classe para que eles possam acompanhar o crescimento da mesma. No próximo domingo, quando acontecerá a segunda Parábola, ela já estará bem crescidinha...

Ao término da Aula, entregarei os copinhos para que todos eles possam também plantar e ver o crescimento de sua semente.
Eles deverão levar para casa e cuidar bem delas....





Criança de jesus tem energia pra gastar


Lembrancinhas:



Querido (a) professor (a)
Explique que antigamente e no local onde Jesus contou esta parábola tinham muitas pessoas do campo, que plantavam seus próprios alimentos e viviam da venda deles. Então, elas entendiam perfeitamente que nem todo solo estava bom ou preparado para ser um bom receptor da semente, por isso nem todas vingavam ou chegavam a dar frutos. Até hoje é desta forma, existem diferentes tipos de solo e maneiras de cuidar e plantar neles, do contrário, não há produção de alimentos.
Nesta faixa etária seus alunos provavelmente já estão ouvindo nas suas escolas sobre os tipos de solos:

Argiloso: Possui consistência fina e é impermeável, isto é, onde a água não penetra. Um dos principais tipos de solo argiloso é a terra roxa, encontrada principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Este tipo de solo é bom para a prática da agricultura, principalmente para a cultura de café.

Humífero ou Humoso: Presente em territórios com grande concentração de material orgânico em decomposição (húmus). É muito utilizado para a prática da agricultura, pois é extremamente fértil (rico em nutrientes para as plantas).

Arenoso: Possui consistência granulosa como a areia. Muito presente na região nordeste do Brasil, sendo permeável à água.

Calcário: É um tipo de solo formado por partículas de rochas. É um solo seco e esquenta muito ao receber os raios solares. Inadequado para a agricultura. Este tipo de solo é muito comum em regiões de deserto. (Informações do portal Sua Pesquisa https://www.suapesquisa.com/pesquisa/tipos_solo.htm)

Portanto, é interessante fazer esta pequena recapitulação, antes da introdução da história. Se possível, leve fotografias de cada um. Você encontra com facilidade na internet ou livros de ciências e geografia desta faixa etária. Tal recapitulação, além de ajudá-los em suas classes seculares, clarificará a explicação e aplicabilidade da parábola do Semeador em nossas vidas.

Ao final da história, pergunte que tipo de solo seus alunos querem que sejam seus corações. Ore com eles para que a semente da Palavra de Deus frutifique em cada um e jamais se perca.
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

Ore e profetize milagre na vida de cada criança.


Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 


Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.

Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 



ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS  

 
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 

Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.


Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 

Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.



* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.



Ovelhinhas de Cristo.
  




CRIANÇAS ATENÇÃO!

 Escola Bíblica Infantil





Leia a Bíblia
 

Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes Consultadas:
Créditos:
Revista primários cpad
missaoinfantilsede.blogspot.com
blogtiale.blogspot.com
sementeagapecampinas.blogspot.com
Evangelismo Infantil
Revista da Turminha:
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
fran-jesuscristomudoumeuviver.blogspot.com.br
caroldurand.blogspot.com
Minha Herança
www.pequeninospracristo.com
Criança e Educação Bíblica
apascentarospequeninos.blogspot.com/
Ebi blogspot.com
Ensino infantil num clique
Pequeninosdejesusblogspot.com
www.escoladominical.com.br
Blog evangelizando criança.
www.sementinhakids.com
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
www.escoladominical.net
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 
Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica

PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
Obrigada Pelo carinho!!!!
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!





Vamos lá!!!  
Sugestões aos professores:- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.

Orai em todo tempo
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Provérbios 22:6
"Ensina a criança o caminho que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Um comentário:

  1. GOSTEI MUITO DAS LIÇÕES, SÃO SUBSÍDIOS QUE AJUDA MUITO OS PROFESSORES NA LITURGIA DAS AULAS.

    ResponderExcluir