18 de julho de 2018

Lição 04: Jacó, o homem que teve um encontro com Deus: Pré - aula, subsidio - Juniores de 9 e 10 anos


Lição




Subsídios
Ideias para o ensino:
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;

Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Quebra-Gelo
Material: 1 bambolê
Escolha uma criança para participar da brincadeira. O bambolê estará no chão e, dentro deverá estar escrito a palavra de Deus. prof. falará algumas palavras e as crianças comandarão a criança que está participando para pular para dentro ou para fora do bambolê. Exemplo: ENGANAR (fora)/ VERDADE (dentro)/MENTIRA ( fora)/ VERDADE ( dentro).
Moral: no final, falar que Deus sempre nos transforma de fora para dentro e que, quando estamos na Sua presença, somos transformados.


Ou 


  Quebra-Gelo: Você já mentiu ou enganou alguma pessoa? Como foi? Ela descobriu depois?

Jacó, o homem que teve um encontro com Deus

Na história bíblica de hoje vamos ver alguém que também não sabia quem estava tocando nele.
-Perguntar: Se pudesse trocar de nome, como gostaria de se chamar? 
Dar tempo para as respostas e depois dizer:
Jacó recebeu um novo nome. Fiquem atentos para descobrir qual foi.

Brincadeira
Conquistando atenção:
-Vendar os olhos de uma criança e pedir que outra criança pegue em sua mão. 
-A criança com o olho vendado deve acertar quem está tocando-a. Se não acertar, deve trocar com outra criança e o processo deve se repetir. 
-Depois de brincar assim por alguns minutos, perguntar: Foi fácil ou difícil conseguir acertar quem estava tocando vocês? 

 Momento do louvor 
 Cante:


o coração do menino e da menina


MEU CORAÇÃO ERA SUJO - 3Palavrinhas



Pré - aula:




Brincadeira
Revisando: 

Vendar o rosto de uma criança que ainda não tenha participado. 
Fazer uma pergunta para alguma outra criança. A criança que está com o olho vendado deve acertar quem respondeu à pergunta. Se acertar, ela pode tentar acertar quem vai responder á próxima. Se errar, deve trocar com outra criança.

APLICANDO: 

 [Dizer:] O homem que vende é chamado de vendedor. O homem que pesca é chamado de pescador. E quem engana os outros é chamado de quê? Mostrar o cartão com a palavra “Enganador” e colocá-lo na parede. Colocar os próximos cartões na parede à medida em que for mencionando-os. Esse era o nome de Jacó. Mas existem outras palavras que não terminam em “dor”. Por exemplo, quem mente é chamado de quê? [Mentiroso.] E quem rouba? [Ladrão.] E quem mata? [Assassino.]E quem faz fofocas? [Fofoqueiro.] E quem não gosta de trabalhar? [Preguiçoso.] E quem fica triste quando outra pessoa se dá bem? [Invejoso.] Tudo isso é muito feio. Mas, as pessoas que insistem em buscar o perdão de Deus e receber Sua benção passam por uma transformação maravilhosa. Vejam. [Pedir que algumas crianças venham à frente, virem os cartões e leiam o que está escrito atrás. Dizer:] Jacó não apenas recebeu um novo nome, mas recebeu também um novo caráter. Ele deixou de ser mentiroso. De “enganador” ele se transformou em “vencedor”. E todos aqueles que quiserem ser vencedores também poder ganhar um novo caráter.
Então, vamos fazer como Jacó, pedindo a Deus que nos dê a vitória sobre o pecado? Vamos orar? 

Ajoelhar-se com as crianças e orar pedindo a Deus que dê a cada um ali, a vitória sobre os pecados.

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno compreender que quando nos achegamos verdadeiramente a Deus somos transformados em pessoas à imagem de Deus. Nossas atitudes e palavras mostrarão que vivemos em Cristo e para Cristo.

Memorizando




MEMORIZANDO:
Mostrar o coração sujo e dizer:

Nosso coração é cheio de pecado. Cada vez que mentimos, brigamos, respondemos mal, nosso coração fica sujo e o castigo para o pecado é a morte. Jesus se ofereceu para morrer um nosso lugar e limpar o nosso coração do pecado. Mas, precisamos receber a Jesus como nosso salvador e pedir perdão a Deus por tudo que fizemos.
Satanás sabe disso e, para nos atrapalhar, ele fica dizendo pra nós que não adianta pedir perdão a Deus, que é melhor desistir disso, porque Deus não vai nos abençoar com seu perdão. Jacó sabia que seu coração estava sujo e que merecia morrer. Mas ele sabia também que sua única esperança era receber o perdão de Deus. Ele sabia que deveria se apegar a Deus e por isso ele não desistiu. 
Ele sabia que Deus o amava e por isso não desistiu. Ele não sossegou enquanto não teve certeza de que seu coração estava limpo do pecado.

Mostrar o coração limpo.
Nós também precisamos nos apegar a Deus. Não podemos desistir de pedir perdão até que sejamos abençoados. Vamos memorizar esse verso para sempre lembrarmos que não podemos desistir de pedir o perdão de Deus.

Ensinar o verso com os gestos:
Se não me abençoar - fazer sinal de não e colocar as mãos na cabeça; Não O deixo ir - fazer sinal de não, mostrar um caminho; Gênesis 32:26 - desabrochar uma flor e formar um livro.

Historia bíblica 
 

Gênesis – Capítulo 25. 24-34; 27; 28. 10-19

através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE



Visuais
  











A trapaça. Jacó engana seu pai, com a ajuda de sua mãe.
Jacó segue caminho para outro lugar, temendo a retalhação de seu irmão.
O sonho de Jacó.
Quem Planta Colhe!

Jacó vai morar com Labão, seu tio,e conhece a Raquel.

Jacó decide casar-se,mas é enganado nas núpcias.
Mais longos anos de trabalho,para Jacó conseguir seu ideal.
Jacó finalmente casa-se com Raquel!

Raquel então pede um filho a Deus.E Ele lhe concede a José.
Faça o Bem Sem Olhar a Quem!

Após muitos anos de trabalho e a prosperidade alcançada,
Jacó anseia em voltar para sua terra natal.
Jacó separa seus rebanhos e toda a sua riqueza.
Vamos fazer as Pazes!
Deus dá ordem a Jacó que volte para sua família.
Raquel toma para si imagens de escultura, as escondidas!
Labão resolve atacar a Jacó, mas à noite...Deus ordena a ele que não o faça!
Labão procura por seus pertences em vão.
Labão e Jacó estabelecem um acordo de paz e perdão.
Então, como marco, edificam um monumento de pedras!
Um Encontro emocionante!

Jacó segue ao encontro de Esaú!
Após orar Jacó envia presentes a Esaú.
A caminho, em Jaboque, Jacó luta com um anjo.

O encontro dos irmãos foi cercado de forte emoção.
Ambos liberaram o perdão. E choraram.

Agradecendo a Deus!

Certo dia Jacó ouve a voz de Deus que o ordena a habitar em Betel, e que lá edifique um altar de adoração. Ele reúne sua família e estabelece um concerto, então Raquel confessa a fatalidade e entrega as imagens que são enterradas.

Jacó estabelece um altar e a adoração a Deus!
Hoje o nosso altar é a nossa vida,
ou o nosso coração em adoração e louvor a Deus!


   Atividade: 
Jogo da Mentira: O jogo começa com um dos participantes contando uma história, ou uma situação sendo que toda vez que a criança, que estiver de fora, disser mentira, quem está contando a história deve mudar totalmente o rumo. Por Ex: eu fui à praia e estava um sol bem gostoso - MENTIRA! - Bom na verdade, eu fui pra praia, mas estava um frio de doer... Outra versão: pedir para a criança contar um fato que aconteceu com ela, pode ser verdade ou mentira, e uma outra criança tem que adivinhar se ela está falando a verdade ou não.


  
Atividades

























Brincadeira
Junto com as crianças, prepare um prato de vegetais com carne cozida. Traga de casa um pouco de carne, batatas, cenoura e vagens já cozidas. Peça que as crianças piquem e misturem tudo. Coloque os ingredientes numa panela e acrescente massa de tomate ou tomate picado. Depois de aquecida, sirvam a refeição para outra classe, e ao compartilhar essa "gostosura", lembre às crianças de que devem tratar com carinho e apreciação as bençãos de Deus.


Lembrancinhas:


Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso. Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


- Para concluir
Faça um pequeno apelo para que as crianças decidam viver ao lado de Deus.



Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para sermos melhores e seguirmos o que Ele ensina.


Conclusão
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.



Convide a todos para retornarem no próximo domingo.


Deus abençoe você prof. A sua aula e os seus alunos!


Revista Juniores de 9 e 10 anos: 3° Trimestre 2018 - Tema: História de Fé e Coragem
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes consultadas:
escolinhadominicalonline.blogspot.com.br
Ensino infantil num clique
http://blogdaebi.blogspot.com.
blogtiale.blogspot.com
Ganhando crianças para Jesu
apascentarospequeninos.blogspot.com/
tianilma.blogspot.comRead more:
Escola Biblica Dominical Infantil
Pequeninosdejesusblogspot
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
tiasarha.blogspot.com.br
ebd.blogspot.com.br
Bíblia infantil
CPAD
Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos.
adaliahelena.blogspot.com


Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário