25 de outubro de 2020

Lição 03: Uma história sobre alguns peixes - Pré - aula e subsidio: Primários - de 7 e 8 anos





  
Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!

  
Título da Lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:


· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 
Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.


Momento do louvor
 Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.

PEIXES Minha Vida É Uma Viagem




Pedro, Tiago, João no barquinho - 3Palavrinhas



-Essa Alegria Não Vai Mais Sair/ Fé Mais Fé - Jessyca Kids



A DEUS DAI LOUVOR - 3PALAVRINHAS - VOLUME 1


POR DENTRO, FORA, ALTO, EMBAIXO - 3Palavrinhas - VOLUME 3


Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros



Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)


Objetivo: 
Que o aluno compreenda que somente os justos herdarão o Reino de Deus.


Ponto central: 
O justo serve a Deus com sinceridade.
Introdução:
- Quem aqui já pescou alguma vez?
(Esperar os comentários)
Não é de qualquer maneira que se consegue pescar. Para conseguir uma boa pesca é preciso usar o anzol e a isca de acordo com o tipo de peixe que se quer pescar.



Memória em ação:

 “O Senhor conhece as pessoas que são dele” (2 Tm 2.19a)

História Bíblica
Vamos ler o que a Bíblia diz:
 
  Mateus 13. 47-52
47 – O Reino do Céu é ainda como uma rede que é jogada no lago. Ela apanha peixes de todos os tipos.
48 E, quando está cheia, os pescadores a arrastam para a praia e sentam para separar os peixes: os que prestam são postos dentro dos cestos, e os que não prestam são jogados fora.
49 No fim dos tempos também será assim: os anjos sairão, e separarão as pessoas más das boas,
50 e jogarão as pessoas más na fornalha de fogo. E ali elas vão chorar e ranger os dentes de desespero.
51 Então Jesus perguntou aos discípulos: – Vocês entenderam essas coisas? – Sim! – responderam eles.
52 Jesus disse: – Pois isso quer dizer que todo mestre da Lei que se torna discípulo no Reino do Céu é como um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas.

- Quem aqui já viu o mar?
- Que embarcações podem navegar no mar?
(esperar comentários e explicar qual é mais apropriada para cada lugar. Ex: navio, barco, canoa, jangada, etc.)
Certa vez, Jesus estava passeando pela praia e viu um grande barco. Dentro dele estavam os irmãos André e Pedro. Eles eram pescadores e estavam pescando com uma grande rede, pois queriam pescar muitos peixes. Então Jesus parou e ficou observando o trabalho deles e em seguida os chamou e disse: “Venham comigo e os ensinarei a pescar homens para o reino de Deus. Vocês serão meus amigos e discípulos”. Talvez eles não tenham entendido muito bem a proposta de Jesus, afinal estavam acostumados a pescar peixes e não homens (de repente, até se perguntaram que tipo anzol deveriam usar para pescar homens). Mas mesmo assim eles responderam: “Sim Senhor nós te seguiremos aonde fores”. E assim eles deixaram o barco e seguiram Jesus. Durante a caminhada, Jesus, avistou outro barco com alguns homens consertando suas redes de pesca que estavam rasgadas (um dos homens se chamava Tiago e o outro João) e Jesus também os chamou para ser pescadores de homens e discípulos dele. Depois disso, Jesus chamou outros homens para ser seus discípulos. Por fim formaram 12 discípulos.
Aos poucos Jesus foi ensinando aos doze discípulos o que significava pescar homens e eles aprenderam a falar do amor de Jesus e ajudar as pessoas necessitadas.Crianças, vocês também podem ser pescadores de homens iguais aos discípulos de Jesus. Querem saber como vocês podem fazer isso? Fale do amor de Jesus aos seus amiguinhos da escola, aos seus vizinhos e a sua família.

Devemos declarar que Jesus Cristo é o grande Salvador. Ele perdoa os pecados, cura os enfermos, liberta as pessoas dos vícios e de todo mal.

PREPARAÇÃO DO MATERIAL.
Objetos de pescaria. Arrumar uma caixa média com um pouco de areia e varinhas de pescar,

Faça peixes de papel.
Lápis de cor, caneta hidrocor, cola,papéis coloridos,glitter, tesoura, linha de nylon e palitos de churrasco. Tire as extremidades pontiagudas dos palitos de churrasco antes de levá-los para a sala.
-Construa um barco de papel e alguns bonecos de massinha, ou use bonecos prontos.
  
Dinâmica: Pescaria
Chame as crianças para pescar. 

Cada peixe terá uma tarefa a ser realizada e um deles o versículo do dia. O aluno deverá cumprir o que diz no peixinho que pescou. 
Por ex: 
• Leia o versículo do dia: 

• Cante um pedacinho de uma música que tenha a palavra peixe

• Imite um peixinho

• Você deverá fazer a oração final

• Ajudante do dia, etc

(se preferir, para poder reaproveitar o peixinho em outras atividades, coloque um número diferente em cada um e escreva as tarefas em uma folha separada – para cada número uma tarefa)



Peixes para cartazes e decoração.


Recurso visuais
Atividades:

















Atividade:


Pedro, Thiago e João no Barquinho - Aline Barros & Cia 2.mpg
Música Pedro, Tiago e João num barquinho.
(balançar o corpo como dentro de um barco) Pedro, Tiago e João num barquinho. Pedro, Tiago e João num barquinho. No mar da Galiléia. Jogaram a rede, mas não pegaram nada. (esticar os braços como se lançassem as redes) Jogaram a rede, mas não pegaram nada. Jogaram a rede, mas não pegaram nada. No mar da Galiléia.
(Falando) Lançaram a rede mas não pegaram peixes(Imitar um bocejo, e fazer cara de sono) etc.continua


1- Pescaria
- Brinque de pescaria com as crianças 
2- Vamos fazer dobraduras e montar o móbile? 
Colorir os peixes abertos depois colar neles papel picados glitter, etc.. Recorte os quadrados e ensine como fazer as dobraduras . Depois com um palito de churrasco sem as pontas, e linha de nylon , monte um móbile para cada criança.


MODELOS E MOLDES DE PEIXES


Divida a turma em dois ou três grupos, de acordo com a quantidade de presentes e tamanho do jogo a ser utilizado. Dê a cada grupo pouco tempo para pescarem a maior quantidade de peixes possíveis. Porém, ao final da pescaria de todos, só vai pontuar os peixes que forem bons. Para assim identificá-los, você pode inserir dentro ou na cauda deles (onde as crianças não verão a princípio) um sinal: um coração preto (representando o mal do pecado) ou um branco (representando a bondade e justificação de Jesus).

Abaixo seguem alguns exemplos e materiais que você pode utilizar, de acordo com sua criatividade e preferência. A maioria utiliza o clipe de papel (dentro do feltro, ou na ponta/boca do peixinho de E.V.A. ou cartolina), pois este é atraído pelo imã na ponta da vara de pesca.

As crianças adoram. E além de se divertirem, compreenderão melhor o que Jesus queria explicar sobre os ímpios e os justos só serem separados no final, no dia do Juízo. Portanto, até lá precisamos manter nosso coração puro, sendo cada dia mais aperfeiçoado por Jesus.


  
Fonte das imagens: Pinterest
Em lojas de artigos importados e utensílios baratos, as antigas “lojas de R$ 1,99”, você pode encontrar este jogo por um valor muito acessível, dependendo do tamanho).
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD





Criança de jesus tem energia pra gastar


Lembrancinhas:





Ore e profetize milagre na vida de cada criança.


Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 


Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.

Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 



ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS  

 
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 

Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.


Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 

Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.



* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.



Ovelhinhas de Cristo.
  




CRIANÇAS ATENÇÃO!

 Escola Bíblica Infantil





Leia a Bíblia
 

Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes Consultadas:
Créditos:
Revista primários cpad
www.ebdanimada.com.br
blogtiale.blogspot.com
sementeagapecampinas.blogspot.com
Evangelismo Infantil
Revista da Turminha:
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
caroldurand.blogspot.com
Minha Herança
www.pequeninospracristo.com
Criança e Educação Bíblica
apascentarospequeninos.blogspot.com
Ebi blogspot.com
Ensino infantil num clique
Pequeninosdejesusblogspot.com
www.escoladominical.com.br
Blog evangelizando criança.
www.sementinhakids.com
www.escoladominical.net
missaoinfantilsede.blogspot.com
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 

PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
Obrigada Pelo carinho!!!!
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!





Vamos lá!!!  
Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.

Orai em todo tempo
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Provérbios 22:6
"Ensina a criança o caminho que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário