14 de junho de 2018

Lição 12: Os amigos que andaram com Deus - Jardim de Infância de 5 e 6 anos

Ideias para o ensino:
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa. 

O LEGADO DE ELIAS
1. “Qual o significado de lançar a capa sobre Eliseu (1 Rs 19.19)?” 
Resposta - Transferir autoridade espiritual.

2. “Por que Eliseu matou seus bois (2 Rs 19.20)?” “Qual o significado desse gesto?”
Resposta - Deixar o passado e começar de novo.

3. “Como se deu a chamada de Elias e o término do seu ministério?” 
Resposta - Elias foi chamado para fazer com que o povo deixasse a idolatria e se voltasse para DEUS, enfrentou o Diabo e seus seguidores, principalmente Acabe e Jezabel - seu ministério termina com sua ida para DEUS, sem experimentar a morte. 

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seus alunos possam aprender que assim Eliseu aprendeu imitando Elias, assim devemos ser imitadores de Jesus.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Lição:
Opção A
 (cenário grande) - capa para Elias (pode ser uma toalha de banho), bandeja com pão e jarra de água, papel celofane vermelho, cenário de caverna, duas faixas de TNT azul, TNT laranja (para ser o carro de fogo); 

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição: 

Opção A: Cenário grande - montar uma caverna, cobrindo uma mesa com TNT marrom. Fazer o rio Jordão, cortando 3 metros de TNT azul em duas partes. No momento
apropriado, colocar as partes do TNT azul juntas, esticadas no chão, como se fossem uma única faixa. Para dividir o rio, puxar as faixas, afastando-as e criando um espaço entre elas. Para fechar o rio, empurrá-las para ficarem juntas outra vez. Para a carruagem de fogo, pode-se apenas cortar uma faixa de TNT laranja ou pode-se desenhar a silhueta de uma carruagem com cavalo e pintada com toques 
Todos os personagens. Uma luva simbolizando os profetas de Baal, Elias, Eliseu, Jezabel e Rei Acabe.
Profetas invocando Baal
Derramando água sobre o sacrifício de Elias.
Caindo fogo do céu sobre o sacrifício de Elias.
A carruagem
Um vento muito forte levando Elias.
A carruagem e Elias são suspensos por fios de nylon e escondidos atrás das nuvens (que são estão presas por suportes, deixando um espaço entre elas e o fundo. 

Para memorização:




Pré - aula:



CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
Opção A: 
Com antecedência, deixar algumas coisas da sala fora do lugar. Explicar que não houve tempo para arrumar a sala antes e que precisa de alguém para ajudar na arrumação. Perguntar quem gostaria de fazer isso. Depois de tudo pronto, agradecer a ajuda e dizer:] A história bíblica de hoje é sobre alguém que precisou de um ajudante. [Adaptado de “96 Atividades Para Ensinar a Criança a Praticar a Bíblia”, livro 2, pág. 50.]

Opção B:
 Sussurrando. [Falar com as crianças por algum tempo apenas sussurrando. Talvez as crianças respondam cochichando também. Vai chegar um momento em que provavelmente alguém pergunte: “Por que estamos cochichando?” (Ou se as crianças não estiverem cochichando, perguntarão: “Por que você está cochichando?”) Se depois de vários minutos ninguém perguntar, o(a) professor(a) pode perguntar.] O que acontece quando alguém cochicha? [A tendência é responder cochichando também; é preciso prestar atenção; precisamos ficar quietos para poder ouvir.] Deus também nos sussurra ou cochicha. Como Deus fala a nós? [Através da natureza, da Bíblia, das circunstâncias, de nossos pensamentos, e de outras pessoas que O amam.] Na história bíblica de hoje Deus vai falar  com uma pessoa. Vamos descobrir quem foi?

Momento do louvor:
  Cante: 
 
 Meu Mestre Mandou - Aline Barros

MEU MELHOR AMIGO - 3Palavrinhas

Caminhando eu vou para Canaã - Wélington e Wérica Silva

Na época em que Elias e Eliseu exerceram o ministério profético, Israel (o reino do norte) era governado por um rei mau, chamado Acabe e, sua esposa Jezabel era extremamente idólatra.
História Bíblica:
 1 Reis – Capítulo 19. 19 - 21
19 Elias saiu e encontrou Eliseu, que estava arando a terra. Na frente dele iam doze pares de bois, e ele estava arando com o último par. Elias passou perto de Eliseu e jogou a sua capa em cima dele.
20 Então Eliseu largou os seus bois, correu atrás de Elias e disse: – Deixe que eu vá beijar o meu pai e a minha mãe e depois eu irei com você. Elias respondeu: – Está bem. Pode ir. Eu não estou impedindo.
21 Aí Eliseu deixou Elias e foi até o lugar onde estavam os dois bois e matou-os. Então fez fogo com a madeira da canga e cozinhou a carne. Depois deu a carne ao povo, e eles comeram. Então saiu, e foi com Elias, e ficou trabalhando como seu ajudante.

através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE

Elias e Eliseu foram profetas de Israel numa época em que o louvor a Deus estava sendo substituído pelo culto a Baal, promovido principalmente por Jezabel, esposa do rei Acabe e seus filhos. Apesar disso, foi uma época em que muitos milagres aconteceram como em nenhuma outra ocasião no antigo testamento. Elias desafiou os 400 profetas de Baal e 45ª de Asera no monte Carmelo. Deus se manifestou com fogo e consumiu o sacrifício e o altar. Depois, os profetas de Baal caíram mortos e houve um avivamento em Israel.
Na época em que Elias e Eliseu exerceram o ministério profético, Israel (o reino do norte) era governado por um rei mau, chamado Acabe e, sua esposa Jezabel era extremamente idólatra. Eles incitaram ao povo a deixar de adorar o Senhor e servir a Baal, um Deus pagão. Deus usou Elias para despertar Israel e reconhecer a reconhecer o verdadeiro Deus.
Depois de Acabe, reinou seu filho Acazias, que cometeu muitas maldades também. Este ficou doente e enviou mensageiros para consultar os profetas de Baal. Elias os encontro e os mandou dizer ao rei que ele não seria curado porque não consultou o verdadeiro Deus; e, em breve, morreria. O monarca furioso mandou um capitão, acompanhado de 50 soldados para prendê-lo. Mas o profeta orou, e Deus mandou fogo que consumiu a todos eles. Isto aconteceu por duas vezes. Na terceira vez, o comandante suplicou-lhe que não pedisse fogo do céu. O profeta percebendo que ele agia com humildade, partiu e foi ao encontro do rei que, morreu logo a seguir.

Eliseu presenciou e testemunhou muitos desses milagres. Um dia, surgiu um comentário entre os ‘filhos dos profetas’ (jovens que estudavam a palavra de Deus) que Elias seria transladado para o céu. Eliseu não gostou do estavam falando e, não quis comentar o assunto com os amigos: propôs no seu coração observar o seu senhor em todos os momentos.

Mas Elias, notando o sentimento do seu servo, disse-lhe:

“Fica aqui em Gilgal, porque preciso ir a Betel!”

Eliseu sabendo o que ia acontecer, disse:

“Vive o senhor e vive a tua alma que não te deixarei”.

Quando chegaram lá, os filhos dos profetas confirmaram que Elias seria tomado ao céu naquele dia, e Eliseu a tudo confirmou. Em Betel, Elias disse a Eliseu:

“Eu preciso ir a Jericó. Fique aqui!

Mas Eliseu recusou-se a ficar e insistiu que o acompanharia, e foi com ele. Lá em Jericó os filhos dos profetas também já sabiam de sua partida. Ainda em Jericó Elias disse a Eliseu:

“Fica aqui, porque eu preciso ir ao Jordão”.

Elias queria ficar sozinho. Porém, novamente Eliseu insistiu, dizendo que não o deixaria. Na hora de atravessarem o rio Jordão não havia embarcação e Eliseu ficou pensativo sobre como o profeta iria fazer para atravessá-lo. Nesse instante o profeta pegou sua capa e estendeu-a sobre as águas que se separaram em duas partes e eles passaram o rio a seco.

Naquele momento, Elias revelou o segredo a Eliseu. Ele seria arrebatado por Deus. Mas sabendo da saudade que sua ausência iria provocar, resolveu dar a Eliseu um presente que ficasse como recordação dos bons tempos que passaram juntos. Elias então perguntou:

“O que você deseja Eliseu? Pede o que quiseres!”

Eliseu respondeu:
“Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim!”

Elias então respondeu:

“Se você estiver atento e observar o momento em que eu for arrebatado por Deus, o teu desejo será satisfeito”.

E quando os dois profetas caminhavam e dialogavam uma carruagem de fogo puxada por cavalos de fogo os separou um do outro! Foi algo inesperado e maravilhoso. Eliseu não se distraiu com a carruagem, mas procurou ver Elias subindo num redemoinho.
Agora Eliseu estava só! E o seu pedido? Quando olhou para o chão, percebeu ali a capa de Elias. Então a pegou e voltou-se em direção ao rio Jordão. E diante do rio disse:

“Onde está o Deus de Elias?” E tocou nas águas do rio, que se dividiram ao meio e, Eliseu atravessou a seco. Deus não era apenas o SENHOR de Elias, mas, de Eliseu também e, a partir daquele dia usou poderosamente aquele moço, trazendo livramento a Israel, ao operar o milagre da fartura, curar o leproso Naamã, ressuscitar um menino e muito mais!

Eliseu recebeu o poder do Espírito Santo de Deus, porque foi persistente em seguir Elias; procurou imitá-lo e desejou ardentemente ser usado por Deus como seu mestre o foi.

Aplicação da lição

Professor (a) enfatize aos pequenos que assim como Eliseu procurou aprender a servir a Deus como Elias, nós também devemos aprender a viver nos moldes que Jesus, o Filho de Deus, viveu enquanto esteve caminhando aqui na terra.

Visuais:







 








Atividades











Lembrancinhas:

Conclusão

Lanche: Sirva um lanche gostoso, nutritivo e criativo.


 
Ore com as crianças despedindo e desejando uma ótima semana.


" Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"






  Lição 12: Os amigos que andaram com Deus
  Pré - aula: Lição 12: Os amigos que andaram com Deus



Revista Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 2° Trimestre 2018: Tema: Amigos de Deus no Antigo Testamento - Cpad


Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Jardim de Infância
. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Fontes consultadas:
evangelismoinfantil.blogspot.com
Editora vida.
cantinho das histórias bíblicas
blogtiale.blogspot.com
www.historiasbiblicas.com
Ebi blogspot.com
Blog evangelizando criança.
apascentarospequeninos.blogspot.com
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
www.escoladominical.net/
Ensino infantil numclique
professoresnaebd.blogspot.com
Pequeninosdejesusblogspot.com
Blog: Ministério Bíblico Infantil.
CPAD


TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA




Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo


Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades


Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?


Oficina a arte de fazer brinquedos


Brincadeiras para unir pais e filhos

Brincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil


Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos.
adaliahelena.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário