30 de abril de 2018

Noticia: EUA reabrem base área da época da Guerra Fria para 'vigiar submarinos russos'

E ouvireis de guerras e de rumores de guerras: Mateus 24:6
A base aérea norte-americana de Keflavik, situada na Islândia, volta a abrir 12 anos depois de seu encerramento. Durante a Guerra Fria, mais de 3 mil soldados dos EUA se encontravam no local para monitorar a atividade dos submarinos soviéticos.
Mais tarde, a base foi fechada e os militares regressaram aos EUA. Contudo, agora, sua atividade está sendo reiniciada, tendo como objetivo a vigilância dos submarinos russos.

O comandante de Keflavik, Jon Gudnason, em entrevista à edição Deutsche Welle, contou que a ideia de reabrir a base surgiu ainda em 2014.

"Em 2014, telefonaram-me pessoas de Washington. Eles gostariam de visitar a base e depois enviar para cá algum pessoal", contou Gudnason, adicionando que ele não fez perguntas por estar acostumado a tal tipo de coisas.

Por mais de meio século, os aviões de patrulhamento norte-americanos vigiaram nas águas do Atlântico Norte submarinos soviéticos.

Durante a Guerra Fria aqui estava estacionada uma esquadrilha de caças para interceptar bombardeiros estratégicos da URSS. Em 2006, os aviões voltaram à sua pátria – os EUA resolveram que a Rússia pós-soviética não representava uma ameaça.

Contudo, devido ao aumento das capacidades da Marinha russa e à expansão da geografia de suas expedições, bem como à adoção em serviço de novos submarinos, surgiram preocupações por parte dos EUA e da OTAN.

Em 2017, o Congresso dos EUA alocou US$ 14,4 milhões (R$ 49,7 milhões) para modernização do hangar e de outras instalações de Keflavik.

"Todos nós sabemos por que isso está acontecendo", afirmou o ministro das Relações Exteriores da Islândia, Gudlaugur Thor Thordarson, à Deutsche Welle. "Detectamos atividades do exército russo que não vemos há muito tempo. Todas essas coisas que já sabemos […] Podemos dizer que isso voltou a ser relevante."

Por sua vez, o Ministério da Defesa russo frisou que os submarinos russos realizam todas as suas operações de acordo com as convenções internacionais e não violam as fronteiras de outros países.

Embora a Islândia não possua seu próprio exército, o país faz parte da OTAN. Além disso, os Estados Unidos são seu principal parceiro comercial, o que torna difícil o país recusar suas propostas.
Fonte: Sputniknews.com



                            Mais noticias
Arqueologia Bíblica
ABORTO
Últimos Acontecimentos Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário