20 de abril de 2018

Lição 4 - O Amigo que Mentiu: Jardim de Infância de 5 e 6 anos









Revista do aluno:
Atividade

     

INICIANDO A SUA AULA:
Título da Lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. 

É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. 
O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Comece cantando:
É uma ótima oportunidade para trazer a história para o contexto das crianças e ensinar a respeitar os colegas e irmãos, e fazer notar a diferença entre brincadeiras que fazem o outro feliz e brincadeiras que machucam, inclusive as que machucam o coração. A canção abaixo,  prova que o tema bullying é tão antigo quanto as Escrituras...

Videos aulas:
O endereço na descrição do vídeo:



Brincar:
Deixe que as crianças observem à vontade os cantinhos na sala que você montou para a lição. 
Aula para Maternal 011
Acrescente o painel da história de hoje com crianças louvando. Quando achar conveniente mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com a ajuda das crianças e reúna todas elas no cantinho do louvor.




Prepare você também recursos para o momento do Louvor eles enriquecem o aprendizado para que as crianças cantem e entoem as verdades bíblicas!!!

Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.

Momento do louvor 
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos. 
   


Alessandra Samadello 






 Dona Mentirinha - Aline Barros & Cia 2
   

Não esqueça de mencionar que Deus levou os irmãos a fazerem as pazes, como nós também devemos fazer quando magoamos ou somos magoados por alguém.

O sabão - 3palavrinhas






É muito bom - 3palavrinhas

É uma ótima oportunidade para trazer a história para o contexto das crianças e ensinar a respeitar os colegas e irmãos, e fazer notar a diferença entre brincadeiras que fazem o outro feliz e brincadeiras que machucam, inclusive as que machucam o coração. A canção abaixo, prova que o tema bullying é tão antigo quanto as Escrituras...

Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!



Oferta: 
Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.


Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros

Ore com as crianças, invocando ao Senhor bênçãos para esta aula.


Objetivos: 
Os alunos deverão saber que enganar os outros é errado e devemos dar valor àquilo que Deus nos dá.


Memorizando

“[...] é melhor ser pobre do que mentiroso” (Pv 19.22)


Nesta lição as crianças aprenderão que Esaú e Jacó eram gêmeos, e Jacó era o filho mais novo. Por este motivo, ele não tinha direito de receber a benção da primogenitura. Por isso ele decidiu, junto com sua mãe, Rebeca, mentir para o seu pai, que estava cego e também enganar ao seu irmão mais velho, Esaú. Embora tudo isso tenha acontecido com a permissão de Deus, a criança não pode achar que mentir e enganar é algo banal e, muitas vezes, normal. Seus alunos precisam saber que enganar os outros é errado e devemos dar valor àquilo que o Papai do Céu nos dá.




História Bíblica: 
Vamos ler o que a Bíblia diz: 
 
 Gênesis Capitulo 27. 1 - 45
1 Isaque já estava bem velho e havia ficado cego. Um dia ele chamou Esaú, o seu filho mais velho, e disse: – Meu filho! – Estou aqui, pai – respondeu ele.
2 O pai lhe disse: – Você está vendo que estou velho e um dia desses vou morrer.
3 Pegue o seu arco e as suas flechas, vá até o campo e cace um animal.
4 Prepare uma comida saborosa, como eu gosto, e traga aqui para mim. Depois de comer, eu lhe darei a minha bênção, antes de morrer.
5 Acontece que Rebeca escutou o que Isaque disse a Esaú. Por isso, quando ele saiu para caçar,
6 ela disse a Jacó: – Escutei agora mesmo uma conversa do seu pai com o seu irmão Esaú. O seu pai disse assim:
7 “Vá caçar um animal e prepare uma comida saborosa para mim. Depois de comer, eu lhe darei a minha bênção na presença de Deus, o SENHOR, antes de morrer.”
8 Agora, meu filho – continuou Rebeca – escute bem e faça o que eu vou dizer.
9 Vá ao lugar onde estão os nossos animais e traga dois cabritos dos melhores. Eu vou preparar uma comida saborosa, como o seu pai gosta,
10 e você vai levá-la para ele comer. Depois o seu pai vai abençoar você, antes que ele morra.
11 Aí Jacó disse à mãe: – O meu irmão é muito peludo, e eu não.
12 Se o meu pai me apalpar e descobrir que sou eu, ele vai saber que eu estou tentando enganá-lo. Então ele vai me amaldiçoar em vez de me abençoar.
13 Mas a mãe respondeu: – Nesse caso, que a maldição caia sobre mim, meu filho. Faça exatamente o que eu disse: vá e traga os cabritos para mim.
14 Jacó foi, pegou os cabritos e os levou à mãe, e ela preparou uma comida saborosa, como Isaque gostava.
15 Depois ela pegou a melhor roupa de Esaú, que estava guardada em casa, e com ela vestiu Jacó.
16 Com a pele dos cabritos ela cobriu as mãos e o pescoço de Jacó, que não tinha pêlos.
17 Depois entregou a Jacó a comida gostosa e o pão que ela havia feito.
18 Então Jacó foi até onde o pai estava e disse: – Pai! – Aqui estou – respondeu ele. – Quem é você, meu filho?
19 – Eu sou Esaú, o seu filho mais velho – disse Jacó. – Já fiz o que o senhor mandou. Levante-se, por favor; sente-se, coma da carne do animal que cacei e depois me abençoe.
20 Aí Isaque perguntou: – Mas como foi que você achou a caça tão depressa, meu filho? Jacó respondeu: – O SENHOR, seu Deus, me ajudou.
21 Então Isaque disse a Jacó: – Chegue mais perto para que eu possa apalpar você. Assim vou saber se você é Esaú mesmo ou não.
22 Jacó chegou perto de Isaque, e ele o apalpou e disse: – A sua voz é a voz de Jacó, mas as mãos parecem as mãos de Esaú.
23 Assim, Isaque não reconheceu que era Jacó, pois as suas mãos estavam peludas como as de Esaú, e por isso ele o abençoou.
24 Mas, antes de abençoá-lo, perguntou mais uma vez: – Você é mesmo o meu filho Esaú? – Sou, sim – respondeu Jacó.
25 Então o pai disse: – Traga a carne da caça para que eu coma. Depois eu o abençoarei. Jacó serviu a comida ao seu pai e também trouxe vinho. Isaque comeu, e bebeu,
26 e depois disse: – Venha cá, meu filho, e me dê um beijo.
27 Jacó chegou perto e beijou o pai. Quando sentiu o cheiro da roupa que Jacó estava usando, Isaque o abençoou e disse assim: “Ah! O cheiro do meu filho é como o cheiro de um campo que o SENHOR Deus abençoou.
28 Meu filho, que Deus lhe dê o orvalho do céu; que os seus campos produzam boas colheitas e fartura de trigo e vinho.
29 Que nações sejam dominadas por você, e que você seja respeitado pelos povos. Que você mande nos seus parentes, e que os descendentes da sua mãe o tratem com respeito. Malditos sejam aqueles que o amaldiçoarem, e que sejam abençoados os que o abençoarem!”
30 Isaque acabou de dar a bênção, e Jacó ia saindo, quando Esaú chegou, vindo da caçada.
31 Ele também fez uma comida gostosa e levou para o pai. Aí disse: – Levante-se, por favor, coma da caça que eu matei e depois me abençoe.
32 Então Isaque perguntou: – Quem é você? – Eu sou Esaú, o seu filho mais velho.
33 Isaque ficou agitado e começou a tremer muito. E disse: – Então quem foi que caçou um animal e trouxe para mim? Eu comi antes que você chegasse e dei àquele homem a minha bênção. Ele é quem será abençoado.
34 Quando Esaú ouviu isso, deu um grito cheio de amargura e disse: – Meu pai, dê a sua bênção para mim também!
35 Porém Isaque respondeu: – O seu irmão veio, me enganou e ficou com a bênção que era sua.
36 Esaú disse: – Esta é a segunda vez que ele me engana. Foi com razão que puseram nele o nome de Jacó. Primeiro ele me tirou os direitos de filho mais velho e agora tirou a bênção que era minha. Pai, será que o senhor não guardou nenhuma bênção para mim?
37 Isaque respondeu: – Eu já dei a Jacó autoridade sobre você e fiz com que todos os parentes de Jacó sejam escravos dele. Também disse que ele terá muito trigo e muito vinho. Agora não posso fazer nada por você, meu filho.
38 Porém Esaú insistiu: – Será que o senhor tem só uma bênção? Abençoe também a mim, meu pai. E começou a chorar alto.
39 Então Isaque disse: “Você viverá longe de terras boas e longe do orvalho que cai do céu.
40 Você viverá pela sua espada e será empregado do seu irmão. Porém, quando você se revoltar, se livrará dele.”
41 Esaú ficou com ódio de Jacó porque o seu pai tinha dado a ele a bênção. Então pensou assim: “O meu pai vai morrer logo. Quando acabarem os dias de luto, vou matar o meu irmão.”
42 Rebeca ficou sabendo do plano de Esaú e mandou chamar Jacó. Ela disse: – Escute aqui! O seu irmão Esaú está planejando se vingar de você; ele quer matá-lo.
43 Por isso, meu filho, preste atenção. Vá agora mesmo para a casa de Labão, o meu irmão, que mora em Harã.
44 Fique algum tempo lá com ele, até que passe o ódio do seu irmão,
45 e ele esqueça aquilo que você lhe fez. Nessa ocasião eu mandarei alguém para trazer você de volta. Não quero perder os meus dois filhos num dia só!


JACÓ E ESAÚ - FANTOCHES

Comece a história com os fantoches de EVA de Esaú e Jacó. Esaú com cabelo vermelho ( E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pelo; por isso chamaram o seu nome Esaú. Gn 25:25 ).
Esse é Jacó com o prato de guisado grudado com velcro.
Depois quando Esaú trocou o seu direito pelo comida.
Dentro da "panela" coloque rolinhos de EVA marrom para simbolizar a comida.
Molde do fantoche.



Recursos Visuais:


Atividade
Recurso Visual:

“A mentira é como uma teia, quanto mais a pessoa mente, mais presa ela fica”. É preciso ligar as figuras que tem a mesma cor, sem que as linhas cruzem entre si. Para não cair na ‘teia’ e seguir pelo caminho da verdade! Deixe que as crianças façam com lápis, pois se errar, tem como apagar (pedir perdão) e prosseguir longe da mentira!







PARA REFLETIR
" A Semente da Verdade"
VÍDEO

História: " A Semente da Verdade" 

O imperador estava ficando velho e precisava arrumar um sucessor, já que não tinha herdeiros. Ele chamou todos os meninos do reino, deu-lhes sementes e disse que eles deveriam cultivá-las. Quem trouxesse a planta mais bem cuidada, seria seu sucessor. Thai, um menino muito dedicado, plantou as sementes, cuidou delas e fez seu melhor, porém elas não brotavam. Foi pedir conselhos para seu avô, pois o dia de apresentar a planta ao imperador estava se aproximando. O avô disse que Thai deveria ser honesto e explicar ao imperador o que havia acontecido. No dia marcado, todos os meninos compareceram, cada um com uma planta mais linda que a outra. Thai era o único com um vaso vazio. Triste e assustado, ele ficou por último na fila. Porém o imperador não se agradou de nenhuma planta. Quando chegou sua vez, Thai lhe disse que tinha feito seu melhor, mas as sementes não tinham brotado. Inesperadamente, o imperador sorriu e disse que ele era o único honesto, pois as sementes eram estéreis e jamais brotariam. Assim Thai se tornou o sucessor do imperador da China.  



Atividades
jardim.licao4






Crianças nessa idade tem uma grande tendência a fantasiar, isso é bom e normal. Mas muitas vezes essa fantasia extrapola os limites éticos: é a mentira. Eles a usam para se proteger ou simplesmente para fugir da realidade. A orientação nesse sentido deve ser feita com carinho e cuidado, explicando as consequências de mentir, e porquê isso é algo ruim. A história de Jacó (que quer dizer enganador) é uma boa ilustração de como a mentira pode fazer as pessoas sofrerem, tanto as que mentem como as que são vítimas da mentira.

Lembrancinhas:


Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.


Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 



Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.

Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


 Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 


Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.


Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto.

Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são Meus discípulos. João 13:35.

Brincar:
Deixe que as crianças brinquem sob sua observação. Este é um ótimo momento para perceber suas atitudes nas brincadeiras e ensiná-las com muito amor.
Deixe que as crianças brinquem enquanto esperam pelos pais.


Criança de jesus tem energia pra gastar

Esperamos você no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Fontes Consultadas:
Créditos:
Revista Cpad Jardim de infância.
Verônica Araujo
tiasdaescolinha.blogspot.com
Tia Lu
Escola bibica infantil
professoraiclea.blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot.com/
historiasdasementinha.blogspot.com/
www.escoladominical.net/forum/
pra-silvanaaraujo.blogspot.com
bp.blogspot.com/-
caminhandocomamor.blogspot.com
blogtiale.blogspot.com
Pequeninosdejeussblogspot.com
historiasbiblicas.advir.com
www.mundinhodacrianca
Adaliahelenablogspot.com
pequeninosdejesus.blogspot.com
tiahelprecursos.blogspot.com
EnsinoInfantilNumClique
espaço ministério infantil
Cpad
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância
Bíblia de Estudo A Bíblia na Linguagem de HojeBíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.plicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Ovelhinhas de Cristo
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23
ATENÇÃO: COM SEU FILHO NA INTERNET

LEIA A BÍBLIA!
JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida

TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 
Obrigada Pelo carinho!!!!

PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!





“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”

Vamos lá!!! 
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.


Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário