7 de março de 2018

Lição 10 – Jesus vai à festa: Maternal de 3 e 4 anos


Ideias para o ensino:

• Receba as crianças com atenção e alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias . 


•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
*Decore a sala com balões e enfeites de festa.


Título da Lição:


Versículo chave:



Quebra-gelo: Brincadeira: Eu sou convidado?
Material: Um lenço
Formação: De mãos dadas as crianças formam um círculo. No interior deste permanecerá um jogador com os olhos vendados.
Desenvolvimento: O circulo gira para a direita ou para a esquerda. Quando o jogador do centro bater o pé no chão o círculo para de girar. A criança do centro aponta para um jogador e este dirá: “Eu sou convidado para a grande festa?”. O do centro terá que o reconhecer pela voz, dizendo o seu nome, desta maneira: FULANO (dizer o nome se ele souber) VOCÊ É O MEU CONVIDADO. Caso erre, continuará no centro. Acertando, o que foi apontado ocupará o centro e o outro o substituirá na roda, do contrário, o jogo prosseguirá até que o do centro, fazendo novamente parar o círculo mencionar acertadamente o nome do convidado ao banquete. Quem ficar três vezes no centro paga prenda.


Pré - aula:


 Momento do louvor:

Cante:







É MUITO BOM em LIBRAS - 3Palavrinhas - VOLUME 2




Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.


(Professor, dê um pouquinho de suco de uva para as crianças, depois pergunte quem quer mais. Diga que o suco acabou, e que foi assim que aconteceu numa festa. Tome cuidado 
para não deixar nenhuma criança sem tomar este pouquinho de suco.)



Para a historia ficar bem legal, vamos demonstrar a transformação da água em vinho, usando um recipiente transparente com um pouco de suco de uva em pó no fundo, sem deixar as crianças verem.
 




Historia bíblica:
  
 João 2.1-11 
Vocês todos já foram a um casamento? Que acontece depois de um casamento? Tem uma festa, não é?
Quando Jesus esteve fisicamente na terra, as festas de casamentos duravam vários dias, pois as pessoas viajavam muito tempo (lembre que, naquela época, não havia automóveis, aviões...) e queriam ficar tempo com os velhos amigos.
Certa vez, Jesus, Sua mãe e os Seus discípulos, foram convidados para um casamento, na cidade de Caná na Galileia. Depois do casamento teve uma grande festa, com muita comida e bebida, naquele tempo não havia refrigerante e nas festas só bebiam vinho.
Tudo estava indo bem até que no meio da festa aconteceu algo muito ruim, o vinho acabou. O dirigente da festa ficou muito preocupado, os convidados procuravam vinho e não encontravam. O que fazer agora? Parece que naquela hora não havia nenhum lugar para comprar mais vinho.
Maria, a mãe de Jesus, vendo que o vinho havia acabado, foi falar com Jesus, ela foi procurar Jesus porque sabia que só Ele poderia ajudar. Então Jesus mandou que os serventes da festa enchessem seis potes grandes de água, e eles o fizeram como Jesus tinha ordenado. Então, Jesus disse aos serventes: "Agora tirem um pouco de água desses potes e levem ao dirigente da festa".
Sabem o que aconteceu? Quando o dirigente da festa provou a água, ela havia se transformado em vinho. Ele gostou muito e ficou surpreso, porque sempre o melhor vinho era servido no começo da festa. E aquele vinho que Jesus transformou era melhor do que o servido antes. Este foi um milagre que Jesus fez.
É assim que Jesus faz, tanto num casamento quanto em nossa vida diária: quando tudo está ficando sem gosto, sem atrativo, como a água, basta entregarmos o controle a Ele, pois Jesus faz que nossa vida fique ainda mais gostosa do que era antes. Jesus supre as nossas necessidades.



  VISUAIS
Para contar esta História Bíblica:
 
 
 
 
 
 

  VISUAIS



































 ATIVIDADES:
Atividade: Desenhe um jarro grande do tamanho da folha de sulfite

 ( molde). Distribua um para cada criança. Dentro do jarro você pode pedir para as crianças: Fazer colagem de papel colorido, pode ser papel de revista (tipo mosaico).














Revista do aluno:
Atividade:


LEMBRANCINHAs:

No coração pode escrever o versículo.

Lembrancinhas:



  Brincadeira: 
Façam a seguinte brincadeira: escolha uma criança para começar. Ela deve desafiar alguém a imitar o que vai fazer. A criança faz a pergunta: "Você é capaz de fazer isso?" Em seguida, fará um gesto ou truque como pular em um pé só batendo ao mesmo tempo na cabeça com uma das mãos. Se a criança desafiada conseguir imitá-la, será a próxima a liderar a brincadeira. Se ela não conseguir, vai dizer: "Eu não consigo, mas Jesus pode todas as coisas!" . Depois o líder desafia outra pessoas. Continuem até que todas as crianças tenham liderado uma vez.



Lanche: Sirva um lanche gostoso e nutritivo.


Ore com as crianças

Conclusão:
Brincar: Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.

Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil.

Faça um lembrete:
   O texto bíblico da lição se encontra em: João 2.1-11 

 
♥  Lição 10 – Jesus vai à festa
♥  Pré - aula: Lição 10 – Jesus vai à festa



Revista Maternal de 3 e 4 anos: 1º Trimestre 2018 - Tema: Vamos Conhecer Jesus? Cpad

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais Necessidades
Pouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.

através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Fontes consultadas:
www.escoladominical.com.br
sementinhakids.com)
blogtiaale
Blog evangelizando criança.
Blog pequeninos de jesus
Ensino num clique

www.sementinhakids.com
apascentarospequeninos.blogspot.com/
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
(PEARLMAN, Myer. Lucas: O Evangelho do Homem Perfeito. 5.ed. Série Comentário Bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 63-65).
Fonte: Cpad
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal

JESUS FAZ A VIDA MELHOR

Deixe ele conduzir sua vida


Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos.
adaliahelena.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário