4 de agosto de 2017

Papai do Céu fez os animais e as pessoas: Subsidio:Maternal de 3 e 4 anos



Receba as crianças com carinho e alegria, chamando-as pelo nome.

Olá queridos professores da EBD queremos deixar para você um auxílio para sua aula deste Domingo.
Lembre-se que os alunos do Maternal são pequeninos mas são capazes de aprender muitas coisas sobre a Palavra de Deus e seus pequeninos corações são abertos para receber a mensagem do Evangelho.


Revista Maternal de 3 e 4 anos: 3º Trimestre - Tema: Vamos conhecer o livro do começo? Cpad...mais
 

Base bíblica: Gênesis 1 e 2.


Oração: Faça uma roda com as crianças e ore agradecendo pela criação. A seguir, cada criança deverá agradecer a Deus por algo da natureza.


  BOAS VINDAS
*CÂNTICO:
* MOMENTO DE LOUVOR: 






Pré - aula: 




  História Bíblica: 
Muitos de nós temos ou tivemos animaizinhos como mascotes na nossa casa. Você tem algum animalzinho, qual? Como ele chama?
A cada dia Deus criava algo especial .
No quinto dia, Ele criou os animais que moram nas águas e as aves. E no sexto dia os animais terrestre.
Na Bíblia disse que Deus criou os animais e eles foram dados para nós como presente de Deus.
Como os animais ajudam o ser humano?
Como devemos cuidar desses presentes?


Conclusão
Alguns animaizinhos são como um membro da família, são amigos e companheiros fieis. Deus espera que cuidemos desses presentes que nos deu. Na Bíblia, no livro de Salmos (líder mantenha a Bíblia aberta na sua mão, para que os pequenos vejam que o que você ensina está escrito nela e assim aprendam a amá-la) disse que Deus cuida da sua criação, dos animais, providenciando para eles água, chuvas e alimento. Deus é muito bom, muito bondoso.
Ore agradecendo ao Senhor pelos seus cuidados e por nos dar presentes tão valiosos como os animais. Peça que Deus lhes dê um coração bondoso para cuidar dos mascotes.


Observe, nos tópicos abaixo, algumas das necessidades da criança do maternal. Procure trabalhar de modo que essas necessidades sejam atendidas.


A criança do maternal tem necessidade de:
1. Programa variado de atividades.
2. Repetição e rotina. Repita o essencial muitas vezes, declarações simples e orientações.
3. Materiais que despertem a criatividade.
4. Respostas que sejam simples.
5. Vigilância constante. Elas não são responsáveis.
6. Cuidado individual.


RECURSO VISUAIS:


No primeiro dia Deus separou a escuridão da luz e chamou a luz de dia e a escuridão de noite.




No Segundo dia Deus disse: "Que haja mar e céu".


No Terceiro dia Deus disse: "Haja terra com árvores frutíferas, montanhas e flores".


No Quarto dia Deus disse: "Que haja sol, lua e estrelas no céu".



No Quinto dia Deus disse:"Que haja peixes no mar e aves no céu".


No Sexto dia Deus disse:" Que haja animais domésticos e selvagens".


No Sétimo dia Deus viu que tudo que Ele tinha feito era bom , então Ele descansou.










ATIVIDADES:



Cachorro é um animal que possui pêlo.então vc deve fazer uma colagem com material que lembre pêlo, para que a criança possa associar.Exemplo: Papel Camurça marrom, ou preto, na cor que a criança quiser o cachorro dela.


O que mais chama a atenção no cavalo, e´a sua crina.Portanto pode-se fazer uma colagem de lá na crina do cavalo e o corpo dele por ser pintado com guache, como eles são muito pe
quenos, não tem problema nenhum se sair do traço .


O peixe é um animal que possui escamas pelo corpo e o material de artes que mais se aproxima são as apáras de lápis, portanto guarde em quantidade ao apontar seus lápis para que as crianças da igreja possam utilizá-las quando chegar o dia desta atividade.


Música para trabalhar os peixinhos:




O patinho é famoso por ser amarelinho.é o que mais chama a atenção da criança, sua cor alegre, por causa do clipe da Aline Barros, lembra??? Deixe que eles façam pintura a dedo. Consiste em molhar as pontas dos dedos no guache e pintar apenas com as pontas dos dedinhos.Fica lindo!!!


Sugestão de música pro patinho:







O gatinho é outro animal de pêlos , portanto deve ser trabalhado com algo que seja macio de passar as mãos, eu sugiro uma colagem com retalhos de feltros.Pegue aquela sobra de outra coisa que você fez outra coisa, rsrsr.Deixe tamanhos menores que caibam dentro do corpo do gato, é lógico e ajude os pequenos na tarefa de colar.




O passarinho possui penas e deve ser feito nele uma colagem com aquelas pluminhas que vende em saquinhos.Para o pássaro nós vamos usar os saquinhos com plumas mescladas, de todas as cores, deixe que as crianças misturem bem as peninhas e colem à vontade, pois o mesmo não poderá ser feito na galinhas, já que não existe galinha de duas cores, rsrsrs.


A tartaruga pode receber forminhas de doces na cor marrom, ou verde, quanto menor , mais linda vai ficar a tartaruga.





Para a linda vaquinha podemos deixar separado papel preto já cortado para a criança colar nas manchas e o restante da vaquinha ela pode pintar de marrom.Que tal? Vai ficar muito mimosa sua vaquinha!




A galinha é um acontecimento! Eles amam colar peninhas ( plumas), só que dessa vez com uma única cor ! Não esqueça e para a cabeça e crista uma pinturinha com cola -colorida vai ficar muito diferente!!




Para a formiguinha, deixe pintar a formiga livremente com giz-de-cêra apropriado para idade deles ( gizão) e dê valor a folha que é grande e bonita.Porque não colar papel glacê verde lustrado? Vai ficar muito vistoso!!


Música para a formiguinha: ( trabalhar a preguiça, não se esqueça!!!)






A abelhinha tão famosa e querida das crianças...foi "consagrada" pela Cristina Mel não é mesmo??Rs.Vamos fazer uma pitura com a cor amarela nas partes amarelas e deixar porque o preto já estará assim na xerox.



Música para trabalhar a abelhinha:






O coelho é mais um mamífero e como tal, também possui o corpo coberto de pêlos.
Pode-se fazer a colagem de algodão ou de lá mesmo.Vc que decide porque o material que você não usar aí, ficará para a ovelha, ok?
Se você não gostou da minha sugestão a Socep Baby disponibilizou essas orelhinhas e aí só cabe a vc fazer a maquiagem...


Sugestão de musiquinha para o coelhinho ( de quebra uma boa idéia pra Páscoa, rsrsr) Do Ministério Tia Quelly Silva!!!





Para a nossa querida amiga ovelhinha, vamos fazer o que eu disse na atividade anterior, ou a colagem com lã ou com algodão. Tem também a sugestão da editora:



Sugestão de música para ovelhinha:


Ovelhinha boazinha com a Fernanda Brum





Ovelha obediente com a Vaneyse




Ovelhinha Feliz com a Cristina Mel







Animais em dobradura para vc montar um zoológico no cantinho da sala.












Atividade:
Terminamos fazendo uma atividade sensorial: pincelei cada mãozinha com tinta guache e eles carimbaram no papel para formar um peixinho. Eles gostaram tanto das cócegas das cerdas do pincel que alguns queriam fazer todos os peixinhos do mar.


Sugestões de atividades manuais
Leve para a sala revistas velhas que as crianças possam recortar. Peça que elas recortem figuras de animais. Enquanto procuram e recortam as figuras, diga que precisamos cuidar bem dos animais. Depois elas deverão colar as figuras em uma folha de papel pardo. Escreva, na parte de cima da folha: “Deus criou os animais.”

  Brincadeira: Mova-se como os animais
Uma criança de cada vez joga o dado e o animal que cair deve andar como o animal sorteado.
Segue modelo de dado só imprimir montar o dado para brincar.





Lembrancinha:
Segue modelo de animais que você poderá fazer no EVA ou no color set usando um cd usado ou ate mesmo para colocar no pirulito.


Segue as tag do versículo para colocar junto com a lembrancinha.




Lembrancinhas:




– Ore:
Obrigada, Deus, pela lua.
Obrigada, Deus, pelas estrelas.
Obrigada, Deus, porque o Senhor criou a noite tão linda.
Para o /a (nome) dormir e descansar.

Lanche

– Brinque:
– Use blocos (pode ser caixa) com figuras
– Use móbile, balançando-o e atraindo a atenção da criança para os elementos criados.

Brincar – Deixe que as crianças brinquem livremente enquanto esperam por seus pais.

– Lembrete para os pais:
Entregue os trabalhos manuais na saída para os pais e diga para revisarem o ensino em casa.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Espero que sua aula seja uma benção.
*Compartilhe com seus amigos nas redes. divulgue a palavra de Deus.
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.


Mensagem aos pais
"Não devemos meramente falar às crianças a respeito dessas criaturas de Deus. Os próprios animais devem ser seus professores. As formigas nos ensinam lições de paciente operosidade, perseverança em superar obstáculos, providência para o futuro. E os pássaros são ensinadores da suave lição da confiança. Nosso Pai celestial lhes provê alimento; mas devem eles recolhê-lo, construir o ninho e criar a prole. A cada instante se acham expostos a inimigos que procuram destruí-los. Entretanto quão animosamente prosseguem com o seu trabalho! Quão repletos de alegria são os seus pequeninos hinos!

"Mas, pergunta agora às alimárias, e cada uma delas te ensinará; e às aves dos céus, e elas te farão saber; ... até os peixes do mar te contarão." Jó 12:7 e 8. "Vai ter com a formiga; ... olha para os seus caminhos." Prov. 6:6. "Olhai para as aves." Mat. 6:26. "Considerai os corvos." Luc. 12:24. 



Clique nos links abaixo
através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fonte: 
Associação Cristã Pedagógica 
Fonte: 
Escola Biblica Dominical
Fonte: Bloguinho da Vânia
Fonte:CPAD


PRA VOCÊ!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário